Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

8 records were found.

Concessão, por concurso, a Frederico Ferreira Correia Vaz, bacharel em medicina pela escola do Porto, do partido médico das freguesias de Vila Franca de Xira, Povos, Castanheira e Cachoeiras. Valor: 300.000 réis (anuais).
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e Francisco José Fernandes, casado, proprietário, celebraram um acordo relativo à utilização da água da fonte pública do lugar da Calhandriz, na sequência de uma ação de usurpação e vistoria à referida fonte.
José Maria Macieira, casado, negociante e morador na Rua Vitorino Damásio, n.º 14, em Lisboa, representado por Manuel Gonçalves Soares, casado, comerciante e morador na vila de Alhandra, reconheceu a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira senhoria direta de dois prazos de uma terra encravada na Quinta da Escusa, em Alhandra, adquiridas, por arrematação, por óbito de António Gonçalves Soares Júnior e Emília da Conceição Cerqueira, moradores em Alhandra. Um foro confrontava pelo Norte com o muro da quinta; Sul com casas e quintal da mesma; frente com a Travessa que ia para a Igreja; Nascente com serventia e devia 2.000 réis de foro anuais. O outro, com foro anual de 240 réis, confrontava pelo Norte, Nascente e Poente com a Quinta da Escusa e pelo Sul com a Calçada detrás da igreja.
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira cedeu a Daniel Marques de Sousa, casado, proprietário, morador em Alhandra, 300 m2 de terreno no sítio do Sapal de Alhandra, em seguimento da Rua Nova. Valor: 12.000 réis.
Concessão, por exoneração de Teotónio Pinto Henriques, a António Soares Couceiro, bacharel em medicina pela Universidade de Coimbra, do partido médico das freguesias de Alverca e Santa Iria de Azoia. Valor: 400.000 réis (anuais).
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira cedeu a João Duarte Fróis, casado, proprietário, morador em Vila Franca de Xira, 300 m2 de terreno contíguo a uma propriedade próxima do caminho de ferro e no Canto da Olaria, em Vila Franca de Xira. Valor: 36.000 réis.
Concessão, por exoneração de Francisco Avelino Monteiro, a João Isidoro Gonçalves, do partido médico das freguesias de São João Batista de Alhandra, São João dos Montes e São Marcos da Calhandriz. Valor: 400.000 réis (anuais).
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira cedeu a Domingos Francisco de Assis, solteiro, comerciante, morador em Alhandra, 4.541,60 m2 de terreno junto à sua adega e quintalão na vila de Alhandra, destinados a alargar o Rio da Ponte. Confrontações: Noroeste pela adega e quintalão; Nordeste pela vinha que ia da esquina da adega em direção ao Tejo; Nascente com terreno que confinava com o Rio Tejo; Sudoeste com rio denominado Esteiro da Ponte. Valor: 40.000 réis.