Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

4 records were found.

Miguel Joaquim Barreto, brasileiro, solteiro, maior de idade, morador no lugar de Adanaia, freguesia de São Marcos da Calhandriz, reconheceu a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira senhoria direta, por extinção do concelho de Alverca a que pertencera, de um prazo, adquirido aos herdeiros de Francisco Lopes e mulher, composto de uma casa térrea com serrado, situado no referido lugar. Tal prazo devia 80 réis de foro anuais. Confrontações: Norte e Sul com serventia pública; Nascente e Poente com propriedade que foi de Maria Alexandrina.
Francisco Carneiro e sua mulher Agostinha Quitéria, moradores no lugar de Adanaia, reconheceram a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira senhoria direta, por extinção do concelho de Alhandra a que pertencera, de um prazo sito nos Cotovios, composto de vinha, adquirido por falecimento de seu pai e sogro, Marcelino Xavier. Tal prazo devia 400 réis de foro anuais. Confrontações: Norte com o casal de Manuel Xavier; Nordeste com a vinha dos herdeiros de José Rodrigues; Sul com Maria Quitéria; Poente com vinha arrendada por José Marques.
Manuel Marcelino, proprietário, casado e morador no casal de A-do-Formoso, freguesia de São João dos Montes, reconheceu a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira senhoria direta, por extinção do concelho de Alhandra a que pertencera, de um prazo sito nos Cotovios, denominado "D'entre as Vinhas", adquirido por falecimento de sua tia, Maria Pinheiro, composto por casas de habitação, adega, lagar, palheiro e terra com vinha, oliveiras e árvores de fruto. Tal prazo devia 1.200 réis de foro anuais. Confrontações: Norte com serventia pública; Sul com herdeiros de Marcelino [Harien?]; Nascente com fazenda do monte; Poente com vinha que foi de Leocádia Rosa.
António de Barros, morador na freguesia da Calhandriz, reconheceu a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira senhoria direta, por extinção do concelho de Alhandra a que pertencera, de um prazo sito no Abrolinho, composto de árvores de fruto e uma fonte, adquirido por compra a António Mateus. Tal prazo devia 300 réis de foro anuais. Confrontações: Norte com Dionísio Loura; Sul com Luís José Romão; Nascente com o mesmo e serventia; Poente com Domingos Cardoso.