Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
3 records were found.
TRANSCRIÇÃO DA ABERTURA:
Este livro chamado de tombo, que há de servir de segunda parte ou de continuação do primeiro livro, também chamado do tombo, para nele se lançarem as propriedades e rendas certas que não puderam no primeiro livro ser compreendidas e também para aquelas que pelo tempo adiante podem acrescer ou sofrer alguma alteração, e finalmente também para o mesmo fim que serve a primeira parte deste tombo quando suceda preencherem-se cada um dos números na mesma primeira parte compreendidos, seguindo-se nesta o mesmo método que na antecedente. Tem princípio este livro no primeiro de janeiro de mil oitocentos e quatorze e para constar fiz esta declaração que assino. Castanheira, 1 de janeiro de 1814. Manuel Pires. Reitor, provedor e administrador.
TRANSCRIÇÃO DA ABERTURA:
Este livro chamado de tombo há de servir para nele se lançarem todas as propriedades e rendas certas e incertas do Hospital do Espírito Santo desta vila da Castanheira. As incertas que são quase todas por isso mesmo que são procedidas dos dízimos de algumas terras de Lezíria que neste mesmo livro se acham declaradas. Assim como do 1 por cento dos almoxarifados da Malveira e Alcoelha, vão lançados somente na sua totalidade com remissão ao outro livro de fazenda em que se lançam as partilhas e o que nelas cada um dos lavradores paga em cada ano a este mesmo hospital. Tem princípio este livro no primeiro de janeiro de mil oitocentos e quatorze e para constar fiz esta declaração que assino. Castanheira, 1 de janeiro de 1814. Manuel Pires. Reitor, provedor e administrador.
Códice manuscrito com referências a bens, regulamentos, encargos de missas, testamentos, foros, inventários de bens e outros assuntos relacionados com o hospital.
O Tombo do Hospital da Vila da Castanheira foi estudado e transcrito por Isaías da Rosa Pereira num artigo com a seguinte referência: Pereira, Isaías da Rosa - O Hospital do Espírito Santo da Vila da Castanheira. "Do Tempo e da História". IV (1971) 53-95. Acessível em linha. URI: http://hdl.handle.net/10451/38124 .
O Tombo do Hospital da Vila da Castanheira está transcrito no projeto "Nas margens do Tejo: antologia de textos e documentos sobre Vila Franca de Xira”, acessível em https://arquivo.cm-vfxira.pt/details?id=336384