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Contém o registo dos assuntos e deliberações das reuniões da vereação da câmara municipal e outras tipologias de documentos. Destacam-se: arrematações de rendas; autos de nomeação e juramento; deliberações sobre obras municipais; determinações sobre a derrama, a décima, contribuições extraordinárias de defesa e outros impostos notícias de leitura de avisos; registos da ocupação do concelho por parte do exército francês durante as invasões; tabelamento dos preços dos géneros alimentares.
Contém os relatórios da gerência da câmara municipal, também designados "relatórios e contas" e "relatórios de atividades". Normalmente, reportam ao ano (e nalguns casos ao biénio) anterior àquele do qual estão datados. Embora com variações no formato, natureza e detalhe da informação que reportam, genericamente incluem informação sobre a composição dos órgãos municipais, as atividades da autarquia e o seu desempenho financeiro. Registam também informações sobre eventos e acontecimentos ocorridos no território do concelho. No caso dos relatórios da gerência anteriores a 1952, não se conserva nesta série a versão autenticada dos relatórios com a assinatura manuscrita do presidente da câmara municipal; nuns casos, trata-se de versões prévias e noutros de versões de divulgação dos relatórios, após a sua autenticação e aprovação. Nas décadas de 1950 e 1960 é frequente os relatórios incluírem provas fotográficas que documentam obras e melhoramentos, inaugurações, visitas de autoridades, etc. Os próprios relatórios evidenciam que, em conformidade com o código administrativo de 1940, e antes da entrada em vigor da legislação autárquica produzia na vigência da Constituição de 1976, os relatórios da gerência eram submetidos a discussão e aprovação do Conselho Municipal.
Contém os comunicados da câmara municipal no âmbito das suas diversas competências e funções. Entre os assuntos objeto de comunicado incluem-se: obras municipais; arranjos urbanísticos e reparação de estruturas públicas; construção e inauguração de equipamentos; horários de abertura de serviços públicos e seu encerramento ocasional; intervenções em redes viárias, infraestruturas de saneamento e abastecimento de água; condicionamentos de trânsito; campanhas de higiene e limpeza; apelos à prevenção no âmbito da proteção civil; efemérides, atividades e eventos festivos, culturais e desportivos. Alguns dos despachos são subscritos pelos vereadores, ao abrigo das competências neles delegadas pelo presidente.