Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

255 records were found.

Telegrama enviado de Lubango, Angola, pela Associação Comercial de Huíla, a Norton de Matos a congratular a sua nomeação a Alto Comissário de Angola.
Telegrama codificado enviado pelo Gabinete do Comissariado ao General Norton de Matos sobre a notícia que afirma a sua nomeação para o cargo de embaixador de Portugal em Londres.
Telegrama codificado enviado pelo encarregado do Governo ao Alto Comissário Norton de Matos a solicitar confirmação acerca do telegrama noticioso expedido para o Boletim Oficial em Lisboa a informar a sua aceitação para o cargo de embaixador em Londres. Contém uma cópia do telegrama.
Telegrama codificado do Gabinete do Comissariado ao General Norton de Matos a informar o cumprimento dado à carta referente a uma campanha.
Telegrama codificado enviado ao Alto Comissário Norton de Matos a informar o convite recusado por Cunha Leal para exercer funções como Alto Comissário em Angola.
Carta enviada de Londres por Robert Williams ao General José Norton de Matos, Alto Comissário de Angola, a congratular pelos bons resultados da sua administração e pela sua nomeação a Alto Comissário.
Ofício enviado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros João de Barros ao General José M. Ribeiro Norton de Matos, a informar a remessa em anexo dos documentos emanados da Comissão de inquérito, fiscalização e arrolamento à extinta Agência Geral e Angola e transmitida ao Ministério através do das Colónias. Acompanha o ofício: - Despacho que enquanto Alto Comissário de Angola fez publicar determinando à Agência Geral de Angola a liquidação dos seus vencimentos desde o dia 19 de setembro de 1923; - Proposta da Comissão no exercício das suas funções de fiscalização, face ao conhecimento do despacho supra mencionado; - Requerimento da Comissão de Inquérito, Fiscalização e Arrolamento à Extinta Agência Geral de Angola ao Diretor Geral dos Serviços Centrais do Ministério das Colónias, a solicitar a remessa de uma conta que o General Norton de Matos e o Tenente de Infantaria José Raul Alves da Cruz receberam por parte da mesma Agência.
Telegrama enviado pelo Encarregado do Governo ao Alto Comissário General José Mendes Ribeiro Norton de Matos a fornecer informações sobre os cheques que foram emitidos pelo Banco em Luanda.
Ofício enviado pelo Banco Nacional Ultramarino ao General José Mendes Ribeiro Norton de Matos a fornecer informações sobre os cheques que foram emitidos pela Filial do Banco em Luanda.
Correspondência efetuada entre o Banco Ultramarino Português, o Encarregado do Governo e o General Norton de Matos sobre os saques emitidos pela filial do Banco em Luanda a favor do General entre abril de 1921 e setembro de 1923. Contém anexado um artigo sob o título: "Para a história de Calingula. Terceira parte. Como se enriquece em Angola: As libras do sr. Norton de Matos."
Ofício enviado pelo Banco Nacional Ultramarino ao General José Mendes Ribeiro Norton de Matos, Alto Comissário da Província de Angola, a remeter o extrato da sua conta corrente até 3 de junho de 1924, com o respetivo saldo final.
Carta enviada pelo Governador de Cuanza Norte, Luís Vieira Fernandes, ao Alto Comissário de Angola sobre a construção da estrada de Lucala ao Congo e sobre o estado e situação do distrito de Ambriz. Informa a aplicação de todas as medidas úteis ao combate da doença do sono.
Carta enviada pelo Governador de Cuanza Sul, António Leite de Magalhães, sobre o despacho do Alto Comissário referente à nota enviada, na qual propunha uma equiparação dos vencimentos dentro do seu distrito. Como consequência da censura verificada no dito despacho, solicita a sua dispensa do cargo que desempenhava. Contém anexado a resposta do General Norton de Matos a recusar a sua demissão, manifestando vontade de que continue a permanecer no governo de Cuanza Sul.
Carta enviada pelo Governador de Moçâmedes José Manuel da Costa ao Alto Comissário de Angola, sobre a mão-de-obra no distrito de Moçâmedes (litoral) e sobre a situação particular dos trabalhos marítimos efetuados pelos poveiros, aliado à construção do chamado "Bairro Poveiro". Comunica a conclusão da reconstituição da história do dito distrito até ao governo de Fernando Leal, pretendendo igualmente fazer o relatório completo acerca do sul de Angola.
Carta enviada por Artur da Silva ao General Norton de Matos a propor que Avelino Queirós Chumbo, filho do Tenente Inácio Chumbo, o acompanhe até ao novo distrito que lhe foi confiado (Luchazes), e a solicitar a transferência interina do secretário da Fazenda do Lobito Domingos Ribeiro da Fonseca, para proceder à constituição da nova Repartição Distrital de Fazenda em Cangamba.
Carta enviada por António Damas Mora, Diretor do Hospital Central de Angola, ao General Norton de Matos sobre a elaboração do folheto e a publicação do decreto que daria existência legal ao Congresso [Internacional de Medicina Tropical da África Ocidental].
Carta enviada pelo Coronel H. G. C. [Harald George Carlos] Swayne ao General Norton de Matos a agradecer por lhe ter permitido viajar por Angola e pela sua boa receção em Huambo, Luanda e Lobito.
Carta enviada por F. M. d'Oliveira Santos ao Alto Comissário de Angola em resposta à sua carta de 14 de maio, a defender-se das acusações de que foi alvo, no que concerne ao papel que teve durante os processos organizados contra si pelo sidonismo e durante o caso de Bossa da Veiga. Menciona também o facto de ter feito indicação do programa de administração a seguir, assim como de recomendações de carácter pessoal.
Carta enviada por F. M. d'Oliveira Santos ao Alto Comissário de Angola a admitir o seu incorreto procedimento em relação ao caso dos poveiros, e a provar posteriormente o seu trabalho de dedicação e lealdade desde 1919.
Carta enviada por A. Bossa da Veiga ao General Norton de Matos a justificar o pedido de demissão do cargo que desempenhava enquanto Governador de Benguela, motivado principalmente pela falta de resposta aos telegramas e às cartas que lhe eram dirigidas.
Carta enviada pelo Governador do distrito do Zaire Francisco de Aragão e Melo ao General Norton de Matos, a justificar os gastos efetuados na verba de Instalação do Distrito e dotação das obras públicas solicitando, após esgotamento da importância, um reforço para poder prosseguir com os trabalhos. Solicita a construção de um hospital para europeus, o saneamento da vila de Santo António, uma verba para aterros e capinações, o encanamento da água do Sumba e uma verba para dar início aos trabalhos de fiscalização do rio e ao tratamento da doença do sono. Relata ainda as principais dificuldades da região, no que concerne ao serviço da marinha, aos problemas no vapor "Cabinda", ao arranque do funcionamento da escola-oficina, à falta de pessoal para se estabilizar na região, e aos défices de material do Hospital do Caminho-de-Ferro em Matadi.
Carta enviada por Artur Ernesto de Castro Soromenho ao General Norton de Matos a demonstrar a incompetência do Capitão Santos Júnior, ex-administrador do Zombo, exemplificado através do seu desconhecimento perante o regulamento do recenseamento e cobrança e com a sua deslealdade após a reação demonstrada quando recebeu a notícia da partida do General Norton de Matos para Lisboa. Faz referência também ao estado psicológico de Públio d'Oliveira e ao cumprimento e execução do Decreto 40 pelo Tenente Tomás. Relativamente ao distrito do Congo, do qual era Governador, faz uma descrição das necessidades mais urgentes de Maquela do Zombo (capital do distrito), incluindo a elaboração do indispensável projeto para a cidade assim como da planta para a sua residência, exigindo maior liberdade com menos restrições por parte das Obras Públicas e dos Serviços Provinciais. Elabora também um relatório detalhado com o seu parecer referente ao percurso a efetuar pelo caminho-de-ferro entre as cidades de Golungo Alto e Bembe, passando por Encoje.
Cartão de Antero Moniz de Viveiros enviado ao General Norton de Matos a solicitar a entrega de documentos.
Carta enviada pelo Governador de Lunda Bento Roma, ao Geneneral Norton de Matos, sobre o fim da "lenda terrorista" que envolvia a região nordeste do distrito de Lunda e a informá-lo acerca do aumento dos impostos.
Carta enviada pelo Governador do Distrito Militar do Moxico ao General Norton de Matos sobre a falta de fiscalização de governadores, o abandono das fazendas pelos indígenas e sobre o estado caótico da administração. Solicita com urgência uma visita à região de Malanje.
Carta enviada pelo Secretário Provincial M. de Almeida Santos ao General Norton de Matos, a informar a impossibilidade de comparecer ao jantar a convite da sua esposa D. Ester.
Carta enviada pelo Governador do Distrito do Zaire, Francisco de Aragão e Melo, ao General Norton de Matos a relembrar assuntos urgentes para resolução: nomeadamente a questão do batelão de água para abastecimento da população de Santo António, a verba de 50.000$00 para o saneamento, e a nomeação interina do chefe de Secretaria Militar no cargo de chefe da repartição de administração política e civil. Relata ainda o seu desagrado quanto à transferência do chefe da Repartição de Alfandega, Vasco da Cunha, para São Tomé sem o seu conhecimento.
Carta enviada pelo Secretário Provincial M. de Almeida Santos ao General Norton de Matos, a garantir que a impossibilidade de comparecer ao jantar a seu convite, não teve como significado o corte de relações pessoais.
Carta enviada por António de Almeida ao General Norton de Matos sobre o emprego de vinte soldados indígenas no Songo sem o seu conhecimento, sobre a partida de Amadeu Reis para Mussulo a fim de normalizar a situação naquela região e a descrever alguns casos considerados inaceitáveis praticados pelo Secretário do Songo.
Carta enviada pelo Governador do distrito de Cuanza-Norte, Luís A. Vieira Fernandes, ao General Norton de Matos a informar a remessa do relatório do último ano económico, onde constam as propostas referentes ao aumento do fundo das circunscrições e da percentagem sobre o imposto indígena do pessoal administrativo. Escreve ainda sobre a necessidade de preparar o distrito para a visita do Presidente da República, no que concerne principalmente à construção de infraestruturas preparadas para a sua receção e estadia.
Carta enviada por António de Almeida ao General Norton de Matos a esclarecer o telegrama 54/G, no qual refere a contratação pela Companhia de Diamantes de Angola, de quinhentos trabalhadores com família, prevendo que essa atitude possa atrair inconvenientes para essa região.
Carta enviada pelo Governador do distrito de Cuanza-Norte, Luís A. Vieira Fernandes, ao General Norton de Matos sobre a fuga de trabalhadores indígenas e os seus comportamentos de desobediência, fugindo estes de todos os serviços, e sobre a falta de material e trabalhadores para a construção de infraestruturas, temendo que nada esteja concluído na ocasião da visita do Chefe de Estado.
Carta enviada pelo diretor da Companhia de Cabinda a Raul Alves da Cruz, a solicitar que fosse indicado o dia e o local para se efetuar a entrega da mobília que lhe foi oferecida para o quarto e para a sala de jantar.
Carta enviada pelo Governador do distrito do Congo, Artur Ernesto de Castro Soromenho, ao Geneneral Norton de Matos sobre as ligações para Maquela no que concerne à correspondência e à linha telefónica, passando por terras como Lucula, Dombo e Camabatela. Aborda a questão da independência dos serviços de comunicações e o despacho que determina a entrega dos camiões "Fiat" ao Governo do Distrito. Relata ainda casos de indisciplina e incide particularmente nos acontecimentos que envolveram Rebelo da Silva e o Major Carlos Pinto. Contém em anexo uma carta escrita pelo Administrador da Circunscrição Civil de S. Salvador (Distrito do Congo), José Luís Rebelo da Silva.
Carta enviada [por João de Barros] a D. António d'Almeida sobre a fuga dos trabalhadores que tinham sido recrutados em Mussulo para a Companhia de Diamantes.
Carta enviada por António d'Almeida ao General Norton de Matos a descrever e a provar as irregularidades e ilegalidades existentes no processo de recrutamento de trabalhadores indígenas para a Companhia de Diamantes de Angola (Diamang), na Circunscrição Civil do Songo.
Carta enviada por António d'Almeida ao General Norton de Matos sobre os autos referentes à entrega de valores em Quirima e a informar o regresso de cinco mil indígenas a Mussulo.
Carta enviada pelo Diretor do Hospital Central de Angola ao General Norton de Matos a informar que o assunto das tabelas competia ao Conselho Técnico de Saúde, e a esclarecer a questão da Clínica Particular, no que concerne à visita dos médicos aos doentes fora do hospital.
Carta enviada pelo Governador do distrito de Cuanza-Norte, Luís A. Vieira Fernandes, ao General Norton de Matos sobre a remessa da nota que por despacho n.º 311 lhe cumpria fazer, acerca dos trabalhos executados no distrito desde a sua instalação. Realça o trabalho colossal realizado pelo administrador da Encoge, o qual pretendia garantir a execução da estrada que faz a ligação de Dalatando a Luanda.
Carta enviada pelo Governador do distrito de Cuanza-Sul, António Leite de Magalhães, ao General Norton de Matos a solicitar que, após a entrega do relatório acerca do seu distrito, seja dispensado do cargo que ocupava e transferido para qualquer uma das repartições de Luanda.
Carta enviada pelo Governador de Lunda, Bento Roma, ao General Norton de Matos a informar a sua visita a Xassengue para averiguar os transportes e os trabalhos nas estradas, e a relatar as conferências que teve em Chitato. Revela também as dificuldades nos "serviços d'operações" junto à fronteira.
Carta enviada por Artur da Silva, da Capitania Mór dos Luchazes, ao General e Alto Comissário da República em Angola a solicitar antecipação da data para vinda da família do Tenente Nestor Lobo e Silva para a metrópole, e a requerer a nomeação de Lucas Lopes para secretário da Circunscrição de Bundas.
Carta enviada pelo funcionário da secretaria de Obras Publicas e Minas ao General Norton de Matos sobre a carta que recebeu, demonstrando incompreensão pelo facto de o ter desapossado daquilo a que tinha direito. Contém anexado a resposta do General Norton de Matos a justificar o seu ato e consequente publicação no Boletim Oficial, motivado pela notícia de que teria recebido uma soma elevada de contos de reis como vencimentos pela sua viagem ao Congo Belga.
Carta enviada por Artur da Silva, do Governo do Distrito dos Luchazes, ao General Norton de Matos a agradecer a passagem da 1.ª Companhia a unidade independente. Relata a situação do seu distrito no que diz respeito à falta de pessoal, à cobrança do imposto indígena e à construção de estradas (para a qual solicita verba extraordinária). Solicita a permanência do 1.º Sargento no posto da fronteira que mais cobrava de imposto, e o regresso da metrópole do secretário da circunscrição de Bundas, Afonso de Lemos Lopes.
Ofício n.º 1-G enviado pelo Secretário de Finanças João Ferreira Martins, a remeter uma nota dos abonos feitos ao Alto Comissário da República em Angola. Anexa o respetivo documento sob a designação de "Nota de vencimentos abonados ao Exmo. Sr. General José Mendes Ribeiro Norton de Matos, Alto Comissário da República na Província de Angola, desde o seu desembarque nesta Província 16 de abril de 1921 até 31 de março de de 1923".
Carta enviada pelo Ministro das Colónias [Alfredo Rodrigues] Gaspar ao General Norton de Matos a informar que iria levar à assinatura, um decreto que modificaria o coeficiente da fórmula adotada para melhoria de vencimentos. Comunica os valores finais do seu vencimento com as alterações propostas.
Carta enviada por Luís de Nóbrega-Quintal, Governador de Cuanza Sul, ao Alto Comissário de Angola a narrar os acontecimentos relativos ao seu ex-ajudante e cunhado Júlio da Silva Madeira, solicitando medidas rápidas pela prática de imoralidades e pela exposição de matéria confidencial. Solicita autorização para se mudar para Quibala, mantendo na mesma contacto com a cidade de Novo Redondo através da linha telefónica e telegráfica.
Carta enviada por Joaquim da Silva Gonçalves, colocado no distrito militar de Lunda enquanto inspetor e a exercer funções de encarregado do governo no mesmo distrito, como substituto do Governador ausente na metrópole, a solicitar a sua transferência ou nomeação para um serviço em Luanda ou nas suas proximidades.
Carta enviada pelo Governador do distrito de Cuanza-Norte Luís Vieira Fernandes ao General Norton de Matos, a realçar os motivos e razões que o levaram a pedir que não fosse colocado na circunscrição civil de Dande o administrador João Rodrigues, sendo preferível a sua colocação na circunscrição de Golungo.
Carta enviada por João Camoesas a recomendar o portador Alegria Vidal. Anexa a carta de A. Bossa da Veiga a fazer a mesma recomendação, no sentido de nomear Alegria Vidal para chefe dos serviços dos correios e telégrafos do distrito.
Carta enviada por Artur Ernesto de Castro Soromenho, Governador do distrito do Congo, a relatar a sua viagem desde Luanda até Maquela, com duração total de 26 dias, dando destaque à questão das estradas e à doença do sono que dizimava a população em grande escala. Comunica a remessa dos alvarás do Governo do distrito com a distribuição das verbas concernentes a estradas e à instalação do governo, justificando cada valor destinado. Debate qual a melhor região para ser nomeada sede do distrito, a questão da política belga na fronteira e a cobrança do imposto indígena. Informa a nomeação interina de Publio d'Oliveira para chefe da Secretaria Militar.
Carta enviada por Luís de Nóbrega-Quintal, Governador de Cuanza Sul, ao Alto Comissário de Angola a relatar a exaltação de ânimos decorrida em Novo Redondo [Sumbe], efetuado por um grupo de revoltosos da Associação Comercial e da Câmara Municipal, e a explanar a sua forma de governar assim como as atitudes tomadas, especificando as visitas surpresa que efetuou a algumas fazendas agrícolas de Amboim. Escreve ainda sobre o estado de neurasténia do Capitão Salvador e sobre a falta de pessoal existente no distrito.
Carta enviada pelo Governador do distrito de Cuanza-Norte Luís Vieira Fernandes ao General Norton de Matos, sobre a dificuldade que enfrentava relativamente à mão-de-obra indígena em Encoge e a sugerir a alteração de determinados administradores, nomeadamente a substituição de João Rodrigues por Amadeu Amorim, ficando este igualmente interino em Golungo, a colocação do Tenente Francisco de Sousa Braga para administrador da Circunscrição Civil de Dembos e a promoção do atual secretário Domingos M. de Carvalho para administrador interino de Ambaca. Solicita o envio de automóveis para poder orientar, dirigir e fiscalizar os trabalhos de obras públicas e de construção de estradas, tendo ordenado o início da que faz a ligação entre Ambriz e Encoge, e relata a situação dos concelhos de Ambriz e de Dande.
Carta enviada pelo Governador de Moçâmedes José Manuel da Costa ao General Norton de Matos, a agradecer o facto de se ter lembrado de si na classificação dos administradores.
Carta enviada pelo Governador de Moçâmedes José Manuel da Costa ao General Norton de Matos, a relatar as melhorias decorridas em Moçâmedes incidindo particularmente nos bons resultados da pesca realizada pelos poveiros, a informar o valor total da subscrição para o monumento aos mortos da guerra e a manifestar o seu desejo em partir para Lisboa. Informa também a elaboração que fazia de um relatório sobre Moçâmedes, escrevendo sobre a sua história, colonização, indústrias e riquezas, possibilidades económicas e sobre a sua administração. Solicita, por fim, autorização para realizar uma viagem pelo Planalto de Benguela.
Carta enviada pelo Governador do Distrito Militar do Moxico António de Almeida ao General Norton de Matos, a relatar o que se tem feito no âmbito das comunicações desde que atingiu Bié, no que diz respeito às estradas, linhas telefónicas e à navegação fluvial. Demonstra ainda o seu entusiasmo pela visita que estava prevista realizar ao seu distrito.
Carta enviada pelo Governador do Distrito Militar do Moxico António de Almeida ao General Norton de Matos, a comunicar o evolução da construção da estrada para o Dilolo, a aquisição de vinte toneladas de arroz para ser vendido a cinco tostões ao quilograma, e a proposta relativa à divisão do Alto Zambeze em três circunscrições civis.
Carta enviada pelo Governador de Moçâmedes José Manuel da Costa ao General Norton de Matos, a informar o que foi remetido pelo correio e a debater a questão da sua eleição. Comunica ainda a chegada de dois poveiros para a obra de Porto Alexandre.
Carta enviada pelo Governador de Moçâmedes José Manuel da Costa ao General Norton de Matos, sobre o resultado das eleições em Moçâmedes e Porto Alexandre, sobre o saldo positivo da pesca dos poveiros estabelecidos no distrito e sobre os géneros alimentícios e respetivo preço praticado na região. Finaliza com um convite para assistir às festas da cidade no dia 4 de agosto, cujo produto iria reverter para o monumento às mortes na guerra.
Carta enviada por José Manuel da Costa, Governador de Moçâmedes, ao General Norton de Matos a comunicar a liquidação dos vencimentos militares do Capitão Salvador e a solicitar que este permaneça em Malanje devido ao seu estado psicológico.
Carta enviada pelo Governador do Distrito Militar do Moxico António de Almeida ao General Norton de Matos, a dar informações, entre outros assuntos, relativas à evolução das obras de construção das estradas que ligavam Chinguar a Belmonte e Cuanza, de Cuanza a Munhango, e do Moxico a Calunga Cameia.
Carta enviada por Alfredo Djalme Martins d'Azevedo ao General Norton de Matos a indicar o motivo pelo qual desejava conferenciar consigo, solicitando licença para ir a Luanda a fim de debater, entre outros assuntos, a questão da mão-de-obra, a conclusão da ocupação do distrito, a campanha que contra si moviam os reacionários de Angola e para proceder à entrega do relatório administrativo.
Exposição do Capitão Aviador Luís Carlos da Cunha e Almeida, dirigida ao Alto Comissário de Angola, sobre a atitude assumida pela autoridade superior do distrito de Benguela face aos seus trabalhos, impedindo de prosseguir e evoluir em matéria de Aviação em Huambo.
Carta enviada por A. Bossa da Veiga ao General Norton de Matos sobre o incumprimento da portaria por parte do Delegado de Bié, em que determinava que este fosse transferido para Malanje, e sobre o caso do Comandante da Esquadrilha de Aviação, fazendo alusão à exposição queixa que foi dirigida e entregue diretamente a si, Alto Comissário de Angola.
Carta enviada pelo Governador do distrito do Moxico António de Almeida ao General Norton de Matos, a descrever o que viu na sua viagem de quinze dias pelo mato entre Cuanza e Munhango, limite oeste do distrito do Moxico, no que diz respeito ao terreno e ao despovoamento existente na região, diretamente relacionado com a fuga de indígenas. Relata ainda o seu descontentamento perante as fracas condições da sua residência, e comunica as primeiras decisões tomadas enquanto governador, entre elas a nomeação de capitães-mores, a abertura de uma estrada e de uma linha telefónica, a necessidade de aquisição de transportes e a delineação de uma estratégia para evitar a fuga dos indígenas.
Carta enviada pelo Governador do Distrito de Benguela Oliveira Santos ao Alto Comissário de Angola, a salientar os principais problemas existentes em Benguela, no que concerne à falta de pessoal nos serviços de fazenda, à falta de um empregado para o serviço de registos nos correios, à troca de correspondência pelo condutor analfabeto da ambulância postal dos caminhos-de-ferro, à necessidade de criação de armazéns reguladores e ainda ao péssimo serviço de higiene e policiamento daquele distrito.
Carta enviada por José Manuel da Costa ao General Norton de Matos a informar a entrega de uma carta ao Dr. Júlio Armando, sobre a malfadada epidemia que complicou a situação do distrito, elogiando a prestação e ação dos médicos que fez acompanhar. Comunica ainda a chegada de Venâncio Guimarães a Luanda, realçando a questão da falta de serviçais.
Carta enviada pelo Governador do Distrito de Benguela Oliveira Santos ao Alto Comissário de Angola, sobre a atitude de Bossa Veiga voltada apenas à obtenção de protagonismo, celebridade e escândalo público.
Carta enviada pelo Governador de Benguela Oliveira Santos ao Alto Comissário de Angola, a relatar os acontecimentos decorridos com Bossa da Veiga, o qual decidiu por deliberação partir para o norte de Lobito ao contrário das indicações superiores dadas pelo Alto Comissário. Demonstra o seu desagrado por ter sido nomeado governador interino de Benguela no momento em que Bossa da Veiga era governador efetivo.
Carta enviada por Ferreira Diniz, Secretário da Colonização e Negócios Indígenas, a solicitar o afastamento do cargo que desempenhava em Angola, motivado pelo agravamento do estado de saúde da sua esposa e pelo incidente decorrido com o Governador do distrito de Cuanza-Sul. Contém anexado a minuta da resposta do General Norton de Matos, a autorizar a sua demissão e consequente partida para Lisboa.
Ofícios trocados entre o Chefe da Secretaria Militar José Miguel e o Governador do Distrito de Benguela, A. Bossa da Veiga, com o Comandante do Grupo de Esquadrilhas de Aviação Luís Carlos da Cunha e Almeida, referentes ao procedimento que era necessário cumprir para efetuar a requisição de material para escritório. Culmina com a punição do capitão aviador Luís Almeida com cinco dias de prisão disciplinar pela forma como reagiu às ordens que lhe foram dadas.
Carta enviada por José Manuel da Costa ao General Norton de Matos a informar a remessa pelo Dr. Júlio Armando, de uma cópia sobre a epidemia e de uma foto de um guelengue. Informa a solicitação que fez à Repartição do Gabinete de uma verba destinada à visita do Cruzador Dublin, e refere ainda a questão do trabalho indígena e os resultados das eleições.
Carta enviada pelo Governador do distrito de Cuanza-Norte, Luís A. Vieira Fernandes, ao General Norton de Matos sobre a fuga dos indígenas e consequente abandono dos serviços que desempenhavam na Circunscrição Civil de de Ícolo e Bengo, nos Caminhos-de-Ferro de Luanda-Malanje, na Brigada da Companhia Geral de Construções, em Ambaca, em Golungo e na Brigada Sanitária em Dande. Aborda ainda a ordem que lhe foi transmitida relativamente à construção urgente de uma estrada desde a praia de São Tiago até Caxito e daí a Lifune, observando também a necessidade de construção de uma outra que ligue Caxito a Ambriz. Sugere também a nomeação do Capitão Cardoso para a administração da Circunscrição Civil de Dande.
Carta enviada por Oliveira Santos, Governador do Distrito de Benguela, ao General Norton de Matos sobre o processo e inquérito a Bossa da Veiga, acusado de lançar uma campanha abordando vários temas relativos a fardamentos, alimentação, ajudas de custo e vencimentos, incluindo a forma como eram dadas as ordens do Alto Comissário de Angola aos funcionários, ultrapassando os governadores do distrito e causando desorganização, anarquização e indisciplina. Relembra os seguintes casos, que envolveram Bossa da Veiga: - Caso aviação; - Caso Mansilha; - Caso veterinário Calado; - Caso Tenente Silvestre; - Caso dos outros diretores e funcionários; - Caso da desigualdade de vencimentos dos homens da aviação; - Caso das ajudas de custo; - Caso dos 70 contos do Palácio do Lobito; - Caso da negação ao aumento dos salários; - Caso das ajudas de custo do General Norton de Matos; - Caso do telegrama que foi dirigido a Bossa da Veiga para embarcar para os portos do sul; - Caso do Fragão.
Carta enviada por Bento Roma, Governador de Lunda, ao General Norton de Matos a comunicar a sua chegada à cidade de Saurimo.
Carta enviada por Augusto Adriano Pires, Governador do Cubango, ao General Norton de Matos a demonstrar-se reconhecido e agradecido por o ter nomeado para desempenhar o cargo [de governador] naquele distrito.
Carta enviada pelo Governador do distrito do Moxico, António de Almeida, ao General Norton de Matos a justificar o seu atraso na partida para o Moxico. Faz ainda informar a existência de uns rumores e de uma infâmia campanha a decorrer contra si, Alto Comissário de Angola. Contém no verso da carta o rascunho da resposta do General Norton de Matos a realçar o seu desagrado pela atitude que tomou.
Carta enviada por Reed Paige Clark, do American Consular Service [Serviço Consular Americano] ao General Norton de Matos a congratular em seu nome e em nome do vice-consul Pinkerton, a receção feita ao Governador-Geral Rutten na ocasião da sua visita a Luanda, tendo sido demonstrada a mais tradicional hospitalidade do povo português.
Carta enviada por Maximino Mansilha de Sampaio ao General Norton de Matos a confirmar e a justificar as respostas prestadas por telegrama, relativamente à impossibilidade de partir para Angola com a brevidade desejada.
Carta enviada por António de Almeida ao General Norton de Matos a debater, entre outros assuntos, o suplício que é estar em Malanje afetando gravemente a sua saúde, e a necessidade de ser colocado na região outro médico, visto que o atual Dr. Guilherme Vieira estava a ser alvo de uma grande animosidade contra si.
Carta enviada por António Pinto Teixeira ao General Norton de Matos sobre a atitude do atual Governador de Benguela, Bossa da Veiga, ao fechar numa gaveta durante dois meses a autorização dada pelo Sr. Miranda Guedes, para que nas estradas circulassem camiões de três toneladas. Demonstra que esse comportamento lhe causou diversos prejuízos por se ter visto obrigado a ter dois carros parados durante esse período.
Carta enviada pelo Governador de Benguela, A. Bossa da Veiga, ao General Norton de Matos a comunicar a remessa da cópia do caso da aviação assim como a cópia do castigo a aplicar ao Comandante da Esquadrilha. Informa a evolução dos trabalhos nas estradas do litoral, incidindo na que liga Dombe Grande - Quilengues - Caconda, a qual permite o acesso ao Planalto pelo Sul. Comunica ainda a pretensão em construir uma outra estrada que faria a ligação de Lobito - Bocoio - Balombo - Luimbale, de forma a aceder ao Planalto pelo lado Norte.
Carta enviada pelo Governador de Benguela, António Eduardo Romeiras de Macedo, ao General Norton de Matos sobre o material necessário para o conserto do motor de um meio aéreo. Escreve também sobre a substituição do administrador do concelho de Benguela Hemitério Massano, que terminava a sua comissão a 16 de abril desse ano, indicando para o seu lugar o Capitão de Quadro da Reserva Francisco de Paula Ferreira ou o Tenente de Infantaria Pio.
Carta enviada pelo Governador do distrito do Congo, Artur Ernesto de Castro Soromenho, ao General Norton de Matos a solicitar a nomeação do Tenente de Infantaria Orestes Pereira da Silva para Chefe da Circunscrição de Fronteira perto de Cuango.
Carta enviada por José Augusto Artur Fernandes Torres ao General Norton de Matos a demonstrar-se reconhecido pelas generosas referências que fez a seu respeito na inauguração do Caminho-de-Ferro de Huíla.
Carta enviada por José Augusto Artur Fernandes Torres ao General Norton de Matos a manifestar os seus cumprimentos de despedida na ocasião do seu regresso à metrópole.
Carta enviada pelo Governador do Distrito do Moxico, António de Almeida, ao General Norton de Matos a esclarecer as intenções patentes na carta de L. da Gama a respeito dos indígenas. Escreve também acerca do administrador de Malanje e de Amadeu Reis, realçando os principais problemas.
Carta enviada por José Manuel da Costa ao General Norton de Matos sobre a possibilidade de tornar a um cargo de direção efetiva.
Carta enviada pelo Governador de Lunda, Bento Roma, ao General Norton de Matos a solicitar nova requisição à metrópole, para que seja transferido o Tenente Coronel de Infantaria Gustavo de Andrade Piçarra para Angola, a fim de comandar um grupo de companhias do Quartel General.
Carta enviada por Hugo O'Neill ao General Norton de Matos a demonstrar satisfação pelas recentes notícias que recebeu a seu respeito. Relata ainda a situação da recente criada "Sociedade Colonial de Fósforos".
Carta enviada por José Manuel da Costa ao General Norton de Matos a relatar os acontecimentos de ordem política decorridos na metrópole após os incidentes de Álvaro de Castro e de Gomes da Costa.
Carta enviada pelo Governador do distrito de Cuanza-Norte, Luís A. Vieira Fernandes, ao General Norton de Matos a debater os seguintes assuntos: - Situação do estado de saúde da sua filha Rita; - Finalização dos aposentos destinados à visita do Chefe de Estado; - Eleição da Câmara Municipal para Dalatando; - Necessidade de construção de um Hotel no distrito; - Solicitação de uma verba destinada aos trabalhos de canalização das águas; - Nomeação da comissão administrativa; - Nomeação de Isac de Paiva Guedes para chefe da frota de Cassoneca; - Informa o afastamento do serviço de um funcionário da Estação Agronómica de Cazengo por indisciplina; - Impossibilidade de fiscalizar os fornecimentos por não terem sido enviadas as listas quinzenais dos trabalhadores do distrito por parte dos serviços urbanos.
Carta enviada pelo Governador do distrito de Cuanza-Norte, Luís A. Vieira Fernandes, ao General Norton de Matos sobre a visita que fez ao planalto de Benguela para verificar a conclusão da ponte sobre o rio Cubango. Anexa uma carta do administrador da circunscrição civil dos Ganguelas na qual interdita a passagem de qualquer automóvel pela supra mencionada ponte, até à inauguração formal pelo Alto Comissário de Angola.
Carta enviada pelo Governador distrito do Zaire , Francisco de Aragão e Melo, ao General Norton de Matos a solicitar autorização para a realização de uma reunião em Luanda no mês de outubro.
Carta enviada por Ernesto Vilhena ao General Norton de Matos a demonstrar desagrado perante a carta escrita por D. António [de Almeida] na qual refere que foram cometidas ilegalidades no recrutamento de trabalhadores para a Companhia dos Diamantes de Angola, a que se seguiram graves irregularidades. Anexa a respetiva carta a que faz menção.
Carta enviada pelo Governador distrito do Moxico, António de Almeida, ao General Norton de Matos sobre o caos existente em Malanje. Faz o relatório da sua missão, repartida em duas partes, sobre o transportes e o estado das estradas até Luanda e sobre a investigação que fez da forma como se procedia à angariação de serviçais para fora do distrito, relatando o mau estado de saúde dos indígenas devido a maus tratos praticados sobre eles.
Carta enviada pelo Governador do distrito do Zaire, Francisco de Aragão e Melo, ao General Norton de Matos a desejar votos de felicidades pelo casamento da sua filha Rita.
Carta enviada pelo Governador do distrito do Zaire, Francisco de Aragão e Melo, ao General Norton de Matos a lamentar a falta de transportes e de comunicações telegráficas no seu distrito, assim como a falta de chefes de posto, do Diretor de Fazenda e do Chefe da Repartição de Administração Política.
Carta enviada pelo Governador do distrito do Congo, Artur Ernesto de Castro Soromenho, ao General Norton de Matos a justificar a remessa tardia do relatório relativo aos meses de março e abril e a comunicar os boatos que corriam no seu distrito acerca da transferência do administrador do Bembe, Carmo Ferreira, para Damba, ocupando o seu lugar Madureira, administrador do Bié. Informa também a remessa do despacho referente ao administrador Soeiro, descrito como "indisciplinado e conflituoso". Anexa uma carta do administrador da circunscrição civil do Bembe, Joaquim do Carmo Ferreira.
Carta enviada pelo Governador de Moçâmedes, José Manuel da Costa, ao General Norton de Matos a solicitar a criação de um delegado que fiscalizasse e estudasse as questões relativas à emigração e trabalho indígena, inserido na nova Organização das Secretarias Provinciais, cargo esse que desejava ocupar.