Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

63 records were found.

Artigo "No Porto: General Gomes da Costa fez graves afirmações?", publicado no jornal «Diário da Tarde» a 31 de maio de 1926.
Artigo n.º 1: "À noite na Presidência da República: O novo chefe do Governo prestou juramento", publicado no jornal «O Século» a 31 de maio de 1926.
Artigo "As manifestações no norte", publicado no jornal «O Século» a 1 de junho de 1926.
Cópia do telegrama n.º 28 enviado pelo Ministro Vasco Borges a comunicar o pronunciamento militar decorrido a norte do país durante a madrugada.
Artigo n.º 1: "Ecos: Nada de Confusões", publicado no jornal «O Mundo» a 4 de junho de 1926; Artigo n.º 2: "O comandante Ochôa julga-se na obrigação de não fazer parte do novo governo", publicado no jornal «O Mundo» a 4 de junho de 1926; Artigo n.º 3: "Dr. Vasco Borges", publicado no «Diário de Notícias» a 3 de junho de 1926.
Artigo n.º 1: "O sr. António Maria da Silva é demitido de funcionário público", publicado no jornal «O Mundo» a 1 de junho de 1926. Artigo n.º 2: "O sr. Bernardino MAchado renuncia deixando a plenitude do Poder Executivo ao Comandante Cabeçadas", publicado no jornal «O Mundo» a 1 de junho de 1926.
Artigo "O Novo Ministério", publicado no «Diário de Notícias» a 4 de junho de 1926.
Artigo "Bulletin du Jour: L'élection présidentielle en Pologne. La dictature au Portugal.", publicado no jornal «Le Temps» a 2 de junho de 1926.
Artigo "O novo ministro da Guerra fala aos comandantes das unidades da 1.ª Divisão", publicado no jornal «O Século» a 4 de junho de 1926.
Artigo n.º 1: "No Ministério dos Negócios Estrangeiros", publicado no jornal «O Mundo» a 5 de junho de 1926; Artigo n.º 2: "Palavras sensatas", publicado no «Diário da Tarde» a 3 de junho de 1926.
Artigo n.º 1: "Pelos Caminhos de Ferro do Estado", publicado no jornal «O Mundo» a 6 de junho de 1926; Artigo n.º 2: [sem título], publicado no «Diário de Notícias» a 5 de junho de 1926; Artigo n.º 3: [sem título], publicado no jornal «O Século» a 6 de junho de 1926.
Cópia do telegrama n.º 241 enviado pelo Embaixador a solicitar notícias dos últimos acontecimentos decorridos em Portugal, após ter recebido informações através da Reuter do rebentamento de duas insurreições ao norte e ao sul do país.
Artigo "Portugal's New Upheaval: One of democracy's failures. 500 Ministers in 15 years.", publicado no jornal «The Observer» a 6 de junho de 1926.
Índice dos processos, subdividido por: E) Despesas da Embaixada; F) Expediente e Arquivo; G) Assuntos com outros Ministérios; H) Assuntos financeiros de Portugal nas suas relações com Inglaterra; I) Dívidas de guerra de Portugal à Inglaterra; J) Carga da Embaixada; K) Questões Coloniais; M) Aspetos agrícolas da Inglaterra; N) Influência das ideias bolshevistas e comunistas em Inglaterra; O) Relações da Inglaterra com os seus domínios e questões coloniais inglesas; P) Aspetos militares da Inglaterra; Q) Política interna inglesa; R) Política externa inglesa; S) Comércio entre Portugal e Inglaterra; T) Notícias da imprensa inglesa sobre Portugal; U) Tratados da Inglaterra com diversos países expecto Portugal; V) Tratados e acordos entre Portugal e a Inglaterra; X) Sociedade das Nações) Z) Condecorações; E.E) Aviação; F.F) Telegrafia sem fios; I.I) Importação de Armas no Continente da República; B. N. U.) Banco Nacional Ultramarino; C. E) Casa da Embaixada; L.B) Livro Branco; L.L) Apreciação da política de diversas nações na imprensa inglesa com exceção de Portugal; A.C) Política Internacional Portuguesa; H.H) Relações com os Consulados; G.G) Pessoal da Embaixada.
Ofício n.º 5075/12/36 enviado pelo Secretário do Ministro dos Negócios Estrangeiros Britânico a acusar a receção do ofício n.º 405 relativamente à composição do novo Ministério em Portugal.
Artigo n.º 1: "Portugal: Le triomphe de l'insurrection", publicado no jornal «Le Temps» a 2 de junho de 1926. Artigo n.º 2: "Portugal: L'insurrection militaire", publicado no jornal «Le Temps» a 3 de junho de 1926.
Artigo n.º 1: "Led by army divisions" publicado no jornal «Yorkshire Post» a 29 de maio de 1926; Artigo n.º 2: "Lisbon Rebels Win" publicado no jornal «Daily Express» a 29 de maio de 1926; Artigo n.º 3: "A New Revolt in Portugal" publicado no jornal «The Daily Telegraph» a 29 de maio de 1926; Artigo n.º 4: "Portuguese Revolt. Cabinet Resigns Following Military Coup" publicado no jornal «The Financial News» a 31 de maio de 1926.
Cópia do telegrama n.º 33 enviado pelo General António Carmona a apresentar a constituição do novo Ministério.
Ofício n.º 5005/12/36 enviado pelo Secretário do Ministro dos Negócios Estrangeiros Britânico a acusar a receção do ofício n.º 401 relativo à situação política em Portugal.
Cópia do telegrama n.º 245 enviado pelo General Norton de Matos a acusar a receção do telegrama n.º 33 e a apresentar os seus cumprimentos e os dos funcionários da Embaixada.
Cópia do telegrama n.º 32 enviado pelo Comandante Armando Ochôa a informar a renuncia de Bernardino Machado ao cargo de Presidente da República e a constituição do novo governo.
Ofício n.º 4881/12/36 enviado pelo Secretário do Ministro dos Negócios Estrangeiros Britânico a acusar a receção do ofício n.º 395 relativo à situação política em Portugal.
Ofício n.º 401 enviado pelo General Norton de Matos a Austen Chamberlain [Ministro dos Negócios Estrangeiros Britânico] a informar a demissão de Bernardino Machado como Presidente da República e a formação de um novo Governo.
Ofício n.º 394 enviado pelo General Norton de Matos ao Ministro dos Negócios Estrangeiros, a acusar a receção da circular n.º 29 de 30 de maio em que comunica a demissão do governo.
Cópia do telegrama n.º 29 enviado pelo Ministro Vasco Borges a comunicar a demissão do Governo.
Artigo n.º 1: "Portuguese Revolt. Military Leader Forming A Government." publicado no jornal «The Star» a 31 de maio de 1926; Artigo n.º 2: [sem título], publicado no jornal «Morning Post» a 30 de maio de 1926; Artigo n.º 3: "Portugal. Nouvelle mutinerie militaire" publicado no jornal «Le Temps» a 29 de maio de 1926; Artigo n.º 4: "Military rising in Portugal. Two divisions Involved. Ferment on Tobacco Monopoly." publicado no jornal «Manchester Guardian» a 29 de maio de 1926.
Artigo "Army's Success in Portugal" publicado no jornal «Morning Post» a 31 de maio de 1926.
Ofício n.º 395 enviado pelo General Norton de Matos a Austen Chamberlain a transmitir as últimas notícias referentes à situação política em Portugal.
Ofício n.º 394 enviado pelo Comandante Mendes Cabeçadas a informar a demissão do Sr. Silva e a comunicar que foi encarregado de formar novo governo, tendo decidido assumir o cargo de Ministro da Marinha e interino nas restantes pastas.
Artigo n.º 1: "O que houve em Rio Maior - Uma proclamação distribuída por Brito Pais", publicado no «Diário de Notícias» a 30 de maio de 1926. Artigo n.º 2: "O Exército - afirma o general Gomes da Costa - quer contribuir para a constituição dum Portugal grande e digno", publicado no «Diário de Notícias» a 30 de maio de 1926.
Artigo n.º 1: "Land of Revolutions. Portugal Falls Under a Military Dictatorship", publicado no jornal «Reynolds News» a 6 de junho de 1926; Artigo n.º 2: "Créditos extraordinários", publicado no jornal «O Século» a 6 de junho de 1926; Artigo n.º 3: "Ex-King Manoel", publicado no jornal «Sunday Chronicle» a 6 de junho de 1926.
Artigo n.º 1: "Especulação", publicado no jornal «O Mundo» a 30 de maio de 1926; Artigo n.º 2: "Ao País", publicado no jornal «O Mundo» a 30 de maio de 1926.
Artigo "Declarações do general Gomes da Costa", publicado no «Diário de Notícias» a 30 de maio de 1926.
Cópia do telegrama n.º 172 enviado pelo Ministro Carmona ao Embaixador de Portugal em Londres, General Norton de Matos, a informar a sua substituição no cargo que ocupava pelo General Garcia Rosado.
Cópia do telegrama n.º 251 enviado pelo General Norton de Matos [ao Ministro Carmona], a acusar a receção do telegrama n.º 172 relativamente à sua substituição no cargo que ocupava.
Artigo n.º 1: "Descansemos: Não haverá censura à Imprensa enquanto ela não incomodar o sr. Gomes da Costa", publicado no jornal «O Mundo» a 19 de junho de 1926; Artigo n.º 2: "A aliança anglo-portuguesa: O sr. Norton de Matos nomeado "Cavaleiro da Tavola Redonda"", publicado no jornal «A Tarde» a 17 de junho de 1926.
Artigo n.º 1: "Sabatina", publicado no jornal «Rebate» a 19 de junho de 1926; Artigo n.º 2: "Para Londres", publicado no jornal «O Mundo» a 19 de junho de 1926.
Ofício enviado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros Britânico a questionar a veracidade das notícias referentes à eleição de um novo Embaixador de Portugal em Londres.
Cópia do telegrama n.º 252 enviado pelo Embaixador [General Norton de Matos] a solicitar licença para o Tenente Raul Alves Cruz, sua mulher e filha menor, se retirarem para Portugal.
Cópia do telegrama n.º 253 enviado pelo General Norton de Matos ao Secretário Geral a solicitar a remessa dos abonos e dos vencimentos que estavam em dívida para rapidamente proceder à saída de Inglaterra juntamente com o Tenente Cruz.
Cópia do telegrama n.º 35 enviado pelo Ministro Carmona a agradecer as felicitações que recebeu da Embaixada.
Artigo n.º 1: "Portugal: Incertitude et désordrè", publicado no jornal «Le Temps» a 21 de junho de 1926; Artigo n.º 2: "The Revolution in Portugal. Prime Minister's Forced Resignation.", publicado no jornal «The Times» a 19 de junho de 1926; Artigo n.º 3: "The Portuguese Revolt. General da Costa's Success", publicado no jornal «The Times» a 21 de junho de 1926; Artigo n.º 4: "Turbulent Portugal", publicado no jornal «The Times» a 19 de junho de 1926.
Telegrama codificado enviado pelo Ministro ao Embaixador de Portugal em Londres, General Norton de Matos, a informar a sua substituição no cargo que ocupava pelo General Garcia Rosado.
Ofício enviado pelos Negócios Estrangeiros Britânico ao Embaixador General Norton de Matos a informar a aceitação pelo Rei do novo Embaixador de Portugal, o General Rosado.
Primeira folha do jornal: «O Mundo» / dir. Urbano Rodrigues. - Lisboa : Manuel José Ribeiro, 1926. - Ano XXVI , n.º 8590 (20 de junho de 1926). - 2 p.
Telegrama enviado pelo Ministro ao Embaixador de Portugal em Londres com esclarecimentos relativos à constituição do novo ministério.
Primeira folha do jornal: «O Mundo» / dir. Urbano Rodrigues. - Lisboa : Manuel José Ribeiro, 1926. - Ano XXVI , n.º 8592 (23 de junho de 1926). - 2 p.
Artigo n.º 1: "A propósito duma notícia", publicado no jornal «Rebate» a 27 de junho de 1926; Artigo n.º 2: [sem título], publicado no jornal «Radical» a 26 de junho de 1926.
Primeira folha do jornal: «O Mundo» / dir. Urbano Rodrigues. - Lisboa : Manuel José Ribeiro, 1926. - Ano XXVI , n.º 8593 (24 de junho de 1926). - 2 p.
Primeira folha do jornal: «O Mundo» / dir. Urbano Rodrigues. - Lisboa : Manuel José Ribeiro, 1926. - Ano XXVI , n.º 8594 (25 de junho de 1926). - 2 p.
Artigo n.º 1: "The Dictator of Portugal", publicado no jornal «Daily Mail» a 6 de junho de 1926; Artigo n.º 2: "The Portuguese Revolt: Troops enter Lisbon", publicado no jornal «The Times» a 7 de junho de 1926; Artigo n.º 3: "Da Costa in Lisbon. Dissolution of Portugal's Parliament", publicado no jornal «Morning Post» a 7 de junho de 1926; Artigo n.º 4: [sem título], publicado no jornal «O Século» a 6 de junho de 1926.
Artigo n.º 1: "Um desmentido da Legação de Portugal em Paris", publicado no «Diário de Notícias» a 11 de junho de 1926; Artigo n.º 2 e 3: "Madurezas..." e "Os monárquicos", publicados no jornal «O Mundo» a 9 de junho de 1926; Artigo n.º 4: "Especulando", publicado no jornal «O Mundo» a 10 de junho de 1926.
Artigo n.º 1: "Um caso gravíssimo: Os oficiais monárquicos tiveram entendimentos com agentes estrangeiros?", publicado no jornal «O Mundo» a 10 de junho de 1926; Artigo n.º 2: "Não pode ser!", publicado no jornal «O Século» a 10 de junho de 1926; Artigo n.º 3: "Embaixador de Espanha em Lisboa", publicado no «Diário de Notícias» a 10 de junho de 1926; Artigo n.º 4: "O novo Governo e os partidos", publicado no jornal «O Século» a 10 de junho de 1926.
Artigo n.º 1: "Uma nota oficiosa", publicado no jornal «Diário de Notícias» a 6 de junho de 1926; Artigo n.º 2: "Portugal's War Debt. Statement by New Minister for Foreign Affairs", publicado no jornal «Evening News» a 8 de junho de 1926; Artigo n.º 3: [sem título, sobre a nomeação do Governador Geral da Índia], publicado no jornal «O Mundo» a 8 de junho de 1926.
Artigo n.º 1: "Portugal: Les projets de la dictature", publicado no jornal «Le Temps» a 11 de junho de 1926; Artigo n.º 2: "Movimento diplomático? O Exército quer o general sr. Gomes da Costa na Presidência da República", publicado no «Diário de Notícias» a 8 de junho de 1926; Artigo n.º 3: "A acção do general Carmona na 4.ª Divisão", publicado no jornal «O Século» a 7 de junho de 1926.
Artigo n.º 1: "A elevação da Legação de Espanha a Embaixada", publicado no jornal «O Mundo» a 11 de junho de 1926; Artigo n.º 2: "Portugal e Espanha", publicado no jornal «O Século» a 12 de junho de 1926; Artigo n.º 3: [sem título], publicado no jornal «A Época» a 12 de junho de 1926.
Artigo n.º 1: "Abdicando... A República Portuguesa vai representar-se no nosso primeiro posto diplomático por um monárquico?", publicado no jornal «O Mundo» a 17 de junho de 1926; Artigo n.º 2: "Em Londres: Foi oferecido um banquete ao embaixador de Portugal, sr. general Norton de Matos", publicado no jornal «O Mundo» a 18 de junho de 1926; Artigo n.º 3: "Embaixada de Portugal em Londres", publicado no jornal «O Século» a 16 de junho de 1926.
Artigo n.º 1: "As tropas que estão em Sacavem vão reclamar do Governo o preenchimento imediato das pastas vagas e outras medidas urgentes", publicado no jornal «O Século» a 11 de junho de 1926; Artigo n.º 2: "Espanha e Portugal: A elevação a embaixada da Legação de Madrid em Lisboa", publicado no jornal «O Século» a 11 de junho de 1926.
Artigo n.º 1: "Uma entrevista oportuna com o sr. general Carmona, Ministro dos Estrangeiros", publicado no «Diário de Notícias» a 12 de junho de 1926; Artigo n.º 2: "Correios e telegrafos", publicado no jornal «O Mundo» a 12 de junho de 1926.
Artigo n.º 1: "The Portuguese Revolution", publicado no jornal «Statist» a 5 de junho de 1926; Artigo n.º 2: "Portuguese Leader on His Aims", publicado no jornal «The Star» a 8 de junho de 1926; Artigo n.º 3: [sem título], publicado no jornal «Time and Tide» a 4 de junho de 1926; Artigo n.º 4: "Mais 200 revolucionários!", publicado no jornal «O Século» a 6 de junho de 1926.
"Depoimentos" de Jaime de Magalhães Lima, Manuel da Silva Gaio e Raul Proença, publicados na «Seara Nova» a 3 de junho de 1926.
Artigo n.º 1: ""O Mundo" e o governo" publicado no jornal «O Mundo» a 29 de maio de 1926; Artigo n.º 2: "Uma nota oficiosa do Director da Esquerda Democrática" publicado no jornal «O Mundo» a 29 de maio de 1926; Artigo n.º 3: "Portugal. La mutinerie militaire" publicado no jornal «Le Temps» a 30 de maio de 1926.
Ofício n.º 405 enviado pelo Embaixador de Portugal ao Secretário dos Negócios Estrangeiros Britânico, a comunicar a constituição do novo Ministério Português.