Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

73 records were found.

Minuta do ofício enviado por Ester Norton de Matos a informar a quantia pertencente à Cruzada das Mulheres Portuguesas.
Cópia da carta enviada por Ester Norton de Matos a Manuel Jerónimo de Matos a acusar a receção de 1152 pares de peúgas, menos 24 do que havia informado na sua carta.
Cópia da carta enviada por Ester Norton de Matos a Eugénio Alves a acusar a receção da carta e a agradecer a oferta de vinte camisolas de lã para os soldados portugueses.
Cópia do ofício enviado por Ester Norton de Matos, Presidente da Comissão de Assistência aos Militares Mobilizados, a Estêvão Ubach, Successores, a acusar a receção da carta e a agradecer o envio da linha para a confeção de agasalhos destinados aos soldados.
Cópia do ofício enviado por Ester Norton de Matos, Presidente da Comissão de Assistência aos Militares Mobilizados, a Santos Marques e C.ª a agradecer a peça de fazenda de lã que tiveram a amabilidade de enviar para os soldados do C.E.P. em França.
Cópia da carta enviada por Ester Norton de Matos, Presidente da Comissão de Assistência aos Soldados em Campanha, a solicitar o envio de 100$00 para pagamento de compras que fez de artigos de agasalho para os soldados.
Cópia do ofício enviado pela Comissão de Assistência aos Soldados em Campanha a D. Etelvina Pereira de Eça a remeter a relação dos donativos em roupas recebidos por si entre 16 e 30 de junho. Anexa a respetiva relação.
Cópia do ofício enviado por Ester Norton de Matos, Presidente da Comissão de Assistência aos Soldados em Campanha, a José Maria Antunes a agradecer a a peça de flanela que teve a amabilidade de oferecer aos soldados do Corpo Expedicionário Português.
Cópia do ofício enviado pela Comissão de Assistência aos Soldados em Campanha ao Diretor da Cooperativa Militar a informar a relação dos donativos em roupas recebidos na última quinzena de junho.
Cópia do ofício enviado por Ester Norton de Matos na qualidade de Presidente da Comissão de Assistência aos Soldados em Campanha, a A. Mariano de Sousa a acusar a receção do ofício de 4 de outubro de 1916 e a agradecer, em nome da Comissão, a oferta de dez mil charutos e de dez mil cigarros destinados aos soldados portugueses.
Cópia do ofício enviado por Ester Norton de Matos, Presidente da Comissão de Assistência aos Soldados em Campanha, a António Maria das Neves & Irmão a agradecer os 34,5 metros de flanela branca que recebeu para enviar aos soldados do Corpo Expedicionário Português (C.E.P.) em França.
Ofício enviado pela Comissão de Assistência aos Soldados em Campanha a D. Etelvina Pereira de Eça a remeter a relação dos donativos recebidos no mês de maio.
Cópia da carta enviada por Ester Norton de Matos, Presidente da Comissão de Assistência aos Soldados em Campanha, [a Santo Cruz & Oliveira Lda.] a agradecer a oferta de 50 quilos de lã cinzenta para confeção de cachecóis para os soldados mobilizados.
Cópia da carta enviada por Ester Norton de Matos ao Tenente Coronel Zilhão a solicitar a remessa de vinte e quatro pares de meias do depósito, a fim de enviar a quatro voluntários portugueses a combaterem na França.
Cópia da carta enviada por Ester Norton de Matos, Presidente da Comissão de Assistência aos Soldados em Campanha, a um compatriota português a remeter informações acerca da morada do seu pai António Mendes dos Santos (em Torres Vedras) e da sua irmã Berta Mendes dos Santos (em Lisboa).
Cópia da carta enviada por Ester Norton de Matos, Presidente da Comissão de Assistência aos Soldados em Campanha, a um compatriota português a desejar um bom ano e a demonstrar a sua disponibilidade no que fosse necessário satisfazer.
Cópia da carta enviada por Ester Norton de Matos a António dos Santos Fonseca & Filho a agradecer a remessa de 15 metros de bata de lã xadrez preto e branco para os soldados do Corpo Expedicionário Português (C.E.P.).
Cópia do ofício enviado por Ester Norton de Matos a Francisco Morais Barata a agradecer a remessa da peça de fazenda de lã que teve a amabilidade de enviar para os soldados do Corpo Expedicionário Português (C.E.P.).
Cópia da carta enviada por Ester Norton de Matos a Eugénio Alves a esclarecer a preferência pelas camisolas de lã para os soldados portugueses.
Cópia do ofício enviado por Ester Norton de Matos na qualidade de Presidente da Comissão de Assistência aos Militares Mobilizados, ao Cônsul de Portugal em Belo Horizonte Avelino Rodrigues, a informar o valor da importância dos donativos provenientes do Brasil.
Cópia do ofício enviada por Ester Norton de Matos a Campos Mello & Irmão, Lda. a agradecer a oferta de seis mantas para os soldados portugueses em França.
Cópia da carta enviada por Ester Norton de Matos, Presidente da Comissão de Assistência aos Soldados em Campanha, ao Tenente Coronel Zilhão a solicitar arrecadação de uma encomenda de meias feita à casa Braz & Veiga, para oferecer aos soldados.
Cópia da carta enviada por Ester Norton de Matos a Palmira Pádua a informar o destino dado à sua oferta de de 6$10, destinado a doze soldados da localidade de Montalvo.
Circular enviado pela Comissão de «Assistência aos Soldados em Campanha» da Cruzada das Mulheres Portuguesas a D. Ana Emília C. Ferreira Pires, a solicitar donativos em dinheiro ou em roupas próprias para os soldados. Contém no verso a lista de subscrição dos donativos.
Circular enviado pela Comissão de «Assistência aos Soldados em Campanha» da Cruzada das Mulheres Portuguesas ao Presidente do Conselho de Administração da Companhia dos Tabacos de Portugal, a solicitar donativos em dinheiro ou em roupas próprias para os soldados. Contém no verso a lista de subscrição dos donativos da supra mencionada Companhia.
Minuta da carta enviada por Ester Norton de Matos a Ana de Castro Osório a acusar a receção do seu bilhete relativo a uma oferta de trabalhos em Torres Novas.
Cópia da carta enviada por Ester Norton de Matos, Presidente da Comissão de Assistência aos Soldados em Campanha, ao Presidente da Sociedade da Cruz Vermelha Portuguesa a solicitar o envio de duas camisolas, dois pares de ceroulas, seis pares de meias de lã, dois pares de luvas, um cachecol e seis lenços, para o voluntário português em França [José de Brito de Mana].
Cópia da carta enviada por Ester Norton de Matos a [Elisa de Freitas Torres Soares] a oferecer a sua disponibilidade para a substituir e se encarregar da sub-comissão da Cruzada das Mulheres Portuguesas, encarregada da correspondência com as nações aliadas e com as colónias portuguesas no estrangeiro.
Cópia da carta enviada por Ester Norton de Matos, Presidente da Comissão de Assistência aos Soldados em Campanha, ao Diretor do Instituto Feminino de Educação e Trabalho a agradecer ao pessoal docente e discente as peças de roupa que pretendiam confecionar para os soldados portugueses em campanha.
Minuta da carta enviada por Ester Norton de Matos a Etelvina Pereira de Eça a solicitar indicação da morada para a arrecadação de três caixotes de maços de tabaco e de seis pares de ceroulas destinados aos soldados portugueses.
Ofício enviado pela Comissão de Assistência aos Soldados em Campanha ao Diretor da Cooperativa Militar a solicitar a colocação da quantia de 270$46 à disposição da Presidente da Comissão Administrativa.
Cópia da carta enviada por Ester Norton de Matos aos compatriotas portugueses a informar a remessa de doze camisolas de lã, vinte e quatro pares de meias de lã, quatro cachecóis de lã cinzenta e de uma caixa com 150 charutos, por intermédio da Sociedade Portuguesa da Cruz Vermelha.
Cópia da carta enviada por Ester Norton de Matos à Sociedade Portuguesa da Cruz Vermelha, a solicitar o envio aos voluntários portugueses em serviço no Exército Francês (António Dias, Ventura dos Santos, José Proença e Mário Mendes dos Santos) dos seguintes artigos: - 12 camisolas de lã; - 24 pares de meias de lã; - 4 cachecóis de lã cinzenta; - 1 caixa com 150 charutos.
1) Cópia da carta enviada por Ester Norton de Matos ao Diretor da Cooperativa Militar a solicitar a entrega ao portador de três caixotes com tabaco e de um volume contendo seis pares de ceroulas. 2) Cópia da carta enviada por Ester Norton de Matos a D. Maria Francisca Machado a informar o envio de três caixotes com 10.050 macinhos de cigarros e de um volume com seis pares de ceroulas.
Minuta da carta enviada por Ester Norton de Matos a Laura de Sousa Martins Furtado a informar o envio da lista de subscrição da "Assistência aos Soldados em Campanha" para os oficiais e sargentos da Escola de aplicação de Engenharia.
Cópia do ofício enviado por Ester Norton de Matos ao Presidente do Conselho de Administração da Companhia dos Tabacos de Portugal a informar a morada necessária para se proceder à entrega dos cigarros oferecidos pela respetiva Companhia.
Cópia do ofício enviado por Ester Norton de Matos, Presidente da Comissão de Assistência aos Soldados em Campanha, ao Diretor da Companhia dos Tabacos a questionar a possibilidade de fabricar dez mil pacotes de cigarros, contendo em cada um deles doze cigarros, até ao final do mês de abril, para os soldados portugueses.
Cópia da circular enviada pela Comissão de "Assistência aos Soldados em Campanha" a solicitar a angariação de donativos para os soldados portugueses e que fossem enviados à Sociedade Portuguesa da Cruz Vermelha, local de arrecadação até que lhes fosse dado destino pela Cruzada das Mulheres Portuguesas. Assina a Comissão: - Ester Norton de Matos (Presidente); - Amélia Leote do Rego; - Assunção Ferreira Simas; - Francisca Mimoso Guerra; - Guida Amaral Reis (Viscondessa de Pedralva); - Joana Gomes Galhardo; - Maria Helena Maia Pinto Torres; - Rita Norton de Matos (Secretária).
Minuta do ofício enviado por Ester Norton de Matos, Presidente da Comissão de Assistência aos Soldados em Campanha, ao Diretor da Cooperativa Militar a agradecer ao sócio da referida Cooperativa pela oferta do cachecol.
Cópia do ofício enviado por Ester Norton de Matos, Presidente da Comissão de Assistência aos Soldados em Campanha, ao Diretor da Casa da Moeda a solicitar informações relativamente aos custos de produção de medalhas com a seguinte gravação: "As Mulheres Portuguesas aos que vão combater pela Pátria", destinadas aos soldados que partissem para campanha.
Cópia do ofício enviado por Ester Norton de Matos à Secretaria Geral da Cruzada das Mulheres Portuguesas a remeter a quantia de 17$00 proveniente de parte das 61 quotas de adesão.
Cópia do ofício enviado por Ester Norton de Matos à Presidente da Comissão Administrativa da Cruzada das Mulheres Portuguesas a remeter a quantia de 17$00 proveniente de parte das 61 quotas de adesão.
Cópia da carta enviada por Ester Norton de Matos a Cândido Sotomaior a agradecer o donativo de cinquenta escudos com que teve a bondade de subscrever para a "Assistência aos Soldados em Campanha".
Cópia do ofício enviado pela Cruzada das Mulheres Portuguesas ao Ministro da Guerra a solicitar indicações para obter informações detalhadas da situação das famílias dos soldados expedicionários portugueses que partiram para as colónias.
Cópia do ofício enviado por Ester Norton de Matos, Presidente da Comissão de Assistência aos Soldados em Campanha, ao Diretor do Instituto Feminino de Educação e Trabalho a solicitar donativos através de prendas que tenham sido manufaturadas pelas alunas do Instituto.
Cópia da carta enviada por Ester Norton de Matos a informar a remessa de uma lista de subscrição para a "Assistência aos Soldados em Campanha".
Cópia do ofício enviado por Ester Norton de Matos a Estefânia Macieira, Secretária-Geral da Cruzada das Mulheres Portuguesas, a sugerir a constituição de uma comissão delegada da Cruzada na cidade de Luanda, em Angola. Anexa a cópia de uma carta dirigida para o Diretor de "A Província" a 22 de dezembro de 1914, referente à constituição de um fundo destinado a socorrer os soldados portugueses na metrópole e de Angola.
Ofício enviado por Ester Norton de Matos a Elzira Dantas Machado, Presidente da Cruzada das Mulheres Portuguesas, a confirmar a sua intenção em comunicar mensalmente as quantias e artigos oferecidos à Comissão de Assistência aos Soldados em Campanha.
Cópia do ofício enviado por Ester Norton de Matos a Etelvina Pereira de Eça a informar a remessa de uma peça de pano oferecida à Cruzada das Mulheres Portuguesas.
Cópia do ofício enviado por Ester Norton de Matos, da Cruzada das Mulheres Portuguesas, a autorizar a entrega ao portador do donativo que subscreveu para a Comissão de Assistência aos Soldados em Campanha.
Cópia do ofício enviado pela Comissão de Assistência aos Soldados em Campanha ao Presidente da Sociedade Portuguesa da Cruz Vermelha a autorizar a entrega aos soldados portugueses da importância da subscrição aberta em Angola.
Cópia do ofício enviado por Ester Norton de Matos, da Cruzada das Mulheres Portuguesas, ao Ministro das Colónias sobre a subscrição que abriu em Angola a favor dos soldados expedicionários portugueses.
Cópia do ofício enviado por Ester Norton de Matos a Mariana Martins Pelayo, secretária da sub-comissão de Alcobaça da Cruzada das Mulheres Portuguesas, a acusar a receção da carta de 22 de abril, agradecendo todo o auxílio prestado. Contém anexado uma nota da roupa que foi para Alcobaça.
Cópia da carta enviada por Ester Norton de Matos a Maria Melo Oliviera sobre a criação da Subcomissão de Amadora de Assistência aos Soldados em Campanha.
Cópia da carta enviada por Ester Norton de Matos a Maria da Conceição Grave Rosa a informar o envio da quantia de vinte escudos, remetidos pelo seu irmão Alferes Miliciano João Grave Rosa.
Minuta do ofício enviado por Ester Norton de Matos à Presidente da Comissão de Propaganda, Ana de Castro Osório, a acusar a receção da carta de 28 de abril e da relação da roupa oferecida pela comissão feminina "Pela Pátria", a qual em nome da comissão de assistência aos soldados em campanha agradece. Informa a remessa à Presidente da Comissão Administrativa, Maria Luísa Braamcamp Freire, a quantia de 8$00 referentes às 50 quotas de adesão.
Cópia da carta enviada por Ester Norton de Matos a João Grave Rosa a acusar a receção da carta de 22 de maio e da quantia de vinte escudos, cuja importância fez remeter à sua irmã Maria da Conceição Grave Rosa.
Cópia da carta enviada por Ester Norton de Matos a Maria Rosa Xavier a questionar a receção de 20$00 enviados pelo seu filho Alberto Pinto Xavier, 2º Sargento de Infantaria 31 da 3ª Companhia Indígena e expedicionário em Moçambique.
Cópia do ofício enviado por Ester Norton de Matos a Álvaro de Castro a informar o envio por parte da Comissão de Assistência aos Militares Mobilizados, de 425 camisolas próprias de climas quentes para os soldados.
Cópia do ofício enviado por Ester Norton de Matos ao General Tamagnini a comunicar o envio pela Comissão de Assistência aos Militares Mobilizados, aos soldados do Corpo Expedicionário Português (CEP), dos seguintes artigos: cachecóis, camisas, camisolas, casacos de peles, ceroulas, coletes, lençóis, lenços, ligaduras, luvas, passe-montagnes, peitilhos, peúgas e punhos de lã.
Cópia da carta enviada por Ester Norton de Matos a Maria da Conceição, a solicitar notícias suas devido à preocupação demonstrada pelo seu filho António Ribeiro da Cunha, 1º cabo nº 94 E da 29ª Companhia Indígena expedicionário a Moçambique, demonstrada num bilhete recebido pela Comissão de Assistência aos Militares Mobilizados.
Cópia do ofício enviado por Ester Norton de Matos à Presidente da Cruzada das Mulheres Portuguesas a dar conta dos principais factos da gerência da Comissão de Assistência aos Soldados em Campanha, de qual era presidente.
Cópia da carta enviada por Ester Norton de Matos à Presidente da Subcomissão de Amadora sobre a recente constituição da supra mencionada comissão destinada à assistência aos soldados em campanha.
Cópia do ofício enviado por Ester Norton de Matos ao Diretor do Depósito Central de Fardamentos a solicitar informações relativamente à qualidade e preços das peças de roupa que pretendia remeter para os soldados que iriam partir para França.
Cópia da carta enviada por Ester Norton de Matos a Etelvina Pereira de Eça a remeter relação dos artigos de roupa angariados pela Comissão de Assistência aos Soldados em Campanha.
Cópia da carta enviada por Ester Norton de Matos a João António a informar a receção de um bilhete postal de Luís Antunes, soldado servente nº 494 da 6ª Bateria de Artilharia de Montanha, expedicionário a Moçambique, o qual dizia não ter recebido notícias da família.
Minuta da carta enviada por Ester Norton de Matos a Maria dos Santos Marques a solicitar a sua presença para levar um bilhete ao Depósito de Fardamento de forma a obter o emprego solicitado.
Cópia da carta enviada por Ester Norton de Matos a Luís Antunes a informá-lo acerca da preocupação demonstrada pela sua irmã Maria da Silva, por não obter notícias suas há mais de três meses.
Cópia do ofício enviado por Ester Norton de Matos a Estefânia Macieira, secretária geral Cruzada das Mulheres Portuguesas, a fornecer os trabalhos e orientação da Comissão de Assistência aos Soldados em Campanha. Anexa os seguintes documentos: 1) Constituição da respetiva comissão; 2) Definição e objetivos; 3) Cópia da ata da 1ª Sessão da Comissão de "Assistência aos Soldados em Campanha".
Circular da Comissão de «Assistência aos Soldados em Campanha» da Cruzada das Mulheres Portuguesas a solicitar donativos em dinheiro ou em roupas próprias para os soldados. Contém no verso a lista para subscrição dos donativos.
Cópia do ofício enviado por Ester Norton de Matos ao Presidente do Conselho de Administração da Companhia dos Tabacos de Portugal a acusar a receção da carta de 13 de abril e a agradecer a oferta de 10.050 pacotes de doze cigarros.
Cópia do ofício enviado por Ester Norton de Matos, Presidente da Comissão de Assistência aos Militares Mobilizados, a agradecer a porção de fio de lã que recebeu [oferecida pela Exploração da Fábrica de Lanifícios de Arroios].
Cópia da carta enviada por Ester Norton de Matos, Presidente da Comissão de Assistência aos Soldados em Campanha, ao compatriota [José de Brito de Mana] a informar o envio por intermédio da Sociedade Portuguesa da Cruz Vermelha, de duas camisolas, dois pares de ceroulas, seis pares de meias de lã, dois pares de luvas, um cachecol e seis lenços.