Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

17 records were found.

Relatório da Comissão de Assistência aos Militares Mobilizados referente ao período entre 9 de março de 1916 e 9 de março de 1917.
Apelo da Comissão de «Assistência aos Soldados em Campanha» da Cruzada das Mulheres Portuguesas, para que todos os portugueses e estrangeiros amigos concorram com donativos para os soldados nos campos de batalha. Assinam os membros da Comissão: - Ester Norton de Matos (Presidente) - Amélia Leote do Rego - Assunção Ferreira Simas - Maria Francisca Abreu e Sousa Guerra - Guida Keil Amaral Reis (Viscondessa de Pedralva) - Joana Gemes Galhardo - Maria Helena Maia Pinto - Maria Correia Monteiro Torres - Rita Norton de Matos (Secretária)
Ordem do Exército n.º 13 (1ª Série), publicado pela Secretaria da Guerra. Destaca-se a Portaria n.º 1.113 com o regulamento do Instituto de Reeducação dos Mutilados da Guerra, fundado em abril de 1917 pela Comissão de Assistência aos Militares Mobilizados, da Cruzada das Mulheres Portuguesas.
Declaração de Maria Dantas Machado em como recebeu de Ester Norton de Matos, Presidente da Comissão de Assistência aos Soldados em Campanha, a roupa que juntamente descreve.
Declaração do Vice-Cônsul de Portugal na Birmânia em como exporta pela empresa Thos. Cook & Son 10.000 charutos e 10.000 cigarros a bordo do S. S. "Burma", para Lisboa via Liverpool, consignado ao Ministro da Guerra.
Recibo do pagamento feito à empresa "Depósito de Tabacos Nacionaess e Estrangeiros de José da Silva Ribeiro: Papeis e phosphoros de todas as qualidades".
Rascunho do relatório dos trabalhos efetuados pela Comissão de Assistência aos Soldados em Campanha, delegada da Cruzada das Mulheres Portuguesas.
Declaração de Maria Francisca Machado em como recebeu de Ester Norton de Matos, Presidente da Comissão de Assistência aos Soldados em Campanha, 10.050 maços de cigarros e seis pares de ceroulas.
Cartões de visita de Ester Norton de Matos, Presidente da Comissão de Assistência aos Militares Mobilizados.
Informação do donativo feito pela Comissão Portuguesa Pró Pátria de Juiz de Fora (Minas Gerais, Brasil), de um cheque de £100, à Cruzada das Mulheres Portuguesas, com destino à Assistência aos Soldados em Campanha.
Recibo da Sociedade Portuguesa da Cruz Vermelha, em como recebeu de Ester Norton de Matos, um volume contendo quatro encomendas com roupas e tabaco para quatro portugueses alistados no exército francês.
Relatório referente à partida para Moçambique do segundo troço de forças expedicionárias, em 4 de junho de 1916, no qual estiveram a bordo senhoras da Comissão de Assistência aos Soldados em Campanha, Ester Norton de Matos, Francisca Abreu Guerra, Maria Monteiro Torres e Rita Norton de Matos. Anexa a relação da primeira remessa de roupa enviada com destino às forças expedicionárias em Moçambique.
Rol dos donativos feitos à Comissão de Assistência aos Soldados em Campanha, com a discriminação dos nomes e dos donativos.
Apontamento para a ata do dia 11 de abril, no que concerne à Comissão de Assistência aos Soldados em Campanha.
Relatório estatístico da Repartição de abonos e assistência aos mobilizados, da Secretaria de Guerra. Contém anexado: 1) Representação gráfica do movimento total de entradas e saídas, atingido no fim de cada mês (ofícios, notas, circulares, telegramas e requerimentos); 2) Representação gráfica do movimento geral de entradas e saídas por mês; 3) Representação gráfica do movimento geral de entradas de notas, ofícios e requerimentos; 4) Representação gráfica do movimento geral de saídas por mês de notas, ofícios e requerimentos; 5) Requerimentos: entradas em cada mês; 6) Blocos comparativos do movimento total da Repartição: número total de ofícios, notas, requerimentos, telegramas e circulares (correspondência entrada e saída); 7) Mapa descritivo do número de pessoas e composição das famílias das praças mobilizadas subvencionadas pela aplicação do Decreto n.º 2498 de 11 de julho de 1916.