Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

45 records were found.

Série de documentos relativos ao Movimento de Unidade Nacional Antifascista (MUNAF), organização clandestina fundada em finais de 1943 e considerada como o primeiro grande movimento unitário antifascista dos anos 40. Foi presidido pelo General Norton de Matos, abrangendo a quase totalidade da oposição: socialistas (União Socialista), republicanos (PRP), comunistas (PCP), católicos, liberais monárquicos, o grupo da Seara Nova, a maçonaria, e ainda personalidades sem filiação partidária. Tinha uma estrutura dual, composto pelo Conselho Nacional e pela Comissão Executiva. Como organização clandestina que era, surgiu a 8 de outubro de 1945, a sua expressão legal denominada de Movimento de Unidade Democrática (MUD), considerada a mais importante e ampla organização legal de unidade antifascista. Foi ilegalizado em abril de 1948 não impedindo o seu acompanhamento e apoio, de julho de 1948 a fevereiro de 1949, à candidatura do General Norton de Matos à Presidência da República.
Opúsculo: MACHADO, BERNARDINO - "O Projecto de Constituição Ditatorial". 5 de outubro de 1932.
Brochura: Julgamento dos Revoltosos monárquicos. Considerações Jurídicas (extracto de «O Primeiro de Janeiro») / A. Alves Medias. - Porto : Imprensa Civilização, 1919.
Sugestões para a organização do Movimento Político de Oposição - Causa Republicana.
Comunicado "Aos Democratas Portugueses!" sobre criação de uma organização oposicionista para concorrer na eleição para Deputados à Assembleia Nacional, em Novembro de 1949.
Poema em quadras, sob o título "Cantares de Cego...", referente à posição de Sá nas eleições presidenciais de 1949.
Poema em quadras, sob o título "A História do "Aviso Prévio"...", referente às eleições presidenciais de 1949.
Texto "A União Nacional", da autoria de Bernardino Machado.
"Homenagem ao General Norton de Matos: Discurso que devia ter sido proferido pelo Professor Dr. Mário de Azevedo Gomes na grande sessão de homenagem ao General Norton de Matos, que depois de ter sido autorizada pelo Governador Civil do Distrito de Lisboa, foi proibida pelo Ministro do Interior."
Artigo: "As muralhas estão ruindo", da autoria de Lucio Pinheiro dos Santos, em especial para o Diário de Notícias (a partir do Brasil).
Exemplar do discurso da autoria do General Norton de Matos, sob o título "Uma conversa política com habitantes do distrito de Aveiro", escrito no período antecedente às eleições legislativas de 25 de novembro de 1953.
Tópicos escritos pelo General Norton de Matos, referentes ao discurso de Sir Stafford Cripps em Chesterfield, a 22 de agosto de 1943, e do artigo do «Times», de 23 de agosto, a propósito do mesmo discurso, sob o título "Peoples and Governments".
Carta de Ernesto Tavares Pimenta ao General Norton de Matos, a remeter a mensagem que dirigiu ao Doutor Oliveira Salazar, Presidente do Conselho, em 31 de outubro de 1953, sobre os assuntos da Fé, Justiça, Liberdade e Amor. Contém um apontamento no verso, de Norton de Matos, onde se lê: "Propaganda política; classe dos desequilibrados; agradeci".
Artigo: "A oposição e o comunismo", nota oficiosa do gabinete do sr. Ministro do Interior com a indicação dos nomes dos membros do Partido Comunista Português (PCP) e do MUNAF (exerciam funções diretivas do MUD ou MUD Juvenil).
Resolução adotada numa reunião de cidadãos americanos de origem portuguesa, realizada em 20 de maio de 1945, no auditório da "New Bedford High School", em New Bedford, Massachusetts, onde se condena e denuncia unanimemente os atos e ações do ditador português, António de Oliveira Salazar.
Bases ou exposição provisória do pensamento do General Norton de Matos sobre o que devia ser o Partido Republicano Liberal Parlamentar e Progressivo (P.R.L.P.P.). Contém uma nota introdutória com os objetivos da formação do partido, união ou agrupamento político.
Protesto do General Norton de Matos, proferido perante o Dr. Veiga Pires, "logo que li a carta que o Prof. Azevedo Gomes lhe escreveu propondo que se fizesse um conluio entre o P.R.P. e os comunistas".
Apontamento do General Norton de Matos sob o título "grupos políticos de Oposição ao Governo", enumerando-os: 1) P.R.P.; 2) O grupo B; 3) O grupo do Porto; 4) e 5) Dois grupos de Coimbra; 6) um grupo na Figueira; 7) O grupo do Prof.; 8) Os comunistas extremos; 9) V. S.; 10) e 11) Dois partidos socialistas; 12) Os monárquicos do F. V.; 13) Os monárquicos integralistas; 14) Os monárquicos liberais; 15) Os poucos do P. R. L. P. P. (2ª República); 16) O Cunha Leal e companhia; 17) O Movimento Nacional Democrático; 18) Oposição Democrática.
Apontamento do General Norton de Matos sobre o jantar em que ficou decidido a organização do Partido Republicano Liberal Parlamentar e Progressivo. Contém duas minutas das cartas enviadas pelo General Norton de Matos a Rodrigo Abreu, Dr. Veiga Pires e Dr. Azeredo Antas (filho), sobre a criação do respetivo partido.
Cópia da Moção apresentada no Porto pelas antigas comissões de freguesia dos Serviços de Candidatura do General Norton de Matos, a reclamar a sua existência como órgão legal da oposição, com a posterior análise e comentário de Francisco Aragão e Melo. Contém também a circular da Comissão Distrital de Lisboa, de março de 1949, sobre a reconstituição do Movimento Nacional Democrático. Novamente, anexa o comentário de Francisco de Aragão e Melo.
"Alguns crimes da ditadura militar e conventual portuguesa: Carta aberta ao exército; armada, aviação; mocidade académica, intelectuais portugueses, e povo trabalhador", por Elisiário Monte Cristo, Oficial Superior do Exército.
Normas a seguir pelas diversas comissões de censura à imprensa, emitidas pelo Governo Civil do Distrito de Coimbra.
Mensagem "À Nação" a propósito da carta enviada pelo Diretor da Arma de Aeronáutica Salvador Alberto du Courtills Cifka Duarte, ao Ministro da Guerra, causando três dias depois a sua demissão. Contém incluso a cópia da carta referente à situação política dos oficiais da Arma de Aeronáutica.
Relatório das decisões tomadas pela Junta Central do Integralismo Lusitano, reunido em 27 de maio desse ano de 1931, com a presença de todos à exceção do círculo de Braga.
Opúsculo: "O Verdadeiro Catecismo: às almas simples e crentes", publicado no Porto a 1930.
Impresso: "Os detractores da Maçonaria", publicado por um Grupo de Liberais, no Porto em agosto de 1927.
Circular: "A Maçonaria" publicado pelo Grupo de Estudos Sociais Pró-Maçonaria, e "O Snr. Ameal", do «Diário do Porto», da autoria de JAF.
Artigo: "O Estado Corporativo", da autoria de Norton de Matos, a comparar o Estado Novo português com o Estado Corporativo Fascista italiano.
Mensagem [à Grande Dieta], da autoria do General Norton de Matos, com críticas ao discurso de Oliveira Salazar de 30 de Julho de 1930 e à constituição da futura União Nacional.
Circular n.º 40 da Junta Directiva da Causa Monárquica sobre a organização dos seus serviços.
Série de medidas contra todas as organizações políticas fascistas e pró-fascistas.
«Fundamento da Ud» [União Democratista], inicialmente elaborado em Lisboa a 5 de outubro de 1943, com dois artigos adicionais datados de 17 de fevereiro de 1949.
"Aos Republicanos de Portugal": dezasseis tópicos sobre a situação política nacional.
Manifesto de Bernardino Machado por todos os republicanos portugueses emigrados em França.