Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

72 records were found.

Parecer sobre os temas da Constituição escrita de 1933.
Livro: CORREIA, General J. Santos - O Nove de Abril e a Primeira Grande Guerra : conferência realizada na Sociedade de Geografia de Lisboa em 9 de Abril de 1953. Lisboa : Separata do Boletim da Sociedade de Geografia de Lisboa, Janeiro a Março de 1954. Contém anexada uma carta de agradecimento do General Norton de Matos ao General Santos Correia.
Diário das Sessões - n.º 191 de 23 de abril de 1949. Assembleia Nacional - IV Legislatura. Sessão n.º 191, em 22 de Abril. Presidente: Exmo. Sr. Albino Soares Pinto dos Reis Júnior
Documentação relativa à condecoração pelo Rei Jorge V de Inglaterra, da Grã-Cruz da Ordem de São Miguel e São Jorge ao General Norton de Matos, em maio de 1917.
Documentos reunidos pelo General Norton de Matos sobre o acordo luso-belga.
Homenagem prestada pelos habitantes do Lépi ao General Norton de Matos, pelo trabalho que desenvolveu naquela região há vinte e três anos.
Documentos relativos à publicação das "Memórias e Trabalhos da Minha Vida", do General José Norton de Matos.
Procuração bastante dada por José Mendes Ribeiro Norton de Matos, General do Exército e residente em Lisboa, à sua mãe Emília da Conceição de Matos Prego, viúva, para que possa em seu nome administrar todos os bens que possui na comarca de Ponte de Lima.
Plano da instrução a dar à sua filha Rita Newton Norton de Matos durante oito anos.
Duplicado do estudo geo-litológico de Angola.
Declaração em como Deolinda Rosa de Matos, da freguesia de Moreira do Lima em Ponte de Lima, recebeu de Domingos José dinheiro para a compra de um novo bilhete para Lisboa, após ter perdido a sua bolsa na estação de Campanhã.
Rol das freguesias e terras pertencentes a José [Mendes Ribeiro Norton de Matos].
Resumo da viagem do superior das missões do interior de Benguela ao Cuanhama em dezembro de 1914 e janeiro de 1915. Recolhe informações relativas ao armamento do soba e à libertação dos presos.
Declaração de João Pereira Ramos Paz em como recebeu de Manuel José de Oliveira uma declaração em nome de José Mendes Ribeiro Norton de Matos sobre a apresentação da sua candidatura a deputado pelo círculo.
Proposta de José Mendes Ribeiro Norton de Matos e Victor Hugo [sic] para que sejam revistas as disposições do artigo 3º, nº 3 e 22, relativas a condecorações nacionais e estrangeiras e à pena de morte.
Proposta de lei pela Comissão de Administração do Serviço de Transportes Marítimos e respetivo parecer de José Norton de Matos.
Minuta do decreto que determina o posto de "corpo do estado-maior" ao Ministro da Guerra, o coronel José Mendes Ribeiro Norton de Matos.
Cópia do requerimento feito por José Mendes Ribeiro Norton de Matos para que lhe seja permitido gozar no estrangeiro um mês de licença e que posteriormente possa seguir no Corpo Expedicionário Português para França a fim de assumir o comando de um batalhão na frente de batalha.
Cópia da proposta de cessação das hostilidades, dando os poderes à Sociedade Portuguesa da Cruz Vermelha, e da apresentação da demissão do governo da presidência interina de José Norton de Matos ao Presidente da República.
Proclamação da Junta Militar, em nome de Gaspar da Cunha Prelada (coronel de infantaria), Artur Maria da Silva Ramos (coronel de engenharia), Jaime Carvalho da Silva (tenente coronel de cavalaria), António A. Solari Alegro (capitão de cavalaria), Aires de Abreu (capitão de artilharia e do Estado Maior).
Requerimento de José Mendes Ribeiro Norton de Matos, coronel do Corpo do Estado Maior e professor reintegrado da cadeira de Geodesia e Topografia no Instituto Superior Técnico, a solicitar gratificação da regência compreendida entre o período de 7 de dezembro de 1917 e 21 de março de 1919.
Guia de licença concedida ao Coronel do Corpo de Estado Maior José Mendes Ribeiro Norton de Matos, após a sua chegada à cidade de Londres. Contém quatro averbamentos referentes ao pagamento de ajudas de custos e às viagens efetuadas por Norton de Matos.
Nota das despesas feitas com a receção dos vencimentos de José Norton de Matos.
Licença concedida pelo Governador Civil do Distrito Administrativo de Lisboa a José Mendes Ribeiro Norton de Matos para trasladação do corpo da sua esposa Ester Newton Pereira Norton de Matos, falecida a 7 de abril de 1941, para o cemitério de Ponte de Lima.
Guia concedida pela Direção dos Serviços da Administração Civil a Custódio da Cunha, de 61 anos de idade, divorciado e natural de Ponte de Lima, filho de Tomás José da Cunha e de Josefa Maria, para que siga viagem da cidade de Luanda para Lisboa a bordo do vapor "Angola", da Companhia Nacional de Navegação.
Requerimento de Alfredo da Cunha Tamegão, com exposição do trabalho militar desenvolvido até 1931, a solicitar auxílio financeiro para as despesas gastas com a saúde.
Lista de vocábulos da letra A, prontos e em preparação, pertencentes à "Enciclopédia Ultramarina Portuguesa" com os respetivos autores.
Boletim Oficial n.º 35 de 1 de setembro de 1951 - I Série. Diretivas no que respeita ao recrutamento de agentes dos serviços públicos para o desempenho de funções nos órgãos da administração em Moçambique.
Informações fornecidas por Rita Norton de Matos ao seu irmão José Norton de Matos sobre a pensão mensal de João José de Barros, de Moreira do Lima.
Companhia de Diamantes de Angola: "Notas para sua Exª. o Ministro do Ultramar relativas às negociações em curso para o aperfeiçoamento dos contratos actualmente em vigor entre o Estado e a Companhia".
Exposição de António de Sousa Maia, Brigadeiro de Aeronáutica, reformado e detido, aguardando julgamento na Casa de Reclusão do G. M. L. (Casa de Reclusão do Governo Militar de Lisboa), dirigida ao Ministro do Exército.
Declaração da entrega de um artigo e de duas fotografias da autoria do General Norton de Matos a Semião Pinto, do jornal «O Primeiro de Janeiro».
Cópia do julgamento do réu Alberto Carlos Rodrigues Ribeiro da Cunha, casado de 43 anos de idade, natural de Aveiro, acusado de de ter dois filhos legítimos dele e de Esmeralda Castro Góis Ribeiro da Cunha quando, na verdade, estava casado com Maria Moreira Ribeiro da Silva.
Texto intitulado "...Todos os países precisam, em determinado momento, de encontrar um Homem e... encontram...", da autoria de Rodrigo Abreu.
Texto sob o título "Dighton Rock - New England's oldest petroglyph: a brief description of the historical monument", por A. de Oliveira Águas. Contém uma observação no verso, em português, sobre a referida Pedra de Dighton.
Apontamentos sobre a importação e exportação ultramarina, especialmente para o mês de fevereiro de 1954, com os respetivos valores.
Texto da autoria do General Norton de Matos intitulado "Tenente Coronel Lello Portella", escrito na ocasião do seu falecimento.
Cópia da carta enviada à imprensa pelo Tenente Eduardo Alfredo Keil Carvalho da Silva, para publicação, em resposta à "Nota Oficiosa" do Ministro da Guerra.
Memorial sobre o subsídio eventual/suplemento dos funcionários do Estado na situação de aposentação ou reforma.
Impressões do General Norton de Matos sobre o livro "Natureza e Função da Literatura" por João Gaspar Simões. Contém um apontamento do General Norton de Matos onde se lê: "Mandei este "desfastio" ao Dr. Basílio depois de lhe introduzir algumas alterações. Ele mostra o meu estado de espírito em abril de 1949".
Minuta das palavras proferidas pelo General Norton de Matos no cemitério de Ponte de Lima, junto da cova de Teófilo Carneiro, a 3 de agosto de 1949 [data do seu falecimento].
Passaporte diplomático concedido ao General Norton de Matos, para circular livremente pelos países de Espanha, França, Bélgica, Suíça e Inglaterra.
Referências para o discurso proferido pelo General Norton de Matos no almoço comemorativo da Primeira Grande Guerra.
Homenagem realizada pela Câmara Municipal de Ponte de Lima ao ex-Ministro Norton de Matos, como "uma das maiores figuras da Republica".
Entrevista dada pelo General Norton de Matos ao Padre Cunha, correspondente do jornal «O Século», em Ponte de Lima a 11 de outubro de 1919.
Campanha dos Limarenses para a homenagem que iria ser promovida pela Câmara Municipal de Ponte de Lima ao General Norton de Matos, na ocasião da comemoração do dia 5 de outubro de 1910.
Circular "Ao Povo dos Arcos" a solicitar ao comércio local o encerramento das suas portas em sinal de júbilo pela visita do Ministro da Instrução, do General Norton de Matos, do Governador Civil, dos senadores tenente-coronel Raimundo Meira e Dr. Ramos Pereira, e do Dr. Queirós Vaz Guedes.
Relação das pessoas que estiveram presentes no jantar de despedida na véspera da ida de Norton de Matos para Angola como Governador Geral, a 16 de maio de 1912.
Cópia da circular expedida aos "principais e mais irrequietos vultos monárquicos, pelo comité da redação do «Liberal» que é administrado pelo Major Montez". Contém o carimbo do Serviço de Informações do Ministério da Guerra.
Informação Série M. N.º 7 com indicações relativas à reunião de Paiva Couceiro no Palace Hotel, e à existência de uma carbonária monárquica organizada, cujo financiamento pertencia à Companhia de Jesus e a principal finalidade consistia em auxiliar a propaganda entre o operariado.
Informação Série M. N.º 6 com indicação relativa ao envio do Sr. Dovgalevsky para Paris pelo Komitern, cuja finalidade consistia em fazer propaganda revolucionária no país. Contém a reprodução da informação de 14 de abril de 1927, como complemento à supra mencionada.
"Manifesto aos Verdadeiros Republicanos", da autoria de João Alves Freire, republicano de 77 anos de idade, morador na estrada de Campolide em Lisboa. Apelo para ser vendido por 2 centavos, cujo produto seria aplicado em auxílio da criação do grande internato infantil que as comissões paroquiais de Lisboa e do país promoviam como homenagem ao grande sábio e patriota Dr. Afonso Costa.
Cópia das opiniões de José Norton de Matos, da esposa Ester Norton de Matos e da filha Rita Norton de Matos, patente no livro de visitantes do Instituto de Reeducação dos Mutilados da Guerra, em Arroios.
Passaporte de José Mendes Ribeiro Norton de Matos, Capitão do Estado Maior e Secretário da Comissão para a Delimitação de Macau, para viajar livremente até Hong Kong.
Requerimento do General Norton de Matos ao Ministro da Guerra a solicitar que seja julgado pelo Conselho Superior de Disciplina do Exército, no intuito de ilibar a sua honra, posta em duvida. Justifica e fundamenta o seu requerimento, com base na moção do deputado António Maria da Silva em que se estabeleceu inquirir os encargos financeiros contraídos em Angola e a aplicação das receitas daquela colónia, inquérito esse que o impedia de seguir para Londres assumir o cargo que ocupava como Embaixador.
Relação das condições impostas pela Câmara Municipal de Ponte de Lima para a distribuição de açúcar fornecido pelo Estado.
A questão de Ambaca: Duelo entre Norton de Matos e Egas Moniz, iniciado após o discurso efetuado pelo último na Câmara dos Deputados a 14 de fevereiro de 1912. Como testemunhas apresentaram-se: Norton de Matos: Alfredo Ernesto de Sá Cardoso, João Pereira Bastos e o médico Dr. F. Gentil. Egas Moniz: António Maria de Azevedo Machado dos Santos, Alexandre José Botelho de Vasconcelos e Sá e o médico Sousa Júnior.
Cópia datilografada do artigo: "Empréstimo e Arrendamento", de Norton de Matos.
Procuração bastante feita por José Mendes Ribeiro Norton de Matos, Capitão do Serviço do Estado Maior, bacharel em matemática pela Universidade de Coimbra, diretor da Repartição de Agrimensura do Estado da Índia e Cavaleiro da Real Ordem de S. Bento de Avis, a nomear como procurador o advogado José Augusto Malheiro para que em seu nome o possa representar na ação que corria entre o constituinte e o seu irmão Tomás Mendes Norton de Matos, ambos autores, e os réus João Francisco Rodrigues de Morais e esposa.
Excerto do livro "David Copperfield" da autoria de Charles Dickens.