Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

54 records were found.

Carta enviada por [Francisco] de Aragão e Melo a Álvaro Pais a informar a entrega que ia fazer de um ramo de flores no túmulo do Soldado Desaparecido a pedido do General Norton de Matos.
Carta enviada por Manuel Rebelo Arruda ao Tenente Almeida Cruz a solicitar a garantia do seu lugar como operador telegrafista na Estação Rádio do Pico do Vigário em Ponta Delgada.
Carta enviada de Londres a J. Scottie, principal gestor do Banco Nacional Ultramarino, sobre o crédito de vinte libras sobre o National Provincial Bank Ltd na conta do General Norton de Matos.
Carta enviada de Lisboa pelo Delegado da Associação Comercial de Luanda em Lisboa ao Ministro das Colónias [João Belo] a informar a suspensão das transações como resultado da má gestão de Angola, principalmente do agravamento de impostos e desvalorização da moeda.
Carta enviada de Lisboa por Goes Pinto a Vicente Ferreira [Alto Comissário em Angola] sobre a importação de milho, a situação da agricultura e comércio, a liquidação de créditos e sobre a questão da moeda em Angola.
Carta enviada de Luanda por Vicente Ferreira [Alto Comissário em Angola] sobre o trabalho feito no que concerne à Moedangola, a nomeação de Ferreira Martins e sobre diversos problemas e dificuldades que estava a enfrentar em Angola, enumerando-os.
Carta de enviada de Boston por A. Branco a Rocha sobre a opinião que tinha acerca de Norton de Matos.
Carta de protesto escrita por António de Sousa Maia, Comandante do G. I. A. P. C., ao Ministro relativamente aos problemas de ordem militar.
Carta de enviada por Azevedo Júnior a Silva sobre um requerimento a ser entregue ao Agente Central das Colónias em Lisboa.
Carta de enviada de Lisboa por Armand Béthune a informar a impossibilidade de o General Norton de Matos entregar o artigo à Société Belge d'Etudes et d'Expansion antes do mês de outubro por motivos de saúde.
Carta do General Paiva de Andrada sobre as vantagens de trabalhar com Villars em Angola.
Carta enviada por Louis Habran ao General J. Machado, administrador delegado da Companhia do Caminho de Ferro de Benguela, a informar a sua intenção em publicar um estudo detalhado da sua empresa.
Carta do General Paiva de Andrada sobre os projetos para Angola.
Carta do General Paiva de Andrada sobre as comparações entre o Congo Belga e Angola.
Extrato de uma carta de António da Costa, comerciante de Benguela, sobre as dificuldades de produzir e vender açúcar.
Ofício de J. Machado ao Governo sobre a redução das tarifas para o transporte de milho a partir de Angola.
Ofício de J. Machado ao Governo sobre a concessão de terrenos ao longo do caminho-de-ferro e sobre o desenvolvimento de indústrias agrícolas e pecuárias no planalto de Benguela. Propõe ainda o estabelecimento pela Companhia de uma quinta experimental.
Carta de Leo Weinthal, do jornal "The African World" a Joaquim Machado a informar o envio de fotografias de Lobito.
Carta de enviada por Manuel Teixeira Gomes, Presidente da República Portuguesa, a Jorge V, Rei do Reino Unido, da Grã-Bretanha e da Irlanda, Imperador das Índias, a informar a nomeação do General José Mendes Ribeiro Norton de Matos como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República Portuguesa em Londres.
Carta de enviada por T. R. Price, da South African Railways and Harbours, ao General Joaquim Machado, Governador de Moçambique, sobre a necessidade de fortalecer a guarda da ponte ferroviária de Komati, sobre a questão do Estado Livre e sobre o alargamento da ferrovia de Prieska para a fronteira alemã, via Upington.
Carta de enviada por Joubert Pienaar ao Ministro das Colónias, sobre a concessão de terrenos em Angola e o pagamento que desejava fazer respeitante ao arrendamento anual de tal concessão.
Carta enviada por Francisco Gomes a Manuel de Oliveira sobre o despacho da caixa da Gemieira.
Cópia de dois telegramas: 1) Telegrama enviado de Lourenço Marques a 20 de outubro de 1917 pelo Governador Geral sobre a preparação da revolução indígena Mocimboa do Rovuma - Newala e a questão dos transportes e o material militar. 2) Cópia do telegrama cifrado enviado por Ministro das Colónias ao Governador Geral de Moçambique sobre a expedição Rovuma.
Carta enviada por F., da Loja Lusíadas nº 388, da Maçonaria Portuguesa, ao Capitão António Augusto Franco, em Lubango.
Carta enviada por J. Machado a Robert Williams a apresentar José Norton de Matos com descrição dos principais cargos ocupados.
Telegrama enviado pelo presidente Lino da Silva a Leote do Rego a solicitar que saúda Norton de Matos em nome da Junta Patriótica de Arroios.
Telegrama enviado por Tovar ao Ministério dos Negócios Estrangeiros a aceitar, em nome do Coronel Norton de Matos, a nomeação para delegado na Conferência de Paz.
Carta enviada por Tovar à Delegação Portuguesa na Conferência da Paz a informar a partida de Norton de Matos e a solicitar adiantamento de 150 libras esterlinas.
Telegrama enviado por Afonso Costa à Legação de Portugal em Londres a comunicar a nomeação de Norton de Matos para delegado à Conferência de Paz.
Telegrama enviado por Couceiro da Costa, Ministro Interino dos Negócios Estrangeiros, à Legação de Portugal em Londres a informar a nomeação de Norton de Matos como membro da Delegação Portuguesa na Conferência da Paz sob presidência do Dr. Afonso Costa.
Carta enviada por Batalha Reis, da Delegação Portuguesa da Conferência de Paz, ao Professor Wyndham [Rowland] Dunstan, diretor do Imperial Institute, a apresentar o Coronel José Norton de Matos.
Carta enviada ao General José Vicente de Freitas a remeter a sua opinião de forma escrita, relativamente à formação de um ministério exclusivamente militar, evidenciando as políticas interna e externa. Contém uma nota de José Norton de Matos, assinada a 15 de dezembro de 1944.
Carta enviada por Roberto Abreu Lima ao diretor do jornal "O Lobito", de Angola, a agradecer a oferta de um exemplar do mencionado jornal de 28 de novembro de 1944, e a manifestar o seu agrado pelo reconhecimento prestado ao General Norton de Matos.
Carta enviada por António Sérgio ao Dr. Jacinto Simões sobre a sua integração no Conselho de Unidade Antifascista.
Cópia da carta enviada por Rodrigo Abreu ao Comandante Jaime Athias a denunciar o Dr. José Luís da Silva Dias, membro da Assembleia Nacional e diretor da Emissora Nacional, por ter comunicado a terceiros o estabelecimento da monarquia, determinando que "o Dr. Fezas Vital seria investido como lugar tenente do futuro rei".
Requerimento de José Luís Rebelo da Silva ao Ministro das Colónias a solicitar a sua promoção a Inspetor Administrativo.
Telegrama enviado por Morais Cabral a Rodrigo Abreu a solicitar a sua representação na homenagem ao General Norton de Matos.
Cópia de uma carta escrita a partir de Paris por Veiga Simões a 21 de dezembro de 1947.
Cópia da carta/artigo enviada por J. Moreira de Campos ao Dr. Armindo Monteiro com o título "Vou atirá-lo da Cátedra abaixo", como resposta ao "Ponto de Honra" publicado no Jornal de Notícias. Debate, defende e expõe as razões que o levaram a subscrever à candidatura do Almirante Quintão Meireles à Presidência da República.
Resposta ao ofício do Patriarcado de Lisboa, em que foi comunicado ao Brigadeiro Ribeiro da Fonseca a dissolução do seu casamento com D. Maria Inês Fragoso Carmona.
Cópia do telegrama cifrado enviado pela Diamang (Companhia de Diamantes de Angola) sobre o aumento de capital por incorporação das reservas.
Cópia do telegrama cifrado enviado pela Diamang (Companhia de Diamantes de Angola) sobre o capital final da companhia, explicitando-o, e sobre a constituição e conservação de reservas nas Sociedades Anónimas.
Cópia do telegrama cifrado enviado pela Diamang (Companhia de Diamantes de Angola) a transmitir uma comunicação da sede da Companhia dirigida ao Governador Geral, acerca das insinuações feitas relativas ao requerimento de Sousa Machado, considerado "atentatório do prestígio da administração pública", e ao aumento de capital da companhia.
Cópia do telegrama cifrado enviado pela Diamang (Companhia de Diamantes de Angola) a transcrever a nota nº 135 da Direção dos Serviços da Fazenda direcionada ao representante da Companhia de Diamantes, sobre os esclarecimentos dados na última sessão do conselho, do projeto de aumento do capital social da Companhia.
Cópia do telegrama cifrado enviado pela Diamang (Companhia de Diamantes de Angola) a informar a proibição dada aos jornais, da publicação da discussão decorrida no Conselho do Governo a respeito da situação da Companhia de Diamantes.
Cópia do telegrama cifrado enviado pela Diamang (Companhia de Diamantes de Angola) a informar a aprovação em Assembleia Geral Extraordinária da Companhia, do aumento do capital por incorporação de reservas e da alteração dos estatutos e concessão de um bónus aos acionistas.
Carta enviada por José Luís Miguens ao administrador sobre a pensão da Grã-Cruz da Torre e Espada, auferida pelo General Norton de Matos.
Cópia do telegrama cifrado enviado pela Diamang (Companhia de Diamantes de Angola) a solicitar transmissão aos jornais de Luanda, do modo de realização do projeto de aumento de capital da supra mencionada Companhia, explicitando-o no telegrama.
Cópia do telegrama cifrado enviado pela Diamang (Companhia de Diamantes de Angola) acerca do plano de aumento de capital da mencionada companhia.
Cópia da carta enviada ao diretor de "A Província de Angola" sobre a declaração dos republicanos referente ao caso da Índia.
Ofício confidencial enviado por José Jorge Ferreira da Silva, chefe do gabinete do Ministério da Guerra, ao Presidente da Comissão Administrativa da Junta Geral do Distrito de Viana do Castelo, Nicolau Joaquim de Barros Bacelar. Faz remeter incluso a nota confidencial n.º 176 da Secção de Estudo dos Processos, sobre a situação do chefe da secretaria da dita Junta Rodrigo Luciano Abreu Lima, com processo pendente no T. M. E. do Porto, por haver tomado parte ativa no movimento revolucionário que eclodiu em Viana do Castelo a 3 de fevereiro de 1927.
Telegrama enviado por Sidónio Pais ao Encarregado de Negócios a informar a impossibilidade de regressar a território nacional.
Cópia da carta de Tomás Mendes Norton, escrita a partir da Casa do Baganheiro na Queijada (Ponte de Lima), sobre a questão da água na Quinta do Bárrio.
1) Cópia da resposta de Ramada Curto à circular do Dr. Adão e Silva, onde convida "os correligionários a tomarem parte na ressureição da Causa Democrática", negando a sua participação. 2) Cópia da carta de Rolão Preto ao Dr. Adão e Silva a responder à circular que lhe foi remetida.