Search results

40 records were found.

Fala de umas segundas provas que perdeu e faz a maquete para o frontispício da separata “À volta da sucessão dinástica”.
Comunica que vai enviar para Famalicão as provas do artigo que escreveu e pergunta se podem fazer separatas.
Agradece a oferta da História de la Universidad de Santiago de Compostela, e pede-lhe para os levar a Braga onde estará no dia 11.
Diz que leu na revista "Gil Vicente" os novos livros recebidos e pergunta se pode ser presenteado com os volumes de Menendez Pelayo História de la poesia hispano-americana e agradece.
Pede-lhe para enviar os livros para lá. Diz-lhe que esteve lá o presidente da Câmara e que podia ter levado os livros. Acrescenta que só pensa ir à casa da Madre de Deus lá para Agosto de modo que gostava de receber agora os livros em Lisboa e que assim que os tiver fará a nota bibliográfica. Pede ainda para lhe enviar o requerimento para ir tratando do assunto relativa a Creixomil.
Agradece a homenagem feita por iniciativa de Manuel Alves de Oliveira.
Felicita os dois animadores da revista "Gil Vicente", e dá os parabéns pelas bodas de ouro da revista. Diz ainda em post-scriptum que pode dispor da "História de la Universidad de Santiago de Compostela", que Manuel Alves de Oliveira faz referência. Tem em anexo a cópia dactilografada da resposta de Manuel Alves de Oliveira, comunicando que lhe oferece os volumes da publicação.
Agradece os votos de boa saúde. Diz que teve em atenção o pedido, mas que a época é difícil devido à economia. Refere-se ao nome de algumas ruas de Guimarães.
Pergunta quem foi o prelado que lhe fez boas referências e diz que vem para a Quinta da Madre de Deus no dia 8.
Pede 50 exemplares da separata, e diz que faz 10 mil reis para venda ao público. Data manuscrita por Manuel Alves de Oliveira.
Pede para que o irmão, logo que receba a carta se ponha em comunicação com Manuel Alves de Oliveira, para que introduza uma modificação no poema, antes do artigo ir para a tipografia.
Devolve as provas de um artigo devidamente revistas, e um postal. Fala de Ruy Galvão.
Envia em anexo um artigo manuscrito sobre a monarquia portuguesa, intitulado ”Esclarecendo”, e pergunta se poderá ficar com separatas.
Fala da contenda entre João Rocha Santos e Alfredo Guimarães, e reflete sobre a sua relação com eles.
Diz que conheceu o rei e a rainha de Portugal, suas majestades pediram que agradecesse aos vimaranenses os votos de parabéns pelo seu casamento. Diz ainda a sua opinião sobre a rainha.
Pede um favor a Manuel Alves de Oliveira, em relação a um lugar no pessoal da Câmara. Tem em anexo um avulso impresso "Bandeiras de Portugal" de Alfredo Pimenta autografado e com a dedicatória para Manuel Alves de Oliveira.
Diz que devolve as provas do seu artigo, convenientemente emendadas, e também envia a maquete do frontispício. Fala ainda do número de exemplares que pretende.
Diz que recebeu a recomendação de Manuel Alves de Oliveira, e vai ver o que pode fazer. Recebeu as provas para a revista "Gil Vicente", que devolverá na semana seguinte. Tem anexo um impresso sob o pseudónimo Frondélio Vimaranense, com a “Carta aos estudantes de Guimarães".
Pede o favor de lhe enviar uma ficha de inscrição quando forem as inscrições.
Comenta um trabalho de Manuel Alves de Oliveira a publicar na revista "Gil Vicente", e despede-se dele.
Refere que segue no correio alguns exemplares da sua conferência de Braga, sobre Junqueiro. Tem anexo a cópia da resposta de Alves de Oliveira a acusar a receção das cartas de Alfredo Pimenta e a conferência sobre Junqueira e a informar que também assistiu à inauguração do estádio 28 de Maio, em Braga.
Diz que recebeu os dois volumes de Menendez Pelayo e agradece. Recebeu também o requerimento para a direção Geral do Ensino Superior e pergunta a Alves de Oliveira se dia 28 vai a Braga à inauguração do estádio.
Diz que acaba de receber as provas do seu artigo, mas pede também os originais para poder fazer as correções.
Diz-lhe que falta uma carta, mas que lhe vai enviar já o original para poder ir para composição. Pede ainda 60 ou 70 separatas para ofertas pessoais.
Diz que mandou diretamente para Famalicão as provas do seu trabalho sobre Eugénio de Castro.
Envia uma página com cortes da censura, agora levantados e pergunta se ainda vai a tempo.
Diz que não obriga ninguém a concordar com ele, mas quer que reconheçam a sua sinceridade. Fala do caso de António Sardinha, do caso do conceito real.
Devolve as provas do seu trabalho. Diz que é um insatisfeito em relação ao seu trabalho, mas que agora o poema fica definitivamente assim. Dá ainda indicações sobre a capa e pede 50 separatas.
Devolve as provas revistas. Pede ainda que o poema saia com a sua autografia e diz que envia a maquete da capa das separatas.
Diz que acaba de receber as provas da [Estylistica], contudo solicita os originais.
Diz que quando mandou as provas e não reparou que não juntou a maquete da separata, por isso envia-a agora. Não pede 100 separatas mas 50.
Pergunta se o seu artigo ainda não está impresso, pois deseja que lhe reponham o texto integral, sem os cortes da censura. Tem anexo duas folhas impressas com as provas da revista Gil Vicente e por baixo a anotação manuscrita “Cortes da censura”.
Agradece os parabéns que lhe enviaram pelos anos e os votos de Boas Festas.