Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

49 records were found.

Contém os seguintes documentos: Cópia do ofício do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, João Rocha dos Santos, solicitando ao Diretor-Conservador do Museu Regional de Alberto Sampaio informações sobre: a) A identidade do proprietário da publicação Estudos do Museu de Alberto Sampaio; b) O preço global do 2.º tomo da referida publicação; c) O destino da receita proveniente da venda dos exemplares. Ofício do Diretor-Conservador do Museu Regional de Alberto Sampaio, Alfredo Guimarães, que acompanha o envio de um exemplar do 2.º tomo da publicação Estudos do Museu de Alberto Sampaio ao Presidente da Câmara Municipal de Guimarães. Cópia do ofício do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, João Rocha dos Santos, felicitando o Diretor-Conservador do Museu pela publicação do 2.º tomo dos Estudos do Museu de Alberto Sampaio e agradecendo o envio do exemplar. Ofício do Diretor-Conservador do Museu Regional de Alberto Sampaio, Alfredo Guimarães, agradecendo ao Presidente da Câmara Municipal de Guimarães as felicitações relativas à publicação do 2.º tomo da coleção Estudos do Museu de Alberto Sampaio.
Conjunto documental composto pelos seguintes documentos: Ofício da Comissão do Inventário e Beneficiação da Pintura Antiga acusando a receção do quadro Pentecostes para tratamento de restauro. Solicita ainda a elaboração do respetivo auto de depósito, uma vez que este não foi efetuado aquando da entrega da obra pela Câmara Municipal de Guimarães, em março de 1931. Ofício do Diretor-Conservador do Museu Regional de Alberto Sampaio, Alfredo Guimarães, dirigido ao Presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Guimarães, solicitando a liquidação da quantia de 1.074$10 referente ao restauro do quadro Pentecostes, propriedade do município. Carta do senhor Alfredo Guimarães ao Presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Guimarães, solicitando que não esqueça de apresentar o seu ofício na respetiva secção. Ofício do Diretor-Conservador do Museu Regional de Alberto Sampaio, Alfredo Guimarães, comunicando ao Presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Guimarães o regresso do quadro Pentecostes, restaurado pelo artista Luciano Freire, em substituição do seu falecido mestre Fernando Mardel, e solicitando que seja exarado o auto de depósito do referido quadro pelo município.
Conjunto documental composto pelos seguintes documentos: Ofício de Alfredo Guimarães, diretor do Museu Regional de Alberto Sampaio, dirigido ao Presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Guimarães, informando ter tido conhecimento da existência, na secretaria da Câmara Municipal, de um cálice em metal de estilo renascentista, e solicitando o seu depósito no museu, por se tratar de uma peça representativa de um período artístico pouco documentado na cidade. Auto de entrega, por parte da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Guimarães, ao Museu Regional de Alberto Sampaio, a título precário, do quadro a óleo "A Beira Lima", da autoria do pintor Abel Cardoso, e de um cálice de prata lavrada de estilo renascentista, com as respetivas patena e colher.
Informa sobre o início dos trabalhos de inventário dos bens artísticos depositados pela Câmara Municipal de Guimarães no Museu Regional de Alberto Sampaio.
Envia a folha de pagamento do subsídio anual de 9.600$00 concedido, em janeiro, ao Museu Regional de Alberto Sampaio.
Menciona o aumento das despesas do Museu Regional de Alberto Sampaio, nomeadamente com os consumos de água e telefone, e solicita um acréscimo de 1.000$00 no subsídio concedido, com o objetivo de manter o equilíbrio financeiro e a normalidade da vida administrativa do museu.
Informa sobre a inexistência histórica de uma praça pública junto à cerca do Convento de Santa Clara destinada ao edifício dos Paços do Concelho, Tribunal Judicial e outras repartições públicas. Descreve a delimitação da cerca do convento desde o século XVI até à atualidade: a nascente pela muralha, a norte pela rua do Sabugal — incluindo as atuais ruas D. Nuno Álvares Pereira e de Serpa Pinto —, a poente pelo próprio edifício do convento e a sul pelas hortas dos priorados da Colegiada. Ressalva a possibilidade de que os terrenos onde hoje se situam os chamados "Novos Paços do Concelho" tenham pertencido, até 1834, à comunidade das Clarissas de Guimarães, mas sem jamais integrarem a área legitimamente designada por “cerca do convento”.
Discrimina os valores que a Câmara Municipal de Guimarães concedeu ao Museu de Alberto Sampaio, desde 1 de janeiro de 1939 a 31 de Maio de 1943.
Contém recibos e notas de pagamento respeitantes a diversas despesas efetuadas durante o ano de 1943, incluindo gastos com serviços de correio e telégrafo, aquisição de estrumes, panos, sabão, despesas de transporte e reparações de objetos.
Solicita a quantia de oitocentos escudos da verba atribuída ao Museu Regional de Alberto Sampaio, destinada ao pagamento de aquisições artísticas e aos vencimentos de dois funcionários.
Solicita a quantia de dois mil e quinhentos escudos da verba atribuída ao Museu Regional de Alberto Sampaio, destinada ao pagamento de diversas aquisições artísticas e aos vencimentos de dois funcionários.
Reitera o pedido formulado no ofício de 30 de setembro de 1941, solicitando autorização para que a montagem do altar, propriedade da Câmara Municipal e, anteriormente, colocado na extinta Capela de S. Jorge, no Largo João da Mota Prego, seja realizada por conta da Câmara Municipal.
Conjunto documental composto pelos seguintes documentos: Ofício do Diretor-Conservador do Museu Regional de Alberto Sampaio, Alfredo Guimarães, dirigido ao Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, solicitando a importância de 2.000$00 para liquidação de contas relativas a aquisições artísticas, expediente e ordenados do pessoal assalariado. Cópia do ofício do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, João Rocha dos Santos, dirigido ao Diretor-Conservador do Museu Regional de Alberto Sampaio, solicitando a indicação do valor das importâncias necessárias para pagamento de expediente e funcionários do museu nos meses de outubro, novembro e dezembro de 1943. Ofício do Diretor-Conservador do Museu Regional de Alberto Sampaio, Alfredo Guimarães, dirigido ao Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, alertando para a necessidade de garantir as despesas indispensáveis à sustentação e decoro do museu, propondo a inclusão de verbas no orçamento municipal. Cópia do ofício do Chefe da Secretaria da Câmara Municipal de Guimarães, Artur Merlim Nobre, dirigido ao Diretor-Conservador do Museu Regional de Alberto Sampaio, solicitando uma nota das importâncias a despender no ano de 1944. Cópia do ofício do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, João Rocha dos Santos, comunicando ao Diretor-Conservador do Museu Regional de Alberto Sampaio a fixação do valor do subsídio a conceder ao museu.
Contém os seguintes documentos: Ofício do Subdiretor do Secretariado da Propaganda Nacional, António Eça de Queiroz, dirigido ao Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, solicitando o envio de todos os elementos relativos à obra realizada pelo Governo da Revolução Nacional, nos últimos anos, no domínio da cultura, com vista à Exposição Cultural do Estado Novo, a inaugurar a 28 de abril de 1943. Cópia do ofício do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, remetendo ao Diretor-Conservador do Museu Regional de Alberto Sampaio o ofício referido no ponto anterior. Ofício do Diretor-Conservador do Museu Regional de Alberto Sampaio, Alfredo Guimarães, informando o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães da intenção de organizar o mapa de toda a ação protetora do município relativamente à consolidação do Estado.
Contém recibos e notas de pagamento respeitantes a diversas despesas efetuadas durante o ano de 1942, incluindo gastos com serviços de correio e telégrafo, aquisição de estrumes, panos, sabão, despesas de transporte e reparações de objetos.
Contém recibos e notas de pagamento respeitantes a diversas despesas efetuadas durante o ano de 1941, incluindo gastos com serviços de correio e telégrafo, aquisição de estrumes, panos, sabão, despesas de transporte e reparações de objetos.
solicita a quantia de sesicentos escudos da verba atribuída ao Museu Regional de Alberto Sampaio, destinada ao pagamento de ordenados e aquisições artísticas.
Contém recibos e notas de pagamento respeitantes a diversas despesas efetuadas durante o ano de 1940, incluindo gastos com serviços de correio e telégrafo, aquisição de estrumes, panos, sabão, despesas de transporte, reparações de objetos e vencimentos de funcionários.
Solicita a quantia de quinhentos escudos da verba atribuída ao Museu Regional de Alberto Sampaio, destinada ao pagamento de ordenados e aquisições artísticas.
Solicita autorização para organizar e realizar um trabalho de inventariação do património escultórico medieval e renascentista, abrangendo a recolha de documentação fotográfica e crítica.
Solicita que a dotação orçamental a conceder, no ano de 1945, ao Museu Regional Alberto Sampaio seja equiparada ao valor de 20.000$00 atribuído ao Arquivo Municipal de Guimarães.
Contém informação relativa à deliberação tomada em reunião ordinária de 4 de maio de 1943, referente ao depósito no Museu Regional de Alberto Sampaio de uma medalha comemorativa das Festividades Centenárias de 1940, oferecida pelo Secretário da Propaganda Nacional
Ofício do Diretor-Conservador do Museu Regional de Alberto Sampaio, Alfredo Guimarães, dirigido ao Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, solicitando que as contas relativas à gerência dos dinheiros municipais recebidos pelo museu nos anos de 1931, 1940, 1941, 1942 e 1943, atualmente arquivadas no museu, sejam entregues com a máxima brevidade à Câmara Municipal.
Solicita indicação dos nomes dos empregados, do guarda noturno, do serviçal da limpeza e do custo de fornecimento elétrico, para proceder à autorização do pagamento.
Solicita o apoio dos jardineiros municipais para a manutenção e cuidado dos jardins anexos ao claustro do Museu Regional Alberto Sampaio.
Conjunto documental composto pelos seguintes documentos: Cópia do ofício do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, João Rocha dos Santos, dirigido ao Diretor-Conservador do Museu Regional de Alberto Sampaio, solicitando informações detalhadas sobre a compra do Altar de Talha Dourada que pertenceu ao Asilo de Santa Estefânia. Ofício do Diretor-Conservador do Museu Regional de Alberto Sampaio, Alfredo Guimarães, dirigido ao Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, informando que o Altar de Talha Dourada, pertencente ao Asilo de Santa Estefânia, foi adquirido pela quantia de 1.200$00, valor pago com o subsídio concedido pela Câmara Municipal ao Museu.
Conjunto documental composto pelos seguintes documentos: Cópia do ofício do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, João Rocha dos Santos, dirigido ao Diretor-Conservador do Museu Regional de Alberto Sampaio, solicitando que este se encarregue da reprodução dos clichés existentes no museu, para que a Câmara possa colaborar na publicação Portugal Maravilhoso, das Edições Universo, Lda., de Lisboa. Ofício do Diretor-Conservador do Museu Regional de Alberto Sampaio, Alfredo Guimarães, dirigido ao Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, acompanhando 19 provas fotográficas destinadas à publicação Portugal Maravilhoso.
Solicita a confirmação do subsídio de 5.000$00 para a publicação do 3.º tomo da coleção Estudos do Museu de Alberto Sampaio.
Ofícios do Diretor-Conservador do Museu Regional de Alberto Sampaio, Alfredo Guimarães, dirigido ao Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, informando que obteve autorização superior para a utilização direta do altar de prata, proveniente da Batalha de Aljubarrota, na cerimónia de 14 de agosto de 1945, a realizar no Padrão do Salado. Comunica também a recusa da exposição do “pelote” para a mesma cerimónia.
Conjunto documental constituído pelos seguintes documentos: Ofício do Diretor-Conservador do Museu Regional de Alberto Sampaio, Alfredo Guimarães, dirigido ao Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, solicitando instruções para a entrega das contas relativas à administração dos dinheiros municipais atribuídos ao Museu nos anos de 1939 a 1943, e requerendo um prazo para a apresentação do inventário dos objetos de arte adquiridos com os referidos subsídios. Ofício do Diretor-Conservador do Museu Regional de Alberto Sampaio, Alfredo Guimarães, acusando a receção, por parte do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, dos seguintes objetos de arte, depositados no Museu, de acordo com o artigo nº. 2 do decreto nº 21514, de 26 de junho: Uma cruz de cobre com decoração marginal do "tetramorfos", obra peninsular do século XIII; Uma imagem em calcário policromado representando Nossa Senhora, obra gótica nacional do século XV; Uma imagem representando um apóstolo, em calcário policromado, obra de Coimbra do século XVI.
Solicita confirmação do subsídio no valor de 5.000$00 destinado à publicação do 3.º tomo da coleção Estudos do Museu de Alberto Sampaio.
Contém recibos e notas de pagamento respeitantes a diversas despesas efetuadas durante o ano de 1939, incluindo gastos com serviços de correio e telégrafo, aquisição de estrumes, panos, sabão, despesas de transporte e reparações de objetos.
Contém comunicação informando que a casa editorial Litografia Nacional, do Porto, procedeu à entrega dos exemplares do primeiro número da publicação Estudos do Museu de Alberto Sampaio, solicitando o respetivo pagamento direto à referida empresa, no montante de cinco mil escudos.
Contém recibos e notas de pagamento respeitantes a diversas despesas efetuadas durante o ano de 1944, incluindo gastos com serviços de correio e telégrafo, aquisição de estrumes, panos, sabão, despesas de transporte e reparações de objetos.
Contém os seguintes documentos: Ofício do Diretor-Conservador do Museu Regional de Alberto Sampaio, Alfredo Guimarães, comunicando ao Presidente da Câmara Municipal de Guimarães a visita do Diretor dos Monumentos Nacionais, que, após vistoriar o edifício da Casa do Priorado, lhe transmitiu que o assunto da pavimentação desse edifício lhe estava confiado e que o iria estudar, de modo a não prejudicar o funcionamento do Museu. Ofício do Diretor-Conservador do Museu Regional de Alberto Sampaio, Alfredo Guimarães, dirigido ao Diretor da Fazenda Pública, informando que a Câmara Municipal de Guimarães possui importantes depósitos artísticos e materiais no Museu, e solicitando autorização para a pavimentação do andar superior do edifício. Ofício do Diretor-Conservador do Museu Regional de Alberto Sampaio, Alfredo Guimarães, comunicando ao Presidente da Câmara Municipal de Guimarães o conteúdo das mensagens dirigidas às Direções-Gerais dos Monumentos Nacionais e do Ensino Superior e das Belas Artes, solicitando a urgente paralisação dos trabalhos de pavimentação anteriormente referidos.
Regista a listagem dos bens móveis pertencentes à Câmara Municipal de Guimarães, depositados no Museu Regional de Alberto Sampaio. Contém a identificação individual dos objetos, com indicação do tipo de bem e do valor monetário do bem. Assinatura de Alfredo Guimarães.
Contém os seguintes documentos: Ofício do Diretor-Conservador do Museu Regional de Alberto Sampaio, Alfredo Guimarães, dirigido ao Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, remetendo dois documentos trocados entre o Museu e a Direção-Geral do Ensino Superior e das Belas Artes, relativos à aquisição de livros de contabilidade que deverão ser fornecidos pela Câmara Municipal, nos termos dos documentos n.º 1 e n.º 2. Cópia do documento I, que especifica os livros necessários à contabilidade do Museu: “Contas correntes com as dotações orçamentais” (modelo n.º 687), “Registo diário de faturas e outros documentos de despesas efetuadas” (modelo n.º 688) e “Caderno de requisições” (modelo n.º 689). Cópia do documento II, emitido pela Direção-Geral do Ensino Superior e das Belas Artes do Ministério da Educação Nacional, esclarecendo que compete à Câmara Municipal de Guimarães subsidiar o Museu Regional de Alberto Sampaio com a verba por ela anualmente votada para despesas de conservação do edifício, salvaguarda dos objetos expostos e demais encargos de funcionamento.
Auto de entrega da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Guimarães ao Museu Regional de Alberto Sampaio, a título precário, de três tinteiros e três areeiros de prata, datados dos reinados de D. Filipe, com as armas reais e a imagem de Nossa Senhora da Oliveira com o Menino ao colo. Dois dos areeiros estão gravados com a data de 1603 e o terceiro com a data de 1630. As peças foram oferecidas ao município pelos Duques de Bragança.
Solicita a cedência da camioneta da Câmara para o transporte de pedra destinada à conclusão das obras no ângulo sul do edifício dos Paços dos Duques de Bragança.
Conjunto documental composto pelos seguintes documentos: Cópia do ofício do Chefe da Secretaria da Câmara Municipal de Guimarães, Artur Merlim Nobre, dirigido ao Diretor-Conservador do Museu Regional de Alberto Sampaio, solicitando a elaboração, com a máxima brevidade, de uma relação completa de todos os objetos e obras de arte pertencentes à Câmara Municipal de Guimarães, com indicação do preço de compra e do valor atribuído na altura. Cópia do ofício do Chefe da Secretaria da Câmara Municipal de Guimarães, Artur Merlim Nobre, dirigido ao Diretor-Conservador do Museu Regional de Alberto Sampaio, reiterando o pedido para a rápida elaboração da relação mencionada e informando que se encontra em pagamento o subsídio concedido ao Museu. Ofício do Diretor-Conservador do Museu Regional de Alberto Sampaio, Alfredo Guimarães, dirigido ao Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, informando que uma relação anterior dos objetos e obras de arte pertencentes à Câmara Municipal foi entregue em tempos, mas se perdeu; assegura, contudo, que irá elaborar e entregar nova relação.
Ofício informando sobre a oferta efetuada por Jaime da Cunha Guimarães de uma escultura em calcário policromado, datada do século XIV, representando São Pedro. De acordo com o estabelecido pelo donatário, a escultura passa a integrar o património municipal. Despacho do Presidente da Câmara a agradecer a oferta.
Ofício do Diretor-Conservador do Museu Regional de Alberto Sampaio, Alfredo Guimarães, dirigido ao Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, dando conhecimento da aquisição do altar de talha dourada do tipo “Rocaille”, anteriormente propriedade do Asilo de Santa Estefânia. Solicita o restauro da peça. Inclui, ainda, informação do chefe da secretaria sobre os subsídios atribuídos ao Museu.