Search results

519 records were found.

Agradece os livros e informa que se vai mudar para a sua casa em S. Paio de Arcos, Braga.
Dá informações sobre o sindicato. Explica as razões pelas quais não enviou o artigo sobre o livro de Hipólito Raposo. Tece comentários sobre política nacional.
Informa-o sobre a direção do Sindicato e sobre o Regulamento. Fala de Almeida da Rocha e do seu artigo sobre Hipólito Raposo. Tece comentários sobre política nacional.
Informa que tem a "Bibliografia" [Aubrey] Bell para publicar e que as referências ao livro de Hipólito estão paradas. Refere-se à aprovação do novo Regulamento do Sindicato. Comenta os cortes da censura em alguns artigos. Tece comentários críticos à Assembleia Nacional.
Presta informações sobre os sindicatos e declara que enviará um artigo para a "Gil Vicente".
Pede desculpas pelo atraso da remessa das provas tipográficas. Tece comentários relativos à permuta da "Gil Vicente" com revistas espanholas, aos seus artigos para a mesma revista e à política nacional.
Tece comentários relativos à "Gil Vicente" e aos artigos que envia, bem como aos que vai enviar para a referida revista. Comenta as notícias sobre política nacional.
Refere-se à publicação de artigos seus na revista "Gil Vicente", à permuta da desta com o "Correio do Minho" e ao Sindicato.
Tece comentários relativos à nova série da "Gil Vicente", aos artigos que envia, bem como aos que vai elaborar. Comenta as notícias sobre política nacional. Assume autoria do artigo do livro do Fidelino.
Refere-se à publicação de seu artigo sobre Fidelino na revista "Gil Vicente" e ao ao "Correio [do Minho]". Tece comentário sobre os artigos do Unanuno, do W. Fernandez Florez e do Maeztu e sobre o Horácio e o Tomás Colaço. Pergunta se lhe interessam as traduções do [Aubrey] Bell.
Tece comentários acerca das provas tipográficas do seu artigo e sobre a Causa Monárquica.
Refere-se à revista "Gil Vicente" e aos seus artigos para publicação na referida revista. Tece comentários alusivos à política nacional.
Tece comentários relativos aos seus artigos referentes ao Hipólito e ao Fidelino. Crítica o novo diretor de um jornal. Refere-se à autorização para o Sindicato.
Informa sobre as provas do seu artigo e sobre o envio do seu artigo "Cartas". Refere-se à publicação dos trabalhos de [Aubrey] Bell sobre "Damião de Góis". Declara que a "Gil Vicente" deveria manter-se independente.
Refere-se ao seu artigo "Cartas", à independência da revista "Gil Vicente", à referência do "Bandarra" e à revista galega "Nós".
Refere-se às revista "Portucale", "Bandarra" e "Gil Vicente". Tece comentários sobre política nacional.
Pede para não se esquecer de enviar ao Fidelino a "Gil Vicente" com a conclusão do seu artigo sobre "Progresso". Refere as alterações ao seu plano de colaboração para a "Gil Vicente". Transmite o convite para colaborar no "Correio [do Minho]". Tece comentário sobre política nacional.
Lamenta que Manuel Alves de Oliveira não queira colaborar no "Correio [do Minho"]. Tece comentários sobre o artigo de Alfredo Pimenta intitulado "Excomungado". Pergunta se leu o artigo de Augusto Costa publicado no jornal "Bandarra".
Refere que a comemoração do 4.º centenário vicentino não correu muito bem e que junta a carta para América, bem como a nota dos livros e nótula bibliográfica. Tece comentários sobre a entrevista de D. Duarte.
Tece comentários relativos à comemoração do 4.º centenário de Vicentino e ao Sindicato. Elogia o Rui Galvão.
Refere-se à visita de Manuel Alves de Oliveira, às provas tipográficas do seu artigo "Cartas" e ao envio dos exemplares da "Gil Vicente" para os endereços que lhe deu. Pede opinião sobre as comemorações do centenário vicentino.
Informa sobre o envio das referências do livro de Reynold e das cartas do [Alberto] Sampaio. Tece comentários alusivos ao prefácio do [Almeida] Braga e ao seu livro sobre a rainha [Maria Francisca de Sabóia]. Enuncia as razões pelas quais declinou o convite para colaborar no "Correio do Minho".
Refere que envia o ensaio sobre a Madeira e pede para quando mandar provas tipográficas, remeter também o original. Informa sobre o envio das nótulas aos livros.
Pergunta se tem que preencher o questionário. Refere que vai tentar escrever com mais regularidade para a "Gil Vicente". Informa que o ministro autorizou a edição dos "Estudos Vicentinos" e da "Lenda Arturiana"
Tece comentários relativos ao seu livro sobre a rainha [Maria Francisca de Sabóia]. Pede para publicar as nótulas à coleção "Textos Literários" e ao "Ocidente". Refere-se ao seu trabalho sobre o descobrimento da Madeira.
Comunica que logo que lhe seja possível ler os livros que tem, escreverá as nótulas que irá enviando. Esclarece-o sobre a publicação do seu trabalho ["História do] Descobrimento" e do manuscrito de Saint-Romain.
Refere-se à publicação do seu artigo "História do Descobrimento" na revista "Gil Vicente". Manifesta vontade de ir visitar Alfredo Pimenta à Madre de Deus.
Refere o envio das nótulas para publicação na "Gil Vicente". Tece comentários sobre Alfredo Pimenta e sobre as elites culturais portuguesas, a propósito de um "Caso" em Braga. Declina o convite para o ir visitar à Póvoa e participa que em setembro talvez se desloque a Guimarães.
Tece comentários relativos ao [Aubrey] Bell e ao seu livro sobre a rainha [Maria Francisca de Sabóia]. Pede uma pesquisa sobre a existência de algum retrato inédito de D. Afonso VI, do infante D. Pedro, da rainha Maria Francisca e do Conde de Castelo Melhor.
Tece comentários relativos ao seu livro sobre a rainha [Maria Francisca de Sabóia]. Pede que envie o último número da "Gil Vicente" para o Manuel Anselmo. Refere-se à publicação na "Gil Vicente" das nótulas sobre o livro de Cardine e da coleção "Textos Literários".
Refere-se às gravuras para o número da revista "Gil Vicente" dedicado a Gil Vicente e à impressão da referido revista na tipografia do "Correio do Minho".
Declara que Manuel Alves de Oliveira pode contar com as gravuras para o número da revista "Gil Vicente" dedicado a Gil Vicente.
Informa que a sua visita a Guimarães será, provavelmente em setembro. Refere que vai visitar Alfredo Pimenta a seu convite.
Refere-se à publicação do seu artigo "História do Descobrimento", na revista "Gil Vicente", e à impressão do seu livro sobre a rainha [D. Francisca de Saboia]. Tece comentários relativos à edições Gama e à Pro-Domo. Informa que no seu regresso a Braga mandará as nótulas.
Informa que envia o questionário preenchido e as provas do artigo, cuja transcrição agradece. Refere-se o envio de publicações americanas.
Refere-se ao envio das referências, para publicação na "Gil Vicente" e dos livros. Tece comentários relativos à impressão do seu livro sobre a rainha [D. Maria de Saboia] e ao João de Neiva.
Fala da referência bibliográfica do livro de Reynold e do Hipólito [Raposo]. Tece comentários sobre o andamento do seu livro sobre a rainha [D. Maria Francisca de Saboia] e sobre o livro de [Almeida] Braga. Enumera os motivos pelos quais não vai responder ao "Além". Comenta a saída do Mário Cardoso da Sociedade Martins Sarmento.
Refere-se à publicação de alguns passos na "Gil Vicente" do manuscrito relativo à rainha [Maria Francisca de Sabóia] e à devolução do SPN do manuscrito da "Bibliografia Portuguesa". Informa sobre a sua "Gramática Inglesa".
Refere que a nótula sobre o "Calcanhar [do Mundo"] ainda não está concluída. Pede para remeter ao Domingos Barreira, à Livraria Latina, do Porto, e ao Câmara Reys um exemplar da "Gil Vicente". Declara que ainda não tratou da "Bibliografia [Portuguesa"], que está a remodelar a "Gramática Inglesa" e que depois irá tratar dos "Descobrimento da Madeira".
Refere-se à publicação do seu livro sobre a rainha [Maria Francisca de Sabóia], do livro "Damião de Góis" e da nótula referente ao livro "Calcanhar do Mundo". Informa-o sobre plano de trabalhos.
Tece comentários alusivos à sua deslocação a Guimarães, às referências bibliográficas que pretende fazer de alguns livros, à republicação na "Gil Vicente" do seu ensaio sobre o descobrimento da Madeira e ao livro do Alm[eida] Braga.
Sugere que peça às edições da Agência Geral das Colónias, bem como à "Inquérito" e a George West, as sua publicações.
Informa que pode mandar mais livros para nótulas e fala do livro que está a escrever. Pergunta a opinião a Manuel Alves de Oliveira acerca da atitude do governo português em relação ao caso de Timor e à estratégia do paquete "João Belo".
Faz referência às nótulas aos livros e aos exemplares da separata do seu trabalho. Declara que a "Latina" promete, mas não envia os livros e que está em negociações para a edição da sua "Gramática [Inglesa"].
Refere a oferta dos livros de Narciso de Azevedo e do Vernex. Informa que remete os volumes que a "Editorial Ele” lhe enviou.
Declara que envia mais nótulas. Pede para pedir ao Tavares Martins livros. Refere-se à publicação do "Descobrimentos [da Madeira"], bem como às respetivas separatas.
Declara que envia as provas tipográficas. Faz referência ao envio de livros das editoras "Tavares Martins" e da "Clássica" e à separata do "Descobrimento [da Madeira"].
Refere a que vai enviar umas nótulas e sugere que escreve ao Álvaro Pinto a pedir a remessa de livros para a "Gil Vicente". Informa que leu o livro do Narcizo de Azevedo e que vai escrever a referência.
Refere que envia a nótula sobre o "Calcanhar [do Mundo"] e pede para enviar livros para fazer as respetivas nótulas.
Agradece-lhe as gentilezas aquando da sua visita a Guimarães e convida-o para o ir visitar a Braga. Informa que envia a fotografia do Sardinha.
Informa que brevemente enviará as nótulas de alguns livros e pede para enviar o último número da "Gil Vicente" ao Joaquim Paço d' Arcos. Tece comentários sobre o livro que está a escrever. Solicita que saiba quem lhe ofereceu o volume com cartas de Alberto Sampaio para lhe agradecer.
Pergunta se recebeu os dois livros e a crítica ao "Calcanhar [do Mundo"]. Pede mais livros para fazer as respetivas críticas.
Refere-se ao livro que está a escrever, ao envio as provas tipográficas, bem como ao artigo do coronel Ferreira de Lima, do qual pede separatas. Fala da publicação do artigo da D. Augusta Gersão e aos livros para fazer a respetiva referência bibliográfica.
Informa que envia as referências aos boletins e que não precisa de provas, pois Alves de Oliveira fará o favor de as rever. Refere-se à número especial da "Gil Vicente" sobre [Aubrey] Bell.
Propõe a publicação de um número extraordinário da "Gil Vicente" sobre [Aubrey] Bell.
Refere-se à homenagem a [Aubrey] Bell e à sua visita a Manuel Alves de Oliveira. Tece comentários acerca da Segunda Guerra Mundial. Participa que vai enviar nótulas bibliográficas para publicar na "Gil Vicente". Informa sobre a nova revista "Ensayos y Estudios".
Declara que está a trabalhar como professor provisório na Escola Com[ercial] em Braga e que não lhe convém voltar ao SPN. Tece comentário relativos ao Horácio, ao número especial da "Gil Vicente" sobre [Aubrey] Bell e aos artigos de Alfredo Pimenta sobre a monarquia.
Refere-se do número especial da "Gil Vicente", do [Aubrey] Bell, da carta do Horácio e do Alfredo Pimenta. Fala sobre as referências bibliográficas para publicar na "Gil Vicente". Tece comentário relativos à Segunda Guerra Mundial.
Informa que está em Lisboa. Tece comentários elogiosos ao Horácio. Refere que vai falar com o Agost[inho] de Campo.
Acusa a receção dos livros e agradece e pede para enviar um exemplar do "Descobrimento da Madeira".
Refere-se ao facto do Mário Cardoso ter assumido a direção da Sociedade Martins Sarmento, ao Chico [Aldão] e à publicação das críticas de livros. Participa que está afastado da política e que por isso não foi ao beberete do H. Cabral.
Agradece as fotografias das gravuras. Refere-se aos livros das edições "Gama", ao livro a "Águia e a Pomba" e ao manuscrito do Rui [Galvão]. Tece comentário sobre política nacional.
Confirma a carta e o vale e informa que o Alfredo Guimarães lhe telefonou.
Pede para mandar tirar fotografias a umas gravuras que existem na Sociedade Martins Sarmento.
Informa que o Rui Galvão desistiu de publicar o manuscrito, que vai elaborar o catálogo da Biblioteca do Rei, em Vila Viçosa, e o dia em que pensa ir a Guimarães. Tece comentários sobre o artigo do "Correio do Minho" sobre Alfredo Pimenta.
Tece comentários críticos á atitude das edições "Gama" com Rui Galvão. Informa que tenciona ir a Guimarães.
Refere-se aos livros que enviou pelo Chico [Aldão]. Tece comentários críticos às Edições Gama, a propósito do livro de Rui Galvão, e ao último livro Fernando de Aguiar. Apresenta duas propostas para a publicação do seu estudo sobre Oliveira Martins.
Refere-se à impressão, provavelmente da Gil Vicente noutra tipografia, ao Chico e à entrevista do Luís de Almeida Braga, no Rio de Janeiro, ao "Jornal".
Pede para lhe enviar sempre as provas das suas nótulas para revisão e evitar erros. Refere as razões pelas quais não irá a Guimarães como tencionava fazê-lo. Informa que tem algumas nótulas.
Informa que ainda não teve tempo de rever as provas. Refere-se à sua ida a Guimarães.
Refere que, provavelmente, vai ter de adiar a sua ida a Guimarães. Informa sobre as provas do seu artigo. Tece comentários relativos ao trabalho sobre as mensagens para o Presidente e à atitude das edições "Gama" para com o Rui Galvão.
Agradece o n.º do "Mensageiro de S. Bento" com a crítica ao seu livro. Comunica as razões pelas quais não foi a Guimarães e indica uma possível data. Refere-se ao caso entre o Rui Galvão e as edições "Gama" e à nótula que um padre da Madeira publicou sobre um livro seu.
Refere-se ao empréstimo dos livros ao Chico [Aldão], à "Pro Domo" aos estatutos da Sociedade Martins Sarmento, ao catálogo da Biblioteca da referida Sociedade e ao jantar de [Alfredo] Pimenta.
Informa que as provas seguiram com uma indicação a lápis e que envia mais umas nótulas. Tece comentário sobre política nacional.
Refere-se aos sócios da "Pro Domo", ao Luís Braga, aos estatutos da Sociedade Martins Sarmento, bem como ao catálogo da sua biblioteca. Informa que o Macmillan escreveu a prometer mandar livros. Tece comentários relativos ao jantar de [Alfredo] Pimenta e às nótulas dos livros para publicação na "Gil Vicente".
Comunica que envia a notícia sobre o seu trabalho ["História do] Descobrimento". Tece comentários relativos ao envio de livros do Instituto Britânico. Refere-se ao seu pedido sobre a sua filha e à sua ida a Braga.
Refere-se ao Almeida Braga, aos estatutos da Sociedade Martins Sarmento, aos livros para as nótulas e à homenagem a Alfredo Pimenta.
Informa que já se referiu ao livro "Doutrinas económicas" na "Revista de Contabilidade e Comércio", que não recebeu nada da tipografia, que os artigos de Eça de Queiróz e do Oliveira Martins estão esboçados, que vai enviar a sua tradução do "Infante D. Henrique" e que escreveu ao Alfredo Pimenta e ao Chico [Aldão]. Tece comentários de natureza política.
Faz referência aos livros e às nótulas que entregou no correio de S. Paio d’Arcos, aos artigos sobre o Eça de Queiróz e sobre Oliveira Martins, bem como à sua possível deslocação a Guimarães.
Informa sobre o envio das provas à tipografia e sobre os livros e nótulas que tem para enviar. Acusa a receção da carta e do opúsculo do Carlos Selvagem. Declina o convite para ir a Valença.
Refere-se à crítica aos livros do Instituto Britânico, aos volumes da "Revista de Guimarães", que lhe faltam, e ao recado para o Mário.
Refere-se à crítica aos livros do Instituto Britânico e às alterações ao estatuto e regulamento da Sociedade Martins Sarmento.
Tece comentários relativos aos livros para permuta com a revista "Gil Vicente", ao projeto dos estatutos da Sociedade Martins Sarmento, bem como às alterações nos catálogos da biblioteca da mesma Sociedade. Informa que não vai ao jantar de [Alfredo] Pimenta. Pergunta quem é o tradutor da "Divina Comédia", que pertence à biblioteca da referida Sociedade.
Fala da "Pro-Domo", das nótulas, do seu livro a rainha [D. Francisca de Sabaioa] e do prefácio ao seu trabalho ["História do] Descobrimento".
Faz referência ao retrato do Eça de Queiróz e do Oliveira Martins para ilustrar o seu trabalho sobre eles e ao seu manuscrito de [Saint- Romain]. Tece comentários sobre Alfredo Pimenta. Sugere que escreva a Embaixada Americana para permutarem as suas publicações com a "Gil Vicente". Acusa a receção do livro "Psicologia do Dinheiro" e informa que vai enviar as nótulas.
Comunica que deseja ir a Guimarães e pede para o informar do dia em que pode encontrar [Alfredo] Pimenta, pois deseja encontra-se com este. Tece comentários críticos ao prefácio e ao livro do [Chico Aldão] e ao caso entre Alfredo Pimenta e [a Academia da História]. Refere-se ao António de Azevedo, aos estatutos da Sociedade Martins Sarmento e aos livros para a crítica.
Faz referência ao retrato do Eça de Queiróz do Oliveira Martins para ilustrar o seu trabalho sobre eles, ao seu manuscrito de [Saint- Romain], ao livro do Barreiras "Perfil do Marquês de Pombal", cuja nótula enviará juntamente com outras. Tece comentários críticos à atitude de Alfredo Pimenta como escritor em relação a outros autores.
Solicita que envie a "Gil Vicente" à "Clássica Editora". Refere-se à nótula ao livro do Barreira, "Frei Luís de Sousa", a [Alfredo] Pimenta, ao Chico [Aldão]. Pede, caso vá à confraternização dos antigos alunos da escola de seu pai, entregar uma carta ou para lhe dar o endereço onde se vai realizar.
Informa que mandou retirar os livros do correio. Refere-se aos livros que o Instituto Britânico enviou, ao seu trabalho na Sociedade de Informações] P[ropaganda] e ao manuscrito do Rui Galvão que estava nas edições "Gama". Pede para enviar o último n.º da "Gil Vicente" ao Amorim de Carvalho. Pergunta se é oportuno escrever outro ensaio para a coleção dos descobrimentos.
Refere que o telegrama no qual lhe comunicava os resultadas da sua filha não lhe chegou.
Fala do seu pedido. Agradece os livros e tece comentários depreciativos às edições "Gama" por não terem mandado os livros do A. Enes e o do Herschen sobre D. Miguel.
Declina o convite para assistir às Gualterianas. Informa que os livros continuam com a mulher dos correios. Refere que vai trabalhar, temporariamente, com o Araújo e que não sabe se as edições "Gama" já enviaram o original ao Rui Galvão.
Informa que o Chico [Aldão] não apareceu e marca um encontro no Castelo de Guimarães.
Tece comentários relativos ao seu pedido de emprego, à requisição do volume XVIII do "Quadro Elementar", ao Chico [Aldão], a Alfredo Pimenta, à revista "Mínia" e à "Revista de Contabilidade e Comércio".
Tece comentários relativos ao manuscrito do Rui Galvão, ao pedido de emprego, à revista "Mínia" e à "Revista de Contabilidade e Comércio"- Pede que lhe arranje nas edições "Gama" os livros "O Grande inquisidor" e o "D. Miguel Infante" do Herschen, bem como o célebre livro de António Reis.
Informa que vai enviar a "Gramática Espanhola" pelo Chico [Aldão] e pede para falar ao motorista sobre a ida à Citânia.