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A série é constituída pelo acordo diplomático estabelecido entre Portugal e os Estados Unidos da América e emendas, estatutos da Comissão Fulbright e regulamento interno da instituição. Inclui o texto do Fulbright Act, que consiste nas linhas orientadoras para a implementação das comissões Fulbright no mundo.
Coleção de fotografias de bolseiros e atividades da Comissão Fulbright.
A série consiste em processos individuais de bolsas de professores, investigadores e especialistas portugueses do Programa Fulbright. As bolsas enquadram-se no programa geral ou em programas destinados a áreas de estudo e objetivos específicos; em programas de parceria, co-financiados; e em bolsas externas, administradas pela Comissão Fulbright. De acordo com as caraterísticas dos programas, são atribuídas bolsas para a integração de bolseiros portugueses em projetos de investigação, para a participação em seminários e palestras, para a docência de cursos, para visitas de estudo e outras atividades de intercâmbio profissional em universidades e instituições americanas. Processamento de candidaturas e acompanhamento dos bolseiros: O processo de atribuição de bolsas a professores e investigadores portugueses tem início com a seleção dos bolseiros pelo Comité de Seleção da Comissão Fulbright, que avalia os candidatos em função do mérito profissional e o plano do projeto, propondo uma lista ordenada de candidatos e suplentes. A escolha final dos bolseiros cabe ao Council for International Exchange of Scholars (CIES) ou à agência que administra o programa, conforme se trate do Programa Fulbright ou de programas em parceria. A colocação de professores portugueses em universidades americanas pode resultar de contactos previamente estabelecidos ou de vagas a concurso para docência ou projetos de investigação. Nos casos aplicáveis, a atribuição da bolsa requer a aceitação do projeto do bolseiro pela instituição de origem, que deve autorizar a interrupção da atividade profissional para a frequência do programa. Após a carta de aceitação da universidade americana, é requerido o visto de autorização para permanência nos E.U.A. na categoria de visitante, para a marcação da viagem. São assinados os termos e condições da bolsa, que se referem ao suporte financeiro previsto pela bolsa, aos procedimentos e garantias do bolseiro no âmbito do programa e à cláusula de obrigatoriedade de regresso ao país de origem durante pelo menos dois anos. É obrigatória a assinatura do formulário de aceitação da bolsa, que inclui a autorização ou o impedimento do acesso aos dados confidenciais da candidatura (relatórios e cartas de referência). Os programas têm extensão variável e podem contemplar a estadia de dependentes. O acompanhamento do bolseiro pela Comissão Fulbright durante o período da bolsa refere-se ao desenvolvimento dos projetos e atividades nas universidades e instituições americanas, extensão do prazo da bolsa, tramitação de vistos, pagamento de despesas previstas pela bolsa, marcação de viagens, situação de doença e outras não previstas. Terminado o programa, a viagem de regresso ao país está incluída na bolsa dentro do prazo do visto de permanência nos Estados Unidos. Constituição do processo: O processo da bolsa é constituído pelo formulário de candidatura (que inclui dados pessoais, plano do projeto, apresentação pessoal, currículo e cartas de referência), relatório de avaliação do candidato pelo Comité de Seleção da Comissão Fulbright, listas de ordenação de candidatos, relatório médico, declaração da instituição de origem da aceitação do plano de trabalho do bolseiro, carta de aceitação ou convite da universidade americana, comunicação da atribuição da bolsa pela Comissão Fulbright, termos e condições da bolsa, formulário de aceitação da bolsa, documentos de identificação pessoal, formulário de pedido do visto de autorização de permanência nos E.U.A., informação de apoio a estrangeiros, programas de atividades integradas na bolsa, relatórios de atividades, trabalhos do bolseiro, certificado de frequência do Programa Fulbright, memorandos e correspondência com o bolseiro, com a instituição de origem, com a universidade de acolhimento, com o CIES e com agências de viagem. O processo é concluído com o envio do relatório final de atividades do bolseiro e da instituição de acolhimento. Lista de Programas: O Programa Fulbright encontra-se ativo em Portugal desde 1960. Constituem as bolsas gerais do programa, de duração variável e áreas de estudo diversificadas. Bolsa Fulbright/Instituto Camões integra o programa estabelecido por protocolo com o Instituto Camões, ativo desde 1999. Programa de bolsas para professores e investigadores portugueses em universidades americanas, em temas de Língua e Cultura Portuguesas e relevantes para as relações culturais luso-americanas. Engloba as áreas, Artes performativas, Artes plásticas, Ciência Política, Comunicação, Formação à distância, História, Literatura, Linguística, Pedagogia e didática do ensino das línguas, Relações Internacionais e Sociologia. As bolsas têm duração de 3 a 12 meses. O processo de seleção dos candidatos é da responsabilidade do Comité de Seleção, composto por elementos da Comissão Fulbright e do Instituto Camões. O International Educational Development Program contém bolsas compreendidas entre 1965 e 1980. O programa recebe professores, administradores, supervisores e formadores de professores para observar as práticas do sistema de ensino americano. Contempla bolsas de curta duração, para frequência de cursos, seminários, visitas de estudo, estágios e cursos de verão (Summer Seminar). Engloba áreas como a Educação, Estudos Americanos Administração e Supervisão, Museologia, Ensino de Inglês como Língua Estrangeira, Media, Educação Física e Orientação vocacional. O programa insere-se no International Educational and Cultural Exchange Program do Departamento de Estado americano. Prevê o financiamento total ou parcial da bolsa, completado pela instituição de origem, nos casos aplicáveis. O American Studies Summer Institutes contém bolsas compreendidas entre 1982 e 2006. O programa consiste em bolsas para a frequência de seminários académicos, com a duração de 6 semanas, destinadas a professores portugueses, em temas da sociedade, cultura e instituições norte-americanas (Economia, Cultura, Literatura, Política Internacional). O processo de pré-seleção (análise da candidatura e entrevista) é realizado pela Comissão Fulbright, que recomenda os candidatos ao Departamento de Estado. O programa insere-se no International Educational Development Program, com o financiamento do Departamento de Estado norte americano. O Fulbright Scholar-in-Residence Project contém bolsas compreendidas entre 1989 e 1991. Programa para professores portugueses, para a docência de cursos, mediante a abertura de vagas em universidades americanas nas áreas de Literatura portuguesa e História, com a duração de 9 meses. O programa insere-se no Mutual Educational Exchange Grants e é administrado pelo CIES. O financiamento inclui despesas de viagem, manutenção e seguros. O Fulbright Visiting Professor Program contém bolsas compreendidas entre 1981 e 1982. Programa para professores portugueses, para docência de cursos e participação em seminários, mediante o convite de universidades americanas. Abrange áreas diversas e tem duração de 3 a 12 meses. O programa insere-se no Mutual Educational Exchange Grants e é administrado pelo CIES. O financiamento inclui despesas de viagem, manutenção e seguros. O American Cultural Council Fellowship Program (ACCFP) contém bolsas compreendidas entre 1988 e 1995. Programa em parceria com o American Cultural Council, com administração e financiamento parcial da Comissão Fulbright. Os especialistas portugueses deslocam-se aos E.U.A., em regime de curta duração, para atividades de aperfeiçoamento profissional. Os subsídios atribuídos a estas bolsas incluem viagem para a participação em conferências, projetos de investigação, visitas de estudo e estágios. Abrangem áreas como Educação, Música, Arqueologia e História da Arte. O programa destina-se igualmente a professores americanos para deslocação a Portugal. O Council of International Programs (C.I.P.) contém bolsas compreendidas entre 1967 e 1992. Integra o Fulbright Academic Program. Programa não académico, com bolsas de 4 a 12 meses, complementa a formação de profissionais nas áreas de Serviço Social, Terapia Ocupacional, Saúde Pública, Psicologia e Educação Social. Destina-se a candidatos maiores de 23 anos, com 2 anos de experiência profissional. Prevê a participação em cursos, workshops, seminários, visitas de estudo e estágios profissionais em instituições norte americanas. Providencia a colocação e orientação dos estágios, de acordo com os interesses dos bolseiros. O programa é promovido pela Comissão Fulbright com o apoio do Ministério do Trabalho. O financiamento é suportado pelo Programa Fulbright e pelo C.I.P. Contempla viagem, acomodação e despesas de manutenção. A seleção é da responsabilidade da Comissão Fulbright com a participação de um dirigente do C.I.P. ou do Comité de Seleção constituído por um elemento do Ministério, um representante dos E.U.A., o Diretor Executivo da Comissão Fulbright e um antigo bolseiro. O Social Science Research Grant contém bolsas compreendidas entre 1981 e 1986. Programa Fulbright em parceria, com a administração do SSRG. Consiste em bolsas de investigação, com duração entre 2 e 6 meses, em assuntos de política económica internacional interdisciplinar para professores e investigadores. Contempla o financiamento da viagem, despesas de manutenção, seguros e dependentes. O programa destina-se igualmente a professores americanos para deslocação a Portugal. O Eisenhower Exchange Fellowships (E.E.F.) contém bolsas compreendidas entre 1982 e 1985. O programa atribui bolsas de aperfeiçoamento profissional, através da visita a instituições americanas, participação em conferências e seminários, com duração entre 2 e 3 meses. As áreas consideradas prioritárias são determinadas anualmente. A Comissão Fulbright é designada para a indicação das áreas de intervenção e nomeação dos candidatos, com a decisão final do E.E.F. O Eisenhower Exchange Fellowships Inc. financia bolsas de estadia nos E.U.A., para intercâmbio de conhecimento. O programa prevê o pagamento de despesas de viagem, manutenção e seguros. O bolseiro pode estar acompanhado do cônjuge, mas não inclui dependentes. O Salzburg Seminar contém bolsas compreendidas entre 1971 e 1993. Programa destinado a especialistas, para a frequência de seminários anuais realizados em Salzburg, Áustria, sobre temas relativos à cultura, sociedade, política e economia americana. Consistem em bolsas de curta duração, não integradas no Programa Fulbright. A Comissão Fulbright é responsável pela divulgação do programa, pela seleção dos candidatos portugueses e pode conceder aos bolseiros um financiamento parcial.
Os planos de atividades consistem na descrição narrativa das atividades previstas pela Comissão Cultural Luso-Americana e na proposta de orçamento para a execução do Programa Fulbright, atividades culturais e científicas e despesas administrativas. A apresentação dos planos anuais de atividades compete ao Conselho Diretivo da Comissão, que envia ao Departamento de Estado norte-americano para aprovação do Board of Foreign Scholarships (BFS). Dada a antecipação do planeamento financeiro em relação à atribuição dos fundos governamentais americanos para a execução do Programa Fulbright, os planos são sujeitos a revisões. A série contém os planos de atividades, as propostas e revisões do orçamento, correspondência com o Departamento de Estado norte-americano, memorandos, aprovação dos orçamentos pelo BFS, correspondência com universidades portuguesas para identificação das necessidades de colocação de professores americanos (que respeita ao plano de orçamento) e instruções para a preparação das propostas de orçamento anual de execução do Programa Fulbright emitidas pelo Bureau of Educational and Cultural Affairs.
A série é constituída pelas atas das sessões do Conselho Diretivo, órgão dirigente da Comissão Fulbright, também denominado Junta de Diretores ou Board of Directors of the Luso-American Educational Commission. Até 1999 existem versões das atas em português e em inglês para envio às unidades do Departamento de Estado norte-americano e ao Board of Foreign Scholarship (BFS), que supervisiona as comissões binacionais. A partir desse ano, existe apenas a versão em língua inglesa. Inclui memorandos do envio das atas, pontos da agenda das reuniões, documentos relativos à administração do Programa Fulbright em Portugal e candidaturas de bolseiros. Relativamente à organização interna da Comissão Fulbright, as sessões referem-se à aprovação de estatutos, à ratificação das emendas ao texto do acordo, às instalações da sede da Comissão, à nomeação de diretores da Comissão e à admissão de pessoal, respetivo horário de trabalho, atualização salarial e enquadramento fiscal e contibutivo. Sobre a administração dos Programas Fulbright, constam das atas informação sobre a implementação e regulamentos dos programas, a definição das áreas de estudo prioritárias, a avaliação de projetos de bolsas, a seleção de candidatos, a avaliação de pedidos de extensão de bolsas, a análise dos pedidos das universidades portuguesas para a colocação de professores americanos, o acolhimento de bolseiros americanos em Portugal, questões relativas a bolseiros das colónias ultramarinas e o estabelecimento de Sub-Comissões em Angola e Moçambique no período anterior à independência. Acerca da administração financeira, as atas referem-se à administração dos fundos atribuídos pelos governos americano e português e entidades parceiras, à aprovação de orçamentos do Programa Fulbright, à apreciação de relatórios financeiros, à obtenção de financiamentos suplementares, à atualização dos montantes das bolsas, às despesas correntes da administração, à atribuição de subsídios para publicação de trabalhos e a financiamentos suplementares aos bolseiros. Sobre as atividades da Comissão Fulbright constam das atas informação sobre a participação da instituição em projetos e atividades, as autorizações para a participação do Diretor Executivo nas reuniões das Comissões Fulbright da Europa e a iniciativa da criação da Associação de Antigos Bolseiros, entre outras.
Relatórios anuais das atividades da Comissão Cultural Luso-Americana e da execução financeira do Programa Fulbright, para a atribuição de bolsas de estudo, ensino e investigação. A série consiste nos relatórios anuais e na comunicação do envio à United States Information Agency (USIA) do Departamento de Estado americano.
A série consiste em documentos de suporte e logística, documentação financeira, relatórios e resoluções das Conferências Regionais dos Diretores Executivos das Comissões Fulbright da Europa Ocidental e Israel. Em determinados períodos incluíram a Jugoslávia e o Canadá. Tratam-se de reuniões bianuais (aproximadamente), financiadas pelo Departamento de Estado Americano e organizadas pelo país que recebe a conferência. Da organização da conferência contém informação geral, fichas de inscrição, confirmação de presenças, reserva de voos, transporte e alojamento, listas de participantes, correspondência relativa ao planeamento das atividades, atas das reuniões do Comité Executivo organizador da conferência, questionários às comissões binacionais para seleção dos temas e orçamento para a realização da conferência. Da realização da conferência contém programa das sessões, comunicações, currículos e resumos biográficos dos conferencistas, resumos da execução do Programa Fulbright e da situação financeira nos respetivos países. Inclui ainda o relatório final, resoluções adotadas nas conferências e documentos comprovativos de despesas. Das conferências preparadas pela Comissão Cultural Luso-Americana realizadas em Lisboa nos anos 1965, 1986 e 2000, contém os documentos relativos ao planeamento das atividades e ao acolhimento dos representantes das comissões europeias.
A série é composta pelos processos de auditoria financeira solicitadas anualmente pela Comissão Cultural Luso-Americana. Inclui proposta de serviços de auditoria e consultoria fiscal, marcação de auditorias, comprovativos de pagamentos, declaração de responsabilidades da Comissão, memorandos e documentos de suporte à auditoria.
A série consiste em processos individuais de bolsas de estudantes portugueses do Programa Fulbright. As bolsas enquadram-se no programa geral ou em programas destinados a áreas de estudo e objetivos específicos; em programas de parceria, co-financiados; e em bolsas externas, administradas pela Comissão Fulbright. São atribuídas bolsas de estudo para a frequência de cursos de mestrado e doutoramento, visitas de estudo, cursos de verão e estágios. Processamento de candidaturas e acompanhamento dos bolseiros: O processo de atribuição de bolsas de estudo a alunos portugueses tem início com a pré-seleção dos candidatos. Na primeira fase, o Comité de Seleção da Comissão Fulbright avalia os candidatos em função do currículo académico, dos resultados dos testes de inglês e da entrevista. Em determinados períodos a candidatura dos bolseiros a universidades americanas é processada pela Comissão Fulbright. A atribuição da bolsa requer o concurso de admissão a universidades americanas, o que envolve a seleção das universidades a concorrer, a submissão da candidatura (o custo da inscrição é suportado pelo Programa Fulbright) e a decisão final da universidade. No caso de o bolseiro ser aceite por mais de uma universidade, são avaliados pelo mesmo, o interesse do curso, o prestígio da universidade, os custos envolvidos e as condições do financiamento da bolsa. A atribuição da bolsa Fulbright depende da aceitação do bolseiro por parte da universidade americana. Após a confirmação do ingresso (atestado pela carta de aceitação da universidade) é requerido o visto para a marcação da viagem e assinados os termos e condições da bolsa, que se referem ao suporte financeiro previsto pela bolsa, aos procedimentos e garantias do bolseiro no âmbito do programa e à cláusula de obrigatoriedade de regresso ao país de origem durante pelo menos dois anos. É obrigatória a assinatura do formulário de aceitação da bolsa, que inclui a autorização ou o impedimento do acesso aos dados confidenciais da candidatura (cartas de referência). Os programas têm extensão variável e podem contemplar o acompanhamento de dependentes. As bolsas concedidas a estudantes portugueses são renováveis até 3 anos para a obtenção do grau de mestre e 5 anos para o grau de doutor. A renovação da bolsa requer o envio de relatórios de atividades, justificações e pedidos de extensão da bolsa, validados pela universidade de acolhimento. O acompanhamento do bolseiro pela Comissão Fulbright refere-se ao alojamento, resultados académicos, atividades extra-curriculares, apoio financeiro suplementar, tramitação de vistos, pagamento de despesas previstas pela bolsa, marcação de viagens, interrupção do plano de estudos, situação financeira do bolseiro, doença e outras não previstas. Terminado o período de estudos, a viagem de regresso ao país é prevista pela bolsa dentro do prazo do visto de permanência nos Estados Unidos. O processo é concluído com o envio do relatório final de atividades do bolseiro. Os processos podem ainda conter a cópia do certificado de frequência do Programa Fulbright entregue ao bolseiro e declaração do mesmo teor quando solicitada. Constituição do processo: O processo da bolsa é constituído pelo formulário de candidatura (que inclui dados pessoais, plano de estudos, apresentação pessoal, currículo e cartas de referência), certificados de habilitações académicas, convocatória para entrevista, resultados de testes de inglês, relatórios de proficiência em língua inglesa, relatório de avaliação do candidato pelo Comité de Seleção da Comissão Fulbright, formulários de candidatura a universidades americanas, comunicação da atribuição da bolsa pela Comissão Fulbright, carta de aceitação da universidade americana, formulário de aceitação da bolsa, termos e condições da bolsa, documentos de identificação pessoal, declaração de equiparação a bolseiro, formulário de pedido do visto, informação de apoio a estrangeiros, programas de atividades integradas na bolsa, pedidos de extensão do período da bolsa, relatórios de atividades, trabalhos do bolseiro, certificado de frequência do Programa Fulbright, memorandos e correspondência com o bolseiro, com a universidade de acolhimento, com o Institute for International Education (IIE) e com agências de viagem. Contém, em alguns casos, pedidos de exclusão da cláusula de regresso ao país de origem, por motivo de casamento com cidadãos norte americanos ou celebração de contratos de trabalho nos E.U.A. Lista de Programas: O Programa Fulbright encontra-se ativo em Portugal desde 1960. Constitui as bolsas gerais do programa, de duração variável e áreas de estudo diversificadas. O Hubert H. Humphrey North-South Fellowship Program contém bolsas entre 1980 e 1990, sendo desativado em Portugal em 1991 por ser considerado um país desenvolvido. O programa consiste em bolsas de especialização e estudos não graduados, para o desenvolvimento de competências profissionais de técnicos de países em desenvolvimento. Contempla cursos, seminários, viagens de estudo, conferências e workshps em universidades americanas, nas áreas de Economia, Administração, Informática, Saúde Pública, Finanças e outros. O programa financiado pela United States Information Agency, com a administração do IIE, prevê o pagamento de despesas de propinas, manutenção, seguros e viagem e não inclui dependentes. O processo de seleção dos candidatos, marcação de viagens, assistência no pedido de visto e orientações sobre a bolsa são da responsabilidade da Comissão Fulbright. O programa do IIE/Gulbenkian Foundation atribuiu bolsas em Portugal entre 1963 e 1967, com a duração de 3 a 6 meses, para visitas de estudo a universidades e centros de investigação e wokshops nos E.U.A., na área das Artes. A Fundação Calouste Gulbenkian concedeu regularmente subsídios complementares aos bolseiros Fulbright e em 2003 foi estabelecido um protocolo entre as duas instituições para a atribuição de bolsas de estudo. O programa Fulbright/FLAD Student Research Abroad foi estabelecido em 1999 e consiste na atribuição anual de 2 de bolsas de investigação a estudantes licenciados, em todas as áreas de estudo, com a duração de 8 meses. O financiamento da bolsa inclui viagem, seguro, visto, subsídio de bolsa e acompanhamento. No processo de seleção, o painel de avaliação dos candidatos inclui um elemento da Comissão Fulbright, um elemento da FLAD e um professor universitário da respetiva área de estudos. O programa destina-se igualmente a estudantes americanos. O programa Fulbright/Fundação Carmona e Costa foi estabelecido em 1999 e consiste na atribuição de bolsas de estudo destinadas a estudantes portugueses para a frequência de mestrados em Artes e em Viticultura/Enologia em universidades americanas, com a duração de 2 anos. O financiamento da bolsa inclui viagem, seguro, visto, despesas administrativas, organização da candidatura às universidades norte-americanas e possibilidade de financiamento suplementar. A seleção dos candidatos é da responsabilidade do Comité de Seleção conjunto da Comissão Fulbright e da Fundação Carmona e Costa. O programa Fulbright/Portugal Telecom foi estabelecido em 2000 e consiste na atribuição de bolsas de mestrado para estudantes portugueses em universidades americanas, com a duração de 2 anos. O financiamento da bolsa inclui viagem, seguro, visto, despesas administrativas, organização da candidatura às universidades norte-americanas e possibilidade de financiamento suplementar. A seleção dos candidatos é da responsabilidade do Comité de Seleção Fulbright, que inclui um representante da Portugal Telecom. O programa ITT International Fellowship contém bolsas entre 1972 e 1987. Consiste na atribuição de bolsas de mestrado em universidades americanas, sendo obrigatória a frequência de cursos de verão. O financiamento da bolsa é do ITT International Fellowship - International Telephone and Telegraph Corporation, com administração pelo IIE. Inclui despesas de viagem, de manutenção, livros, seguros e propinas e não contempla despesas de dependentes. A Comissão Fulbright é responsável pelo processo de seleção dos candidatos portugueses. O programa destina-se igualmente a estudantes americanos. O programa de bolsas do American Club of Lisbon existiu entre 1985 e 1998. Consiste no concurso anual de mérito académico fundado em 1985 pelo American Club of Lisbon, com o apoio da FLAD. Inicialmente destinado a estudantes, passou em 1997, a abranger a participação de jovens profissionais e pós-graduados. São atribuídas anualmente 2 bolsas de curta duração, 3 semanas, para visitas de estudo a cidades e universidades americanas e participação em conferências. Abrangem temas diversos como Estudos Americanos, Literatura, Música, Engenharia do Ambiente e Jornalismo. A seleção do American Club of Lisbon Award for Academic Merit, está a cargo do Comité conjunto American Club, United States Information Service e Comissão Fulbright. O financiamento da bolsa contempla viagem e despesas de manutenção. A Comissão Cultural Luso-Americana patrocina o visto das bolsas do American Club of Lisbon, que não integram o programa Fulbright. O programa Fulbright/ICEP (Portugal – Investimentos, Comércio e Turismo) esteve ativo nos anos letivos de 1999/2000 a 2005/2006, consistindo na atribuição de bolsas de formação destinadas a estudantes portugueses licenciados, para estágio profissional em instituições governamentais ou privadas nos E.U.A., com a duração de 9 meses. Aos bolseiros é concedido o estatuto de bolseiro Fulbright. O financiamento inclui viagem, seguro, visto, subsídio de manutenção, acompanhamento, colocação em entidade recetora e possibilidade de financiamento suplementar. A pré-seleção dos candidatos é da responsabilidade do ICEP e a seleção final do Comité de Seleção Fulbright.
As bolsas de intercâmbio estão integradas em programas específicos do Programa Fulbright e destinam-se a cidadãos portugueses e americanos, na categoria de bolseiros professores e especialistas. Tratam-se de bolsas em que existe uma troca efetiva do posto de trabalho. Individualmente o processo tramita de forma idêntica ao das categorias de professor português e americano, mas encontra-se agregado pela documentação comum, que corresponde a instruções para a execução do programa, deliberações sobre a seleção dos candidatos e correspondência com as agências do Departamento de Estado Americano para a colocação dos bolseiros Lista de programas: O Teacher Exchange Program/Seminars contém bolsas compreendidas entre 1991 e 1992. Programa de intercâmbio entre professores portugueses e americanos, com duração anual ou inferior a um ano letivo. Esta modalidade consiste na ocupação dos postos de trabalho pela troca direta dos docentes. É administrado pela United States Information Agency (USIA), sendo a seleção dos candidatos portugueses da responsabilidade da Direção Geral do Ensino Básico e Secundário. A Comissão Fulbright financia a viagem, seguro de saúde e suplemento de ordenado. O Fulbright Exchange of Administrators Program contém bolsas compreendidas entre 1993 e 1996. Programa de intercâmbio entre administradores escolares portugueses e americanos, em contexto de trabalho. Bolsa integrada no Teacher Exchange Program, na área da administração escolar. O Professional Exchange Program destina-se ao intercâmbio de profissionais nas áreas Environmental Studies, Judiciary Studies e TV/Journalism e contém bolsas entre 1986 e 1991. O programa contempla a participação em conferências, colóquios, consultoria, cursos de curta duração, investigação, missões de estudo e estágios. É financiado pela USIA e prevê o pagamento de honorários e deslocação.
A série consiste em processos individuais de bolsas de estudantes americanos do Programa Fulbright. As bolsas enquadram-se no programa geral ou em programas destinados a áreas de estudo e objetivos específicos; em programas de parceria, co-financiados; e em bolsas externas, administradas pela Comissão Fulbright. São atribuídas bolsas de estudo para a frequência de cursos em universidades portuguesas. Processamento de candidaturas e acompanhamento dos bolseiros: Os processos de bolsas de estudantes americanos na Comissão Fulbright referem-se à colocação dos alunos em universidades portuguesas, conforme a preferência do plano de estudos. Os processos incluem documentos referentes à fase de seleção realizada pelo Institute for International Education (IIE), agência responsável pela administração dos programas de alunos nos Estados Unidos da América, que consistem em certificados de habilitações académicas e de cursos ou disciplinas de língua e cultura portuguesa. Nas universidades portuguesas, os responsáveis pelos cursos devem aceitar a orientação do bolseiro no plano de estudos a desenvolver, pois o estudante é inscrito com a categoria de aluno extraordinário. A frequência de estudantes americanos em universidades portuguesas não obedece ao plano de um ano curricular completo, podendo o aluno selecionar as disciplinas que se aplicam ao seu âmbito de estudo e frequentar as bibliotecas e arquivos nacionais para desenvolvimento do projeto de investigação. O acompanhamento do bolseiro pela Comissão Fulbright refere-se à colocação do aluno na universidade de acolhimento, alojamento, informação de apoio a estrangeiros, apoio à investigação, atividades extra-curriculares, pagamento de despesas previstas pela bolsa, marcação de viagens, situação de doença e outras não previstas. Terminado o período de estudos, a viagem de regresso ao país é prevista pela bolsa dentro do prazo do visto de permanência em Portugal. O processo é concluído com o envio do relatório final de atividades do bolseiro. Constituição do processo: O processo da bolsa é constituído pelo formulário de candidatura (que inclui dados pessoais, plano de estudos, apresentação pessoal, currículo e cartas de referência), relatório de avaliação do candidato pelo Comité de Seleção da agência americana, certificados de habilitações académicas, relatórios de proficiência em língua portuguesa, comunicação da atribuição da bolsa, termos e condições da bolsa, formulário de aceitação da bolsa, documentos de identificação pessoal, programas de atividades integradas na bolsa, pedidos de extensão da bolsa, relatórios de atividades, certificado de frequência do Programa Fulbright, memorandos e correspondência com o bolseiro, com a universidade de acolhimento, com o IIE e com agências de viagem. Lista de Programas: O Programa Fulbright encontra-se ativo em Portugal desde 1960. Constitui as bolsas gerais do programa, de duração variável e áreas de estudo diversificadas. O programa Fulbright/FLAD Student Research Abroad foi estabelecido em 1999 e consiste na atribuição anual de 2 de bolsas de investigação a estudantes licenciados, em todas as áreas de estudo, com a duração de 8 meses. O financiamento da bolsa inclui viagem, seguro, visto, subsídio de bolsa e acompanhamento. No processo de seleção, os candidatos americanos são pré-selecionados pelo IIE, com decisão final do Comité de Seleção Fulbright. O programa destina-se igualmente a estudantes portugueses. O programa Fulbright Doctoral Research concedeu bolsas de investigação a estudantes americanos entre 1981 e 1984, referentes a História de Portugal e das antigas colónias africanas. Os projetos de investigação desenvolveram-se em Portugal e em África. O programa ITT International Fellowship contém bolsas entre 1972 e 1987. Consiste na atribuição de bolsas de mestrado em universidades portuguesas. O financiamento da bolsa é do ITT International Fellowship - International Telephone and Telegraph Corporation, com administração do IIE. Inclui despesas de viagem, manutenção, livros, seguros e propinas e não contempla despesas de dependentes. A Comissão Fulbright é responsável colocação e acompanhamento dos bolseiros americanos nas universidades portuguesas. O programa destina-se igualmente a estudantes portugueses.
A série consiste em processos individuais de bolsas de professores, investigadores e especialistas americanos do Programa Fulbright. As bolsas enquadram-se no programa geral Fulbright ou em programas destinados a áreas de estudo e objetivos específicos; em programas de parceria, co-financiados; e em bolsas externas, administradas pela Comissão Fulbright. De acordo com o âmbito de cada programa são atribuídas bolsas para docência, orientação de projetos de investigação, realização de conferências, seminários, palestras, workshops, consultoria, investigação e atividades de intercâmbio profissional a realizar em universidades e instituições portuguesas. Processamento de candidaturas e acompanhamento dos bolseiros: A seleção dos professores americanos está a cargo do Council for International Exchange of Scholars (CIES), agência responsável pela administração dos programas de professores nos E.U.A, e antecede o processo de bolsa na Comissão Fulbright. Os processos incluem documentos referentes à fase de seleção, que consistem em certificados de habilitações profissionais e de competências em língua portuguesa. A colocação dos professores e especialistas é realizada através de convites para colaboração ou pela abertura de vagas de ensino, de acordo com as necessidades identificadas pelas universidades portuguesas, conforme o enquadramento das atividades e do programa. Nos casos aplicáveis, os processos contêm a candidatura das universidades portuguesas ao Programa Fulbright para a colocação de professores americanos. Os programas têm extensão variável e podem contemplar a estadia de dependentes. O acompanhamento do bolseiro pela Comissão Fulbright refere-se à colocação do professor na universidade de acolhimento, programação de atividades, deslocações, estadia, informação de apoio a estrangeiros e dependentes, pagamento de despesas previstas pela bolsa, marcação de viagens, situação de doença e outras não previstas. Terminado o período das atividades, a viagem de regresso ao país é prevista pela bolsa dentro do prazo do visto de permanência em Portugal. Constituição do processo: O processo da bolsa é constituído pelo formulário de candidatura (que inclui dados pessoais, programa do curso ou projeto, currículo e cartas de referência), pedidos de nomeação de professores americanos pelo CIES, relatório de avaliação do candidato pelo Comité de Seleção da agência americana, formulário de aceitação da bolsa, termos e condições da bolsa, formulário de autorização ou impedimento do acesso aos dados confidenciais da candidatura (relatórios e cartas de referência), confirmação da aceitação da bolsa, relatório médico, formulário de candidatura de universidades portuguesas para a colocação de professores americanos, comunicação da atribuição da bolsa, documentos de identificação pessoal, programas de atividades integradas na bolsa, relatórios de atividades, certificado de frequência do Programa Fulbright, memorandos e correspondência com o bolseiro, com a universidade de acolhimento, com o CIES e com agências de viagem. O processo é concluído com o envio do relatório final de atividades do bolseiro e da instituição de acolhimento. Lista de programas: O Programa Fulbright encontra-se ativo em Portugal desde 1960. Constitui as bolsas gerais do programa, de duração variável e áreas de estudo diversificadas. Em Portugal o Fulbright Intercountry Lecturing Program contém bolsas desde 1992. O programa consiste em bolsas de curta duração, até cerca de uma semana, para participação de professores americanos em conferências e seminários a convite de universidades e outras instituições portuguesas. O professor é convidado mediante uma lista anual de disponibilidade de bolseiros americanos integrados em Programas Fulbright nos países europeus, que podem deslocar-se a outro país para a realização de atividades de curta duração. A elaboração e divulgação desta lista é promovida pela Comissão Fulbright da Finlândia. Abrange áreas de estudo diversas de acordo com as necessidades identificadas pelas instituições portuguesas. A bolsa contempla subsídio de viagem, alimentação, estadia e manutenção e tem a comparticipação financeira da universidade de acolhimento. O American Cultural Council Fellowship Program (ACCFP) contém bolsas compreendidas entre 1989 e 1995. Programa em parceria com o American Cultural Council, com administração e financiamento parcial da Comissão Fulbright. A bolsa contempla a deslocação a Portugal de especialistas americanos, em regime de curta duração, para integrar painéis de seminários e cursos em áreas artísticas e socioeconómicas. Os subsídios atribuídos a estas bolsas incluem deslocações para a participação em congressos, seminários, apresentações artísticas, projetos de investigação, visitas de estudo e estágios. Abrangem áreas diversas como Arqueologia, Música, Cinema, Educação, Artes, Etnografia, Relações Internacionais, Toxicodependência, Dança e outras. O programa destina-se igualmente a professores portugueses para deslocação aos E.U.A.
A série consiste nos documentos contabilísticos de suporte à elaboração do relatório financeiro que é apresentado anualmente ao Departamento de Estado norte-americano para ratificação. A série contém relatórios financeiros anuais, balancetes, registos da aplicação de verbas por tipo de despesa (despesas com bolsas, outras despesas não relacionadas com bolsas e despesas administrativas), registos de despesas e receitas, registos de transações bancárias, listas de bolseiros e listas de instituições participantes nos programas para fundamentação das despesas e outros documentos de controlo financeiro.
Inventário do equipamento existente nas instalações da Comissão Fulbright, que consiste em máquinas de escrever, fotocopiadora, mapas, fotografias, mobiliário, consumíveis de escritório e material de limpeza.
Documentação relativa à coordenação das comissões binacionais e orientações para a execução do Programa Fulbright, emitida pelo Foreign Scholarship Board (FSB). O FSB é composto por 12 membros ligados ao meio académico, cultural e empresarial, nomeados pelo Presidente dos Estados Unidos da América e estabelece as linhas orientadoras do Programa Fulbright no mundo. Contém manuais de procedimentos administrativos para implementação nas comissões binacionais, guias para a execução de programas de bolsas, atas das reuniões do FSB, regulamentos e divulgação dos programas, boletins informativos, relatórios anuais, relatórios de avaliação do Programa Fulbright e auditorias à Comissão Cultural Luso-Americana. Inclui inquéritos às comissões binacionais e correspondência relativa à preparação dos relatórios de avaliação.
A série consiste na documentação relativa às visitas do Diretor Executivo da Comissão Fulbright às agências do Departamento de Estado e universidades americanas no âmbito da administração do Programa Fulbright. Contém o planeamento e relatórios das visitas.
Documentação relativa aos assuntos tratados com as entidades financiadoras dos programas. O Programa Fulbright é financiado pelos governos americano e português através de fundos estruturais, enquanto os programas em parceria são financiados com a participação de fundos de entidades públicas e privadas. A série refere-se ao estabelecimento dos acordos e parcerias com entidades públicas e privadas nacionais e ao financiamento dos programas de bolsas e das atividades da Comissão Cultural Luso-Americana. Contém propostas de parcerias, textos dos acordos, planeamento financeiro de programas e atividades, relatórios financeiros, avisos de atribuição de subsídios, comprovativos da aplicação de verbas e correspondência. Entidades parceiras nacionais a que respeita a série documental: Ministério da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (e anteriormente Ministério da Educação e Ciência, Ministério da Ciência, Inovação e Ensino Superior, Instituto de Cooperação Científica e Tecnológica Internacional, Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica e Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia), Ministério da Economia e Inovação (Programa ICEP), Ministério dos Negócios Estrangeiros, Instituto Camões, Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses (Fernão de Magalhães Fulbright Award), Caixa Geral de Depósitos, Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP)), Instituto Nacional de Investigação das Pescas, Portugal Telecom (PT) e Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).
A série é constituída pelos documentos relativos à organização de eventos da Comissão Cultural Luso-Americana, que consistem nos aniversários da Comissão, receções de Thanksgiving e convívios e nas atividades de caráter cultural e científico, como palestras, seminários, workshops e as Conferências Fulbright Brainstorm. Contém a documentação relativa à logística, programação e divulgação das atividades, comunicações de conferências e pedidos de patrocínio. Inclui fotografias de atividades.
A série consiste em documentos relativos à aquisição de produtos, equipamentos e serviços pela Comissão Fulbright, que se referem ao fornecimento de água, energia e comunicações, trabalhos de impressão e publicidade, assistência técnica e manutenção de equipamento informático, logística, aquisição de consumíveis, serviços de auditoria e seguros.
Contém os comprovativos de pagamento de encargos com as bolsas, a administração dos programas e as atividades da Comissão Cultural Luso-Americana. Referem-se às despesas de funcionamento da Comissão (manutenção informática, comunicações, água, energia, arrendamento, serviços, consumíveis, eventos, seguros, publicidade, auditorias, ajudas de custo, IRS, Segurança Social, processamento de salários e despesas com visitantes), despesas com a entidade bancária (comissões e IVA), despesas de serviços de limpeza, transporte e comunicações, despesas da candidatura de alunos portugueses (taxas de inscrição em universidades americanas, exames de inglês, correio, viagem e alojamento), despesas de professores americanos (salário e alojamento) e subsídios às atividades da Associação de Antigos Bolseiros Fulbright.
Documentação relativa à administração do Programa Fulbright e programas em parceria, para a atribuição de bolsas de investigação e ensino nos E.U.A. e em Portugal. Destinam-se a professores, estudantes e especialistas portugueses e americanos. A execução dos programas respeita às fases de seleção de candidatos e ao acompanhamento dos bolseiros durante o período da bolsa. A série contém regulamentos, informação e material de divulgação dos programas, processamento de candidaturas de bolseiros portugueses e correspondência com as agências americanas Institute of International Education (IIE) e Council for International Exchange of Scholars (CIES) relativa à seleção de bolseiros americanos para a frequência do Programa Fulbright em Portugal, à colocação de bolseiros portugueses em universidades e instituições americanas e à atribuição de vistos de permanência nos E.U.A. e em Portugal. Inclui relatórios dos programas, listas de bolseiros, candidaturas de universidades e entidades portuguesas ao Programa Fulbright, informação apresentada aos bolseiros americanos para estadia em Portugal e modelos de formulários de candidatura.
Contém os documentos comprovativos das receitas da Comissão Cultural Luso-Americana provenientes da atribuição de fundos do governo português e americano, das contribuições de entidades parceiras públicas e privadas, dos pagamentos das universidades portuguesas participantes no Programa Fulbright e de receitas próprias.
A série consiste em processos individuais dos dirigentes, funcionários e colaboradores da Comissão Cultural Luso-Americana. Contém documentação relativa ao contrato de trabalho, avaliação, salários, abonos e descontos.
A série consiste nos documentos relativos à nomeação dos membros do Conselho Diretivo (Junta de Diretores) da Comissão Fulbright.
A série consiste nos processos de seleção do diretor executivo e de assistentes administrativos da Comissão Cultural Luso-Americana. A série consiste em pedidos de emprego à Comissão Cultural Luso-Americana.
A série inclui cópias da correspondência expedida, entre 2001 e 2008.
A série consiste no registo e atualização de dados dos bolseiros Fulbright portugueses e americanos. Contém listas de bolseiros e elementos para a atualização de dados biográficos, profissionais e académicos. Inclui fotografias.
Registo da correspondência recebida e expedida pela Comissão Cultural Luso-Americana. Inclui o registo de memorandos enviados a entidades e bolseiros.
Consiste no acompanhamento e controlo financeiro dos programas de bolsas e das atividades da Comissão Cultural Luso-Americana. Refere-se ao controlo da aplicação dos fundos atribuídos pelos governos americano e português e por entidades parceiras públicas e privadas, destinados à administração de bolsas de investigação e ensino. Além do financiamento de bolsas, inclui o pagamento de despesas de administração, funcionamento e atividades da Comissão Fulbright. A série é constituída por resumos financeiros dos programas, balancetes, folhas de caixa, extratos de conta, resumo de operações, reconciliações bancárias, avisos de pagamento, registo da aplicação de verbas, autorização de pagamentos, registo do pagamento de reembolsos, listas de bolseiros para fundamentação das despesas e correspondência relativa ao processamento de pagamentos.
A série contém documentação produzida no âmbito da comunicação e divulgação das atividades e programas de bolsas da Comissão Fulbright. É constituído por calendários de atividades, anúncios de abertura de concursos de bolsas, material de divulgação dos programas e das atividades culturais e científicas, comunicados à imprensa, listas de contactos dos órgãos de comunicação social, tabelas de preços de anúncios e impressão de material gráfico e recortes de imprensa. Inclui o boletim informativo "Intercâmbio", relatórios retrospetivos das atividades e brochuras informativas publicadas pela Comissão Fulbright.
Correspondência recebida pela Comissão Fulbright, relativa à execução do Programa Fulbright em Portugal e atividades da instituição. É remetida por entidades públicas, parceiros, agências do governo norte americano, fornecedores e bolseiros.
Coleção de trabalhos e teses dos bolseiros portugueses e americanos realizados no âmbito da bolsa Fulbright, e outros posteriores, enviados à Comissão Flubright. Consistem em textos não publicados ou publicados em separatas, revistas, monografias e jornais.
Contém os estatutos da Associação e respetivos documentos preparatórios, atas das sessões da Assembleia Geral e Direção, convocatórias para sessões, fichas de inscrição de sócios, programação de atividades, relatórios, documentos comprovativos das despesas, correspondência e fotografias de atividades.