Search results

1,023 records were found.

Documentação relativa ao Centro de Física Molecular da Universidade de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 15566. Em 1984, a Comissão Diretiva era constituída por Maria Helena de Vasconcelos Cabral, Maria Áurea Cunha, Rui Manuel Almeida, António Guerreiro Dias e Amílcar José Ferros Praxedes. Contém os pedidos de subsídio para a vinda a Portugal de vários cientistas, entre os quais, Jacques Lucas da Universidade de Rennes; Aart Kleyn e Joop Los do Institut voor Atoom en Molecuulfysica, de Amesterdão; K. Lacmann do Hahn Meitner Institut (Berlim) e de François Lepoutre do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS).
Documentação relativa ao Centro de Física da Universidade do Porto, ao qual foi atribuído o n.º de processo 15785. Trata-se sobretudo do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC ao centro e gestão de pessoal. Inclui mapas de assiduidade, pedidos de aquisição de equipamento e listas de intercâmbio de investigadores, entre outros.
Documentação relativa ao Centro de Química Estrutural da Universidade de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 15787. Contém o registo dos financiamentos concedidos pelo INIC ao Centro e assuntos de gestão financeira corrente e de pessoal, tais como mapas de bolsas de curta duração, pedidos de aquisição de equipamento e de dispêndio de divisas e ainda mapas de assiduidade. Inclui o plano de estudos da bolseira de investigação Sílvia Vasconcelos Chaves, entre outros.
Documentação relativa ao Centro de Matemática e Aplicações Fundamentais da Universidade de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 15780. O centro era constituído por linhas de ação não especificadas. Contém o registo dos financiamentos concedidos pelo INIC, da gestão financeira corrente e de assuntos de pessoal (mapas de funcionários e de intercâmbio científico e balancetes, entre outros). Inclui o relatório de Alfredo Pereira Gomes, professor catedrático e equiparado a bolseiro pelo INIC, referente à sua estada em França, no âmbito do seu estágio de investigação na Universidade de Paris.
Documentação relativa ao Centro Interdisciplinar de Estudos Jurídico-Económicos da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 14424. O Centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Direito Penal da Economia; n.º 2, Direito Europeu; n.º 3, Direito das Empresas; n.º 4, Direito das Sociedades; e n.º 5, Direito Comparado. Contém os registos dos financiamentos concedidos pelo INIC ao Centro, dos assuntos de gestão financeira corrente e de recursos humanos. Inclui, por exemplo, os balancetes e relativos aos anos de 1980 e 1981, os planos de atividades para 1981 e 1982, o mapa de património em 1980 e a homologação dos órgãos do Centro para os anos de 1981 e 1982.
Documentação relativa ao Centro de Genética e Biologia Molecular, ao qual foi atribuído o n.º de processo 14524. O Centro era constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, Genética Fundamental; n.º 2, Biologia Molecular; n.º 3, Aplicações práticas da Genética Ovina e estudos sobre lãs nacionais; n.º 4, Aplicações Médicas e Gerontológicas; n.º 5, Filosofia como extensão da Lógica Biológica; n.º 6, Análise e doutrina sobre universidades e sobre investigação e n.º 7, Trabalhos sobre peixes e sobre gastrópodes. Contém a proposta de criação e pareceres da Comissão de Ciências Naturais.
Documentação relativa ao Centro de Espectrometria de Massa da Universidade de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 15796. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Processos de ionização e dissociação em fase gasosa; n.º 2, Processos de ionização e de composição de moléculas poliatómicas em fase gasosa. Automação de técnicas microanalíticas; e n.º 3, Estudo da energia cinética de iões obtidos por impacto electrónico. Contém o registo dos financiamentos concedidos pelo INIC, da gestão financeira corrente e de assuntos de pessoal. Inclui a proposta de criação do centro e o respetivo parecer, entre outros.
Documentação relativa ao Centro de Estudos Angiográficos Reynaldo dos Santos, ao qual foi atribuído o n.º de processo 7421. O Centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Estudo estéreo-flebográfico das veias comunicantes da coxa; n.º 2, Estudo da lise dos trombos venosos pela acção da Heparina; e n.º 3, Avaliação funcional da isquémia crónica dos membros inferiores com Doppler direccional. Contém o registo dos financiamentos concedidos pelo INIC ao Centro e assuntos relativos à gestão de recursos humanos. Inclui a «Reformulação da proposta para a criação de um centro de Angiologia do Instituto Nacional de Investigação Científica», apresentada no ano de 1977, que foi recusada, e relatórios de atividade, entre outros.
Documentação relativa ao Centro de Mecânica e Materiais da Universidade de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 15794. O Centro era constituído por linhas de ação, não especificadas. Trata-se sobretudo de registo dos financiamentos concedidos pelo INIC ao centro e gestão corrente (planos e relatórios de atividade, mapas de férias e de assiduidade, propostas de intercâmbio, entre outros).
Documentação relativa ao Centro de Linguística das Universidades de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 1861. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Estruturas do Português Contemporâneo; n.º 2, Estudos de Dialectologia e Sociolinguística; n.º 3, Estudos de Fonética, Acústica, Articulatória e Perceptiva do Português, n.º 4, Estudos de Filologia Portuguesa e n.º 5, O Português como primeira e segunda língua. Contém o registo dos financiamentos concedidos pelo INIC ao Centro e assuntos de pessoal. Inclui o regulamento interno do centro.
Documentação relativa ao Centro de Matemática da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20190. Em 1992, a Comissão Diretiva era formada por Jorge António Sampaio Martins, Maria Paula Martins Serra de Oliveira, Eduardo Manuel Freire Marques de Sá, Maria de Fátima da Silva Leite e Maria da Nazaré Simões Quadros Mendes Lopes. Contém os pedidos de bolsas de curta duração para os investigadores do Centro e os pedidos de aquisição de material.
Documentação relativa ao Nationaal Instituut Voor Kernfysica en Hoge - Energiefysica (NIHEF), ao qual foi atribuído o n.º de processo 28425. Trata de contatos ao nível institucional do INIC com o NIHEF, relativos ao interesse na expansão das atividades de Física Nuclear, no contexto europeu.
Documentação relativa ao Centro de Química da Universidade Nova de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 30485. O Centro era constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, Síntese de química e produtos naturais; n.º 2, Química Bio-orgânica e estrutural; n.º 3, Química Física e Inorgânica e n.º 4, Ciências da Engenharia. Trata-se do registo dos financiamentos concedidos ao Centro, contendo nomeadamente a proposta de criação, os pareceres do Conselho Científico das Ciências Exactas, a lista de investigadores e o plano de atividades de 1993.
Documentação relativa ao Centro de Electrotecnia das Universidades de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 15793. O Centro era constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, Electromagnetismo Aplicado; n.º 2, Materiais de Electrotecnia; n.º 3, Controlo em Tempo Real de Sistemas de Energia Eléctrica e n.º 4, Novas Tecnologias da Energia. Contém o registo dos financiamentos concedidos pelo INIC, da gestão financeira corrente e de assuntos de pessoal (os balancetes de execução financeira para os períodos de 01 de junho de 1987 a 31 de maio de 1989, e de 01 de junho de 1990 a 31 de maio de 1988; mapas de assiduidade; e mapas de bolsas de curta duração, entre outros).
Documentação relativa ao Centro de Processos Químicos da Universidade Técnica de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 15823. O Centro era constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, Processos de Separação; n.º 2, Catálise e Tecnologia das Reacções Químicas e n.º 3, Reacções e Métodos da Química Orgânica. Trata-se do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC ao Centro e gestão corrente, contendo nomeadamente mapas de bolsas de estudo de curta duração; parecer e despacho relativos à aquisição de obras literárias; os planos de atividades para os anos de 1985, 1986, 1987, 1988 e 1989 e os pareceres sobre o plano de atividades, do período entre 01 de junho de 1987 a 31 de maio de 1988.
Documentação relativa ao Centro de Documentação Científica e Técnica (CDCT), ao qual foi atribuído o n.º de processo 3084. Contém, sobretudo, assuntos relacionados com a gestão de recursos humanos e com a gestão de relações institucionais, nomeadamente, mapas de assiduidade e de férias. Inclui ofícios sobre a possível adesão à base de dados norte-americana National Technical Information Service (NTIS), destinada à divulgação de trabalhos científicos e ainda o relatório da delegação Portuguesa que se deslocou à reunião de especialistas organizada pela Comissão das Comunidades Europeias, realizada em março de 1989, no Luxemburgo, no âmbito do «Plano de acção para as Bibliotecas na Comunidade Europeia».
Documentação relativa ao Centro de Estratigrafia e Paleobiologia, da Universidade Nova de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 15797. O Centro era formado pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, Estudo das Bacias Cretácias e Cenozoicas Portuguesas; n.º 2, Evolução Tectono-Sedimentar das Bacias Marginais Portuguesas durante o Jurássico e n.º 3, Estudos Mineralógicos e Petrológicos. Contém sobretudo o registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e gestão corrente nomeadamente os balancetes dos anos entre 1985 e 1991; pedidos, pareceres e despachos relativos a aquisição de equipamento; pareceres do Conselho Científico das Ciências Naturais; mapas de bolsas de curta duração, entre outros.
Documentação relativa ao Centro de Engenharia Civil da Universidade do Porto, ao qual foi atribuído o n.º de processo 15810. O Centro era constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, Planeamento do Território; n.º 2, Aproveitamentos Hidráulicos e n.º 3, Análise Numérica e Experimental de Estruturas. Contém sobretudo o registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e gestão de pessoal (mapas de assiduidade, de férias e de bolsas de estudo de curta duração, pareceres e despachos sobre autorizações de verba relativos a aquisição de equipamento, entre outros). Inclui os balancetes de execução financeira para os períodos de 01 de junho de 1988 a 31 de maio de 1989 e de 01 de junho de 1989 a 31 de maio de 1990.
Documentação relativa aos Serviços de Apoio à Investigação e Desenvolvimento - SAID I, aos quais foi atribuído o n.º de processo 13780. Trata-se, sobretudo, de registos dos financiamentos concedidos pelo INIC ao Centro e da gestão corrente. Contém, por exemplo, mapas de assiduidade, declaração relativa à situação orçamental do Centro, em 1979, e ofício com a área ocupada pelo SAID I e as salas do Complexo, entre outros documentos. Inclui o «Projecto de Orçamento dos SAID Complexo I - para 1980 e Fundamentação» e também a «Apresentação das contas dos Serviços de Apoio à Investigação e Desenvolvimento - Complexo I Ano de 1979».
Documentação relativa ao Centro de Estudos Farmacêuticos da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 9087. O Centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Estudos no campo dos esteroides: Estudo da síntese de derivados esteróidicos activos; Mecanismos de reacção; n.º 2, Estudo de plantas medicinais e de óleos essenciais; n.º 3, Métodos fisicoquímicos da análise de medicamentos e estudo das suas condições de conservação; n.º 4, Estudos sobre a formulação e estabilidade de formas farmacêuticas; n.º 5, Bioquímica e Bioquímica Clínica; n.º 6, Estudo do valor nutritivo de alimentos industrializados e desenvolvimento de processos de controlo de aditivos; e n.º 7, Estudo nos novos métodos para caracterização higiénico-sanitário de alimentos; n.º 8, Montagem das técnicas para despiste e estudo das síndromas talassémicos; preparação e treino de pessoal; e n.º 9, Estudo sobre ações periféricas da dopamina. Contém, sobretudo, o registo dos financiamentos concedidos pelo INIC ao Centro. Inclui, também, registos relativos à gestão de recursos humanos (mapas de assiduidade, propostas de atividade para 1980 e 1981 e relatórios de atividades para 1981, 1982 e 1983, entre outros).
Documentação relativa aos Serviços de Apoio à Investigação e Desenvolvimento - SAID II, aos quais foi atribuído o n.º de processo 10350. Trata-se dos registos dos financiamentos concedidos pelo INIC ao Centro e do registo da gestão corrente. O processo contém procedimentos de aquisição de equipamento, a prestação de contas do subsídio atribuído para 1975 e a proposta e o parecer sobre a proposta de constituição do Centro de Física Moderna, entre outros. Inclui os «Estatutos dos serviços de apoio aos centros de investigação do Instituto Nacional de Investigação Científica» e a «Proposta de Constituição do Centro de Física da Matéria Condensada das Universidades de Lisboa». Nota: o Instituto de Física desdobrou-se no Centro de Física da Matéria Condensada e nos Serviços de Apoio à Investigação e Desenvolvimento II. Os assuntos respeitantes ao Centro passaram a ser tratados pelo procº. 20171, os do SAID-II continuaram a ser tratados no procº. 10350. Eventualmente, poderá haver no procº. 10350 assuntos respeitantes aos dois organismos, atendendo a que até ao final do 3.º trimestre de 1976 tiveram vivência comum, em especial no que respeita a verbas atribuídas.
Documentação relativa aos Serviços de Apoio à Investigação e Desenvolvimento - SAID II, aos quais foi atribuído o n.º de processo 10350. O Centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Cristais líquidos e polímeros; n.º 2, Física atómica e molecular (Soluções aquosas pela difração dos raios X); n.º 3, Física atómica e molecular (Estrutura da matéria por métodos de difração dos raios X); n.º 4, Espectroscopia molecular teórica e n.º 5, Física de altas energias. Trata-se, sobretudo, de registos dos financiamentos concedidos pelo INIC ao Centro e gestão corrente (prestação de contas relativas aos anos de 1978 e 1980, entre outros).
Documentação relativa ao Centro de Estudos Históricos da Universidade Nova de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 22990. O Centro era constituído pela linha de ação «Estudos de História Medieval». Trata-se do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC ao Centro, incluindo o relatório de atividades de junho de 1987 a maio de 1988. Contém ainda a cópia da candidatura ao Programa Estímulo nas Ciências Sociais e Humanas do projeto «A Chancelaria de D. Afonso V (1438-1481)», com a referência PCSH/P/HIS/237/91.
Documentação relativa à União Internacional de Matemática (IMU), à qual foi atribuído o n.º de processo 5149. Contém circulares da IMU, relativas a pedido para designar um representante para a delegação portuguesa e encontros a realizar na área da Matemática; agenda e relatório de Fernando Roldão Dias Agudo, enquanto delegado português presente no «II International Mathematical Union», realizado em Kobe, Japão; recibos de pagamento de cotas da IMU; e parecer do Conselho Científico das Ciências Exactas, relativo à representação do INIC na IMU.