Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

1,023 records were found.

Contém documentação relativa ao Centro de Mecânica e Engenharia Estruturais da Universidade Técnica de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23154. Esta documentação é sobre recursos humanos e aquisição de equipamento.
Documentação relativa ao Centro de Estudos Comparados de Línguas e Literaturas Modernas, da Universidade Nova de Lisboa, com o processo n.º 22989, constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1 - Estudos Anglo-Portugueses; n.º 2 - A produção discursiva em Português; n.º 3 - A Literatura Portuguesa no Séc. XVI; n.º 4 - Estudos Pessoanos, n.º 5 - Mitos de Fundação. Contém planos de atividades, relatórios de atividades, atualização das equipas de investigação e o parecer do Conselho Científico das Ciências Sociais e Humanas.
Documentação relativa à criação do Centro de Estudos Literários da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23403. A criação do Núcleo de Estudos Anglo-Germânicos foi proposta com dois projetos de investigação, um na área da Anglística e outro na área da Germanística, no domínio das Literaturas Inglesas e Alemãs do Século XX.
Documentação relativa ao pedido de apoio do Centro de Investigação sobre a Economia Portuguesa da Universidade Técnica de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23667, para a realização da conferência subordinada ao tema «O comportamento dos agentes económicos e a reorientação da política económica em Portugal». A comissão organizadora foi composta por António Mil Homens, Gualter Furtado, Isabel Esteves, José Pereirinha, Judite Sarmento e Manuel Tomásio. Contém o plano de atividades do centro (1983-1984), o regulamento e a minuta da ficha de inscrição.
Documentação relativa ao pedido de verbas para apetrechamento do Laboratório de Metrologia (localizado na Unidade de Engenharia em Guimarães). O pedido foi efetuado pelo Centro de Ciências e Tecnologia de Materiais da Universidade do Minho, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23413. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Comportamento Mecânico dos Materiais; n.º 2, Tecnologia da Produção; e n.º 3, Projeto Mecânico, e as suas atividades de investigação incidiam no domínio do Comportamento Mecânico dos Materiais, Tribologia e Tecnologia da Produção Mecânica. Tinha como responsáveis: Carlos Augusto Gomes de Moura Branco, Manuel dos Santos Pais e António de Sousa Miranda. Contém os relatórios de atividade das linhas de ação entre 1983 e 1984.
Contém dois ofícios relativos à proposta de criação do Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23708.
Documentação relativa à proposta de criação do Centro de Estudos de Química Agrícola, pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23735. Apresentado por uma comissão diretiva composta por Joaquim Quelhas dos Santos, Luís da Silva Campos, Raul Filipe Xisto Bruno de Sousa, Ernesto José Pestana de Vasconcelos e Júlio da Cruz Morais, este centro seria constituído pelas linhas de ação n.º 1, Utilização Racional dos Fertilizantes e n.º 2, A Fertilização e a Qualidade dos Produtos Agrícolas.
Documentação relativa ao Centro de Sistemática e Ecologia da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 21545. O centro era constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, Estudo sistemático e ecológico de anfípodes (Crustacea-Amphipoda) e n.º 2, Nematologia. Contém planos e relatórios de atividades, pareceres do Conselho Científico das Ciências Naturais, candidatura ao Programa CIENCIA e atualização das equipas de investigação. Trata-se, sobretudo, do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e da gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, concessão de bolsas, entre outros).
Documentação relativa ao Centro de Sistemática e Ecologia da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 21545. O centro era constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, Estudo sistemático e ecológico de anfípodes (Crustacea-Amphipoda); n.º 2, Nematologia. Contém planos de atividades, relatórios de atividades e proposta formação e de homologação do centro. Trata-se, sobretudo, do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e da gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, concessão de bolsas, entre outros).
Documentação relativa à criação do Centro de Iniciação Científica de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 28341/3. Contém, entre outros, o protocolo de colaboração entre o Museu de Ciência da Universidade de Lisboa e o Centro de Iniciação Científica de Lisboa, do INIC; o formulário de candidatura ao Programa CIENCIA, Subprograma III, Medida Q - Infra-estruturas para divulgação de C&T; a apresentação pública dos centros de iniciação científica do Instituto Nacional de Investigação Científica; a proposta de criação do centro e o Projeto Egas Moniz.
Documentação relativa ao Centro de Metalurgia e Ciência dos Materiais da Universidade do Porto, ao qual foi atribuído o n.º de processo 29053. Contém recibo relativo ao pagamento de um subsídio por parte do INIC.
Documentação relativa ao Centro de Química do Meio Aquático da Universidade de Aveiro, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23349. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Estudo de microcomponentes de misturas por espectrometria de massa; n.º 2, Dinâmica de Biocinas no meio aquático; n.º 3, Síntese, transformações e aplicações de compostos naturais e outros; e n.º 4, Síntese, estrutura e reactividade de compostos de coordenação. Bio e Geoquímica inorgânica. Trata-se, sobretudo, do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e de documentos relativos à gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, concessão de bolsas, entre outros).
Documentação relativa ao Centro de Pneumologia, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 21028. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Fisiopatologia da Alfa-1-Antitripsina; n.º 2, Estudo Prospectivo do cancro do pulmão em ambientes profissionais; n.º 3, Carta polínica do concelho de Coimbra; n.º 4 - Estudo prospectivo do perfil ventilatório numa população em idade escolar; n.º 5, Estudo, a longo prazo, de doentes com bronquite crónica. Trata-se sobretudo de registo dos financiamentos concedidos pelo INIC ao centro e gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, concessão de bolsas, planos de atividades, relatórios de atividades, entre outros).
Documentação referente à proposta de criação do Centro de Gastrenterologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23757.
Contém documentação relativa ao Centro de Mecânica e Engenharia Estruturais da Universidade Técnica de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23154. Esta documentação inclui relatórios e planos de atividades.
Documentação relativa ao Centro de Mecânica e Engenharia Estruturais da Universidade Técnica de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23154, nomeadamente sobre recursos humanos e sobre o Programa de Cooperação entre Portugal e França no domínio da Engenharia de Estruturas: métodos matemáticos de análise de estruturas, comportamento linear e não linear de estruturas metálicas, segurança de estruturas ao fogo, otimização de estruturas, física e economia das construções.
Documentação relativa ao Centro de Mecânica e Engenharia Estruturais, da Universidade Técnica de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23154. O centro era constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, Desenvolvimento de técnicas experimentais com aplicação ao estudo de estruturas; n.º 2, Métodos matemáticos da mecânica e sua aplicação à análise e síntese de estruturas; n.º 3, Mecânica dos meios contínuos e termomecânica e n.º 4, Análise e o dimensionamento de estruturas metálicas e mistas. Contém planos e relatórios de atividades, atualização das equipas de investigação e a proposta de criação do centro. Trata-se sobretudo do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e da gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, concessão de bolsas, entre outros).
Documentação relativa ao Centro de Psicologia da Universidade do Porto, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23046. O centro era constituído pela linha de ação n.º 1, Activação do desenvolvimento psicológico. Contém planos de atividades, relatórios de atividades, atualização das equipas de investigação e o parecer do Conselho Científico das Ciências Sociais. Trata-se, sobretudo, do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e da gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, concessão de bolsas, entre outros).
Documentação relativa ao Centro de Sistemática e Ecologia da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 21545. O centro era constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, Estudo sistemático e ecológico de anfípodes (Crustacea-Amphipoda) e n.º 2, Nematologia. Contém planos e relatórios de atividades, atualização das equipas de investigação. Trata-se, sobretudo, do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e da gestão financeira corrente durante o período de 1984-1985 (aquisição de equipamento, concessão de bolsas, entre outros).
Documentação relativa ao Centro de Estudos de Geografia e de Antropologia, da Faculdade de Ciências da Universidade Nova de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23150. O centro era constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, Estudos da Dinâmica do Espaço Geográfico; n.º 2, Estudos de Etnografia e Etnologia. Contém planos e relatórios de atividades, tratando-se sobretudo do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e da gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, concessão de bolsas, entre outros).
Documentação relativa ao Centro de Investigação Morfológica e Clínica Otorrinolaringológica da Universidade de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23043. O centro era constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, A morfologia do ouvido médio e suas implicações clínicas e cirúrgicas; n.º 2, Estudo funcional do ouvido; n.º 3, A morfologia da laringe e suas implicações clínicas e cirúrgicas e n.º 4, Estudos microvasculares cervico-cefálicos do Homem e diferentes espécies animais. Contém planos e relatórios de atividades, atualização das equipas de investigação e a proposta da criação do centro. Trata-se sobretudo do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e da gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, entre outros).
Documentação relativa ao Centro de Fisiologia e Citologia Vegetal da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 21696. O centro era constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, Fisiologia do crescimento e diferenciação vegetal in vitro e n.º 2, Microscopia electrónica da célula vegetal. Contém planos de atividades, relatórios de atividades e atualização das equipas de investigação, tratando-se sobretudo do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e da gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, concessão de bolsas, entre outros).
Contém documentação relativa ao Centro de Mecânica e Engenharia Estruturais da Universidade Técnica de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23154, nomeadamente mapas de assiduidade, registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e ainda gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, concessão de bolsas, entre outros).
Contém documentação relativa ao Centro de Estudos de Ciências Farmacêuticas, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23215, nomeadamente registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, concessão de bolsas, entre outros).
Documentação relativa à criação dos Centros de Atividade Científica para Crianças, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23805. A proposta foi feita pelo professor do Departamento de Química, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, M. S. Gil.
Contém documentação relativa à criação do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 24095. Inclui a proposta de criação e pedido de parecer por parte da Direcção-Geral do Ensino Superior.
Contém documentação relativa à recriação do Centro de Estudos Geográficos, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 24054, nomeadamente a proposta apresentada pela Comissão Científica do Grupo de Geografia.
Contém documentação relativa ao Centro de Tecnologia Têxtil da Universidade do Minho, ao qual foi atribuído o n.º de processo 24064. Inclui propostas de projetos de investigação e de cooperação com a École Nationale Supérieure des Industries Textiles de Mulhouse, da Universidade de Alta Alsácia, França.
Documentação relativa ao Centro de Química do Meio Aquático da Universidade de Aveiro, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23349. O centro era constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, Estudo de microcomponentes de misturas por espectrometria de massa; n.º 2, Dinâmica de Biocinas no meio aquático; n.º 3, Síntese, transformações e aplicações de compostos naturais e outros e n.º 4, Síntese, estrutura e reactividade de compostos de coordenação. Bio e Geoquímica inorgânica. Trata-se, sobretudo, do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e da gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, concessão de bolsas, entre outros).
Documentação relativa ao Centro de Psicologia da Universidade do Porto, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23046. O centro era constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, Activação do Desenvolvimento Psicológico e n.º 2, Prevenção da Saúde Mental. Contém a proposta de criação do centro e o parecer da reitoria, o registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e da gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, entre outros).
Contém documentação relativa à criação do Centro de Fisiologia da Hemóstase, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23214. Constituído pelas linhas de ação n.º 1, Situações de «stress» e coagulação; n.º 2, Prostaglandinas e n.º 3, Fibrinólise. Inclui o relatório de atividades de 1985.
Contém documentação sobre a aquisição de equipamento, recursos humanos e o relatório de atividades de 1981, do Centro de Estudos de Ciências Farmacêuticas, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23215.
Documentação relativa ao Centro de Metabolismo e Endocrinologia da Universidade de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23060. O centro era constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, Enzimas proteolíticos; n.º 2, Metabolismo do glóbulo vermelho; e n.º 3, Metabolismo e endocrinologia. Contém os planos e relatórios de atividades, a atualização das equipas de investigação, o registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e da gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, entre outros).
Documentação relativa ao Centro de Farmacologia e Toxicologia Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23085. O centro era constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, Os nitrofuranos e seus derivados em alimentos para consumo público; n.º 2, Interferência dos nitrofuranos utilizados em medicina veterinária na produção de anticorpos específicos; n.º 3, Efeitos da toxicidade dos nitrofuranos nas gonadas em aves de produção. Contém planos de atividades, relatórios de atividades, a atualização das equipas de investigação e o parecer sobre a proposta de criação do centro. Trata-se, sobretudo, do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e da gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, entre outros).
Documentação relativa à criação do Centro de Estudos Regionais da Faculdade de Economia do Porto, ao qual foi atribuído o n.º de processo 21606. Contém a proposta de constituição do centro, na sua versão inicial e reformulação posterior.
Documentação relativa ao Centro de Sistemática e Ecologia da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 21545. O centro era constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, Estudo sistemático e ecológico de anfípodes (Crustacea-Amphipoda) e n.º 2, Nematologia. Contém planos e relatórios de atividades e atualização das equipas de investigação. Trata-se, sobretudo, do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e da gestão financeira corrente durante o período de 1982-1984 (aquisição de equipamento, concessão de bolsas, entre outros).
Documentação relativa ao Centro de Investigação de Otorrinolaringologia, da Universidade de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23043. O centro era constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, Morfologia cirúrgica do ouvido médio e suas implicações clínicas e cirúrgicas, n.º 2 - Estudo funcional do ouvido (linhas de ação fundidas a pedido do INIC, passando a ter a designação «Estudos Anatmoclínicos») e n.º 3, A morfologia da laringe e suas implicações clínicas e cirúrgicas. Contém os planos e relatórios de atividades, tratando-se sobretudo do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e da gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, concessão de bolsas, entre outros).
Documentação relativa ao Centro de Fisiologia e Citologia Vegetal, da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 21696. O centro era constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, Fisiologia do crescimento e diferenciação vegetal in vitro e n.º 2, Microscopia electrónica da célula vegetal. Contém os planos e relatórios de atividades e a atualização das equipas de investigação, tratando-se sobretudo do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e da gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, concessão de bolsas, entre outros).
Documentação relativa ao Centro de Estudos de Química Orgânica, Fitoquímica e Farmacologia, da Universidade do Porto, ao qual foi atribuído o n.º de processo 21369. O centro era constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, Síntese química - estudo de métodos analíticos; n.º 2 - Investigação fitoquímica e n.º 3, Ensaios farmacodinâmicos de produtos naturais e de síntese. Contém planos e relatórios de atividades, tratando-se sobretudo do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e da gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, concessão de bolsas, entre outros).
Documentação relativa ao Centro de Estudos de Química Orgânica, Fitoquímica e Farmacologia, da Universidade do Porto, ao qual foi atribuído o n.º de processo 21369. O centro era constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, Síntese química - estudo de métodos analíticos; n.º 2 - Investigação fitoquímica e n.º 3, Ensaios farmacodinâmicos de produtos naturais e de síntese. Contém planos e relatórios de atividades, tratando-se sobretudo do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e da gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, concessão de bolsas, entre outros).
Documentação relativa ao Centro de Orizicultura, ao qual foi atribuído o n.º de processo 29158. Contém ofícios relativos ao convite dirigido a Pedro Lynce de Faria (Direcção-Geral do Ensino Superior), para representar o INIC no Conselho Geral do Centro de Orizicultura.
Documentação relativa à criação do Centro de Iniciação Científica de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 28341/2. Contém, entre outros, a apresentação pública dos centros de iniciação científica do Instituto Nacional de Investigação Científica; os elementos/sugestões para elaboração de um discurso na apresentação pública dos centros de iniciação científica do INIC; o parecer da comissão executiva do INIC; a proposta de criação do centro INIC de iniciação científica; o formulário de candidatura ao Programa CIENCIA, Subprograma III, Medida Q - Infra-estruturas para divulgação de C&T; o recibo de subsídio concedido ao centro.
Documentação relativa ao Centro de Estudos de Ciências Farmacêuticas, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23215. O centro era constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, Estudo de plantas medicinais - Aproveitamento de recursos naturais; n.º 2, Estudo de materiais renováveis para as indústrias farmacêuticas e agro-pecuária; n.º 3, Estudos de química-orgânica, física, em substratos em atividade farmacológica e n.º 4, Estudo de germes patogénicos e de células com interesse biotecnológico. Trata-se, sobretudo, de documentos relacionados com o registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e a gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, concessão de bolsas, entre outros). Inclui ainda a proposta de projecto «Estudos de química orgânica Física em substratos com actividade farmacológica», apresentada ao Programa Mobilizador de Ciência e Tecnologia.
Documentação relativa ao Centro de Química do Meio Aquático da Universidade de Aveiro, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23349. O centro era constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, Estudo de microcomponentes de misturas por espectrometria de massa; n.º 2, Dinâmica de Biocinas no meio aquático; n.º 3, Síntese, transformações e aplicações de compostos naturais e outros e n.º 4, Síntese, estrutura e reactividade de compostos de coordenação. Bio e Geoquímica inorgânica. Trata-se, sobretudo, do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e da gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, concessão de bolsas, entre outros).
Documentação relativa ao Centro de Estudos de Ciências Farmacêuticas, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23215. O centro era constituído pelas seguintes linhas de ação n.º 1, Estudo de plantas medicinais - Aproveitamento de recursos naturais; n.º 2, Estudo de materiais renováveis para as indústrias farmacêuticas e agro-pecuária; n.º 3, Estudos de química-orgânica, física, em substratos em atividade farmacológica e n.º 4, Estudo de germes patogénicos e de células com interesse biotecnológico. Trata-se, sobretudo, de documentos relacionados com o registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e com a gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, concessão de bolsas, entre outros). Inclui ainda o pedido de concessão de uma linha de investigação destinado ao sector da microbiologia.
Documentação relativa ao Centro de Geociências da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 16334. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Inventariação dos recursos Físico-naturais e modo de aproveitamento desses recursos na região Coimbra-Águeda; n.º 2, Inventariação dos recursos Físico-naturais e modo de aproveitamento desses recursos na região da Covilhã-Castelo Branco e em outras regiões da Meseta; e n.º 3, Desenvolvimento de actividades culturais e apoio tecnológico. Contém o parecer sobre a criação das linhas de trabalho «Núcleo de tratamento de minérios» e «Grupo de metalurgia extractiva», do Instituto de Alta Cultura; a proposta de criação do Centro de Geociências da Universidade de Coimbra e o respetivo parecer e ainda a «Inventariação dos recursos físico-naturais e modo de aproveitamento desses recursos». Inclui o registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e o plano de atividades para 1977.
Documentação relativa aos centros e organismos de investigação subsidiados pelo INIC, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20300. Contém circulares, notas e propostas, emitidas pela Divisão de Planeamento e Intercâmbio, entre outros documentos. Inclui o comentário do Presidente do INIC, Roldão Dias Agudo e do presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) ao Decreto-Regulamentar n.º 51/81, que definiu o processo de criação, funções, estrutura orgânica, normas de funcionamento e regime financeiro dos organismos dependentes do Instituto Nacional de Investigação Científica.
Documentação relativa ao Centro de Gastrenterologia da Universidade de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20283. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Imunopatologias: Doenças hepáticas; n.º 2, Alcoolismo e doença hepática; n.º 3, Contribuição para o estudo da patogenia da pancreatite alcoólica; n.º 4, Imunologia e genética das doenças hepáticas crónicas e gastrointestinais; n.º 5, Gastrite - úlcera - cancro; n.º 6, Hipertensão portal e situações de cuidados intensivos em gastrenterologia vária; n.º 7, Estudos de histoquímicas e endocrinologia do tubo digestivo; n.º 8, Estudos de patologia das vias biliares e n.º 9, Análise de métodos de imunidade celular in vitro e suas aplicações em GE. Contém o registo de gestão financeira e de pessoal; relatório de atividades de 1982; processo de aquisição de equipamento e mapas de assiduidade.
Documentação relativa ao Centro de Geociências da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 16334. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Bordadura Ocidental; e n.º 2, Cadeia Hercínica. Trata-se, sobretudo, do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC ao centro, nomeadamente a proposta de atividades para 1979, o relatório de atividades de 1979 e o respetivo parecer. Inclui mapas de assiduidade e tramitação relativa à aquisição de equipamento.
Documentação relativa aos centros e organismos de investigação subsidiados pelo INIC, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20300. Contém notas, propostas e informações sobre dotações orçamentais e verbas, emitidas pela Divisão de Planeamento e Intercâmbio, entre outros. Inclui a «Proposta para a classificação dos Centros do INIC na área das Ciências Clínicas Médicas em função do relatório de atividades no ano de 1981».
Documentação relativa ao Centro de Gastrenterologia da Universidade de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20283. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Imunopatologias: Doenças hepáticas; n.º 2, Alcoolismo e doença hepática; n.º 3, Contribuição para a interpretação da patogenia da pancreatite alcoólica; n.º 4, Imunologia e genética das doenças hepáticas crónicas e gastrointestinais; n.º 5, Gastrite - úlcera - cancro e n.º 6, Hipertensão portal e situações de cuidados intensivos em gastrenterologia vária. Trata-se do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC ao centro e gestão financeira corrente. Contém os relatórios de 1980 e 1982, do Serviço e Cadeira de Medicina II, do Hospital Universitário de Santa Maria; propostas de bolsa para intercâmbio científico em 1983 e mapas de assiduidade, entre outros documentos.
Documentação relativa aos centros e organismos de investigação subsidiados pelo INIC, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20300. Contém propostas de aquisição e dotações por rubrica; modelo de questionário sobre atividades dos centros; propostas e informações sobre alterações da tabela de subsídios ao pessoal e notas sobre pagamento aos centros, emitidos pela Divisão de Planeamento e Intercâmbio (DPI).
Documentação relativa aos centros e organismos de investigação subsidiados pelo INIC, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20300. Contém circulares da Divisão de Investigação (DI) sobre o pedido de informação detalhada de atividades dos centros, e minutas de candidatura a bolsas de especialização e investigação; listagens de despesas atribuídas, por centro; mapas de financiamento dos centros, em 1986, e propostas de concessão de verbas.
Documentação relativa ao Centro de Geociências da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 16334. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Sedimentogénese na Bacia Lusitaniana; n.º 2, Processos e recursos na Cadeia Hercínica; e n.º 3, Geoquímica de granitos metamorfitos de contacto e mineralizações. Contém mapas de assiduidade; o projeto «Iberian Mesozoic Basaltic activity: age and paleomagnetism», para o qual foi convidado D. H. Tarling, da Universidade de Newcastle Upon Tyne, Reino Unido (contém o relatório); listas com pessoal do centro; propostas de intercâmbio para 1981 e o mapa de férias para 1983, entre outros documentos.
Documentação relativa ao Centro de Biologia Celular da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20281. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Secção de Bioquímica; n.º 2, Crescimento e diferenciação celular vegetal in vitro e n.º 3, Histofisiologia. Trata-se do registo de financiamentos concedidos pelo INIC ao centro e da gestão financeira corrente (inclui o relatório de atividades de 1975 e a proposta de atividades para 1977, entre outros). Contém também a proposta e os pareceres sobre a criação do centro e o «Parecer sobre propostas para a criação de centros de investigação do Instituto de Alta Cultura no ramo das ciências da Saúde secções de: Ciências Básicas e Farmácia».
A série é constituída pelo conjunto dos processos individuais dos investigadores, dos técnicos, administrativos, auxiliares, e outros funcionários, que exerceram funções no Instituto Nacional de Investigação Científica, ou nos centros de investigação dele dependentes. Inclui também os processos de estudantes, de investigadores e bolseiros que, não tendo exercido funções no INIC, com ele se relacionaram, por exemplo, ao requerer o regime de equiparação a bolseiro. Trata-se de uma série extensa e muito abrangente, em que os processos estão orientados para a pessoa, independentemente do seu vínculo laboral ou da sua atividade profissional. O INIC era constituído por uma estrutura administrativa central, na qual exerciam funções pessoal dirigente, técnico, administrativo e auxiliar. Nos centros de investigação dependentes do INIC espalhados pelo tecido universitário, também trabalhavam, para além de investigadores e docentes, vários técnicos, auxiliares e administrativos. Os serviços do Instituto Nacional de Investigação Científica responsáveis pela produção destes processos são tendencialmente diferentes, quer estejamos a referir-nos a funcionários, a investigadores e professores universitários, ou a simples pedidos de equiparação a bolseiro de técnicos que não pertenciam ao INIC. Os processos respeitantes a funcionários - técnicos, administrativos, auxiliares - eram produzidos pela Divisão de Finanças e Património, que existiu entre 1976 e 1980. Neste último ano, o pelouro do pessoal passou para as atribuições da Divisão de Pessoal, inserida na Direcção de Serviços Administrativos e Financeiros (art. 12.º do Decreto n.º 538/76, de 09 de julho e art. 18.º do Decreto-Lei n.º 414/80, de 27 de setembro). Convém referir que, em 1976, por ocasião da criação do Instituto Nacional de Investigação Científica, foram transferidos para o seu quadro de pessoal, os funcionários que prestavam serviço na Divisão de Investigação Científica, na Divisão de Bolsas de Estudo e Intercâmbio Científico e no Centro de Documentação Científica do Instituto de Alta Cultura, então extinto (art. 23.º do Decreto n.º 538/76, de 09 de julho). Os processos de investigadores e bolseiros dos centros de investigação do Instituto Nacional de Investigação Científica foram produzidos, sobretudo, pela Divisão de Programas, entre 1976 e 1980, e a partir deste último ano, pela Divisão de Bolsas e Intercâmbio, pertencente à Direcção de Serviços de Investigação Científica (art. 10.º do Decreto n.º 538/76, de 09 de julho e art. 11.º e 12.º do Decreto-Lei n.º 414/80, de 27 de setembro). Os simples pedidos de equiparação a bolseiro de investigadores ou técnicos que não pertenciam ao INIC, nem aos seus centros de investigação, como sucedia, por exemplo, com os professores do Ensino Secundário, eram tratados pela Divisão de Programas e, posteriormente, pela Divisão de Bolsas e Intercâmbio. (art. 10.º do Decreto n.º 538/76, de 09 de julho e art. 11.º e 12.º do Decreto-Lei n.º 414/80, de 27 de setembro). O conteúdo destes processos - os assuntos tratados, as tipologias e a tramitação documental - também é tendencialmente diferente. Genericamente, no caso dos processos de funcionários, os mesmos integram documentos de natureza diversificada, relativos à situação profissional, pessoal e familiar dos funcionários do INIC. Os processos de investigadores e bolseiros dos centros dependentes do Instituto Nacional de Investigação Científica são diferentes e incluem requerimentos de equiparação a bolseiro, pedidos de atribuição de bolsas, e os respetivos relatórios de estágio. De notar que a equiparação a bolseiro era até aos anos 90 concedida sobretudo a professores universitários, sendo apenas episodicamente concedida a outros professores. A documentação que integra esta série foi objeto de tratamento e descrição arquivística, respeitando-se o enquadramento legal aplicável.
Documentação relativa ao Centro de Psicologia da Universidade do Porto, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23046. O centro era constituído por uma única linha de ação: Activação do desenvolvimento psicológico. Contém os planos e relatórios de atividades, os mapas de atualização das equipas de investigação, o relatório do estágio realizado na Universidade de Utrecht, Países Baixos, por Maria Isolina Pinto Borges, o relatório da participação de Joaquim Luís Braga dos Santos Coimbra no "III European Congress of Psychology", realizado em Tampere, Finlândia e a comunicação "The Social Dimension of Deliberate Psychological Education" apresentada no "II International Conference of Psychological Intervention and Human Development", Valência, Espanha, por Bártolo Paiva Campos, todos investigadores do centro. Trata-se sobretudo do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e gestão financeira corrente.
Documentação relativa ao Centro de Biologia Celular da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20281. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Fisiologia Celular-Neuroquímica; n.º 2, Bioquímica; n.º 3, Microbiologia e n.º 4, Diferenciação e Organogénese do Pulmão. Contém propostas de intercâmbio e previsões de encargos para 1984; mapas de pessoal; processo de aquisição de equipamento; mapas de proposta de intercâmbio para 1985; Curriculum de Kenneth D. Philipson, da Universidade da Califórnia, E.U.A., que se terá deslocado ao centro em abril de 1985, em trabalho científico, e ainda pareceres do Conselho Científico das Ciências Naturais, entre outros.
Documentação relativa ao Centro de Biologia Celular da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20281. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Fisiologia Celular; n.º 2, Bioquímica e n.º 3, Microbiologia. Contém a proposta de intercâmbio científico para 1977 e 1978, o relatório de atividades de 1977 e o plano de atividades para 1978 (inclui artigos científicos de C. A. M. Carvalho, Euclides M. V. Pires e Victor Perry, V. R. Osório e Castro e ainda de A. P. Carvalho e Vítor M. C. Madeira).
Documentação relativa ao Centro de Biologia Celular da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20281. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Anatomofisiologia da circulação renal; n.º 2, Diferenciação pulmonar; n.º 3, Modelo experimental de Parkinson; n.º 4, Diferenciação e histofisiologia dos núcleos neuro-secretores e n.º 5, Diferenciação e organogénese do pulmão. Contém o parecer e a informação sobre a criação do Centro de Histofisiologia e Morfologia Experimental de Coimbra; a proposta e respetivos pareceres sobre a contratação de Michael J. Tully, da Universidade de Oxford, Reino Unido e propostas de intercâmbio de investigadores, para o ano de 1980. Inclui ainda os relatórios de contas, referentes aos anos de 1977 e 1978 e a proposta de atividades para 1978, entre outros documentos relacionados com a gestão financeira corrente do centro.
Documentação relativa ao Centro de Física da Radiação e dos Materiais da Universidade de Aveiro, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20194. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Estrutura dos materiais; n.º 2, Física da radiação; n.º 3, Instrumentação e n.º 4, Propriedades dos materiais. Trata-se sobretudo de registo dos financiamentos concedidos pelo INIC ao centro e gestão financeira corrente (planos de atividades, relatórios de atividades e aquisição de equipamento, entre outros). Contém o relatório do projeto de investigação conjunta entre o grupo de «Física da Radiação», do centro e o grupo de «Física Atómica e Molecular», da Universidade de Paul Sabatier, de Toulouse, França; o relatório das atividades desenvolvidas por Y. Fujita, do Institute of Nuclear Study, de Tóquio, Japão e ainda o «Parecer da Comissão de Física, sobre as actividades de investigação e propostas de verbas para os Centros de Física do INIC».
Documentação relativa ao Centro de Álgebra da Universidade de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20191. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Módulos anéis e representações; n.º 2, Álgebras universais e reticulados e n.º 3, Estruturas lineares e combinatórias (até 1988 a linha n.º 3 designava-se por Grupos e homologia). Trata-se sobretudo de registo dos financiamentos concedidos pelo INIC ao centro e gestão financeira corrente (planos de atividades, relatórios de atividades, pareceres sobre aquisição de equipamento, entre outros). Contém um parecer e um relatório do Conselho Científico das Ciências Exactas, referentes a períodos distintos.
Documentação relativa ao Centro de Biologia Celular da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20281. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Fisiologia Celular-Neuroquímica; n.º 2, Bioquímica; n.º 3, Microbiologia e n.º 4, Diferenciação e Organogénese do Pulmão. Contém os relatórios de atividades de 1985, 1986 e 1987, tratando-se, sobretudo, do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e da gestão financeira corrente. Inclui mapas de bolsas de estudo de curta duração; pareceres do Conselho Científico das Ciências Naturais; e o Curriculum e o programa de trabalho de John Goddard Moir, da Universidade de Sheffield, Reino Unido, que lecionou o curso “Molecular Evolution”, de setembro a outubro de 1988.
Documentação relativa à proposta de constituição do Centro de Estudos de Química Orgânica de Produtos Naturais da Universidade de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20195. Contém o «Parecer sobre a criação de novos centros», emitido pela Subcomissão de Química.
Documentação relativa ao Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 22987. O centro era constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, Etno-Sociologia comparativa e n.º 2, Comunicação Social. Contém planos de atividades, relatórios de atividades e atualização das equipas de investigação, tratando-se sobretudo do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e da gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, concessão de bolsas, entre outros).
Documentação relativa ao Centro de Electrotécnia da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20200. O Centro era formado pelas linhas de ação n.º 1, Controle e Análise de Redes; n.º 2, Tecnologia da Informática e n.º 3, Estudo e Aplicações de Materiais. A Comissão Diretiva para 1983 era constituída por Aníbal Traça Carvalho de Almeida, António Dias de Figueiredo, Carlos Artur Trindade de Sá Furtado, José Guilherme Domingues da Silva e Maria Teresa F. Soares Mendes. Contém o relatório de atividades para 1980 e a proposta de intercâmbio científico para 1984.
Documentação relativa ao Centro de Electrotécnia da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20200. A Comissão Diretiva para 1987 era constituída por António Manuel Gomes Martins, António Dias de Figueiredo, João Carlos Namorado Clímaco, Aníbal Traça Carvalho de Almeida e José Guilherme Domingues da Silva. Contém o pedido de renovação do protocolo n.º 308.86.74/FCI, relativo ao projeto SICAGE (Sistema Integrado de Controlo e de Apoio à Gestão) e o Contrato de Investigação e Desenvolvimento proposto à JNICT, intitulado «Identificação Automática e Detecção de Avarias em Motores de Indução».
Documentação relativa ao Centro de História da Universidade do Porto, ao qual foi atribuído o n.º de processo 16148. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Estudo da Sociedade Medieval nos séculos XIV e XV; n.º 2, Estudo da Sociedade Moderna dos Séculos XVI a XVIII; n.º 3, Estudo da Sociedade Contemporânea nos séculos XIX-XX; n.º 4, Estudo da Arqueologia Naval e n.º 5, Estudo da Arquitectura Monumental. Contém mapas de assiduidade; mapas de férias relativos a 1984 e 1987; pareceres do Conselho Científico das Ciências Humanas; mapas de bolsas de estudo de curta duração, pareceres e despachos sobre pedidos de subsídios, destinados a custearem despesas de execução gráfica de obras, entre outros. Inclui os planos de atividades para 1985, 1986 e 1987 e os balancetes de 1984 e 1985.
Documentação relativa aos centros e organismos de investigação subsidiados pelo INIC, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20300. Contém o despacho nº 17/75, sobre o enquadramento da «Atividade de investigação científica»; propostas da Divisão de Planeamento e Intercâmbio, sobre atribuição de verbas e outros assuntos; ofícios sobre planeamento editorial do INIC; contributos dos centros para a conferência ”Aplicação da Ciência e da Tecnologia ao Desenvolvimento”, organizada pelas Nações Unidas; propostas de intercâmbio dos centros INIC, entre outros documentos.
Documentação relativa ao Centro de Matemática da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20190. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Álgebra linear e aplicações; n.º 2, Análise funcional; n.º 3, Análise numérica, programação matemática e aplicações; n.º 4, Probabilidade e Estatística; n.º 5 Físico-matemática, e n.º 6, História e metodologia da Matemática. Contém planos e relatórios de atividades, tratando-se sobretudo do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e gestão financeira corrente. Inclui pedidos de bolsas de curta duração; transcrição do parecer relativo ao livro «Estatística Descritiva», de João Antunes Lopes; propostas de projetos apresentados ao Programa Mobilizador de Ciência e Tecnologia; pareceres do Conselho Científico das Ciências Exactas, entre outros.
Documentação relativa ao Centro de História da Sociedade e Cultura da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 15950. O Centro era constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, História das Ideias em Portugal nos Séculos XVI e XIX; n.º 2; História Económica e Social e n.º 3, Estudo e Publicação de Fontes de História Medieval de Portugal. Contém o relatório de atividades de 1976 e plano de atividades para 1977.
Documentação relativa ao Centro de História da Sociedade e Cultura da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 15950. Contém o relatório de atividades de 1977 e plano de atividades para 1979 e 1980.
Documentação relativa ao Centro de Matemática da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20190. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Álgebra linear e aplicações; n.º 2, Análise funcional; n.º 3, Análise numérica, programação matemática e aplicações; n.º 4, Probabilidade e Estatística; n.º 5 Físico-matemática, e n.º 6, História e metodologia da Matemática. Trata-se sobretudo do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC ao centro e gestão financeira corrente (planos de atividades, relatórios de atividades, entre outros). Contém cópia de um formulário de candidatura, no âmbito do Programa CIENCIA, para a criação de um Instituto de Matemática Aplicada.
Documentação relativa ao Centro de Física da Radiação e dos Materiais da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20194. Contém a sua proposta de criação e a respetiva e homologação. O Centro era formado pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, Estrutura dos Materiais; n.º 2, Física da Radiação; n.º 3, Instrumentação e n.º 4, Propriedades dos Materiais. A Comissão Diretiva era constituída por António Costa Dias de Figueiredo, Armando José Ponce de Leão Policarpo, Carlos Alberto Nabais Conde, Carlos Artur Trindade de Sá Furtado e Luís Maria Francisco de Borja Vaz de Sampaio Alte da Veiga. Contém o relatório de contas de 1978 e o plano de atividades para 1980.
Documentação relativa ao Centro de Física da Radiação e dos Materiais da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20194. Inclui documentos sobre a vinda de T. A. King, no âmbito de um projeto de colaboração com o Departamento de Física da Universidade de Manchester, no domínio da Física Molecular e o Acordo de Cooperação com o Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial (LNETI).
Documentação relativa ao Centro de Engenharia Biológica das Universidades de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 15938. A Comissão Diretiva para 1985 era composta por Fernando Pereira Mangas Catarino, José Filipe Santos Oliveira, Maria Salomé Soares Pais Telles Antunes, Maria Clara de Almeida Barros Queiroz, Contreiras e Júlio Maggiolly Novais. Contém pedidos de subsídio para a realização de intercâmbio com outras instituições congéneres e planos e relatórios de atividade.
Documentação relativa ao Centro de História da Sociedade e Cultura da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 15950. A Comissão Diretiva era composta por José Sebastião da Silva Dias, Avelino de Jesus da Costa, António de Oliveira, Maria Helena da Cruz Coelho, Maria Manuela de Bastos Tavares Ribeiro, António Joaquim da Silva Pereira e José Maria Amado Mendes. Contêm pedidos de subsídio para a realização de intercâmbio com outras instituições congéneres, relatórios e planos de atividade.
Documentação relativa ao Centro de Física da Radiação e dos Materiais da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20194. A Comissão Diretiva para 1985 era composta por Luís Maria Francisco de Borja Vaz de Sampaio Alte da Veiga, Carlos Alberto Nabais Conde, Maria Amália de Freitas Tavares, Luís Filipe Requicha Ferreira e Maria Alice Furtado Alves. Contém o Relatório de Atividades referente ao ano de 1984.
Documentação relativa ao Centro de Física da Radiação e dos Materiais da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20194. A Comissão Diretiva para o biénio 1983-1984 era composta por Carlos Alberto Nabais Conde, Carlos Artur Trindade de Sá Furtado, Luís Maria Francisco de Borja Vaz de Sampaio Alte da Veiga, Maria Alice Furtado Alves e Maria Salete Silva Carvalho Pinheiro Leite. Contém as propostas de intercâmbio científico para 1983 e 1984; os pedidos de subsídio no âmbito do 1º Encontro Luso-Espanhol de Física Nuclear (realizado em Lisboa) e do Encontro Física-84 (realizado em Évora).
Documentação relativa ao Centro de Geociências da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 16334. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Recursos e processos geológicos na orla Meso-Cenozoica ocidental; n.º 2, Processos e recursos na Cadeia Hercínica e n.º 3, Geoquímica de granitos metamórfitos de contacto e mineralizações. Trata-se do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC ao centro e da gestão financeira corrente, contendo, nomeadamente, o relatório de atividades de 1983 e os planos de atividades para 1984 e 1985 e ainda o balancete de execução financeira de 1981 e 1982. Inclui, igualmente, mapas de assiduidade de funcionários; o mapa de férias de 1985; pareceres do Conselho Científico das Ciências Naturais; pareceres e despachos sobre subsídios a publicações e o projeto de investigação «Hidrotermalismo - Águas minerais na zona Centro-Ibérica».
Documentação relativa aos centros e organismos de investigação subsidiados pelo INIC. A esta documentação foi atribuído o n.º de processo 20300. Contém documentos emitidos pela Divisão de Investigação, nomeadamente: circulares sobre dotações do PIDDAC/84, a centros; propostas sobre atribuições de verbas e listagens com verbas concedidas a centros, em 1985.
Documentação relativa ao Centro de Investigação em Educação Especial, integrado no Instituto António Aurélio da Costa Ferreira, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20232. Contém a proposta de criação do centro; o pedido por parte do INIC de um plano pormenorizado das futuras investigações e currículos dos proponentes, e o respetivo envio dos mesmos por parte dos proponentes.
Documentação relativa ao Centro de Física da Matéria Condensada, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20071. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Cristais líquidos e polímeros; n.º 2, Física da matéria condensada; n.º 3, Física Atómica e molecular; n.º 4, Física teórica e métodos matemáticos e n.º 5, Física da matéria condensada e biologia. Contém planos e relatórios de atividades, tratando-se sobretudo do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e gestão financeira corrente (mapas de assiduidade de pessoal e de bolsas de curta duração e pedidos para aquisição de equipamento). Inclui a proposta, com despacho favorável, da concessão de um subsídio disponibilizado pelo Fundo de Apoio à Comunidade Científica, para a realização da «II Escola de Primavera de Física da Matéria Condensada» e convite endereçado ao presidente do INIC para participar do mesmo; relatório de execução do projeto financiado pelo Programa Mobilizado de Ciência e Tecnologia «Ordem e Propriedades Reológicas de Polímeros e Materiais Afins», entre outros.
Documentação relativa ao Centro de Morfologia Experimental da Universidade do Porto, ao qual foi atribuído o n.º de processo 16177. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Citofisiologia da secreção glandular; n.º 2, Neurobiologia de alguns componentes do sistema nervoso central e periférico; n.º 3, Anatomia e morfologia experimental dos sistemas venoso e linfático; n.º 4, Biologia do desenvolvimento e n.º 5, Citofisiologia do núcleo. Contém planos e relatórios de atividades, tratando-se sobretudo do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e da gestão financeira corrente (planos de atividades, relatórios de atividades, despesas de execução gráfica de obras, entre outros).
Documentação relativa ao Centro de Linguística da Universidade do Porto, ao qual foi atribuído o n.º de processo 16070. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Problemas gramaticais e psicolinguísticos - Especificidades do Português e n.º 2, Estruturas verbais e estruturas discursivas do Português. Trata-se sobretudo de registo dos financiamentos concedidos pelo INIC ao centro e da gestão financeira corrente (planos e relatórios de atividades, mapas de assiduidade listagens de bolsas de curta duração e aquisição de obras literárias, entre outros). Contém os relatórios do Conselho Científico das Ciências Humanas e os formulários de candidatura ao programa CIENCIA.
Documentação relativa ao Centro de Psico-pedagogia da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 16147. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Educação infantil ou pré-primária em Portugal e n.º 2, Orientação escolar e profissional. Contém planos e relatórios de atividades, tratando-se sobretudo do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e da gestão financeira corrente (planos e relatórios de atividades, entre outros). Contém o parecer de J. M. Ferreira Marques e Bártolo Paiva Campos, sobre a concessão de um subsídio para a publicação da «Revista Portuguesa de Pedagogia».
Documentação relativa ao Centro de Matemática da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20190. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Álgebra linear e aplicações; n.º 2, Análise funcional; n.º 3, Análise numérica, programação matemática e aplicações; n.º 4, Probabilidade e Estatística; n.º 5, Físico-matemática e n.º 6, História e metodologia da Matemática. Trata-se sobretudo de registo dos financiamentos concedidos pelo INIC ao centro e da gestão financeira corrente (planos e relatórios de atividades). Contém, entre outros, o parecer de Raymond Moché, da Universidade de Ciências e Técnicas de Lille, França, sobre a licenciada Maria Gabriela Neves Salgueiro Amaral; a homologação da composição da comissão diretiva do centro e propostas de despesa com missões de intercâmbio científico.
Documentação relativa ao Centro de Matemática da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20190. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Álgebra linear e aplicações; n.º 2, Análise funcional; n.º 3, Análise numérica, programação matemática e aplicações; n.º 4, Probabilidade e Estatística; n.º 5, Físico-matemática e n.º 6, História e metodologia da Matemática. Trata-se sobretudo de registo dos financiamentos concedidos pelo INIC ao centro e da gestão financeira corrente (planos e relatórios de atividades). Contém circular com o programa provisório das comemorações do «Centenário do nascimento de Albert Einstein» e propostas de intercâmbio do CMUC com o estrangeiro, para o ano 1980.
Documentação relativa ao Centro de Psico-pedagogia da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 16147. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Motivação, desenvolvimento interpessoal e organizacional; n.º 2, Perspetivas metodológicas, diferenciais e de desenvolvimento de crianças, adolescentes e adultos; n.º 3, História das instituições educativas portuguesas e n.º 4, Psico-pedagogia das aprendizagens e formação de professores. Trata-se sobretudo de registo dos financiamentos concedidos pelo INIC ao centro e da gestão financeira corrente (planos e relatórios de atividades). Contém ainda inventários de material e livros; pareceres do Conselho Científico das Ciências Sociais e listagens de bolsas de curta duração.
Documentação relativa ao Centro de Álgebra da Universidade de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20191. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Anéis e semianéis; n.º 2, Semianéis e reticulados; n.º 3, Grupos e homologia e n.º, 4, Geometria algébrica. Trata-se sobretudo de registo dos financiamentos concedidos pelo INIC, ao centro, e gestão financeira corrente (planos e relatórios de atividades, entre outros). Contém ainda um resumo de lições a proferir por Philip Dwinger, da Universidade de Illinois, Estados Unidos da América; considerações do centro sobre o Decreto Regulamentar n.º 51/81, de 19 de outubro e mapa com propostas de intercâmbio de cientistas.
Documentação relativa ao Centro de História da Universidade do Porto, ao qual foi atribuído o n.º de processo 16148. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Estruturas sociais, instituições e culturas nos séculos XIV e XV; n.º 2, Estruturas sociais e instituições nos séculos XVI e XVIII; n.º 3, Estruturas sociais, instituições e culturas nos séculos XIX e XX; n.º 4, Estudo de Arqueologia Naval e n.º 5, Estudo da arquitetura monumental do Porto nos séculos XII - XIX. Trata-se do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC ao centro e da gestão financeira corrente, contendo, nomeadamente, o balancete de execução financeira do ano de 1988 e 1989 e o relatório de atividades de 1987 e 1988. Inclui ainda mapas de assiduidade de pessoal; pareceres e despachos relativos à impressão de publicações; mapas de bolsas de curta duração; mapas de férias do ano de 1989; fichas de atualização dos elementos de colaboradores científicos e comissão diretiva, e formulário de candidatura ao Programa CIENCIA.
Documentação relativa ao Centro de Gastrenterologia da Universidade de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20283. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Imunopatologias: Doenças hepáticas; n.º 2, Alcoolismo e doença hepática; n.º 3, Contribuição para o estudo da patogenia da pancreatite alcoólica; n.º 4, Imunologia e genética das doenças hepáticas crónicas e gastrointestinais; n.º 5, Gastrite - úlcera - cancro; n.º 6, Hipertensão portal e situações de cuidados intensivos em gastrenterologia vária; n.º 7, Estudos de histoquímicas e endocrinologia do tubo digestivo; n.º 8, Estudos de patologia das vias biliares e n.º 9, Análise de métodos de imunidade celular in vitro e suas aplicações em GE. Trata-se do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC ao centro e gestão corrente, nomeadamente: mapas de assiduidade e de férias; propostas de intercâmbio científico; «Relatório da deslocação a Portugal do Prof. M. Gerber, da Mont Sinai School» e aquisição de equipamento. Inclui o balancete da execução financeira de 1983; o relatório de atividades de 1985; o relatório do Serviço de Medicina II do Hospital de Santa Maria, para o ano de 1987; o plano de atividades de 1987 e a previsão de encargos de 1988.
Documentação relativa ao Centro de Física da Matéria Condensada, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20071. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Cristais líquidos e polímeros; n.º 2, Física da matéria condensada; n.º 3, Física atómica e molecular; n.º 4, Física teórica e métodos matemáticos e n.º 5, Física da matéria condensada e biologia. Trata-se sobretudo de registo dos financiamentos concedidos pelo INIC ao centro e gestão financeira corrente (planos e relatórios de atividades, mapas de assiduidade, entre outros). Contém ainda os relatórios de visitas, no âmbito de intercâmbios científicos, de Nöelle Pottier da Universidade de Paris, de Marcelo Gomes da Universidade de Padova, em Itália e Armel Guillermo do Laboratoire de Spectrométrie Physique de França; contém também candidaturas ao programa CIENCIA e listagens relativas à concessão de bolsas de curta duração.
Documentação relativa ao Centro de Morfologia Experimental da Universidade do Porto, ao qual foi atribuído o n.º de processo 16177. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Citofisiologia da secreção; n.º 2, Neurobiologia da área sensitiva primária da medula espinal (corno dorsal); n.º 3, Estudo das zonas de interacção de inervação visceral e somática; n.º 4, Caracterização de contínuos epitélio-mesenquima; n.º 5, Efeitos da hiponutrição e alcoolismo crónicos no sistema nervoso; n.º 6, Biologia da reprodução e n.º 7, Estudos morfofuncionais do globo ocular e anexos. Contém planos e relatórios de atividades, tratando-se sobretudo do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e gestão financeira corrente (aquisição de equipamento e assuntos de pessoal, entre outros). Contém o relatório da visita ao centro de Fernando Cervero, da Universidade de Bristol, Reino Unido e os seguintes artigos científicos de M. A. Tavares e M. M. Paula Barbosa: «Mitochondrial changes in rat purkinje cells after prolonged alcohol consumtion», «A morphometric golgi analysis of the purkinje cell dendritic tree after long-term alcohol consumtion in the adult rat» e «Dendritic spine plasticity and chronic alcoholism in rats»; «Alcohol-Induced granule cell loss in the cerebellar cortex of the adult rat»; «Lipofuscin granules in purkinje cells after long-term alcohol consumption in rats» e «Lipofuscin granules in purkinje cells after long-term alcohol consumption in rats».
Documentação relativa ao Centro para o Estudo das Doenças de Índole Comunitária e Profissional e suas Repercussões Sistémicas, das Universidades de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20282. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Estudo da doença pulmonar crónica obstrutiva; n.º 2, Cancerologia; n.º 3, Estudo da tuberculose pulmonar; n.º 4, Granulomatoses pulmonares extrínsecas e n.º 5,Técnicas especiais. Trata-se do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC ao centro e da gestão financeira corrente (verbas atribuídas, relatório de atividades de 1976 e 1977 e balancetes dos anos de 1977 e 1978). Inclui o projeto de criação do centro e respetivos pareceres; mapa de pessoal adstrito ao centro e mapas de assiduidade.
Documentação relativa ao Centro de Gastrenterologia da Universidade de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20283 - A. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Imunidade em doenças digestivas; n.º 2, Álcool e tubo digestivo; n.º 3, Patologia pancreática; n.º 4, Estudos de imunidade humoral em doenças hepáticas e gastro-intestinais; n.º 5, Gastrite - úlcera - cancro e n.º 6, Hepatopatias tóxicas. Inclui o pedido de esclarecimento de Mário Gentil Quina, professor da Faculdade de Medicina e responsável por uma linha de ação e o plano de atividades para 1979.
Documentação relativa ao Centro de Gastrenterologia da Universidade de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20283. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Imunidade em doenças digestivas; n.º 2, Álcool e tubo digestivo; n.º 3, Patologia pancreática; n.º 4, Estudos de imunidade humoral em doenças hepáticas e gastro-intestinais; n.º 5, Gastrite - úlcera - cancro e n.º 6, Hepatopatias tóxicas. Inclui o projeto de criação do centro e respetivos pareceres; propostas de deslocações, no âmbito do intercâmbio científico para 1978-1979; pareceres acerca das propostas de atividade para 1979; e balancete para 1978, entre outros documentos.
Documentação relativa ao Centro de Gastrenterologia da Universidade de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20283. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Imunidade celular na hepatite viral B e nas doenças intestinais inflamatórias não específicas; n.º 2, Álcool e tubo digestivo; n.º 3, Contribuição para a interpretação da patogenia da pancreatite alcoólica; n.º 4, Estudos de imunidade humoral em doenças hepáticas e gastro-intestinais; n.º 5, Gastrite - úlcera - cancro e n.º 6, Hepatopatias tóxicas. Contém os relatórios de atividades e respetivos pareceres, relativos aos anos de 1978, 1979 e 1980. Inclui mapas de assiduidade e propostas de intercâmbio para 1981.
Documentação relativa ao Centro para o Estudo das Doenças de Índole Comunitária e Profissional e suas Repercussões Sistémicas, das Universidades de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20282. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Estudo da doença pulmonar crónica obstrutiva; n.º 2, Estudo dos tumores bronco-pulmonares; n.º 3, Estudo da tuberculose pulmonar; n.º 4, Estudo das granulomatoses pulmonares extrínsecas e da sarcoidose; n.º 5, Estudo do significado da inalação crónica de poeiras industriais no pulmão; n.º 6, Imunopatologia das doenças fibrosantes do pulmão e n.º 7, Reactividade pleural perante a agressão. Perspetiva diagnóstica. Trata-se do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC ao centro (balancete para o ano de 1980, relatório de atividades de 1983 e 1986 e pareceres do Conselho Científico das Ciências da Saúde). Inclui mapas de assiduidade e de férias e propostas de intercâmbio científico, entre outros documentos.
Documentação relativa aos centros e organismos de investigação subsidiados pelo INIC, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20300. Contém documentos emitidos pela Divisão de Planeamento e Intercâmbio, nomeadamente: propostas de concessão de verbas e propostas de intercâmbio científico, entre outros. Inclui a ficha de apresentação do programa «Infraestruturas de investigação - Apetrechamento dos organismos dependentes do INIC».