Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

1,023 records were found.

Documentação relativa ao Centro de Física Molecular da Universidade de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 15566. Inclui os pedidos para a aquisição de equipamento e as propostas de intercâmbio científico para 1984.
Documentação relativa à European Science Foundation, especificamente a European Science Research Councils (Comité dos Conselhos de Investigação Científica da Europa Ocidental - ESRC), à qual foi atribuído o n.º de processo 20001/1 C. Contém ofícios da Swedish Natural Science Research Council (NFR), relativos à confirmação de contribuições financeiras para o «Centro Europeu de Drosophila»; o relatório de progresso do centro para o ano de 1984 e 1985 e o relatório de saída de campo deTeresa Margarida Amado da Cunha Avelar.
Contém dois ofícios relativos à proposta de criação do Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23708.
Documentação relativa ao Centro de Engenharia Biológica da Universidade de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 15938. O centro era constituído por sete linhas de ação, não especificadas. Trata sobretudo do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC ao centro e gestão financeira corrente (planos de atividades, relatórios de atividades, mapas de assiduidade, entre outros). Contém o desdobrável do encontro «II Meeting Secretions in Plants», patrocinado pelo INIC.
Documentação relativa ao Centro de História da Sociedade e Cultura da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 15950. Contém o relatório de atividades de 1977 e plano de atividades para 1979 e 1980.
Documentação relativa ao Centro de Matemática da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20190. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Álgebra linear e aplicações; n.º 2, Análise funcional; n.º 3, Análise numérica, programação matemática e aplicações; n.º 4, Probabilidade e Estatística; n.º 5, Físico-matemática e n.º 6, História e metodologia da Matemática. Trata-se sobretudo de registo dos financiamentos concedidos pelo INIC ao centro e da gestão financeira corrente (planos e relatórios de atividades). Contém circular com o programa provisório das comemorações do «Centenário do nascimento de Albert Einstein» e propostas de intercâmbio do CMUC com o estrangeiro, para o ano 1980.
Documentação relativa ao Centro de Química da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20196. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Química-Física molecular por Espectroscopia de Raman e Química Quântica; n.º 2, (não especificada); n.º 3, Estrutura e dinâmica molecular estudada por espectroscopia; n.º 4, Química Física de soluções de electrólitos, n.º Electroquímica - Difusão e Termodinâmica em electrólitos e pilhas termogalvânicas; n.º 6, Química e tecnologia dos produtos naturais e macromoleculares, e n.º 7, Química orgânica sintética e estrutural. Contém a proposta de criação da linha de investigação «Superfícies de energia potencial e dinâmica molecular»; a proposta de reestruturação do centro; trâmites para a aquisição de equipamento; mapas de assiduidade; artigos científicos e o balancete da execução financeira relativo a 1982, entre outros.
Documentação relativa ao Centro de Engenharia Mecânica da Universidade do Porto, ao qual foi atribuído o n.º de processo 15864. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Mecânica da Fractura; n.º 2, Métodos dos Elementos Finitos; n.º 3, Mecânica das Suspensões; n.º 4, Gestão de Energia; n.º 5, Investigação Operacional e n.º 6, Holografia. Contém documentação sobre a concessão de um subsídio para deslocação e estadia, em Portugal, de D.R.J. Owen e de C. Taylor, ambos da Universidade de Swansea (Reino Unido) e especialistas em Análise de Estruturas e Mecânica de Fluidos, para a participação num curso intensivo sobre «Método dos Elementos Finitos - Teoria e Aplicações».
Documentação relativa ao Centro de Engenharia Civil da Universidade do Porto, ao qual foi atribuído o n.º de processo 15810. Contém o plano de utilização de verba de reapetrechamento e a apresentação de contas de 1980.
Documentação relativa ao Centro de Anatomia Patológica e Oncologia da Universidade do Porto, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20280. O Centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Tumores da pele; n.º 2, Tumores benignos da glândula tireoídea; n.º 3, Cancro tireoídeo; n.º 4, Linfomas malignos, incluindo a doença de Hodgkin; n.º 5, Generalização tumoral. Cancro e reacção do hospedeiro; n.º 6, Lesões pré-malignas. Contém a proposta e pareceres de criação do Centro de Anatomia Patológica e Oncologia da Universidade do Porto. Inclui a proposta de homologação; o relatório de atividades de 1977 e o plano de atividades para 1978, entre outros documentos relativos aos financiamentos concedidos pelo INIC.
Documentação relativa ao Nationaal Instituut Voor Kernfysica en Hoge - Energiefysica (NIHEF), ao qual foi atribuído o n.º de processo 28425. Trata de contatos ao nível institucional do INIC com o NIHEF, relativos ao interesse na expansão das atividades de Física Nuclear, no contexto europeu.
Documentação relativa à European Science Foundation (ESF), especificamente o European Medical Research Councils (EMRC), à qual foi atribuído o n.º de processo 20001/10. Contém os diversos contributos a apresentar no «29th Meeting of the EMRC Standing Committee», a realizar em Madrid, Espanha, no ano de 1989. Inclui a publicação da EMRC intitulada «Animal Experiments and Alternatives in Biomedical Research», entre outros.
Documentação relativa ao Centro de Investigação Química da Universidade do Porto, ao qual foi atribuído o n.º de processo 15788. A Comissão Diretiva para 1981 era composta por João Luís Leão Cabreira de Oliveira Cabral, Carlos Maria Martins da Silva Corrêa, Adélio Alcino Sampaio Castro Machado, Maria Joaquina Soares Arêde Amaral Trigo, José Alberto Nunes Ferreira Gomes, José António Bettencourt Baptista e Manuel Aníbal Varejão Ribeiro da Silva. Contém o pedido de subsídio para a vinda a Portugal de J. D. R. Thomas, da Universidade de Cardiff, para proferir as seguintes palestras «Permeation of ions through membranes» e «Complexes of metal ions with polyethoxylates» e, o pedido de subsídio para a deslocação de José Alberto Nunes Ferreira Gomes e de Teresa Maria Fernandes Pinto da Fonseca, a Uppsala (Suécia), para participarem no «4º International Congress in Quantum Chemistry» com as seguintes comunicações: «Topology of the electronic current density» e «The short time description of chemical reactions by stochastic methods».
Documentação relativa ao Centro de Química Física e Radioquímica das Universidades de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 15786. Trata-se sobretudo de registo dos financiamentos concedidos pelo INIC ao Centro e gestão corrente (pedidos de reapetrechamento, mapas de assiduidade e pedidos de férias, entre outros).
Documentação relativa aos Serviços de Apoio à Investigação e Desenvolvimento, aos quais foi atribuído o n.º de processo 13780. A Comissão Diretiva para 1988 era composta por Manuel José de Abreu Faro, Maria Teresa Dias Marques Roque Laia, Ilda Alves Sebastião Proença, João Francisco Martins Casaca e Alberto Carlos da Paz Ribeiro. Inclui os pedidos para a aquisição de equipamento e para o dispêndio de divisas.
Contém documentação sobre a participação do INIC no evento «Juventus 80» (n.º de processo 22144), no âmbito da realização do Salão Internacional da Infância e da Juventude, inserido no 4º Centenário da Morte de Luís de Camões.
Contém documentação sobre a participação do INIC no evento «Juventus 79» (n.º de processo 22144), 1.º Salão Internacional da Infância e da Juventude.
Documentação relativa ao Centro de Documentação Científica e Técnica (CDCT), ao qual foi atribuído o n.º de processo 3084. Contém, sobretudo, assuntos relacionados com a gestão de recursos humanos e com a gestão de relações institucionais, nomeadamente, mapas de assiduidade e de férias. Inclui ofícios sobre a possível adesão à base de dados norte-americana National Technical Information Service (NTIS), destinada à divulgação de trabalhos científicos e ainda o relatório da delegação Portuguesa que se deslocou à reunião de especialistas organizada pela Comissão das Comunidades Europeias, realizada em março de 1989, no Luxemburgo, no âmbito do «Plano de acção para as Bibliotecas na Comunidade Europeia».
Documentação relativa aos Serviços de Apoio à Investigação e Desenvolvimento - SAID II, aos quais foi atribuído o n.º de processo 10350. Contém os registos dos financiamentos concedidos pelo INIC ao Centro e o registo de assuntos relativos à gestão financeira corrente e à gestão de recursos humanos. Inclui a ata da Assembleia Plenária do Centro, realizada a 25 de março de 1982; mapas de assiduidade; pedidos para aquisição e reparação de equipamentos; prestação de contas relativas aos anos de 1980 e 1981 e ainda o plano de atividades para os anos de 1981 (com o respetivo Parecer) e de 1982.
Documentação relativa ao Grupo Português de Fractura, à qual foi atribuído o n.º de processo 23425. Contém os estatutos do Grupo; o pedido de subsídio para apoio à organização de conferência, proposta de financiamento do INIC e o respetivo despacho; o programa do «5th European Conference on Fracture», organizada pelo Grupo e os textos das alocuções, entre outros.
Documentação relativa à Associação Portuguesa para o Estudo das Relações Internacionais - APRI, à qual foi atribuído o n.º de processo 27506. Contém um ofício relativo a alteração de morada da APRI.
Documentação relativa ao Centro de Inteligência Artificial da Universidade Nova de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 30490. Contém a proposta de criação do Centro, tendo sido sugerida a linha de ação «Inteligência artificial».
Documentação relativa ao Centro de História de Arte da Universidade de Évora, ao qual foi atribuído o n.º de processo 30500. No ano de 1993 o Centro propôs a criação das seguintes linhas de ação: n.º 1, Pintura; n.º 2, Escultura; n.º 3, Arquitectura; n.º 4, Artes ornamentais; n.º 5, Arte paisagista e dos jardins; n.º 6, História urbana e n.º 7, Estudos Eborenses. Contém a proposta de criação do Centro, o respetivo questionário e o parecer do Conselho Científico das Ciências Humanas sobre o mesmo, entre outros.
Documentação relativa aos Serviços de Apoio à Investigação e Desenvolvimento - SAID II, aos quais foi atribuído o n.º de processo 10350. Trata-se dos registos dos financiamentos concedidos pelo INIC ao Centro e da gestão corrente de recursos humanos. Contem, entre outros documentos, mapas de assiduidade e de férias, pedidos de reforço de verbas, relatórios de atividades de 1984 e 1985 e previsão de encargos para 1985 e 1986.
Documentação relativa ao Centro de Iniciação Científica do Minho, ao qual foi atribuído o n.º de processo 28341/1. Contém os protocolos de cooperação celebrados com a Associação Académica da Universidade do Minho, o Parque Nacional da Peneda-Gerês, a delegação de Braga do Instituto da Juventude, a Associação Industrial do Minho, a Câmara Municipal de Braga e o Pólo da Universidade do Minho do Projeto Minerva. Inclui a «Apresentação Pública dos Centros de Iniciação Científica do Instituto Nacional de Investigação Científica» e os «Elementos/sugestões para elaboração de um discurso na apresentação pública dos centros de Iniciação Científica do INIC».
Documentação relativa ao Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 30503. O Centro era constituído pela linha de ação n.º 1, Política Imperial Portuguesa. Trata-se do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC ao Centro, contendo nomeadamente a proposta de criação do Centro e o parecer do Conselho Científico das Ciências Humanas; a cópia da proposta para a criação do Centro de História da Espiritualidade em Portugal, na Universidade do Porto.
Documentação relativa ao Centro de Química do Meio Aquático da Universidade de Aveiro, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23349. Contém o registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e da gestão corrente (pedidos de autorização de dispêndio de divisas e mapas de bolsas de curta duração, entre outros).
Documentação relativa ao Centro de Engenharia Civil da Universidade do Porto, ao qual foi atribuído o n.º de processo 15810. O Centro era constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, Geotecnia; n.º 2, Dimensionamento e Optimização de Estruturas; n.º 3, Produção e Qualidade na Construção; n.º 4, Física das Construções; n.º 5, Vias de Comunicação; n.º 6, Escoamentos; n.º 7, Engenharia Marítima; n.º 8, Engenharia Sanitária; n.º 9, Planeamento do Território; n.º 10, Aproveitamento Hidráulico; n.º 11, Análise Numérica e Experimental de Estruturas; n.º 12, Reologia e Reparação de Betões e n.º 13, Matemática e Física na Engenharia Civil. Contém o registo dos financiamentos concedidos pelo INIC, da gestão financeira corrente e de assuntos de pessoal (mapas de assiduidade e de bolsas de curta duração e o balancete de execução financeira para o período de 01 de janeiro de 1993 a 31 de dezembro de 1993, entre outros).
Documentação relativa ao Centro de Iniciação Científica do Minho, ao qual foi atribuído o n.º de processo 28341/1. Contém as propostas de «Instalação, apetrechamento e início de actividades do centro de Iniciação Científica de Braga», submetida ao Subprograma III - Medida Q - 1.ª fase, do programa CIENCIA e de criação do Centro.
Documentação relativa à criação do Centro de Iniciação Científica de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 28341/3. Contém, entre outros, o protocolo de colaboração entre o Museu de Ciência da Universidade de Lisboa e o Centro de Iniciação Científica de Lisboa, do INIC; o formulário de candidatura ao Programa CIENCIA, Subprograma III, Medida Q - Infra-estruturas para divulgação de C&T; a apresentação pública dos centros de iniciação científica do Instituto Nacional de Investigação Científica; a proposta de criação do centro e o Projeto Egas Moniz.
Documentação relativa ao Centro de Metalurgia e Ciência dos Materiais da Universidade do Porto, ao qual foi atribuído o n.º de processo 29053. Contém recibo relativo ao pagamento de um subsídio por parte do INIC.
Documentação relativa ao Centro de Química do Meio Aquático da Universidade de Aveiro, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23349. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Estudo de microcomponentes de misturas por espectrometria de massa; n.º 2, Dinâmica de Biocinas no meio aquático; n.º 3, Síntese, transformações e aplicações de compostos naturais e outros; e n.º 4, Síntese, estrutura e reactividade de compostos de coordenação. Bio e Geoquímica inorgânica. Trata-se, sobretudo, do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e de documentos relativos à gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, concessão de bolsas, entre outros).
Documentação relativa ao Centro de Pneumologia, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 21028. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Fisiopatologia da Alfa-1-Antitripsina; n.º 2, Estudo Prospectivo do cancro do pulmão em ambientes profissionais; n.º 3, Carta polínica do concelho de Coimbra; n.º 4 - Estudo prospectivo do perfil ventilatório numa população em idade escolar; n.º 5, Estudo, a longo prazo, de doentes com bronquite crónica. Trata-se sobretudo de registo dos financiamentos concedidos pelo INIC ao centro e gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, concessão de bolsas, planos de atividades, relatórios de atividades, entre outros).
Documentação referente à proposta de criação do Centro de Gastrenterologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23757.
Contém documentação relativa ao Centro de Mecânica e Engenharia Estruturais da Universidade Técnica de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23154. Esta documentação inclui relatórios e planos de atividades.
Documentação relativa ao Centro de Mecânica e Engenharia Estruturais da Universidade Técnica de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23154, nomeadamente sobre recursos humanos e sobre o Programa de Cooperação entre Portugal e França no domínio da Engenharia de Estruturas: métodos matemáticos de análise de estruturas, comportamento linear e não linear de estruturas metálicas, segurança de estruturas ao fogo, otimização de estruturas, física e economia das construções.
Contém documentação relativa ao Centro de Mecânica e Engenharia Estruturais da Universidade Técnica de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23154, nomeadamente mapas de assiduidade, registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e ainda gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, concessão de bolsas, entre outros).
Contém documentação relativa ao Centro de Estudos de Ciências Farmacêuticas, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23215, nomeadamente registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, concessão de bolsas, entre outros).
Documentação relativa à criação dos Centros de Atividade Científica para Crianças, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23805. A proposta foi feita pelo professor do Departamento de Química, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, M. S. Gil.
Contém documentação relativa à criação do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 24095. Inclui a proposta de criação e pedido de parecer por parte da Direcção-Geral do Ensino Superior.
Contém documentação relativa à recriação do Centro de Estudos Geográficos, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 24054, nomeadamente a proposta apresentada pela Comissão Científica do Grupo de Geografia.
Contém documentação relativa ao Centro de Tecnologia Têxtil da Universidade do Minho, ao qual foi atribuído o n.º de processo 24064. Inclui propostas de projetos de investigação e de cooperação com a École Nationale Supérieure des Industries Textiles de Mulhouse, da Universidade de Alta Alsácia, França.
Documentação relativa ao Centro de Química do Meio Aquático da Universidade de Aveiro, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23349. O centro era constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, Estudo de microcomponentes de misturas por espectrometria de massa; n.º 2, Dinâmica de Biocinas no meio aquático; n.º 3, Síntese, transformações e aplicações de compostos naturais e outros e n.º 4, Síntese, estrutura e reactividade de compostos de coordenação. Bio e Geoquímica inorgânica. Trata-se, sobretudo, do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e da gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, concessão de bolsas, entre outros).
Contém documentação relativa ao Centro de Mecânica e Engenharia Estruturais da Universidade Técnica de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23154. Esta documentação é sobre recursos humanos e aquisição de equipamento.
Documentação relativa ao Centro de Estudos Comparados de Línguas e Literaturas Modernas, da Universidade Nova de Lisboa, com o processo n.º 22989, constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1 - Estudos Anglo-Portugueses; n.º 2 - A produção discursiva em Português; n.º 3 - A Literatura Portuguesa no Séc. XVI; n.º 4 - Estudos Pessoanos, n.º 5 - Mitos de Fundação. Contém planos de atividades, relatórios de atividades, atualização das equipas de investigação e o parecer do Conselho Científico das Ciências Sociais e Humanas.
Documentação relativa ao Centro de Psicologia da Universidade do Porto, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23046. O centro era constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, Activação do Desenvolvimento Psicológico e n.º 2, Prevenção da Saúde Mental. Contém a proposta de criação do centro e o parecer da reitoria, o registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e da gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, entre outros).
Contém documentação relativa à criação do Centro de Fisiologia da Hemóstase, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23214. Constituído pelas linhas de ação n.º 1, Situações de «stress» e coagulação; n.º 2, Prostaglandinas e n.º 3, Fibrinólise. Inclui o relatório de atividades de 1985.
Contém documentação sobre a aquisição de equipamento, recursos humanos e o relatório de atividades de 1981, do Centro de Estudos de Ciências Farmacêuticas, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23215.
Documentação relativa ao Centro de Orizicultura, ao qual foi atribuído o n.º de processo 29158. Contém ofícios relativos ao convite dirigido a Pedro Lynce de Faria (Direcção-Geral do Ensino Superior), para representar o INIC no Conselho Geral do Centro de Orizicultura.
Documentação relativa à criação do Centro de Estudos Literários da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23403. A criação do Núcleo de Estudos Anglo-Germânicos foi proposta com dois projetos de investigação, um na área da Anglística e outro na área da Germanística, no domínio das Literaturas Inglesas e Alemãs do Século XX.
Documentação relativa à criação do Centro de Iniciação Científica de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 28341/2. Contém, entre outros, a apresentação pública dos centros de iniciação científica do Instituto Nacional de Investigação Científica; os elementos/sugestões para elaboração de um discurso na apresentação pública dos centros de iniciação científica do INIC; o parecer da comissão executiva do INIC; a proposta de criação do centro INIC de iniciação científica; o formulário de candidatura ao Programa CIENCIA, Subprograma III, Medida Q - Infra-estruturas para divulgação de C&T; o recibo de subsídio concedido ao centro.
Documentação relativa ao Centro de Estudos de Ciências Farmacêuticas, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23215. O centro era constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, Estudo de plantas medicinais - Aproveitamento de recursos naturais; n.º 2, Estudo de materiais renováveis para as indústrias farmacêuticas e agro-pecuária; n.º 3, Estudos de química-orgânica, física, em substratos em atividade farmacológica e n.º 4, Estudo de germes patogénicos e de células com interesse biotecnológico. Trata-se, sobretudo, de documentos relacionados com o registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e a gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, concessão de bolsas, entre outros). Inclui ainda a proposta de projecto «Estudos de química orgânica Física em substratos com actividade farmacológica», apresentada ao Programa Mobilizador de Ciência e Tecnologia.
Documentação relativa ao Centro de Química do Meio Aquático da Universidade de Aveiro, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23349. O centro era constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, Estudo de microcomponentes de misturas por espectrometria de massa; n.º 2, Dinâmica de Biocinas no meio aquático; n.º 3, Síntese, transformações e aplicações de compostos naturais e outros e n.º 4, Síntese, estrutura e reactividade de compostos de coordenação. Bio e Geoquímica inorgânica. Trata-se, sobretudo, do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e da gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, concessão de bolsas, entre outros).
Documentação relativa ao Centro de Estudos de Ciências Farmacêuticas, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23215. O centro era constituído pelas seguintes linhas de ação n.º 1, Estudo de plantas medicinais - Aproveitamento de recursos naturais; n.º 2, Estudo de materiais renováveis para as indústrias farmacêuticas e agro-pecuária; n.º 3, Estudos de química-orgânica, física, em substratos em atividade farmacológica e n.º 4, Estudo de germes patogénicos e de células com interesse biotecnológico. Trata-se, sobretudo, de documentos relacionados com o registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e com a gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, concessão de bolsas, entre outros). Inclui ainda o pedido de concessão de uma linha de investigação destinado ao sector da microbiologia.
Documentação relativa ao pedido de apoio do Centro de Investigação sobre a Economia Portuguesa da Universidade Técnica de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23667, para a realização da conferência subordinada ao tema «O comportamento dos agentes económicos e a reorientação da política económica em Portugal». A comissão organizadora foi composta por António Mil Homens, Gualter Furtado, Isabel Esteves, José Pereirinha, Judite Sarmento e Manuel Tomásio. Contém o plano de atividades do centro (1983-1984), o regulamento e a minuta da ficha de inscrição.
Documentação relativa ao pedido de verbas para apetrechamento do Laboratório de Metrologia (localizado na Unidade de Engenharia em Guimarães). O pedido foi efetuado pelo Centro de Ciências e Tecnologia de Materiais da Universidade do Minho, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23413. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Comportamento Mecânico dos Materiais; n.º 2, Tecnologia da Produção; e n.º 3, Projeto Mecânico, e as suas atividades de investigação incidiam no domínio do Comportamento Mecânico dos Materiais, Tribologia e Tecnologia da Produção Mecânica. Tinha como responsáveis: Carlos Augusto Gomes de Moura Branco, Manuel dos Santos Pais e António de Sousa Miranda. Contém os relatórios de atividade das linhas de ação entre 1983 e 1984.
Documentação relativa à proposta de criação do Centro de Estudos de Química Agrícola, pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23735. Apresentado por uma comissão diretiva composta por Joaquim Quelhas dos Santos, Luís da Silva Campos, Raul Filipe Xisto Bruno de Sousa, Ernesto José Pestana de Vasconcelos e Júlio da Cruz Morais, este centro seria constituído pelas linhas de ação n.º 1, Utilização Racional dos Fertilizantes e n.º 2, A Fertilização e a Qualidade dos Produtos Agrícolas.
Documentação relativa ao Centro de Sistemática e Ecologia da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 21545. O centro era constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, Estudo sistemático e ecológico de anfípodes (Crustacea-Amphipoda) e n.º 2, Nematologia. Contém planos e relatórios de atividades, pareceres do Conselho Científico das Ciências Naturais, candidatura ao Programa CIENCIA e atualização das equipas de investigação. Trata-se, sobretudo, do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e da gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, concessão de bolsas, entre outros).
Documentação relativa ao Centro de Sistemática e Ecologia da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 21545. O centro era constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, Estudo sistemático e ecológico de anfípodes (Crustacea-Amphipoda); n.º 2, Nematologia. Contém planos de atividades, relatórios de atividades e proposta formação e de homologação do centro. Trata-se, sobretudo, do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e da gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, concessão de bolsas, entre outros).
A série é constituída pelo conjunto dos processos individuais dos investigadores, dos técnicos, administrativos, auxiliares, e outros funcionários, que exerceram funções no Instituto Nacional de Investigação Científica, ou nos centros de investigação dele dependentes. Inclui também os processos de estudantes, de investigadores e bolseiros que, não tendo exercido funções no INIC, com ele se relacionaram, por exemplo, ao requerer o regime de equiparação a bolseiro. Trata-se de uma série extensa e muito abrangente, em que os processos estão orientados para a pessoa, independentemente do seu vínculo laboral ou da sua atividade profissional. O INIC era constituído por uma estrutura administrativa central, na qual exerciam funções pessoal dirigente, técnico, administrativo e auxiliar. Nos centros de investigação dependentes do INIC espalhados pelo tecido universitário, também trabalhavam, para além de investigadores e docentes, vários técnicos, auxiliares e administrativos. Os serviços do Instituto Nacional de Investigação Científica responsáveis pela produção destes processos são tendencialmente diferentes, quer estejamos a referir-nos a funcionários, a investigadores e professores universitários, ou a simples pedidos de equiparação a bolseiro de técnicos que não pertenciam ao INIC. Os processos respeitantes a funcionários - técnicos, administrativos, auxiliares - eram produzidos pela Divisão de Finanças e Património, que existiu entre 1976 e 1980. Neste último ano, o pelouro do pessoal passou para as atribuições da Divisão de Pessoal, inserida na Direcção de Serviços Administrativos e Financeiros (art. 12.º do Decreto n.º 538/76, de 09 de julho e art. 18.º do Decreto-Lei n.º 414/80, de 27 de setembro). Convém referir que, em 1976, por ocasião da criação do Instituto Nacional de Investigação Científica, foram transferidos para o seu quadro de pessoal, os funcionários que prestavam serviço na Divisão de Investigação Científica, na Divisão de Bolsas de Estudo e Intercâmbio Científico e no Centro de Documentação Científica do Instituto de Alta Cultura, então extinto (art. 23.º do Decreto n.º 538/76, de 09 de julho). Os processos de investigadores e bolseiros dos centros de investigação do Instituto Nacional de Investigação Científica foram produzidos, sobretudo, pela Divisão de Programas, entre 1976 e 1980, e a partir deste último ano, pela Divisão de Bolsas e Intercâmbio, pertencente à Direcção de Serviços de Investigação Científica (art. 10.º do Decreto n.º 538/76, de 09 de julho e art. 11.º e 12.º do Decreto-Lei n.º 414/80, de 27 de setembro). Os simples pedidos de equiparação a bolseiro de investigadores ou técnicos que não pertenciam ao INIC, nem aos seus centros de investigação, como sucedia, por exemplo, com os professores do Ensino Secundário, eram tratados pela Divisão de Programas e, posteriormente, pela Divisão de Bolsas e Intercâmbio. (art. 10.º do Decreto n.º 538/76, de 09 de julho e art. 11.º e 12.º do Decreto-Lei n.º 414/80, de 27 de setembro). O conteúdo destes processos - os assuntos tratados, as tipologias e a tramitação documental - também é tendencialmente diferente. Genericamente, no caso dos processos de funcionários, os mesmos integram documentos de natureza diversificada, relativos à situação profissional, pessoal e familiar dos funcionários do INIC. Os processos de investigadores e bolseiros dos centros dependentes do Instituto Nacional de Investigação Científica são diferentes e incluem requerimentos de equiparação a bolseiro, pedidos de atribuição de bolsas, e os respetivos relatórios de estágio. De notar que a equiparação a bolseiro era até aos anos 90 concedida sobretudo a professores universitários, sendo apenas episodicamente concedida a outros professores. A documentação que integra esta série foi objeto de tratamento e descrição arquivística, respeitando-se o enquadramento legal aplicável.
Documentação relativa ao Centro de Psicologia da Universidade do Porto, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23046. O centro era constituído por uma única linha de ação: Activação do desenvolvimento psicológico. Contém os planos e relatórios de atividades, os mapas de atualização das equipas de investigação, o relatório do estágio realizado na Universidade de Utrecht, Países Baixos, por Maria Isolina Pinto Borges, o relatório da participação de Joaquim Luís Braga dos Santos Coimbra no "III European Congress of Psychology", realizado em Tampere, Finlândia e a comunicação "The Social Dimension of Deliberate Psychological Education" apresentada no "II International Conference of Psychological Intervention and Human Development", Valência, Espanha, por Bártolo Paiva Campos, todos investigadores do centro. Trata-se sobretudo do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e gestão financeira corrente.
Documentação relativa ao Centro de Biologia Celular da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20281. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Fisiologia Celular-Neuroquímica; n.º 2, Bioquímica; n.º 3, Microbiologia e n.º 4, Diferenciação e Organogénese do Pulmão. Contém propostas de intercâmbio e previsões de encargos para 1984; mapas de pessoal; processo de aquisição de equipamento; mapas de proposta de intercâmbio para 1985; Curriculum de Kenneth D. Philipson, da Universidade da Califórnia, E.U.A., que se terá deslocado ao centro em abril de 1985, em trabalho científico, e ainda pareceres do Conselho Científico das Ciências Naturais, entre outros.
Documentação relativa ao Centro de Física da Radiação e dos Materiais da Universidade de Aveiro, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20194. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Estrutura dos materiais; n.º 2, Física da radiação; n.º 3, Instrumentação e n.º 4, Propriedades dos materiais. Trata-se sobretudo de registo dos financiamentos concedidos pelo INIC ao centro e gestão financeira corrente (planos de atividades, relatórios de atividades e aquisição de equipamento, entre outros). Contém o relatório do projeto de investigação conjunta entre o grupo de «Física da Radiação», do centro e o grupo de «Física Atómica e Molecular», da Universidade de Paul Sabatier, de Toulouse, França; o relatório das atividades desenvolvidas por Y. Fujita, do Institute of Nuclear Study, de Tóquio, Japão e ainda o «Parecer da Comissão de Física, sobre as actividades de investigação e propostas de verbas para os Centros de Física do INIC».
Documentação relativa ao Centro de Biologia Celular da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20281. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Fisiologia Celular-Neuroquímica; n.º 2, Bioquímica; n.º 3, Microbiologia e n.º 4, Diferenciação e Organogénese do Pulmão. Contém os relatórios de atividades de 1985, 1986 e 1987, tratando-se, sobretudo, do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e da gestão financeira corrente. Inclui mapas de bolsas de estudo de curta duração; pareceres do Conselho Científico das Ciências Naturais; e o Curriculum e o programa de trabalho de John Goddard Moir, da Universidade de Sheffield, Reino Unido, que lecionou o curso “Molecular Evolution”, de setembro a outubro de 1988.
Documentação relativa ao Centro de Álgebra da Universidade de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20191. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Módulos anéis e representações; n.º 2, Álgebras universais e reticulados e n.º 3, Estruturas lineares e combinatórias (até 1988 a linha n.º 3 designava-se por Grupos e homologia). Trata-se sobretudo de registo dos financiamentos concedidos pelo INIC ao centro e gestão financeira corrente (planos de atividades, relatórios de atividades, pareceres sobre aquisição de equipamento, entre outros). Contém um parecer e um relatório do Conselho Científico das Ciências Exactas, referentes a períodos distintos.
Documentação relativa à proposta de constituição do Centro de Estudos de Química Orgânica de Produtos Naturais da Universidade de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20195. Contém o «Parecer sobre a criação de novos centros», emitido pela Subcomissão de Química.
Documentação relativa ao Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 22987. O centro era constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, Etno-Sociologia comparativa e n.º 2, Comunicação Social. Contém planos de atividades, relatórios de atividades e atualização das equipas de investigação, tratando-se sobretudo do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e da gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, concessão de bolsas, entre outros).
Documentação relativa ao Centro de Matemática da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20190. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Álgebra linear e aplicações; n.º 2, Análise funcional; n.º 3, Análise numérica, programação matemática e aplicações; n.º 4, Probabilidade e Estatística; n.º 5 Físico-matemática, e n.º 6, História e metodologia da Matemática. Contém planos e relatórios de atividades, tratando-se sobretudo do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e gestão financeira corrente. Inclui pedidos de bolsas de curta duração; transcrição do parecer relativo ao livro «Estatística Descritiva», de João Antunes Lopes; propostas de projetos apresentados ao Programa Mobilizador de Ciência e Tecnologia; pareceres do Conselho Científico das Ciências Exactas, entre outros.
Documentação relativa ao Centro de História da Sociedade e Cultura da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 15950. O Centro era constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, História das Ideias em Portugal nos Séculos XVI e XIX; n.º 2; História Económica e Social e n.º 3, Estudo e Publicação de Fontes de História Medieval de Portugal. Contém o relatório de atividades de 1976 e plano de atividades para 1977.
Documentação relativa ao Centro de Matemática da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20190. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Álgebra linear e aplicações; n.º 2, Análise funcional; n.º 3, Análise numérica, programação matemática e aplicações; n.º 4, Probabilidade e Estatística; n.º 5 Físico-matemática, e n.º 6, História e metodologia da Matemática. Trata-se sobretudo do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC ao centro e gestão financeira corrente (planos de atividades, relatórios de atividades, entre outros). Contém cópia de um formulário de candidatura, no âmbito do Programa CIENCIA, para a criação de um Instituto de Matemática Aplicada.
Documentação relativa ao Centro de Física da Radiação e dos Materiais da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20194. Contém a sua proposta de criação e a respetiva e homologação. O Centro era formado pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, Estrutura dos Materiais; n.º 2, Física da Radiação; n.º 3, Instrumentação e n.º 4, Propriedades dos Materiais. A Comissão Diretiva era constituída por António Costa Dias de Figueiredo, Armando José Ponce de Leão Policarpo, Carlos Alberto Nabais Conde, Carlos Artur Trindade de Sá Furtado e Luís Maria Francisco de Borja Vaz de Sampaio Alte da Veiga. Contém o relatório de contas de 1978 e o plano de atividades para 1980.
Documentação relativa ao Centro de Física da Radiação e dos Materiais da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20194. Inclui documentos sobre a vinda de T. A. King, no âmbito de um projeto de colaboração com o Departamento de Física da Universidade de Manchester, no domínio da Física Molecular e o Acordo de Cooperação com o Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial (LNETI).
Documentação relativa ao Centro de Engenharia Biológica das Universidades de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 15938. A Comissão Diretiva para 1985 era composta por Fernando Pereira Mangas Catarino, José Filipe Santos Oliveira, Maria Salomé Soares Pais Telles Antunes, Maria Clara de Almeida Barros Queiroz, Contreiras e Júlio Maggiolly Novais. Contém pedidos de subsídio para a realização de intercâmbio com outras instituições congéneres e planos e relatórios de atividade.
Documentação relativa ao Centro de História da Sociedade e Cultura da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 15950. A Comissão Diretiva era composta por José Sebastião da Silva Dias, Avelino de Jesus da Costa, António de Oliveira, Maria Helena da Cruz Coelho, Maria Manuela de Bastos Tavares Ribeiro, António Joaquim da Silva Pereira e José Maria Amado Mendes. Contêm pedidos de subsídio para a realização de intercâmbio com outras instituições congéneres, relatórios e planos de atividade.
Documentação relativa ao Centro de Física da Radiação e dos Materiais da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20194. A Comissão Diretiva para 1985 era composta por Luís Maria Francisco de Borja Vaz de Sampaio Alte da Veiga, Carlos Alberto Nabais Conde, Maria Amália de Freitas Tavares, Luís Filipe Requicha Ferreira e Maria Alice Furtado Alves. Contém o Relatório de Atividades referente ao ano de 1984.
Documentação relativa ao Centro de Física da Radiação e dos Materiais da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20194. A Comissão Diretiva para o biénio 1983-1984 era composta por Carlos Alberto Nabais Conde, Carlos Artur Trindade de Sá Furtado, Luís Maria Francisco de Borja Vaz de Sampaio Alte da Veiga, Maria Alice Furtado Alves e Maria Salete Silva Carvalho Pinheiro Leite. Contém as propostas de intercâmbio científico para 1983 e 1984; os pedidos de subsídio no âmbito do 1º Encontro Luso-Espanhol de Física Nuclear (realizado em Lisboa) e do Encontro Física-84 (realizado em Évora).
Documentação relativa ao Centro de Física da Matéria Condensada, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20071. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Cristais líquidos e polímeros; n.º 2, Física da matéria condensada; n.º 3, Física Atómica e molecular; n.º 4, Física teórica e métodos matemáticos e n.º 5, Física da matéria condensada e biologia. Contém planos e relatórios de atividades, tratando-se sobretudo do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e gestão financeira corrente (mapas de assiduidade de pessoal e de bolsas de curta duração e pedidos para aquisição de equipamento). Inclui a proposta, com despacho favorável, da concessão de um subsídio disponibilizado pelo Fundo de Apoio à Comunidade Científica, para a realização da «II Escola de Primavera de Física da Matéria Condensada» e convite endereçado ao presidente do INIC para participar do mesmo; relatório de execução do projeto financiado pelo Programa Mobilizado de Ciência e Tecnologia «Ordem e Propriedades Reológicas de Polímeros e Materiais Afins», entre outros.
Documentação relativa ao Centro de Morfologia Experimental da Universidade do Porto, ao qual foi atribuído o n.º de processo 16177. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Citofisiologia da secreção glandular; n.º 2, Neurobiologia de alguns componentes do sistema nervoso central e periférico; n.º 3, Anatomia e morfologia experimental dos sistemas venoso e linfático; n.º 4, Biologia do desenvolvimento e n.º 5, Citofisiologia do núcleo. Contém planos e relatórios de atividades, tratando-se sobretudo do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e da gestão financeira corrente (planos de atividades, relatórios de atividades, despesas de execução gráfica de obras, entre outros).
Documentação relativa ao Centro de Linguística da Universidade do Porto, ao qual foi atribuído o n.º de processo 16070. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Problemas gramaticais e psicolinguísticos - Especificidades do Português e n.º 2, Estruturas verbais e estruturas discursivas do Português. Trata-se sobretudo de registo dos financiamentos concedidos pelo INIC ao centro e da gestão financeira corrente (planos e relatórios de atividades, mapas de assiduidade listagens de bolsas de curta duração e aquisição de obras literárias, entre outros). Contém os relatórios do Conselho Científico das Ciências Humanas e os formulários de candidatura ao programa CIENCIA.
Documentação relativa ao Centro de Psico-pedagogia da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 16147. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Educação infantil ou pré-primária em Portugal e n.º 2, Orientação escolar e profissional. Contém planos e relatórios de atividades, tratando-se sobretudo do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e da gestão financeira corrente (planos e relatórios de atividades, entre outros). Contém o parecer de J. M. Ferreira Marques e Bártolo Paiva Campos, sobre a concessão de um subsídio para a publicação da «Revista Portuguesa de Pedagogia».
Documentação relativa ao Centro de Matemática da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20190. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Álgebra linear e aplicações; n.º 2, Análise funcional; n.º 3, Análise numérica, programação matemática e aplicações; n.º 4, Probabilidade e Estatística; n.º 5, Físico-matemática e n.º 6, História e metodologia da Matemática. Trata-se sobretudo de registo dos financiamentos concedidos pelo INIC ao centro e da gestão financeira corrente (planos e relatórios de atividades). Contém, entre outros, o parecer de Raymond Moché, da Universidade de Ciências e Técnicas de Lille, França, sobre a licenciada Maria Gabriela Neves Salgueiro Amaral; a homologação da composição da comissão diretiva do centro e propostas de despesa com missões de intercâmbio científico.
Documentação relativa ao Centro de Psico-pedagogia da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 16147. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Motivação, desenvolvimento interpessoal e organizacional; n.º 2, Perspetivas metodológicas, diferenciais e de desenvolvimento de crianças, adolescentes e adultos; n.º 3, História das instituições educativas portuguesas e n.º 4, Psico-pedagogia das aprendizagens e formação de professores. Trata-se sobretudo de registo dos financiamentos concedidos pelo INIC ao centro e da gestão financeira corrente (planos e relatórios de atividades). Contém ainda inventários de material e livros; pareceres do Conselho Científico das Ciências Sociais e listagens de bolsas de curta duração.
Documentação relativa ao Centro de Álgebra da Universidade de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20191. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Anéis e semianéis; n.º 2, Semianéis e reticulados; n.º 3, Grupos e homologia e n.º, 4, Geometria algébrica. Trata-se sobretudo de registo dos financiamentos concedidos pelo INIC, ao centro, e gestão financeira corrente (planos e relatórios de atividades, entre outros). Contém ainda um resumo de lições a proferir por Philip Dwinger, da Universidade de Illinois, Estados Unidos da América; considerações do centro sobre o Decreto Regulamentar n.º 51/81, de 19 de outubro e mapa com propostas de intercâmbio de cientistas.
Documentação relativa ao Centro de Física da Matéria Condensada, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20071. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Cristais líquidos e polímeros; n.º 2, Física da matéria condensada; n.º 3, Física atómica e molecular; n.º 4, Física teórica e métodos matemáticos e n.º 5, Física da matéria condensada e biologia. Trata-se sobretudo de registo dos financiamentos concedidos pelo INIC ao centro e gestão financeira corrente (planos e relatórios de atividades, mapas de assiduidade, entre outros). Contém ainda os relatórios de visitas, no âmbito de intercâmbios científicos, de Nöelle Pottier da Universidade de Paris, de Marcelo Gomes da Universidade de Padova, em Itália e Armel Guillermo do Laboratoire de Spectrométrie Physique de França; contém também candidaturas ao programa CIENCIA e listagens relativas à concessão de bolsas de curta duração.
Documentação relativa ao Centro de Morfologia Experimental da Universidade do Porto, ao qual foi atribuído o n.º de processo 16177. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Citofisiologia da secreção; n.º 2, Neurobiologia da área sensitiva primária da medula espinal (corno dorsal); n.º 3, Estudo das zonas de interacção de inervação visceral e somática; n.º 4, Caracterização de contínuos epitélio-mesenquima; n.º 5, Efeitos da hiponutrição e alcoolismo crónicos no sistema nervoso; n.º 6, Biologia da reprodução e n.º 7, Estudos morfofuncionais do globo ocular e anexos. Contém planos e relatórios de atividades, tratando-se sobretudo do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e gestão financeira corrente (aquisição de equipamento e assuntos de pessoal, entre outros). Contém o relatório da visita ao centro de Fernando Cervero, da Universidade de Bristol, Reino Unido e os seguintes artigos científicos de M. A. Tavares e M. M. Paula Barbosa: «Mitochondrial changes in rat purkinje cells after prolonged alcohol consumtion», «A morphometric golgi analysis of the purkinje cell dendritic tree after long-term alcohol consumtion in the adult rat» e «Dendritic spine plasticity and chronic alcoholism in rats»; «Alcohol-Induced granule cell loss in the cerebellar cortex of the adult rat»; «Lipofuscin granules in purkinje cells after long-term alcohol consumption in rats» e «Lipofuscin granules in purkinje cells after long-term alcohol consumption in rats».
Documentação relativa ao Centro de Petrologia e Geoquímica das Universidades de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20163. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Geoquímica de Formações Igneas e Minerogenese; e n.º 2, Alterações e Alterabilidade de Rochas. Contém planos e relatórios de atividades, tratando-se sobretudo do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e gestão financeira corrente (mapas de assiduidade de pessoal, pedidos de subsídio para impressão de obras, fichas com pedidos de bolsa de curta duração, entre outros). Inclui ainda pareceres do Conselho Científico das Ciências Naturais.
Documentação relativa ao Centro de Petrologia e Geoquímica das Universidades de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20163. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Alteração e alterabilidade de rochas. Transformação industrial de rochas e n.º 2, Alterações e Alterabilidade de Rochas. Inclui a proposta de criação do centro e os comentários à mesma por José Quintino Rogado e Luís Aires Barros, professores do Instituto Superior Técnico. Trata-se sobretudo de registo dos financiamentos concedidos pelo INIC ao centro e gestão financeira corrente (planos de atividades, relatórios de atividades, mapas de assiduidade e aquisição de equipamento, entre outros).
Documentação relativa ao Centro de Física da Matéria Condensada, ao qual foi atribuído o n.º de processo 20071. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Cristais líquidos e polímeros; n.º 2, Física da matéria condensada; n.º 3, Física Atómica e molecular; n.º 4, Física teórica e métodos matemáticos e n.º 5, Física da matéria condensada e biologia. Contém o registo dos financiamentos concedidos pelo INIC, planos e relatórios de atividades e a proposta de criação do Instituto de Física e Matemática. Inclui ainda cópias de contratos celebrados entre a JNICT e o INIC, no âmbito do Programa Mobilizador de Ciência e Tecnologia; mapas de assiduidade de pessoal; propostas de atribuição de bolsas de curta duração e relatório elaborado por Thierry Paul, da Universidade de Paris, após estágio realizado no centro.
Documentação relativa ao Centro de História da Sociedade e Cultura da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 15950. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, História Cultural e Política de Portugal; n.º 2, História da Sociedade em Portugal; e n.º 3, Estudo e Publicação de Fontes da História Medieval de Portugal. Trata-se sobretudo de registo dos financiamentos concedidos pelo INIC ao centro e gestão financeira corrente (planos e relatórios de atividades, subsídios para execução gráfica de obras, cadastro dos bens móveis, fichas de atualização de colaboradores científicos, entre outros). Contém ainda o contributo do centro para o documento «Traços essenciais de inovação da proposta de Lei Orgânica do INIC» e o relatório da deslocação a Coimbra de José Angel García de Cortázar, da Universidade de Santander, Espanha.
Documentação relativa ao Centro de Metabolismos e Genética das Universidades de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 16008. O centro era constituído pela linha de ação n.º 1, Estudo de erros inatos do metabolismo. Trata-se sobretudo de registo dos financiamentos concedidos pelo INIC ao centro e gestão financeira corrente (planos de atividades, relatórios de atividades, mapas de assiduidade, entre outros). Contém ainda a comunicação de Maria Manuela da Silveira Lopes Teixeira Maya, assistente de investigação, nas «Segundas Jornadas da Associação Ibérica de Farmacêuticos Analistas», realizadas em Cascais e também a comunicação de Fernando Dias Agudo, Presidente do INIC intitulada «Algumas observações à criação do Núcleo de Prestação de Serviços no Sector da Bioquímica da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa».
Documentação relativa ao Centro de Metabolismos e Genética das Universidades de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 16008. O centro era constituído pela linha de ação n.º 1, Erros inatos do metabolismo geneticamente determinados. Contém planos e relatórios de atividades, tratando-se sobretudo do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, mapas de assiduidade, entre outros). Inclui pareceres do Conselho Científico das Ciências da Saúde.
Documentação relativa ao Centro de Metabolismos e Genética das Universidades de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 16008. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Estudo de erros inatos do metabolismo e n.º 2, Estudo do metabolismo de Xenobióticos. Contém planos e relatórios de atividades, tratando-se sobretudo do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, mapas de assiduidade, entre outros). Inclui parecer do Conselho Científico das Ciências da Saúde.
Documentação relativa ao Centro de Engenharia Biológica das Universidades de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 15938. O Centro era constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, Estudo da Tolerância e Adaptação de Plantas em Condições de Stress Ambiental Comuns na Região Mediterrânica; n.º 2, Influência de Micro-Poluentes no Funcionamento de Estações de Tratamento de Esgotos pelo Sistema de Lamas Activadas; n.º 3, Ultra-Estrutura Bioquímica das Células Vegetais; n.º 4, Genética Ambiencial; n.º 5, Bioquímica Aplicada à Produção Vegetal e n.º 6, Aplicações Industriais da Insolubilização de Enzimas. A Comissão Diretiva era composta por Fernando Pereira Mangas Catarino, Rui Manuel Baptista Ganho, Maria Salomé Soares Pais Telles Antunes, Maria Clara de Almeida Barros Queiroz, José de O. P. Correia Contreiras e Júlio Maggiolly Novais. Contém os relatórios de apresentação de contas referentes aos anos de 1977, 1978 e 1979.
Documentação relativa ao Centro de Metabolismos e Genética das Universidades de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 16008. O centro era constituído pelas linhas de ação n.º 1, Estudo de erros inatos do metabolismo; n.º 2, Estudo do metabolismo de Xenobióticos e n.º 3, Acção de hormonas e anti-hormonas de uso terapêutico sobre a actividade genética do fígado. Contém planos e relatórios de atividades, tratando-se sobretudo do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, listagens de transferências de verbas para bolsas de curta duração e assiduidade de pessoal, entre outros). Inclui ainda cópia de protocolo de colaboração científica entre o INIC e o centro médico universitário Wilhelmina Kinderziekenhuis, Utrecht, Países Baixos.
Documentação relativa ao Centro de Mecânica e Engenharia Estruturais, da Universidade Técnica de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23154. O centro era constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, Desenvolvimento de técnicas experimentais com aplicação ao estudo de estruturas; n.º 2, Métodos matemáticos da mecânica e sua aplicação à análise e síntese de estruturas; n.º 3, Mecânica dos meios contínuos e termomecânica e n.º 4, Análise e o dimensionamento de estruturas metálicas e mistas. Contém planos e relatórios de atividades, atualização das equipas de investigação e a proposta de criação do centro. Trata-se sobretudo do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e da gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, concessão de bolsas, entre outros).
Documentação relativa ao Centro de Psicologia da Universidade do Porto, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23046. O centro era constituído pela linha de ação n.º 1, Activação do desenvolvimento psicológico. Contém planos de atividades, relatórios de atividades, atualização das equipas de investigação e o parecer do Conselho Científico das Ciências Sociais. Trata-se, sobretudo, do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e da gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, concessão de bolsas, entre outros).
Documentação relativa ao Centro de Metabolismos e Genética das Universidades de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 16008. O centro era constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, Estudo de erros inatos do metabolismo; n.º 2, Estudo do metabolismo dos medicamentos e n.º 3, Bioquímica do recém-nascido (esta linha apenas funcionou até 1978). Inclui o parecer sobre a «criação do Centro de Metabolismo e Genética da Universidade de Lisboa» e a respetiva homologação.
Documentação relativa ao Centro de Sistemática e Ecologia da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 21545. O centro era constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, Estudo sistemático e ecológico de anfípodes (Crustacea-Amphipoda) e n.º 2, Nematologia. Contém planos e relatórios de atividades, atualização das equipas de investigação. Trata-se, sobretudo, do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e da gestão financeira corrente durante o período de 1984-1985 (aquisição de equipamento, concessão de bolsas, entre outros).
Documentação relativa ao Centro de História da Sociedade e Cultura da Universidade de Coimbra, ao qual foi atribuído o n.º de processo 15950. O Centro era constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, História das Ideias em Portugal nos Séculos XVI e XIX; n.º 2; História Económica e Social e n.º3, Estudo e Publicação de Fontes de História Medieval de Portugal. A Comissão Diretiva era composta por João Lourenço Roque, Manuel Augusto Rodrigues, Amadeu José de Figueiredo Carvalho Homem, Luís Manuel Rocha Ferrand de Almeida, Fernando Taveira da Fonseca, Avelino de Jesus da Costa e Maria Teresa Nobre Veloso. O Conselho Científico era constituído por António Oliveira, Avelino de Jesus da Costa, Manuel Augusto Rodrigues e Maria Manuela de Bastos Tavares Ribeiro. Contém os planos de atividades para 1981 e 1982; o relatório de contas de 1980 e uma listagem dos artigos publicados pelos investigadores do centro, de 1976 a 1980.
Documentação relativa ao Centro de Estudos de Geografia e de Antropologia, da Faculdade de Ciências da Universidade Nova de Lisboa, ao qual foi atribuído o n.º de processo 23150. O centro era constituído pelas seguintes linhas de ação: n.º 1, Estudos da Dinâmica do Espaço Geográfico; n.º 2, Estudos de Etnografia e Etnologia. Contém planos e relatórios de atividades, tratando-se sobretudo do registo dos financiamentos concedidos pelo INIC e da gestão financeira corrente (aquisição de equipamento, concessão de bolsas, entre outros).