Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

6 records were found.

A documentação reflecte a actividade de administração e gestão dos recursos humanos, através dos processos individuais de funcionários e de colaboradores eventuais que desempenharam funções na JNICT (Repartição de Pessoal e Expediente); e, também, as atividades de gestão dos planos financeiros, execução e controlo orçamental e financeiro e organização da conta de gerência (Repartição de Gestão Financeira e Patrimonial).
A documentação acumulada fornece informações sobre as atividades que a CPEEE promoveu ou nas quais participou, de acordo com as suas atribuições, durante o período da sua existência. Essas atividades incluiram o intercâmbio de informação científica e tecnológica especializada, a organização de seminários sobre deteção remota ou sobre clima, a cooperação nacional, regional e internacional de foro legislativo ou técnico, a participação em processos de aquisição de equipamentos e demais informações especializadas (fotografia aérea, imagens de satélite), atividades desenvolvidas no âmbito das políticas espaciais nacionais e internacionais, das políticas para as indústrias do espaço e de telecomunicações, das políticas aeronáuticas civis e militares, da investigação científica e tecnológica aplicada a estes setores. A presente secção disponibiliza informações relevantes sobre o contexto político nacional e internacional em que esta Comissão Permanente surgiu e evoluiu bem como sobre o seu funcionamento no seio da JNICT. Inclui ainda informação pertinente para a compreensão da posição nacional face à definição de modelos de governação e participação na gestão global do espaço exterior, problemática que vinha sendo debatida nos fóruns internacionais com crescente intensidade - desde o lançamento do satélite russo Sputnik I em 1957 -, à qual as instâncias nacionais não ficaram indiferentes. Assim, a documentação acompanha as intervenções e iniciativas de Portugal em matéria de governação do espaço exterior, entre 1970 e 1986, nomeadamente entre 1984-1986, período durante o qual Portugal terá assento no «Comité para o Uso Pacífico do Espaço Exterior» das Nações Unidas.
A secção Direcção de Serviços de Programas e Projectos inclui duas subsecções: Divisão de Formação e Apoio à Comunidade Científica e Divisão de Gestão de Projectos. A documentação reflecte as actividades desenvolvidas pelas divisões de serviço supra citadas.
A documentação reflecte a atividade do Centro de Fornecimento de Documentação Científica e Técnica (CFDCT), herdada de serviços anteriores e, também, resultante da atribuição de competências aquando da sua criação, em 1994. A documentação existente reporta-se a: notícias de imprensa; registos da atividade do CFDCT; documentos produzidos no âmbito da difusão de bibliografia de ciência e tecnologia e da cooperação em projectos, com vista à normalização da terminologia de Ciência e Técnica. Inclui, igualmente, alguma documentação que testemunha a atividade relacionada com a existência e planificação de uma Mediateca.
A documentação fornece informações sobre as atividades que a CPO desenvolveu ou nas quais participou, de acordo com as suas atribuições, durante o período da sua existência. Essas atividades incluíram o intercâmbio de informação científica e tecnológica especializada, a promoção de estudos e a participação em projetos ligados à oceanologia, a cooperação nacional, regional e internacional de foro legislativo ou técnico. A presente secção disponibiliza informações relevantes sobre o contexto político nacional e internacional em que esta Comissão Permanente surgiu e evoluiu bem como sobre o seu funcionamento no seio da JNICT. A documentação, produzida no âmbito das atividades da CPO e do seu relacionamento com outras entidades, acompanha as intervenções e iniciativas de Portugal em matéria de governação e investigação dos oceanos, entre 1979 e 1986. Inclui correspondência interna e externa, atas de reuniões, relatórios e pareceres, projetos e programas de atividade.