Search results

49 records were found.

A fotografia apresenta "uma vista da cidade entre o rio e o monte da Torre da Marca, cortada ao centro pela Rua da Restauração. Vê-se o velho convento da Madre de Deus de Monchique e as construções ainda incompeltas da Nova Alfandega".
Neste número é dito que "esta fotografia é cópia de outra do Sr. Rocchini, habil artista ...o nosso agradecimento pela faculdade que nos concedeu de a reproduzir".
A fotografia representa o Portal do Convento dos Jerónimos e no artigo que antecede esta albumina, Rodrigues de Gusmão explica a sua origem: "...Seguindo Tejo abaixo pela margem direita, e uma légua, a par da antiga Lisboa, existia um logar chamado Restelo, fronteiro ao ancoradouro mais seguro....Aqui fundou o infante D. henrique uma ermnida, que doou à ordem de Christo".
A fotografia representa a fachada que limita o lado do poente o edifício da Casa Pia, que também foi Mosteiro de Santa Maria de Belém, hoje designado por Mosteiro dos Jerónimos pela ocupação dos frades de S. Jerónimo, sendo que também foi ocupado pela Real Casa-Pia.
Este Paço ou Casa é denominada de Paço de Sub-Ripas ou de Sobre-Ribas por estar na rua de Sobre-Ribas ou também chamada de Sub-Ripas, sendo que em 1514 a rua era designada de rua de Sobre-a-Riba. Segundo o artigo do Panorama, assinado por Augusto Filipe Simões (1835-1884), esta casa com torre sobre a riba da cidade e um lanço de muralha pertenceu a João Vaz, o qual a recebeu por doação de Bastão Gonçalves, sua mulher Catherina Annes e sua mãe Catherina Fernandes.