Scope and content
Álbum N.º 1 [título formal]. - “Miscellanea que compõe em partes o que se chama Vida.”Como diz o autor, “Um álbum compilado em alguns minutos vagos na minha vida de trabalho”,nas 70 páginas podemos acompanhar o seu percurso de vida, num período temporal de 9 anos 1919 – 1927. 1) - O início do Álbum resulta de uma aposta feita entre Carlos Bleck e o Chefe da Esquadrilha de aviação , em serviço em Aveiro e Carlos Bleck, apostando este último 500 francos contra 50 francos em como o atlântico seria atravessado até 30 de junho de 1919.Carlos Black ganhou a aposta como consta da noticia do The Daily Telegrah, segunda-feira, do dia 16 de Junho, 1919.O voo de Alcock e Brown foi o primeiro voo transatlântico, non-stop ou sem paragens, da história da aviação. Dois britânicos, John Alcock e Arthur Whitten Brown, fizeram esta celebrizada primeira travessia transatlântica, desta feita, sem paragens. Eles partiram de St. John's, Terra Nova e Labrador, Canadá, para Clifden, Irlanda. O voo percorreu 3 138 km, e durou cerca de 12 horas.2) - O fim do Álbum termina, com uma notícia do Daily Mail, segunda-feira, do dia 22 de maio de 1927. “LONE AIRMANS AMAZING FLIGTH” – O voo extraordinário do aviador solitário.A que Carlos Bleck “Assombroso”. Capitão Charles Augustus Lindbergh, ficou famoso por ter feito o primeiro voo solitário transatlântico sem escalas no seu avião Spirit of St. Louis. Partiu do Condado de Nassau, Estado de Nova Iorque, na costa oriental dos Estados Unidos, em direção a Paris. Um voo que ligou as duas capitais em 33 horas, 30 minutos e 30 segundos.3) - Entre estes dois factos está retratado as suas grandes paixões desportivas: Automobilismo; As competições em que participou em território nacional e internacional; os troféus adquiridos, fazendo dele um dos grandes na modalidade. Era reconhecido como um verdadeiro “Sportsman”. “Herdou do seu pai, a par de grandes qualidades de carácter e coração seu grande entusiasmo pelo «Sport»” In: Jornal O Sul Desportivo, agosto 1925.Era considerado no seu tempo, como um símbolo de audácia e atividade desportiva.A 18 de junho de 1922, faz a sua iniciação nas provas automobilistas, aos vinte anos inscreve-se na prova na prova « Kilometro lançado» de Lisboa com seu modelo "DELAGE" obtendo o segundo prémio da 3.ª categoria. Nesse mesmo ano tente fixar o recorde Lisboa-Porto em nove horas, com o mesmo modelo de automóvel.Os vários recortes de jornais existentes noticiando os feitos, assim como as fotografias selecionadas pelo autor, contribuem de forma bem evidente para o destaque desta modalidade.Desportos Náuticos; O gosto pelas regatas e navios à vela, a sua profunda ligação ao Club Naval de Lisboa, onde era considerado um dos mais prestigiosos elementos, as noticias da Imprensa Nacional e Internacional, correspondência recebida e trocada entre amigos, destacando-se sempre pelo seu conteúdo as do "Almirante Gago Coutinho" a coleção de postais inéditos em aguarelas, as fotografias, são relatos absolutamente surpreendentes que nos levam a viajar por rios e mares da costa Portuguesa, Espanhola, Francesa.Referir as suas largadas à vela no seu "ARCACHON" e "SAADA".Aviação; Voou pela primeira vez aos dezanove anos de idade, no Grupo de Esquadrilhas de Aviação da República, com a duração de 15 minutos. A 21 de Novembro de 1922 foi admitido na Escola Militar de Aviação com o intuito de obter o estatuto de aviador civil. Contudo, o desejo teve de ser adiado por razões de ordem particular relacionadas com o seu estado de saúde. Carlos Bleck foi forçado a abandonar o curso, poucos dias após ter sido admitido, mas regressou em 1925 para conseguir o primeiro diploma português de aviação civil, tirado numa escola militar (Base aérea de Cintra). É chamado a cumprir o serviço militar e pede a sua transferência para Cintra e matricula-se na Escola da Aviação.António Dias Leite oficial da aviação, foi o seu primeiro instrutor e captou a destreza e temperamento excecional e, em 11 lições Carlos Eduardo Bleck aprende a voar.A 08 de junho 1925, no penúltimo domingo desse mês, realizou no campo de Aviação de Cintra, na presença do seu ilustre instrutor Dias Leite, duas distintas aterragem num aparelho «Caudrou».Na manhã de 9 de junho ultimo fez o exame final de piloto-aviador, no «Caudron 26» e obtém o seu «brevet».Um homem do seu tempo, acompanhando as grandes inovações tecnológicas da aviação, fazem dele um destemido e audaz aviador, tendo realizado A correspondência recebida do seu amigo Almirante Gago Coutinho e disponível no seu álbum é prova evidente da importância dos feitos da travessia do Atlântico Sul e da admiração que tinha pelo "Herói" da A sua vida social, como profissional está bem referenciada através de artigos jornalísticos nacionais e internacionais; Recortes Jornais:Século;Correio da Manhã;Mundo;Diário de Lisboa;Diário Popular; Dailn Mail; The British Gazette; Telegraph;The Times.Carlos Eduardo Bleck enriquece o seu álbum "MISCELLANEA", com fotografias da vida social da Família Real Portuguesa ( Corpo Diplomático na missa campal da Marinha na Tapada; Rei Dom Carlos no tiro aos pombos, na Tapada; Rei Dom Carlos e o Príncipe Herdeiro Dom Manuel na Escola do Exército; Rainhas Dona Maria Pia e Rainha Dona Amélia em passeio, com o Rei Dom Carlos e o Infante na Escola do Exército).