Search results

67 records were found.

Carta de um amigo de Manoel Maria Sarmento Rodrigues, da Renascença Gráfica (S.A.R.L.) questionando-o sobre o seu interesse na publicação do que escreveu sobre “A Laje dos Semedos”.
Carta de António Saraza Murcia enviando a Manoel Maria Sarmento Rodrigues um exemplar da Revista “Andalucia” e fotografias do Mosteiro de San Jerónimo.
Carta de um amigo de Manoel Maria Sarmento Rodrigues solicitando-lhe o empréstimo de algumas revistas para consulta e enviando-lhe bibliografia para o trabalho.
Carta do Presidente da Direção da Revista Militar, Coronel José Ribeiro da Costa Júnior, solicitando a colaboração do Capitão-de-fragata Manoel Maria Sarmento Rodrigues para a crónica marítima.
Ofício n.º 176/D, do Presidente da Direção da Revista Militar, General Teixeira Botelho, agradecendo ao Capitão-de-fragata Manoel Maria Sarmento Rodrigues, Governador da Guiné, a mensagem telegráfica enviada pela comemoração do 100.º ano da publicação daquele periódico e comunicou-lhe que foi exarado um voto de reconhecimento pelo apoio concedido.
Ofício n.º 213/D, do Presidente da Direção da “Revista Militar”, General Teixeira Botelho, comunicando ao Capitão-de-fragata Manoel Maria Sarmento Rodrigues, Governador da Guiné, que o Governador Geral de Angola e o Governador de Macau contribuíram com 5.000$00, cada um, para o fundo da Comemoração Centenária, tendo sido exarado em acta, a expressão do maior reconhecimento e gratidão.
Carta do Presidente da Direção da “Revista Militar”, General Teixeira Botelho, comunicando ao Capitão-de-fragata Manoel Maria Sarmento Rodrigues, Governador da Guiné, que foi escolhida a data de “21 de Abril”, marco na história daquela Colónia, para registar o reconhecimento, em nome daquela publicação, pelo apoio prestado. Aludiu, ainda, aos subsídios especiais do Governador de S. Tomé e Príncipe e do Governador-Geral de Moçambique, bem como ao envio de distintivos.
Cópia do ofício n.º 268/D do Presidente da Direção da “Revista Militar”, General Teixeira Botelho, ao Capitão-de-fragata Manoel Maria Sarmento Rodrigues, Governador da Guiné, lamentando-se por não ter podido ouvir a sua conferência, informando-o que a Revista se fez representar pelo Diretor Gerente, Coronel Pires Monteiro e desejando-lhe êxito na governação.
Ofício N.º 276/D do Presidente da Direção da “Revista Militar”, Coronel Henrique Sátiro Pires Monteiro, comunicando ao Capitão-tenente Manoel Maria Sarmento Rodrigues, Governador da Guiné, que em sessão ordinária da Assembleia-geral daquela Revista, foi exarado em ata um voto de saudações e de um Bom Ano de 1946, recordando todos os confrades ausentes do Continente.
Cartão de Álvaro Afonso dos Santos, da Sociedade de Geografia de Lisboa, ao Capitão-de-fragata Manoel Maria Sarmento Rodrigues, Governador da Guiné, lamentando o facto de não poder assistir à sua conferência na Escola Superior Colonial.
Carta de Armando Martins, da Delegation Portugaise au Conseil de L'Atlantique-Nord, ao Capitão-de-mar-e-guerra Manoel Maria Sarmento Rodrigues, sobre um livro e um artigo referente a Wenceslau de Morais.
Carta do Primeiro-tenente Avelino Teixeira da Mota comentando com o Capitão-de-mar-e-guerra Manoel Maria Sarmento Rodrigues a descoberta de uma carta de 1504, de um italiano, copiada de um original português, que alude à expedição de 1503 ao Brasil, chamando-lhe “Terra de Gonçalo Coelho”. Desejando-lhe uma feliz Páscoa e uma boa viagem a Angola e S. Tomé.
Ofício do Secretario Perpétuo da Sociedade de Geografia, Coronel João Lopes Galvão, comunicando ao Capitão-de-fragata Manoel Maria Sarmento Rodrigues que a Direção daquela Sociedade resolveu inclui-lo na lista dos membros da Comissão Infante D. Henrique.
Cópia da Portaria nº 267, do Boletim Oficial n.º 36 de 2 de setembro de 1916, publicando os louvores propostos pelo Comandante da Coluna da Operação de Bissau.
Rascunho de carta do Capitão-tenente Manoel Maria Sarmento Rodrigues ao Presidente da Revista Militar, agradecendo e aceitando o convite para participar na festa comemorativa do 93º aniversário daquela Revista.
Carta de Álvaro Morna enviando ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues as duas conferências em falta e solicitando-lhe detalhes sobre programas de conferências e estágios, bem como a entrega de uma carta na Repartição da Censura à Imprensa.
Ofício n.º 338/D do Presidente da Revista Militar, General José Justino Teixeira Botelho, solicitando o consentimento do Capitão-tenente Manoel Maria Sarmento Rodrigues para ser proposto sócio efetivo daquela Revista, visando a sua colaboração e cooperação, uma vez que reúne as qualidades essenciais de cultura e interesse profissional exigidos.
Ofício n.º 13/D do Presidente da Revista Militar, Contra-almirante Fernando Augusto Pereira da Silva, comunicando ao Capitão-tenente Manoel Maria Sarmento Rodrigues que, na sessão de 31/12/1940, foi proclamado sócio efetivo daquela Revista e solicitando-lhe uma fotografia. Anexo: 1941, Janeiro, 10, Lisboa Ofício n.º 11/D do Diretor Gerente da Revista Militar, Coronel Henrique Pires Monteiro, comunicando ao Capitão-tenente Manoel Maria Sarmento Rodrigues que, foi exarado, na sessão de 10/01/1941, um voto de agradecimento pela cooperação dispensada ao júri para concessão do “Prémio Almirante Augusto Osório”.
Cartão do Comandante Baeta Neves comentando com o Capitão-tenente Manoel Maria Sarmento Rodrigues o livro de Carlos Freire de Andrade (Esboço Geológico da Província de Moçambique) e enviando-lhe uma Separata do Boletim da Sociedade de Estudos de Moçambique.
Carta do Adido Naval Britânico, Comandante H. O. Owen, enviando ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues uma carta do Almirante Harwood em que lhe agradece o excelente artigo publicado referente à sua acção [“Graf Spee” ]. Anexo: 1940, Fevereiro, 2, no mar Carta (em inglês) do Almirante Harwood solicitando ao Comandante Owen que agradecesse pessoalmente ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues o excelente artigo que escreveu sobre a sua acção [“Graf Spee” ].
Carta de H. O. Owen a Manoel Maria Sarmento Rodrigues, agradecendo-lhe os elogios ao seu novo livro e felicitando-o pela carta idiomática em três línguas.
Carta do Adido Naval Britânico, Comandante H. O. Owen, felicitando o Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues pelo sucesso da conferência proferida em Coimbra.
Cartão do Coronel Henrique Sátiro Pires Monteiro, da Revista Militar, informando o Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues que ainda não está fixada a data para a realização da Sessão Comemorativa do 93º Ano daquela publicação.
Carta de Leonard S. Downes, da Casa de Inglaterra em Coimbra, apresentando ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues o planeamento da sessão para a realização da conferência na Sala Nobre da Faculdade de Letras.
Cartão do Coronel Henrique Sátiro Pires Monteiro, da Revista Militar, comunicando ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues a data para a realização da Sessão Comemorativa do 93º Ano daquela publicação.
Ofício n.º C/6 de Leonard S. Downes, da Casa de Inglaterra em Coimbra, propondo ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues datas para a realização da conferência na Sala Nobre da Faculdade de Letras.
Ofício n.º 32/D do Presidente da Revista Militar, General José Justino Teixeira Botelho, convidando o Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues para participar na festa comemorativa do 93º aniversário daquela Revista.
Ofício n.º 259/D do 1º Secretário da Revista Militar, Coronel Eduardo Guedes de Carvalho Meneses, comunicando ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues que, na sessão ordinária de 13/12/1944, foi exarado um voto de saudações e de um Bom Ano de 1945 a todos os distintos confrades ausentes do Continente.
Carta de Paulo Pacheco informando o Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues que o jornal “A Ilha”, tal como desejava, publicou em três números, o seu artigo “A Finlândia não morre” e que foi muito apreciado.
Carta do Coronel Henrique Sátiro Pires Monteiro, da Revista Militar, ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues, elogiando o seu artigo acerca da Guerra no Atlântico e recordando que aguarda a sua informação sobre a provável colaboração do Comandante Liberal da Câmara.
Cartão de [Francisco] de Oliveira, da “Defesa Nacional”, enviando ao Comandante Manuel Maria Sarmento Rodrigues, ilustre colaborador daquela Revista, os exemplares solicitados, com exceção do número esgotado.
Cartão do Diretor da “Defesa Nacional”, Comandante J. Oliveira, elogiando o Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues sobre a magnífica crítica do livro do Almirante Henriques e lamentado que não escreva para a “sua” Revista.
Carta do Almirante Joaquim Maria Alves Pereira da Fonseca agradecendo ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues a oferta do livro “No Governo da Guiné” e manifestando o prazer sentido com a sua leitura.
Carta de Augusto Monteiro agradecendo ao Capitão-de-fragata Manoel Maria Sarmento Rodrigues a oferta do livro e dedicatória.
Carta do Professor Doutor Marcello Caetano agradecendo a Manoel Maria Sarmento Rodrigues a dedicatória do seu livro “Presença de Moçambique na Vida da Nação”, obra em três volumes, onde apresenta contas do seu governo em Moçambique.
Carta de José da Mota Coutinho Garrido, Capitão do Porto da Figueira da Foz, justificando a Manoel Maria Sarmento Rodrigues as transcrições efectuadas e agradecendo-lhe a oportunidade de fazer novo trabalho.
Carta de José da Mota Coutinho Garrido, Capitão do Porto da Figueira da Foz, enviando a Manoel Maria Sarmento Rodrigues a Memória e alertando-o que o seu pai ignora a necessidade de a repetir.
Ofício n.º 261/D, do Presidente da Direção da “Revista Militar”, General Teixeira Botelho, ao Capitão-de-fragata Manoel Maria Sarmento Rodrigues, Governador da Guiné, comunicando-lhe que ficou exarado em acta um voto de reconhecimento pelas demonstrações de apreço para com aquela Revista e, ainda, por um rápido e completo restabelecimento do seu estado de saúde.
Ofício n.º 70/D, do Presidente da Direção da “Revista Militar”, General Teixeira Botelho, comunicando ao Capitão-de-fragata Manoel Maria Sarmento Rodrigues, Governador da Guiné, que ficou exarado em ata, o reconhecimento pela sua intervenção junto dos seus colegas governadores para obtenção de patrocínio para este periódico.
Ofício n.º 291/D do Presidente da Direção da “Revista Militar”, Vice-almirante J. A. de Matta Oliveira, comunicando ao Capitão-de-fragata Manoel Maria Sarmento Rodrigues que, em sessão da Assembleia Geral daquela Revista, se aprovou por aclamação, em seu nome um voto de saudações. Tem junto: s. d. Ante-projeto da Revista Militar do Ultramar.
Carta de Augusto Casimiro ao Capitão-de-mar-e-guerra Manoel Maria Sarmento Rodrigues, falando do seu trabalho “Angola e o Futuro”, com especial ênfase para o capítulo dedicado ao seu governo e solicitando-lhe apoio para a promoção do seu filho.
Carta do Vice-Presidente em exercício, da Sociedade de Geografia de Lisboa, General Ferreira Martins, agradecendo a colaboração do Capitão-de-fragata Manoel Maria Sarmento Rodrigues e a carta em que aceitava o convite para integrar a Secção de Estudos Militares.
Ofício n.º 1019, do Secretario Perpétuo, da Sociedade de Geografia de Lisboa, Coronel João Lopes Galvão, comunicando ao Capitão-de-fragata Manoel Maria Sarmento Rodrigues que aquela Sociedade precisa da sua colaboração, nos dias 10 e 11 de Novembro, para a sessão solene de abertura do novo ano cultural.
Carta de Augusto Casimiro ao Capitão-de-mar-e-guerra Manoel Maria Sarmento Rodrigues, comentando o seu trabalho “Angola e o Futuro” e solicitando o seu parecer.
Ofício n.º 258, do Secretario Perpétuo da Sociedade de Geografia, Coronel João Lopes Galvão, agradecendo ao Capitão-de-fragata Manoel Maria Sarmento Rodrigues a sua anuência ao convite para participar nos trabalhos da Comissão Infante D. Henrique.
Apontamentos sobre as bases do “Círculo de Estudos Portugueses”, nomeadamente: natureza; funções; forma de atividade e plano de trabalhos.
Carta do Capitão-tenente Carlos Alberto Figueiredo Salgueiro Rego a Manoel Maria Sarmento Rodrigues, remetendo-lhe uma cópia da tese que apresentou ao Congresso da Sociedade de Geografia.
Carta do Eng.º Ruy de Sá Carneiro ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues, sobre a valiosa contribuição do escritor colonial, Coronel Vicente Ferreira e a importância de reunir a obra em vida do autor. Tem junto: s.d. Apontamento de Ruy de Sá Carneiro sugerindo a Manoel Maria Sarmento Rodrigues o nome de Manuel Bramão para o lugar de adido colonial em Washington.
Carta de Álvaro Morna devolvendo ao Capitão-tenente Manoel Maria Sarmento Rodrigues as duas críticas e sugerindo-lhe a eliminação de algumas palavras nos textos “Invasão de Inglaterra através dos tempos” e “A Luta pelo Poder Naval”, uma vez que a verdade nem sempre deve ser dita.
Cartão Coronel Henrique Sátiro Pires Monteiro, da Revista Militar, insistindo com o Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues para que lhes remeta uma fotografia fardado para o Álbum de Sócios Efetivos da Sala de Honra.
Carta do Adido Naval Britânico, Comandante H. O. Owen, transmitindo ao Capitão-tenente Manoel Maria Sarmento Rodrigues os agradecimentos do Adido da Imprensa pela oferta de Madame Guerra Junqueiro publicar outra edição do “Monstro Alemão” e informando que a Embaixada compraria 200 cópias.
Carta do Adido Naval Britânico, Comandante H. O. Owen, agradecendo ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues o relevo que deu no seu artigo publicado no “Jornal de Notícias” aos acontecimentos relacionados com o nome “Graf Spee” e a aprovação demonstrada à conduta dos camaradas dos navios “Exeter”, “Ajax” e “Achilles”.
Carta do Coronel Henrique Sátiro Pires Monteiro, da Revista Militar, agradecendo ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues a aceitação do convite para discursar na Sessão Comemorativa do 93º Ano daquela publicação e informando-o sobre o programa da referida Sessão.
Ofício n.º 56/D do Diretor Gerente da Revista Militar, Coronel Henrique Sátiro Pires Monteiro, comunicando ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues que foi exarado em ata um voto de congratulações pela brilhante conferência “Nelson, almirante dos tempos de hoje”, proferida na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Cartão do Coronel Henrique Sátiro Pires Monteiro, da Revista Militar, insistindo com o Capitão-tenente Manoel Maria Sarmento Rodrigues para que lhes remeta uma fotografia fardado, bem como do Comodoro Álvaro Morna, para o Álbum de Sócios Efetivos da Sala de Honra.
Carta de Paulo Pacheco informando o Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues que entregou o seu cartão ao jornal “A Ilha” e pretendendo saber se o seu artigo “A Finlândia Não Morre” será publicado por aquele jornal.
Cartão do Comandante Francisco Penteado agradecendo ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues a oferta do n.º da “Revista Militar” com seu artigo e elogiando-o.
Ofício n.º 141/D do Diretor Gerente da Revista Militar, Coronel Henrique Sátiro Pires Monteiro, respondendo ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues que, aquela Revista tem todo o interesse na publicação do seu artigo “A Batalha do Atlântico” pela Editora da Parceria António Maria Pereira.
Carta do Diretor da Revista de Marinha, Maurício de Oliveira, agradecendo ao Capitão-de-fragata Manoel Maria Sarmento Rodrigues a oferta do seu livro e informando-o que a Revista o mencionará no próximo número e que lhe enviará as películas com a maior brevidade.
Carta de Francisco Vieira Lisboa agradecendo ao Capitão-de-fragata Manoel Maria Sarmento Rodrigues o envio da “Separata do Boletim Cultural da Guiné”, com as obras e melhoramentos realizados durante o seu Governo.
Carta dos Gerentes das “Edições Atlas, Limitada” reenviando duplicado da carta de 4 de Abril, em que convidavam o Capitão-de-fragata Manoel Maria Sarmento Rodrigues, Governador da Guiné, para colaborar na “Enciclopédia Colonial Portuguesa”. Tem junto: 1946, Abril, 04, Lisboa Duplicado da carta do Gerente da, “Edições Atlas, Limitada convidando o Capitão-de-fragata Manoel Maria Sarmento Rodrigues, Governador da Guiné, para colaborar na “Enciclopédia Colonial Portuguesa”.
Carta de A. Firmino Diniz, diretor do Clube Militar Naval, insistindo com o Capitão-de-fragata Manoel Maria Sarmento Rodrigues, Governador da Guiné, sobre a publicação, ainda em 1948, do número Comemorativo do Centenário de D. D. João de Castro, e enviando-lhe cópia do trabalho e carta de Avelino Teixeira da Mota.
Carta de Manuel Vilarinho agradecendo ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues as palavras que escreveu sobre o seu pai numa carta ao Dr. Norberto Lopes, publicada no "Diário de Lisboa”.
Carta de Paulo Vaz Pacheco de Canto e Castro enviando ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues uma cópia do Ofício n.º 261 da Legação da Finlândia em Lisboa, referente ao artigo “A Finlândia não morre” e formulando o desejo da Sociedade da Literatura Finlandesa de que o Comandante continuasse a tradução do “Kalovala”.
Carta de [C. Moura Braz] agradecendo a Manoel Maria Sarmento Rodrigues, membro do júri para atribuição do prémio “Almirante Osório” a atribuição do referido prémio pelo seu trabalho “Lourenço Marques, Posição Militar”.
Carta de um amigo do Capitão-de-fragata Manoel Maria Sarmento Rodrigues, oferecendo-lhe três opúsculos referentes à Guiné.
Carta do Professor Orlando Ribeiro, do Centro de Estudos Geográficos, enviando ao Capitão-de-mar-e-guerra Manoel Maria Sarmento Rodrigues o seu livro "A Ilha do Fogo" e reiterando-lhe os agradecimentos do impressos no Prefácio.