Search results

4 records were found.

Fotocópia da Exposição feita pelo General Vasco Wilton Pereira, descrevendo a acção desenvolvida no Ministério do Equipamento Social e Ambiente, incidindo sobre: organização encontrada, com referência às estruturas existentes e à preparação e à atitude construtiva do pessoal; estruturas do Ministério; apoio financaiero, com relevo para o concedido pelo Governo português e a sua aplicação; entrega das infra-estruturas militares ao estado de Cabo Verde; apreciação global; entrevista concedida ao Novo Jornal de Cabo Verde, de 12 de Junho de 1975; exposição ao embaixador Dr. Kelani, na Praia, em 25 de Fevereiro de 1975; texto assinado da exposição feita pelo Chefe de Gabinete do Alto-Comissário e também do Comandante Chefe.
Fotocópia da Exposição feita pelo General Amílcar Fernandes Morgado, incidindo sobre: Departamento da Defesa. Estruturação e responsabilidades; Forças Armadas. Efectivos e dispositivo. Meios disponíveis; Conselho de Defesa e Segurança; Comissão Militar Mista. Acção desenvolvida na constituição e programação das Forças Armadas do futuro estado de Cabo Verde; instrução das milícias populares; acção coordenada das Forças Armadas portuguesas e cabo-verdianas na fase final da descolonização; retracção do dispositivo e retirada das Forças Armadas; entrega das instalações militares, material e abastecimentos; detidos no Tarrafal. Elementos colocados sob custódia militar. Averiguações. Restituição à liberdade e transferências. Amnistia; cerimónia da Independência. Comissão para a cerimónia da Declaração de Independência. Preparação e descrição da cerimónia; conclusões.
Fotocópia da Exposição feita pelo Vice-Almirante Vicente Almeida D'Eça, incidindo sobre os seguintes assuntos: enquadramento legal da acção do Governo de Transição; posição dos elementos portugueses quanto à participação naquele Governo; Movimento das Forças Armadas em Cabo Verde (estruturação e relacionamento); clima de agitação social e medidas tomadas para lhe fazer face; situação económica e financeira; reservas alimentares; apoio financeiro conseguido, com relevo para o Governo Português; Comissão de Descolonização da ONU (visita a Cabo Verde e reunião em Lisboa); considerações sobre as dificuldades de um processo de descolonização e sobre a apreciação que dela se faça.
Fotocópia da Exposição feita pelo Coronel José Manuel Vaz Barroco, descrevendo em termos genéricos a acção desenvolvida no Ministério da Administração Interna, versando sobre: promoção da democratização do território, reestruturando a administração civil, as autarquias locais e a polícia; eleição da Assembleia Representativa do Povo de Cabo Verde, com referência à preparação, execução e resultados do acto eleitoral, bem como dos diplomas publicados; referência sucinta ao saneamento da estrutura administrativa, bem como à reclassificação dos seus funcionários; preocupação, sempre presente, de acautelar o futuro e garantir os direitos fundamentais do homem.