Search results

60 records were found.

Cartão do Capitão-tenente Rui Isaías Newton da Fonseca informando o Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues sobre o paradeiro da bóia desaparecida no porto.
Carta do Capitão-de-mar-e-guerra Fernando Fábio Teixeira Diniz comunicando ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues, que havendo necessidade de deslocar um oficial do N. R. P. “Lima” para o navio escola “Sagres”, foi indicado o Tenente Pires Cabral.
Bilhete postal de Luís Brandão solicitando ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues que informe sobre o tipo de barris pretendidos.
Carta do Primeiro-tenente Joaquim António de Lemos Lobato de Faria informando o Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues que já se iniciaram as reparações do “Lima” e que em relação à tripulação, uns gozaram licenças e outros foram transferidos para completar lotações noutros navios.
Vale do levantamento efectuado pelo Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues, de 5 kg de manteiga, em latas.
Cartão do Capitão-tenente Rui Isaías Newton da Fonseca informando o Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues que poderá oferecer ao seu navio uma jangada oval.
Carta do Director Geral da Marinha, Contra-almirante Manuel Carlos Quintão Meireles, desejando um Bom Natal ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues
Carta do Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues a Mr. Collins, agradecendo a sua mensagem e adiando o convite para jantar, confiando que as suas relações de amizade não sejam abaladas.
Cartão do Comodoro da Força Naval da Metrópole, Capitão-de-mar-e-guerra Fernando d’ Oliveira Pinto, informando o Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues que o seu pedido relacionado com o médico foi satisfeito pelo Almirante Superintendente; no que se refere ao seu regresso, o Almirante Major General ainda não se pronunciou.
Carta do Vice-almirante Alfredo Botelho de Sousa desejando um Bom Ano Novo ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues e congratulando-se por saber que na Horta os militares não andaram em aflições por Timor.
Cartão de Vasco Bensaúde, proprietário da Empresa Insulana de Navegação, convidando o Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues para um jantar formal no Pico.
Carta do Capitão-tenente Paulo Viana, 1º Comandante do Centro de Aviação Naval de Lisboa, ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues, lamentando a sua reação perante o pedido de devolução de livros da Biblioteca daquele Centro.
Carta de um amigo do Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues convidando-o para jantar na sua casa.
Carta de Ilda Rita Botelho solicitando ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues informações sobre o Marinheiro 2º Torpedeiro José Marques.
Cartão do Comandante do Comando de Defesa Marítima dos Açores, Francisco Fernando Penteado, informando o Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues que concorda com o programa e, ainda, da hora do desembarque do General.
Cartão do Capitão-tenente Rui Isaías Newton da Fonseca informando o Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues que soube das suas dificuldades em relação às embarcações, pelo Comandante Penteado.
Lista das despesas efectuadas pelo Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues no chá dado a bordo do N. R. P. “Lima”.
Cartão do Capitão-tenente Rui Isaías Newton da Fonseca ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues, sobre o exercício de tiro a realizar no contratorpedeiro “Lima”.
Carta de M. T. G. solicitando ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues que interceda a favor do Marinheiro José Marques.
Cartão do Capitão-tenente Rui Isaías Newton da Fonseca informando o Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues que o contratorpedeiro americano entrado no dia anterior é o destroyer “Escort Gunason”.
Radiograma do Ministério da Marinha ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues
Telegrama do General Teixeira Botelho saudando o Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues, bem como a guarnição do N. R. P. “Lima”, pela tarefa humanitária exercida no Atlântico.
Ofício n.º 90-D, da Revista Militar, Coronel Pires Monteiro, saudando o Comandante do N. R. P. “Lima”, bem como a sua guarnição pelo competente salvamento de tantos náufragos da Guerra.
Memorando do imediato do contratorpedeiro “Lima” informando o Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues sobre a situação do navio, a nível do pessoal e do material, para a visita do Ministro da Marinha.
Cartão do Consulado Britânico nos Açores ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues, agradecendo e aceitando o convite efectuado.
Carta de Albano Alves informando o Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues que espera por um perito para as reparações da alvenaria.
Vale do levantamento efectuado pelo Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues, de 6 latas de geleia de marmelo.
Carta do Vice-almirante Alfredo Botelho de Sousa comentando com o Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues a situação complicada vivida nos Açores, consequência da Guerra.
Carta do Segundo-tenente Carlos Alberto Figueiredo Salgueiro Rêgo comunicando ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues que entregou a cartas aos destinatários, com excepção da dirigida ao Comandante Saraiva Teixeira, por ter falecido.
Carta do Primeiro-tenente António Morgado Belo, Capitão do Porto da Horta, agradecendo ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues os exemplares enviados – “Rio Lima” e “Times”.
Carta de Luís de Freitas Oliveira Lima, Comandante da Defesa Marítima de Angra do Heroísmo, remetendo ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues 4 caixas de cigarrilhas. Anexo: o documento seguinte, ou seja, Recibo do depósito da Fábrica de Tabaco Estrella referente à aquisição 4 caixas de Delícias.
Cartão do Capitão-tenente Rui Isaías Newton da Fonseca informando o Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues sobre a organização da Festa Náutica e inclusão de uma corrida de baleeiras.
Recibo da Sociedade Corretora, Lda., referente à aquisição de conservas, pelo Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues.
Carta de Isaura de Jesus Teixeira agradecendo ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues a ajuda prestada ao seu filho.
Cartão do Capitão-tenente António Marques Esparteiro ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues, fazendo sugestões sobre os cumprimentos aos navios.
Carta do Vice-almirante Alfredo Botelho de Sousa agradecendo ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues os telegramas de felicitações pelo seu aniversário e informando-o que se iniciaram as reparações do contratorpedeiro “Vouga” para substituir o “Lima”.
Rascunho do discurso do Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues a proferir no dia do aniversário do N. R. P. “Lima”.
Cartão das Praças do N. R. P. “Lima” ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues, desejando-lhe Boas Festas e um Ano Novo Feliz.
Cartão dos Oficiais Inferiores do N. R. P. “Lima” ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues, desejando-lhe Boas Festas e um Feliz Ano Novo.
Cartão de Vasco Bensaúde, proprietário da Empresa Insulana de Navegação, agradecendo e aceitando o convite do Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues para irem a bordo do N. R. P. “Lima”.
Cartão do Comandante do Comando de Defesa Marítima dos Açores, Francisco Penteado, solicitando permissão ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues, para o transporte do polícia para Lisboa.
Carta do Comodoro da Força Naval da Metrópole, Capitão-de-mar-e-guerra Fernando d’ Oliveira Pinto, informando o Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues que, provavelmente, só no Natal o contratorpedeiro “Lima” poderá efectuar as reparações no Arsenal, e que espera receber um artigo sobre a “Batalha do Atlântico”.
Cartão do Comandante do Comando de Defesa Marítima dos Açores, Francisco Fernando Penteado, informando o Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues sobre a inutilização de dois aviões que estavam na água, sem terem meios para os colocar em segurança.
Carta do Vice-almirante Alfredo Botelho de Sousa informando o Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues que não foi possível enviar a tempo as amarrações necessárias para enfrentar o temporal e lamentando a morte do Tenente Aviador Coelho Correia, no porto de Ponta Delgada.
Cartão ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues, manifestando o desejo de regressar ao N. R. P. “Lima”, informando que têm chegado navios de guerra ingleses, dois bimotores e vários destroyers para se abastecerem de nafta e manifestando satisfação por ter perdido o clipper.
Carta do Capitão-de-fragata Liberal da Câmara, Adjunto da 3ª Divisão do Estado Maior Naval, ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues, acusando a recepção da sua carta, bem como dos recibos e manifestando satisfação por saber que já assistiu à pesca da baleia.
Carta do Vice-almirante Alfredo Botelho de Sousa informando o Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues que a S. S. S. enviou o colete de salvação para a Cordoaria e que o devolverá depois de ser reproduzido.
Carta do Vice-almirante Alfredo Botelho de Sousa acusando a carta do Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues, com curiosas informações sobre os oficiais dos destroyers ingleses e australianos e informando que assim que o contratorpedeiro “Dão” esteja pronto, poderá regressar ao “Lima”.
Cartão do Comandante do Comando de Defesa Marítima dos Açores, Francisco Fernando Penteado, informando o Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues que será representado por Newton no palco.
Cartão do Capitão-de-mar-e-guerra Fernando d’ Oliveira Pinto informando o Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues que o seu navio será rendido pelo contratorpedeiro “Dão”, que ficará pronto no próximo mês.
Cartão de Matos Moreira agradecendo ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues o interesse demonstrado pela situação do seu filho.
Carta de António Ramalho Ortigão a Manoel Maria Sarmento Rodrigues, desejando-lhe uma carreira brilhante.
Carta de Luís Brandão solicitando a opinião do Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues sobre o interesse do seu filho em renovar a matrícula.
Carta do Comandante João Nunes [Vicente Júnior], Chefe do Estado Maior da Força Naval da Metrópole, solicitando ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues que, no regresso, traga alguns géneros alimentares.
Cartão do Primeiro-tenente Agostinho Ferreira Roriz, diretor da Estação Rádio Meteorológica, agradecendo ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues a oferta, com dedicatória, do livro “Rio Lima” e felicitando-o pela oferta do “Times”.
Carta de Luís Brandão agradecendo ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues, tudo o que tem feito pelo seu filho nos Açores e informando-o que não encontrou nenhuma tanoaria com conhecimentos para preparar barris para conservar azeitonas.
Carta de Bernard Collins ao Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues, lamentando os acontecimentos ocorridos em Timor.
Cartão de um amigo do Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues, agradecendo-lhe as palavras amáveis que lhe dirigiu, bem como o oferecimento para angariar comestíveis e desejando-lhe um bom Natal.
Carta de Salgueiro Rêgo manifestando-se orgulhoso pelo seu filho Carlos Alberto se encontrar a bordo do Contratorpedeiro “Lima” como subordinado do Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues.
Bilhete postal do Comandante João Nunes Vicente informando o Comandante Manoel Maria Sarmento Rodrigues que desiste da encomenda solicitada em proveito do Almirante Correia Pereira, com exceção dos ananases e charutos.