Livro de actas da Junta de Paróquia de Selmes, ano de 1919
Encontra-se encadernado, com capa de cartão e tecido verde, e na frente ostenta etiqueta de identificação onde se lê “Junta de Parochia de Selmes – Livro das Actas – Ano de 1919”.
Apresenta mancha de humidade, amarelecimento, no canto superior direito que, contudo, não afecta a leitura do documento. Após a folha de rosto existente, a folha número “1”, é encimada pelo carimbo (preto) da “Junta de Parochia Selmes” e pelo termo de abertura onde se lê: “Este livro há-de servir para n`elle se lavrarem as actas das sessões da Junta de Parochia de Selmes, Concelho da Vidigueira. Leva no fim termo d`encerramento e vae devidamente numerado e rubricado com a rubrica (em branco) de que uso. Selmes (em branco) de Setembro de 1919, o Presidente da Junta (em branco)”. Inicia com a acta da sessão ordinária de 14 de Setembro de 1919 (assinada pelo presidente José da Rosa Baião Coelho). Finaliza, no verso da folha número “49” e frente da folha número “50”, com a acta da sessão ordinária de 15 de Fevereiro de 1925, então presidida por José do Rosário Maltez.
No verso da folha “50” podemos ver o termo de encerramento, encimado, mais uma vez, pelo carimbo da “Junta de Parochia Selmes”, onde se lê: “Termo de encerramento – Este livro contem cincoenta folhas; n`elle se inscreveu as actas desta freguesia de Selmes no verso desta folha se encerrou as sessões desta Junta”.