Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
3 records were found.
Livro de actas da Junta de Paróquia de Selmes, ano de 1919
Encontra-se encadernado, com capa de cartão e tecido verde, e na frente ostenta etiqueta de identificação onde se lê “Junta de Parochia de Selmes – Livro das Actas – Ano de 1919”.
Apresenta mancha de humidade, amarelecimento, no canto superior direito que, contudo, não afecta a leitura do documento. Após a folha de rosto existente, a folha número “1”, é encimada pelo carimbo (preto) da “Junta de Parochia Selmes” e pelo termo de abertura onde se lê: “Este livro há-de servir para n`elle se lavrarem as actas das sessões da Junta de Parochia de Selmes, Concelho da Vidigueira. Leva no fim termo d`encerramento e vae devidamente numerado e rubricado com a rubrica (em branco) de que uso. Selmes (em branco) de Setembro de 1919, o Presidente da Junta (em branco)”. Inicia com a acta da sessão ordinária de 14 de Setembro de 1919 (assinada pelo presidente José da Rosa Baião Coelho). Finaliza, no verso da folha número “49” e frente da folha número “50”, com a acta da sessão ordinária de 15 de Fevereiro de 1925, então presidida por José do Rosário Maltez.
No verso da folha “50” podemos ver o termo de encerramento, encimado, mais uma vez, pelo carimbo da “Junta de Parochia Selmes”, onde se lê: “Termo de encerramento – Este livro contem cincoenta folhas; n`elle se inscreveu as actas desta freguesia de Selmes no verso desta folha se encerrou as sessões desta Junta”.
Livro sem capa/encadernação. Inicia na folha 2, com o término de uma primeira acta, podendo apenas observar-se as assinaturas do presidente da Junta de Paróquia, dos vogais e do regedor, seguindo-se a acta da sessão extraordinária de 4 de Janeiro de 1903.
Apresenta 192 folhas, numeradas e rubricadas e, no verso da última folha (192), consta o termo de encerramento onde se lê: “Termo de encerramento – No verso desta folha com o número 192 se encerrou as sessões desta Junta de Parochia de Selmes, aos 31 de Agosto de 1919 – O presidente da Junta, José da Rosa Baião Coelho”.
Livro sem capa/encadernação. Apresenta muitas manchas de humidade, amarelecimento e rasgos. Primeira folha, s/n, ostenta carimbo azul onde se lê: “Parochia de Santa Catharina de Selmes”. Abaixo deste, temos o termo de abertura onde consta “Este livro hade servir para nelle se lançar as actas das deliberações da Junta de Parochia d`esta freguezia de Sancta Catharina de Selmes, Concelho da Vidigueira, o qual se acha numerado e rubricado com a rubrica de que uso, Moraes, leva no fim seu encerramento que declara o número de suas folhas. Selmes, 27 de Outubro de 1884. O presidente da Junta, Francisco António de Moraes”.
A primeira dezena de folhas apresenta o canto superior direito rasgado, pelo que não se pode observar a numeração inscrita, facto que também ocorre a partir da folha número 191, contando-se até ao final, mais 9 folhas, não correspondendo a última ao termo de encerramento que não se encontra presente.
Datas extremas: 28 de Setembro de 1884 a 10 de Novembro de 1902, sendo então presidente o reverendo, padre Manuel das Dores Sardinha