Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
86 records were found.
Livro que serve para o registo de entradas e saídas de trigo do Celeiro Comum da vila de Mértola nos anos de 1836-1837. As primeiras 3 folhas estão rasgadas na parte inferior direita. Contém índice na f. 2, incompleto pelo facto da folha estar rasgada. Contém folha avulso com apontamentos sobre remedição do Celeiro (29-01-1839) referindo um Primeiro (?) Celeiro e o Celeiro na Rua da Praça. Contém folhas em branco de número variável entre os registos da diferentes freguesias. Contém "Termo de tirada de trigo para fornecimento da tropa [?] empregada na defesa desta praça" - f. 437 (de 14-01-1837).
No termo de abertura lê-se o seguinte: "Servirá este livro para as saídas do trigo do Celeiro Comum em 1845 e entradas em 1846. Mértola, 11 de Julho de 1845. O Presidente da Câmara, Francisco Lampreia Vargas". Contém índice na folha de guarda. Os registos encontram-se organizados por zonas (relativas à freguesia de Mértola/Vila) e freguesia, apresentando-se do lado esquerdo do livro, no verso da folhas, os registos de saída e, do lado direito, os registos de entrada. Contém folhas em branco de número variável entre os registos da diferentes freguesias.
Livro que serve para o registo de entradas e saídas de centeio do Celeiro Comum da vila de Mértola nos anos de 1838 e 1839. Não apresenta termo de abertura nem de encerramento. Contém índice das freguesias na f. 2 e zonas da vila na f. 2. Os registos encontram-se organizados por freguesia, apresentando-se do lado esquerdo do livro, no verso da folhas, os registos de saída e, do lado direito, os registos de entrada. Contém folhas em branco de número variável entre os registos da diferentes freguesias.
No termo de abertura lê-se o seguinte: "Há-de servir este livro para se lançarem os termos das entradas e saídas do centeio do Celeiro Comum desta vila pertencente ao ano de mil oitocentos e trinta e sete para o de mil oitocentos e trinta e oito. Vai por mim numerado e rubricado com o apelido [...?] de que uso, levando no fim termo de encerramento. Mértola, 20 de Agosto de 1837. Jerónimo José [...?]". Contém índice das freguesias na f. 2. Os registos encontram-se organizados por freguesia, apresentando-se do lado esquerdo do livro, no verso da folhas, os registos de saída e, do lado direito, os registos de entrada. Contém folhas em branco de número variável entre os registos da diferentes freguesias. Contém uma folha avulso com contas do Celeiro Comum.
No termo de abertura lê-se o seguinte: "Este livro há-de servir para nele se lançarem todos os termos de entrada e saída do centeio do Celeiro Comum desta vila no ano de 1844 a 1845. Vai por mim numerado e rubricado com a minha rubrica - Lampreia - de que uso; e leva no fim termo. Mértola, 15 de Janeiro de 1844. O Presidente da Câmara e Juiz do Celeiro, Francisco Lampreia Vargas". Contém índice na folha de guarda. Os registos encontram-se organizados por zonas (relativas à freguesia de Mértola/Vila) e freguesia, apresentando-se do lado esquerdo do livro, no verso da folhas, os registos de saída e, do lado direito, os registos de entrada. Contém folhas em branco de número variável entre os registos da diferentes freguesias.
No termo de abertura lê-se o seguinte: "Este livro há-de servir para nele se lançarem todos os termos de entrada e saída do trigo do Celeiro Comum desta vila no ano de 1844-1845. Vai por mim numerado e rubricado com a minha rubrica - Lampreia - de que uso e leva no fim termo. Mértola, 14 de janeiro de 1844. O Presidente do Celeiro, Francisco Lampreia Vargas". Contém índice na folha de guarda. Os registos encontram-se organizados por zonas (relativas à freguesia de Mértola/Vila) e freguesia, apresentando-se do lado esquerdo do livro, no verso da folhas, os registos de saída e, do lado direito, os registos de entrada. Contém folhas em branco de número variável entre os registos da diferentes freguesias.
No termo de abertura pode ler-se o seguinte: "Há-de servir este livro para as saídas do trigo respectivo ao Celeiro Comum no ano corrente de 1827 e para as entradas do mesmo género no ano de 1828 na conformidade do Cap. 10º do competente Regimento. Vai por mim numerado e rubricado com o apelido - Assis - de que uso. Mértola, 16 de Setembro de 1827. José Francisco de Assis e Andrade". Os registos de entrada são registados no livro respectivo, referindo-se apenas, neste livro, a folha em que constam. As folhas estão numeradas até à f. 400, embora estejam em falta as f. 378-398. Contém Auto de contas (f. 358); Auto de contas do rendimento e despesas do Celeiro Comum dos anos 1825, 1826 e 1827; Auto de correição com respectivas determinações (orientações a seguir nos seguintes livros de registo de entrada e saída de cereais), f. 361. Contém índice no final do livro.