Search results

5 records were found.

Contém o manifestos para o subsidio literário da produção vinícola imposto régio criado em 1772 para subsidiar as despesas com o ensino vira a ser extinto pela Carta Lei. 15 Abril 1857.
Imposto régio sobre as compras, vendas e arrematações de bens de raiz do qual se paga 10%. O imposto de sisa ou sisas remonta ao séc. XIV. Recaía sobre a transação de vinho, panos, carnes, madeiras, ferro, cereais, metais, etc., mais tarde passou a aplicar-se à aquisição de bens de raiz (bens imóveis). Foi substituído em 1 de janeiro de 1861 pela contribuição de “registos” criada pela carta de lei de 30 de junho de 1860. O decreto n.º 16731, de 13 de abril de 1929, a contribuição retoma a designação de sisa e imposto de transmissão que se mantém até 2003, passando, por força do decreto-lei n.º 287/2003, de 12 de novembro, a designar-se imposto municipal sobre as transmissões onerosas de imóveis (IMT). Contém os registos relativos a arrecadação receita das sisas e das sisas dos bens de raiz ( bens imóveis).
Contém os livros de lançamento das jugadas e oitavas. Imposto régio sobre atividade agrícola Instituído desde a idade média é extinto em 1832 Imposto calculado tendo como referencia utilização de gado bovino na lavoura, pago em cereais, junta bois, devia-se 1 módio de trigo ou de milho, consoante o cereal cultivado. No caso de cultivar trigo e milho devia pagar 28 alqueires de cada perfazendo um 1 módio, ao qual acresce mais tarde o pagamento das oitavas que incide sobre o pão.
Contém a escrituração do imposto 4,5% régio sobre rendimentos e propriedades.