Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
6 records were found.
Termo de abertura:
"Livro dos baptizados desta igreja de Santo Isidoro, custou dois tostões, começou a servir aos doze de Julho de mil seiscentos e setenta e dois, sendo cura o padre Francisco Ribeiro.
1672 - Livro 5.º dos Baptizados".
Termo de encerramento:
"Este livro que serve dos assentos dos baptizados desta igreja de Santo Isidoro, tem cento e quarenta e duas folhas todas numeradas e rubricadas por mim em acto de Visitação, aos 14 dias do mês de Novembro de 1672.
Grão Doutor Azevedo
De Caminha. Visitador".
Padres que escrevem e assinam os assentos:
Francisco Ribeiro, José Ribeiro, João Rodrigues, Manuel Gorjão da Silva e Manuel Rodrigues.
Termo de abertura:
"Livro dos baptizados desta igreja de Santo Isidoro, custou 240 réis, começou a servir aos de Março 25, de 1708. O Padre Cura Manuel Rodrigues.
Livro 6.º dos Baptizados".
Não possui termo de encerramento.
Padre que escreve e assina os assentos: Manuel Rodrigues.
Termo de abertura:
"Este livro, que é e serve de se assentarem os baptizados, que nesta freguesia nascerem, que teve seu princípio em o mês de Março de 1721 anos de que fiz esta clareza e me assinei. O Pároco Manuel Rodrigues.
Dou comissão ao Reverendo Secreto da Visita o Padre António Baptista Viçoso para rubricar este livro, fazendo termo no fim na forma costumada. Santo Isidoro, 1 de Setembro de 1724.
O Visitador Almeida.
Livro 7.º dos Baptizados".
Termo de encerramento:
"Por mandado (Grão) Reverendo Doutor Visitador Manuel da Costa de Almeida Prior da Igreja de São Pedro de Torres Vedras e Visitador de Sintra e seus distritos pelo Ilustríssimo e Reverendíssimo Senhor D. Tomás de Almeida Patriarca de Lisboa. Rubriquei este livro que tem duzentas e noventa e nove folhas de papel e pagaram-me por cada rubrica = três réis = e vão com o meu sobrenome = Viçoso = de que passei a presente por mim feita e assinada e pago desta 40 réis. Ericeira, 2 de Setembro de 1724. O Secretário da Visitação. O Padre António Baptista Viçoso".
Padres que escrevem e assinam os assentos:
Manuel Rodrigues e Diogo José da Silva.
Fl. 228v: "Visto em visitação. Estão conformes os assentos. Santo Isidoro, 27 de Outubro de 1740. Leitão".
Encadernação posterior que reúne dois livros. O Livro n.º 10 - original - dos assentos de baptismos da freguesia de Santo Isidoro de 1794 a 181 (146 fls.) e o livro duplicado, datado de 1854, onde se copiaram parcialmente os assentos de baptismos do livro original de 1784 a 1791 (50 fls.).
- Livro n.º 10 - Original
Termo de abertura (página rasgada):
"Livro 10.º de [...] baptizados [...]. Santo Isidoro. [...] principia em 1784 anos."
Termo de encerramento:
Contém este livro cento e quarenta e seis folhas, as quais em acto de visita numerei e rubriquei com o meu sobrenome de Dantas. Santo Isidoro, 30 de Setembro de 1760. O Visitador Félix Dantas Barbosa".
Padres que escrevem e assinam os assentos:
José Rodrigues, António Esteves da Costa, Estalislau da Costa Martins e António Custódio.
- Livro duplicado
Termo de abertura:
"Este livro há-se servir para nele se copiarem os assentos dos baptismos do Livro n.º 10 dos baptizados da freguesia de Santo Isidoro deste Arcebispado. Vão por mim numerados e rubricadas suas folhas com o meu cognome Silva de que uso; o número das mesmas vai declarado no fim; e para constar fiz este assento que assinei. São Pedro de Penaferrim de Sintra, 8 de Nvembro de 1854. O Vigário da Vara Luís Manuel da Silva".
Padre que copia a assina o treslado dos assentos: Manuel Duarte Freira de Andrade.
Termo de abertura:
"Este livro se comprou para fazer os assentos dos baptizados da freguesia de Santo Isidoro, custou 360 réis. Teve princípio em 30 de Outubro de 1740 anos. O Pároco Diogo José da Silva".
Termo de encerramento:
"Por ordem do Senhor Visitador numerei e rubriquei este livro que tem duzentas e uma meias folhas de papel, que todas vão numeradas e levam a minha rubrica = Vale = de que uso e fiz este termo em acto de Visitação. Santo Isidoro, 28 de Outubro de 1740. O Visitador Leitão.
Padre que escreve e assina os assentos:
Diogo José da Silva.
Termo de abertura:
"Este livro se comprou à custa da fábrica da Igreja para assentar os baptizados, teve seu princípio em 3 de Outubro de 1756, custou 400 réis. O Pároco Diogo José da Silva".
"Este livro há-de servir para nele se lançarem os assentos dos baptizados da freguesia de Santo Isidoro, o qual numerei e rubriquei em acto de visitação e no fim vai a declaração das folhas. Mafra, de Julho 11 de 1757. O Visitador Correia".
Termo de encerramento:
"Tem este livro cento e noventa e duas meias folhas de papel que está escrito até p. [191v] e todas vão numeradas e rubricadas com o meu sinal seguinte = O Visitador Correia = Mafra, de Julho 11 de 1757. O Visitador Correia".
Padres que escrevem e assinam os assentos:
Diogo José da Silva, José dos Santos Leal, Jerónimo Francisco Soeiro, José António da Silva Gorjão e José Rodrigues.