Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

12 records were found.

A visita do Ministro das Obras Públicas, Eng.º Frederico Ulrich, e Governador Civil de Lisboa, Dr. Mário Madeira, a Mafra, no dia 27 de Junho, teve como propósito a inauguração do Bairro económico Engenheiro José Frederico Ulrich e do Centro de Assistência Social. Noticiada no jornal "O Concelho de Mafra" (nº 489, de 4 de Julho de 1948, p.1), sob o título "Um dia em cheio", a visita teve início com a recepção do Ministro das Obras Públicas e do Governador Civil de Lisboa perto da Venda do Pinheiro, pelo Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Capitão João Lopes, vereadores, Presidente da União Nacional, oficiais do Exército e da Marinha, entre outros. Seguiu-se visita à Malveira, onde foi apreciado o Plano de Urbanização, tendo usado da palavra o Prof. Armando Lucena. Chegando a Mafra, a comitiva era aguardada, no Terreiro D. João V, pelo Comandante da Escola Prática de Infantaria, em exercício, o Coronel Figueiredo, "muitos oficiais, comandante e oficiais do Depósito da Remonta e guarda de honra com a bandeira privativa da Escola, comandada pelo Sr. Capitão Cifuentes, tendo sido passada revista ao som de uma linda marcha militar e estralejar de foguetes". Decorreu depois a sessão solene no Salão nobre da Câmara Municipal, então instalada no Palácio, presidida pelo Ministro das Obras Públicas, ocupando os lugares de honra os Comandadntes da EPI e do Depósito de Remonta, o Dr. Juiz da Comarca, o Dr. Delegado do Procurador da República, o Delegado Marítimo da Ericeira, Almirante Ivens Ferraz e o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, o Capitão João Lopes, que usou da palavra. Seguiu-se a celebração de uma missa na basílica, presidida pelo Rev. D. João de Castro (Nova Goa), com a participação do Grupo coral de Mafra, tocando órgão o Sr. Francisco Alves Gato. Realizou-se então a inauguração do Bairro económico, com o corte da fita, benção por D. João de Castro (seminário dos Olivais), e o descerramento da placa com o nome do "seu principal propulsor": Engenheiro José Frederico Ulrich. Inaugurou-se depois o Centro de Assistência social, "magnífico edificio de construção antiga mas de optimo aspecto depois das grandes obras que sofreu. Foi oferecido pela grande benemérita ali presente, D.ª Leonor Pereira Gorjão, acompanhada das senhoras da Comissão de assistência que têm sido incansáveis na realização e manutenção de tão alto estabelecimento de assistência concelhia, recentemente criado e amparado pelo Sr. Governador Civil do Distrito, Câmara Municipal e todos os benfeitores do concelho". Terminou a visita com um almoço na sala elíptica (Escola Prática de Infantaria).
Reportagem fotográfica referente a Comemorações do 22 de Outubro, assinalando-se o 213º aniversário da Sagração da Basílica de Mafra, em 1943, de três casas fotográficas (Manuel de Jesus Neves, Agência Geral de Reportagem Fotográfica e STEF - Reportagens Fotográficas). Retrata a visita do Ministro das Obras Públicas, Eng. Duarte Pacheco, em representação do Presidente da República, General António Óscar de Fragoso Carmona, a Ericeira e a Mafra, bem como a homenagem realizada pela mesma ocasião ao Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Capitão João Lopes, e a inauguração do abastecimento de água à Ericeira e a Mafra. A visita do Eng. Duarte Pacheco, acompanhado pelo Governador Civil de Lisboa, o Coronel Lobo da Costa, começou na vila da Ericeira, onde se procedeu à inauguração simbólica do abastecimento de água à Ericeira, em sessão solene decorrida no Cine-Casino da Ericeira (actual Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva). Em Mafra, decorreu uma sessão de boas vindas ao Ministro, na Sala do Tribunal Judicial (então instalado no Palácio Convento), e a homenagem ao Capitão João Lopes, que incluiu, para além de vários discursos, a imposição das insígnias de Oficial da Ordem de Cristo, feita pelo Ministro das Obras Públicas em nome do Presidente da República. Seguiu-se a inauguração do abastecimento de água a Mafra e, depois do Ministro das Obras Públicas e Governador civil de Lisboa terem regressado a Lisboa, realizou-se um banquete no Salão nobre da Câmara Municipal (então instalada no Palácio).
Homenagem ao Capitão João Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Mafra, na Ericeira, a propósito da inauguração do abastecimento de água à vila da Ericeira, enquadrada nas Comemorações do 22 de Outubro, no 213º aniversário da sagração da basílica de Mafra. A homenagem integrou uma sessão solene na sala do Corpo de Bombeiros, com a atribuição de uma condecoração ao Capitão João Lopes, na Câmara Municipal de Mafra, e jantar na Pensão Morais.
As "inaugurações de 10 de Novembro", título sob o qual se redigiu a noticia no jornal "O Concelho de Mafra" (nº 522, de 20 de Novembro) que dá conta de uma série de inaugurações que decorreram no concelho de Mafra, nesse dia, no ano de 1949, com a presença do Governador Civil de Lisboa, Dr. Mário Madeira, e o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Capitão João Lopes, incluiram: um lavadouro, fontanário e bebedouro na Asseiceira; a Escola primária do sexo feminino da Malveira; a Escola primária das Barras o fontanário na Enxara do Bispo; um lavadouro e um fontanário em S. Sebastião, e por fim, o Posto de Puericultura e a Escola primária na Encarnação. De acordo com a notícia, a recepção ao Governador Civil decorreu na Venda do Pinheiro, onde o aguardavam, para além do Presidente da Câmara Municipal de Mafra, o Presidente da Comissão Concelhia da União Nacional, Eng.º João Pizani, o Director dos serviços de Urbanização e Obras da Câmara Municipal de Mafra, o Eng.º Mário Lisboa de Oliveira Dores, os vereadores Vasco Torcato, António do Carmo e Amadeu Rolim e várias pessoas. O ciclo de inaugurações iniciou-se na Asseiceira, com um lavadouro, fontanário e bebedouro para gado, melhoramentos benzidos pelo Prior do Milharado. Seguiu-se a inauguração da Escola primária do sexo feminino da Malveira, que contou com os discursos do Prior da Igreja Nova, o Eng.º Virgílio Canas Martins, da Junta de Freguesia, o Presidente da Câmara de Mafra, Capitão João Lopes, e, por fim, do Governador Civil, Dr. Mário Madeira. A segunda escola a ser inaugurada neste dia foi a Escola das Barras, onde, para além do Presidente da Câmara e do Governador Civil, interveio também o Presidente da Junta de Freguesia da Azueira, Sr. Artur Patrocínio. Depois da inaguração de um fontanário na Enxara do Bispo e de um outro fontanário e lavadouro em S. Sebastião, a comitiva dirigiu-se à Encarnação, onde, à entrada, a banda filarmónica executou o hino da Maria da Fonte. A notícia relata que se organizou um cortejo a pé "que atravessou a pé as ruas da povoação até ao Posto de Puericultura". Depois da sua inauguração, ainda se inaugurou a Escola primária, onde, numa das salas, o Prior da Encarnação deu a benção. O dia terminou com uma "merenda" na casa dos herdeiros do proprietário João Bernardo, por iniciativa do Presidente da Junta de Freguesia, Francisco Galantinho.
O ciclo de inaugurações de várias obras no concelho de Mafra, decorrido no dia 20 de Maio de 1950, com a presença do Ministro das Obras Públicas, Eng.º Frederico Ulrich, do Subsecretário de Estado da Assistência Social, Dr. Joaquim Trigo de Negreiros, do Governador Civil de Lisboa, Dr. Mário Madeira, e do Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Capitão João Lopes, foi noticiada no jornal "O Concelho de Mafra" (nº 534, de 21 de Maio de 1950). De acordo com o noticiado, o ciclo de inaugurações começou logo de manhã, apenas com a presença do Governador Civil de Lisboa, que era aguardado na Venda do Pinheiro pelo Presidente da Câmara Municipal de Mafra, pelo médico municipal, Dr. Carlos Galrão, pelo Presidente da Comissão Concelhia da União Nacional, Eng.º João Pisani da Cruz, e sua esposa, D.ª Alcina Maria Pisani, e os vereadores Amadeu Rolim, António Bento Franco do Carmo e Vasco Torquato. A primeira obra inaugurada foi a Escola Primária de Vila Franca do Rosário onde, após o tradicional corte da fita e a benção pelo Rev. Manuel dos Santos, decorreu uma sessão solene com os discursos do Prior da freguesia, de José Alexandre de Matos ("que ofereceu o terrado e vários materiais para a construção do edifício"), da Prof.ª D.ª Adelaide Trindade, do Eng.º João Pisani, o Capitão João Lopes e o Dr. Mário Madeira. A comitiva seguiu depois para as povoações de Fonte Boa da Brincosa, Carvoeira e Amoreiras, onde foram inaugurados os respectivos abastecimentos de água e equipamentos para o efeito, nomeadamente, fontanários, lavadouros e bebedouros para animais. Depois do almoço, que se realizou na Carvoeira, a comitiva dirigiu-se para a Ericeira, onde, na Santa Casa da Misericórdia, receberam o Ministro das Obras Públicas, o Eng.º Frederico Ulrich, e o Subsecretário de Estado da Assistência Social, Dr. Joaquim Trigo de Negreiros. Estiveram também presentes António José Caiado, da União Nacional; João Simões, Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Bento Franco da Comissão de Turismo, o comandante Santa Rosa, director da Escola de Pesca local, Flaviano Mascarenhas, delegado marítimo do Porto e presidente da Casa dos Pescadores, Capitão Alvaro de Sousa, comandante da Guarda Fiscal, e outras entidades. Procedeu-se depois à inauguração do infantário e do asilo da Misericórdia, cuja construção terá sido patrocinada pelo Ministro das Obras Públicas e pelo Subsecretário de Estado da Assistência Social, com o descerramento de placas alusivas aos patrocinadores e retratos a óleo do Presidente da República, do Presidente do Conselho e do Eng.º Frederico Ulrich. Após a visita ao novo equipamento, realizou-se uma sessão solene no átrio, onde estiveram presentes, para além dos já mencionados, o tenente-coronel Carlos Lobão, Presidente da Comissão distrital da União Nacional, o Dr. Afonso Marchueta, da comissão central deste organismo, Eng.º Sá e Melo, director geral dos serviços de urbanização, Eng.º Nazaré de Oliveira, chefe do Gabinete do Ministro das Obras Públicas, e as senhoras D.ª Maria Adelaide Salvação, Pilar Pais, Eufrázia Nogueira Paço, Arlete Alves Gato e Maria do Rosário Salvação, respectivamente presidente e vogais da Comissão de Assistência Social e ainda o pároco Agostinho, que benzeu o edifício. Tiveram lugar os discursos do Provedor da Misericórdia, do Ministro das Obras Públicas e, por fim, do Subsecretário de Estado da Assistência Social. A comitiva dirigiu-se depois para Mafra, onde, após visita aos serviços de Assistência Social, se inaugurou o Dispensário. Terminada a jornada para os membros do Governo, o Governador Civil de Lisboa, seguiu ainda para Cheleiros a fim de inaugurar a Escola primária do sexo feminino, dirigida por Maria Antonieta Azancot Meneses. Na sessão solene, após a benção, dirigiram palavra aos presentes o Presidente da Junta de Freguesia, Francisco Pedroso, Francisco Duarte Resina, o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Capitão João Lopes, e o Governador Civil de Lisboa, Dr. Mário Madeira.
A inauguração do edifício da Junta de Freguesia e do Posto médico de Santo Estevão das Galés decorreu durante uma visita do Governador Civil de Lisboa, Dr. Mário Madeira, a várias freguesias do concelho de Mafra, em Julho de 1948. De acordo com notícia publicada no Jornal "O Concelho de Mafra" (nº 491, de 1 de Agosto de 1948), a visita oficial teve início em Santo Isidoro, onde foi recebido "festivamente", pelo Presidente da Junta de Freguesia, o Sr. Elissário Dias, e pelo Padre Policarpo Canas. Após a inauguração de um lavadouro em Junqueiros e passagem pela Pucariça, a comitiva deslocou-se para Santo Estevão das Galés, onde se procedeu à inauguração do edifício da Junta de Freguesia e do Posto médico. O Governador civil foi recebido à entrada da freguesia, na Asseiceira, pelo regedor, Sr. Carlos António, pelo Presidente da Junta, Sr. Silva Brito, pelo Dr. Bandeira Duarte, Sr. Alberto Pulido, o Rev. Feliciano Pereira, Capitão Túlio Simas e a população. Após a benção dada pelo Prior de Santo estevão das Galés e o corte da fita, decorreu uma sessão de boas vindas no interior do edifício, que incluiu os discursos do Presidente da Junta de Freguesia, do Rev. Feliciano Pereira, do Governador Civil de Lisboa, Dr. Mário Madeira, e do Presidente da Câmara Municipal de Mafra, o Capitão João Lopes. Posteriormente, o governador ainda visitou Montemuro e o Milharado.
Inauguração da Colónia Balnear Dr. Mário Madeira, em São Julião (Ericeira), com a presença do Presidente da República, Marechal António Óscar Fragoso Carmona. Estiveram também presentes: o Ministro da Marinha, Américo Tomás; o Ministro do Interior, Augusto Cancella de Abreu; o Ministro das Obras Públicas e Comunicação, Eng.º José Frederico Ulrich; o Goverrnador Civil de Lisboa, Dr. Mário Madeira.
Conforme inscrição no verso, trata-se da sessão solene de distribuição dos Prémios relativos à campanha de 1957, no contexto da Festa Columbófila realizada em Janeiro de 1958, sob a organização da Associação Columbófila da Venda do Pinheiro. Identificados: 2- Engenheiro Segismundo Saldanha; 3- Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Capitão João Lopes.
A visita dos membros da Aliança Internacional de Turismo a Mafra decorreu no âmbito de um conjunto de passeios organizados pelo Automóvel Clube de Portugal por ocasião da Assembleia daquela organização realizada em Lisboa, em Maio de 1953. De acordo com a notícia publicada no jornal "O Concelho de Mafra" (nº 577, Maio de 1953), os visitantes, acompanhados pelo Governador Civil de Lisboa e também Presidente do Automóvel Clube de Portugal, Dr. Mário Madeira, foram recebidos à entrada do concelho pelo Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Capitão João Lopes, que os acompanhou até Mafra, onde a Comissão Municipal de Turismo os aguardava. Foram recebidos ao som dos carrilhões, tocados por Francisco Gato, e pelos Ranchos Folclóricos de Cheleiros, Jeromelo, Monte Bom e Murgeira. Depois o grupo dirigiu-se à basílica, sendo recebidos no alto da escadaria pelo conservador do Palácio, Ayres de Carvalho, que, juntamente com Ferrand Fernandes, fizeram uma visita guiada ao Palácio, incluindo a biblioteca. Seguiu-se um almoço "regional" no Jardim do Cerco, servido pelo restaurante Frederico e em peças de cerâmica da autoria do oleiro José Franco, do Sobreiro, peças essas feitas propositadamente como recordação. Foi servido por "doze simpáticas e graciosas raparigas do rancho da nossa vila [Mafra], vestindo os seus trajos saloios, [que] gentilmente se prestaram a fazer o serviço de mesa", tendo os ranchos folclóricos actuado durante o mesmo. A convite do Dr. Mário Madeira, terão assistido várias individualidades, nomeadamente, António Luís Gomes, Director Geral da fazenda Pública; Dr. Juiz de Direito; Comandante da Escola Prática de Infantaria; Comandante da Escola Militar de Equitação; Conselheiro Nunes da Ricca; Conde Vinhais; representante do SNI, Major Fernando Pais; 2º Comandante da EME Capitão Vaz Antunes; Presidente da Comissão Municipal de Turismo; Armindo Ayres de Carvalho, Conservador do Palácio Nacional; Ferrand Fernandes, Director da Biblioteca do Palácio Nacional; Dr. José Simões do Paço; Dr. Domingos da Cunha Machado Pereira, Vice-presidente da Câmara Municipal de Mafra; Dr. Bento Franco, Subdelegado de saude; Artur Gonçalves, chefe da Secção de Finanças; Engenheiro Mário de Oliveira Dores, Alferes José da Silva Nunes; Vogais da Comissão de Turismo, entre outros.
Inauguração de várias obras no concelho de Mafra, nomeadamente, as escolas primárias de Santo Isidoro, Caeiros - Achada e Murgeira, e novos arruamentos, esgotos e uma cabine telefónica em Ribamar, com a presença do Governador Civil de Lisboa, Dr. Mário Madeira, e do Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Capitão João Lopes, conforme noticiado no jornal "O concelho de Mafra" (de Dezembro de 1952). O ciclo de inaugurações teve início em Santo Isidoro, onde, pela manhã, aguardavam a chegada do Governador Civil de Lisboa, várias individualidades, nomeadamente, o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Capitão João Lopes, membros da Junta de Freguesia, Afonso Marchueta e Joaquim Moreira da Silva Cunha, ambos da Comissão distrital da União Nacional, Dr. António Bento Franco, o Reverendo Pároco Policarpo Canas, Dr. Fernando Borges de Melo, veterinário municipal, Alferes José da Silva Nunes, Engenheiro Segismundo Saldanha, Administrador da Tapada de Mafra, Dr. Domingos Machado Pereira, Vice-presidente da Câmara Municipal de Mafra, Francisco Augusto Leite, Presidente da Junta de Freguesia de Mafra, Amadeu Rolim, Vereadores Adriano da Silva Figueiredo, Vasco Torquato e António Franco do Carmo. Após a benção da escola primária que então se inaugurava, pelo Padre Policarpo Canas, discursou a professora D.ª Maria de Lourdes Santos Monteiro, seguida do Presidente da Junta de Freguesia, o Sr. Elisário Dias e o Padre Policarpo Canas. Em seguida, o cortejo seguiu para Ribamar, onde se inauguraram arruamentos, esgotos e uma cabine telefónica. Aí usaram da palavra a professora local, D.ª Maria Lemos Nogueira de Carvalho, o Sr. Tiago Bernardino Alves, em nome da comissão de melhoramentos, o pároco da freguesia e, por fim, o Governador Civil. Posteriormente, em Caeiros-Achada, procedeu-se à inauguração da escola primária, igualmente do "Plano dos centenários", a qual foi benzida pelo Reverendo Agostinho Vicente Duarte. Discursou a Professora D.ª Maria de Albuquerque e Silva, o Sr. Marcolino Batalha, em nome dos habitantes, e o Governador Civil. Por fim, inaugurou-se a escola da Murgeira, também do Plano dos Centenários", na qual disrcursou a Professora D.ª Maria Licinia Oliveira Manso e o Sr. Alvaro de Vasconcelos.
A caçada oferecida pelo Ministro da Economia, Dr. Ulisses Cortês, na Tapada de Mafra, a 27 de Janeiro de 1955, contou com a participação de vários convidados, membros do governo, directores de serviços e várias individualidades internacionais, nacionais e locais, nomeadamente, entre outros: Director Geral dos Serviços Pecuários, Dr. França e Silva; deputado Engenheiro Sebastião Ramires; ex-Ministro das Obras Públicas, José Frederico Ulrich; Subsecretário de Estado do Exército, Horácio José de Sá Viana Rebelo; embaixador de Espanha, D. Nicolau Franco; Dr. Supico Pinto; um ministro da Alemanha; Governador Civil de Lisboa, Dr. Mário Madeira; Ministro de Itália; Subsecretário de Estado da Agricultura, Eng. Victória Pires; Presidente da Junta de Colonização Interna, Eng. Castro Caldas; Presidente da Junta de Produtos Pecuários, Dr. Marchante; Director Geral dos Serviços Florestais, Eng. Filipe Jorge Mendes Frazão; o Comandante da Escola Prática de Infantaria; Médico do Presidente da República, Dr. Urgel Horta; Secretário do Ministro da Economia, Dr. Pedro S. e H.; Comandante do Centro de Educação Militar de Equitação, Major João Eduardo Gamarro Correia Barrento; Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Capitão João Lopes; Dr. Bebiano Correia, cunhado do Ministro da Economia; Conde de Nigra; Subsecretário de Estado do Exército, Horácio José de Sá Viana Rebelo; José Maria Saldanha Lopes; Administrador da Tapada, Engenheiro Segismundo Saldanha; Encarregado chefe do Jardim do Cerco, Joaquim Marques.
A visita do Ministro da Economia, Dr. Ulisses Cortês, do subsecretário de Estado da Agricultura, Professor Victória Pires, e do Secretário Geral do Ministério da Economia e Director Geral dos Serviços Agrícolas, Engenheiro Botelho da Costa, às instalações da Cooperativa Agrícola dos Produtores de Leite do concelho de Mafra, ocorrida no dia 21 de Fevereiro de 1954, foi noticiada no jornal "O Concelho de Mafra" (Março de 1954, nº 587). De acordo com a notícia, os membros do governo vieram acompanhados de uma grande comitiva, de que faziam parte, nomeadamente, entre outros, o Director Geral dos Serviços Pecuários, Dr. França e Silva; Intendente Geral dos Abastecimentos, Coronel João da Costa Teixeira Pinto; Presidente da Junta Nacional dos Produtos Pecuários, Dr. António Marchante; Director dos Serviços de Fiscalização, Major Silva Pais; Directores da União das Cooperativas Abastecedoras de Leite de Lisboa, Professor Joaquim Fontes, António Alves Martins e Engenheiro Virgílio Saraiva do Amaral; Delegados do Governo junto da União das Cooperativas Abastecedoras de Leite de Lisboa, Professor Luis de Almeida Goes e Dr. José Emiliano da Costa. Foram recebidos em Mafra pelo Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Capitão João Lopes, pelo Comandantye da Escola Prática de Infantaria, Coronel Guilherme Carreira, pelo Conselheiro António Nunes da Ricca e pela Direcção da Cooperativa dos Produtores de Leite do Concelho de Mafra, Engenheiro Joaquim Bugalho Pinto, D.ª Maria Augusta Teixeira Botelho e Sílvio Lucas da Silva. A população também terá acorrido, e estiveram presentes os Corpos de Bombeiros de Mafra, Ericeira e Malveira e as bandas de música da Encarnação, Ericeira e Mafra. Foram visitadas as instalações da cooperativa e a D.ª Maria Augusta Teixeira Botelho leu uma mensagem de agradecimento, em nome da Direcção. Depois do discurso do Ministro da Economia, que terá prometido uma estreita colaboração do Governo na boa prossecução da obra da Cooperativa, assistiram a um desfile "do impressionante cortejo de produtores de leite, empunhando dísticos e saudando entusiasticamente os visitantes". Identificam-se na fotografia: Ministro da Economia, Dr. Ulisses Cortês; subsecretário de Estado da Agricultura, Professor Victória Pires; Secretário Geral do Ministério da Economia e Director Geral dos Serviços Agrícolas, Engenheiro Botelho da Costa. Mais atrás, à esquerda, o presidente da Câmara Municipal de Mafra, Capitão João Lopes.