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Documentação relacionada com as operações de recenseamento para a constituição dos cidadãos a designar como Jurados do Concelho da Azueira para serviram no Tribunal da Comarca de Torres Vedras. Contém 2 livros de registo dos cidadãos das freguesias de Azueira, São Silvestre do Gradil, São Lucas da Freiria e Nossa Senhora da Oliveira do Sobral, pertencentes ao Concelho da Azueira apurados para jurados de acordo com o Decreto de 29 de novembro de 1836 e a Novíssima Reforma Judiciária. Inclui os nomes, idades, ocupações, localidades, freguesias e décimas.
Contém a documentação decorrente das actividades de fiscalização e controlo da circulação de pessoas e bens, bem como do licenciamento das actividades comerciais e industriais, competência transferida para os municípios após a extinção do cargo de Almotacé. Inclui 4 livros, 2 de matrículas, 2 de licenças de venda ambulante e porta aberto, 1 de aferição de pesos e medidas.
Contém 1 livro de reconhecimento de foreiros, 2 livros de registo de prazos, 2 livros de registo de nomeações e termos de juramento, 2 livros de registos, 1 mandado, 5 livros de registo de actas e 1 livro de índice de deliberações da Câmara Municipal da Azueira.
Contém documentação referente a diversas funções do tesoureiro, nomeadamente guias e tabelas de cobrança, relações de foros por cobrar, livros de receitas e despesas.
A Secretaria , anteriormente designada como Cartório do Escrivão, concentra as funções ligadas ao expediente geral, averbamento da mais diversa documentação (certidões, atestados, licenças e fianças) e ainda as funções ligadas à contabilidade municipal e notariado, assim como é responsável pelo registo da demais documentação produzida pela vereação municipal. Ao Escrivão, mais tarde designado de Secretário (cargo de serventia vitalícia de acordo com as Ordenações Filipinas, Liv. 1, Tit. 71 e que o Código Administrativo de 1842 confirma) cabe a responsabilidade de garantir a boa regularidade da Secretaria, do Expediente e do Arquivo. Desempenha ainda as funções de Escrivão do Provedor do Concelho. Inclui os livros de copiadores de oficios, entrada de saida de correspondencia, oficios e circulares expedidos e entrados, certidões e livros de receita e despesa.
Documentação relativa à atividade do Partido Médico do Concelho da Azueira. Inclui relatórios dos doentes assistidos pelo médico António José de Lemos.
A documentação da Comissão de Recenseamento Eleitoral respeita às operações de recenseamento eleitoral de modo a atualizar anualmente os mapas e registos dos eleitores e elegíveis para os cargos paroquiais, municipais, e deputados às juntas distritais. Inclui 2 livros de atas da mesa da Comissão do Recenseamento Eleitoral do Concelho da Azueira, 3 livros de registo do recenseamento geral das pessoas nacionais e estrangeiras que residem na freguesia de São Pedro dos Grilhões (Azueira), 2 livros de registo do recenseamento geral dos eleitores e elegíveis, e 12 cadernos de registo do recenseamento eleitoral das freguesias da Azueira, Freiria, Gradil, Sobral da Abelheira, Trucifal, Enxara dos Cavaleiros/Enxara do Bispo, Milharado, Sapataria, pertencentes ao Concelho da Azueira.