Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
88 records were found.
Contém dois anexos sobre o referido assunto. O ofício do desembargador ajudante do Intendente Geral da Polícia, Jerónimo Francisco Lobo, com data de 30.3.1810 e a carta do juiz de fora de Vila Franca de Xira, José António Soares Pinto Mascarenhas Castel-Branco, datada de 18.3.1810.
Determina que durante a guerra actual todos os oficiais e soldados das Ordenanças fiquem sujeitos às mesmas leis e regulamentos que os de Tropa de Linha.
Portaria enviada pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, D. Miguel Pereira Forjaz, para o Conde de Resende [D. Luís Inocêncio Benedito de Castro], do Conselho de Guerra, em 3.7.1810.
Inclui, em anexo, o ofício do juiz de fora das Vilas de Alhandra e Alverca, Joaquim José Baptista Nogueira, datado de 7.8.1810.
Nomeação do tenente-general William Carr Beresford para marechal do Exército Português, encarregado do comando em chefe das Tropas do Reino.
Contém, em anexo, os seguintes documentos:
Ofício do Intendente Geral da Polícia, Lucas de Seabra da Silva, remetendo as duas contas (de J. C. Villiers e do próprio) sobre o alistamento de parelhas (de cavalos e machos), informando que se expediram novas ordens aos Ministros Criminais dos Bairros nesse sentido, datado de 23.3.1809;
Ofício de J. C. Villiers para o Intendente Geral da Polícia, Lucas de Seabra da Silva, dando a conhecer a urgência do Comandante em Chefe (marechal Beresford) em procurar e comprar cavalos e machos para serviço da Artilharia, datado de 20.3.1809;
Ofício do Intendente Geral da Polícia, Lucas de Seabra da Silva, aguardando a prescrição das medidas adequadas para garantir a prontificação das parelhas necessárias para o serviço da Artilharia e o modo como se deve proceder relativamente às pessoas que foram notificadas para apresentarem os cavalos e machos, que continuam repetidamente a desobedecerem às ordens oficiais, datado de 21.3.1809.
Contém informações sobre diversos assuntos de natureza militar relativos aos concelhos de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço e Vila Franca de Xira.
Contém, em anexo, a "Relação dos portos a que se devem fazer remessas de bacalhau segundo as declarações até agora recebidas", datado de 7.5.1811.
Contém, em anexo, o “Mapa dos barcos que há nos rios Tejo, Mondego e Douro segundo as Relações remetidas à Intendência Geral da Polícia pelos Corregedores das Comarcas”, datado de 17.12.1809.
Contém informações sobre diversos assuntos de natureza militar relativos aos concelhos de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço e Vila Franca de Xira.
A resolução dos Governadores do Reino de 30.8.1813 foi positiva, ordenando passar carta patente para o posto de capitão da Companhia de Ordenanças do lugar de Runa, Termo da Vila de Torres Vedras, ao alferes da mesma Companhia, José Bernardes de Carvalho.
A resolução dos Governadores do Reino de 30.8.1813 foi positiva, ordenando passar carta patente para o posto de sargento-mor das Ordenanças de Vila Franca de Xira, ao capitão da Companhia de Ordenanças n.º 1 da mesma Vila, Francisco Ambrósio Leal.
A resolução dos Governadores do Reino foi positiva, tendo sido aprovada a patente de sargento-mor reformado, com data de 9.3.1809.
Contém três anexos que fornecem informação relativa ao estado das terras invadidas, nomeadamente Vila Franca de Xira e Castanheira.
A resolução dos Governadores do Reino de 22.6.1809 foi positiva, mandando passar a patente de sargento-mor de Ordenanças da Vila de Arruda dos Vinhos a Joaquim José Segurado.