Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
39 records were found.
Documento com texto relativo ao mercado municipal; imagem de Constância-Antiga e Poesia de Camões alusiva a Constância.
Transcrição de textos da Enciclopédia – Luso-Brasileira de Cultura – Verbo em publicação, relativos às entradas Constância e Constance.
Texto de índole histórica relativo ao antigo lugar da Capela de Santo António, Constância-Sul.
Texto relativo a sessão solene, em 8 de dezembro, realizada na sala das sessões do Hospital da vila em homenagem ao Sr. Dr. José Eugénio de Campos Godinho.
Transcrição de texto relativo a Constância do Quinto Volume da Verbo-Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura, imprimido em 18 de janeiro de 1967, páginas 1473 a 1474.
Texto relativo à história do concelho de Constância.
Transcrição do texto A Casa de Camões em Constância espera a «mudança» das vontades, da autoria de Manuela de Azevedo, publicado no jornal Portugal HOJE de 1981-06-09.
Transcrição de texto da obra Ribatejo Histórico e Monumental com o patrocínio da Junta de Província do Ribatejo, volume segundo, ano de 1939 da autoria de Francisco Câncio do Instituto de Coimbra e do Instituto Português de Arqueologia, História e Etnografia, fasciculo XXIV, páginas 355 a 362.
Listagem de nomes, provavelmente, membros da Comissão Executiva para a restauração da Casa de Camões.
Texto da autoria de Joaquim dos Mártires Neto Coimbra relativo à história do concelho de Constância.
Texto de índole biográfica relativo a Bartolomeu dos Mártires Dias e Sousa.
Transcrição de texto do livro «Viagem a Portugal», da autoria de José Saramago, página 141.
Rascunho de texto extraído do Dicionário Prático-Ilustrado, página 1430, relativo a Aníbal, celebre general cartaginês, filho de Amílcar Barca.
Textos de índole histórica relativos à Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem e Santa Casa da Misericórdia de Constância.
Texto de índole histórica relativo às Invasões Francesas na vila de Constância.
Rascunho de texto de índole biográfica relativo ao Padre Luís Ribeiro Catarino
Rascunho de texto relativo ao IV Centenário da morte de Camões, 10 de junho de 1980 – 10 de junho de 1981.
Textos de placas comemorativas e inaugurativas de vários elementos do património local da vila de Constância.
Texto da autoria de Joaquim dos Mártires Neto Coimbra relativo às celebrações ocorridas no 10 de junho na vila de Constância, no âmbito do IV Centenário da Morte de Camões.
Texto relativo às Invasões Francesas com especial enfoque na vila de Constância.
Texto da autoria de Joaquim dos Mártires Neto Coimbra relativo à história do concelho de Constância.
Texto relativo à inauguração das obras de conservação e restauro da Igreja Matriz, em 1978-05-28, aquando da visita pastoral do Sr. Bispo D. Agostinho Joaquim Lopes de Moura.
Transcrição de texto da obra História de Portugal das Escolas Primárias de 1890, por Francisco Maria Branco.
Transcrição de resumo na parte referente à História de Constância publicada no jornal Nova Aliança, Abrantes de 01 de Abril de 1972, n.º 450 – Resenha Monográfica – Reportagem da Freguesia de Martinchel – pelo Capitão Rodrigues Vicente.
Documento com texto relativo ao mercado municipal; imagem de Constância-Antiga e Poesia de Camões alusiva a Constância.
Notas relativas ao nome de algumas ruas do concelho de Constância com indicação de fontes.
Transcrição do Livro de Atas da Câmara Municipal de Constância, n.º 8 de 1877-1882 referente ao Tri-Centenário da morte de Camões em 10 de Junho de 1580. Inclui ata da sessão da Câmara Municipal de 11 de junho de 1880, ata da sessão solene do dia 13 de Junho de 1880 para comemoração do Tri-Centenário da morte de Camões e transcrição do Decreto de 7 de Dezembro de 1836 que elevou Punhete à Categoria de Notável Vila de Constância.
Texto da autoria de Joaquim dos Mártires Neto Coimbra relativo à construção de novo marco fontenário na freguesia de Constância.
Contém indicações relativas a propriedade e respetivas espécies. Contém igualmente nota informativa referente à aquisição e posse da propriedade.
Poema da autoria de Ramiro Guedes de Campos escrito por ocasião do 4.º Centenário da Morte de Camões.
Texto da autoria de Joaquim dos Mártires Neto Coimbra relativo à História do Concelho de Constância.
Texto relativo à festa de homenagem a Vasco de Lima Couto realizada em 04 de setembro de 1980 na Praça Alexandre Herculano – Constância.
Fotocópia do Diccionario Chorographico de Portugal Continental e Insular – ydrographico, Historico, Orographico, Biographico, Archeologico, Geraldico, Etymologico de Americo Costa, com prefácio do Exmo. Snr. Dr. José Joaquim Nunes, professor cathedratico da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Volume V – 1939, página 686 a 690. Incluí indicação de oferta do Sr. Américo Costa, Rua de Sernandes 44, Oliveira do Douro – Gaia.
Cópia de requerimento entregue ao Rei D. Carlos I quando foi extinto o concelho de Constância em 1889 pedindo a sua restauração, pedido este que foi atendido.
Textos para eventuais placas identificativas de vários elementos do património local da vila de Constância.
Documento com texto relativo ao mercado municipal; imagem de Constância-Antiga e Poesia de Camões alusiva a Constância.
Fotocópia de ofício da Câmara Municipal de Cascais endereçada ao Presidente da Comissão Executiva da Câmara do Concelho de Constância relativo ao soldado José Lobato, natural de Constância.
Texto com excertos do testamento de D. Maria Balbino Franco, do Livro de Registo de Testamentos, n.º 4, da Câmara Municipal de Constância de 07 de julho de 1866, fls. 1v. a 8f.
Transcrição do texto Houve Fandango e Foguetório com o povo à descoberta de Camões, da autoria de J. Silva Rosa, publicado no jornal Portugal Hoje, de 1981-06-21, no âmbito do IV Centenário da Morte de Camões.