Search results

53 records were found.

Retribui os votos de boas festas. Lamenta não ter começado mais cedo a tratar do processo de Alfredo Pimenta.
Trata da questão do prazo do atestado médico. Indica a data em que Alfredo Pimenta deve voltar para Lisboa. Compromete-se a tratar da penhora com o escrivão.
Põe à disposição de Alfredo Pimenta e família a sua nova casa. Faz referência à doença da mulher, razão da mudança de residência. Revela a Alfredo Pimenta que a mulher melhorou depois de começar a beber um garrafão de água de Fátima.
Agradece a Alfredo Pimenta e família pelas provas de amizade e apoio dispensadas no momento que está a viver, preso. Felicita Alfredo Pimenta pelo prémio atribuído à “História de Portugal”. Pede a Alfredo Pimenta para transmitir ao genro que Spínola tem sido muito gentil com ele. Faz referência à sua vida na prisão.
Pede a Alfredo Pimenta que escreva ao ministro da Instrução a recomendar Ivone Pereira Santos, que pretende autorização para concorrer a um prémio. Indica que a protegida tem o curso completo de piano do Conservatório.
Conta a Alfredo Pimenta que o seu caso teve a solução que desejava. Revela as relações de proximidade entre Rui Gomes de Carvalho e Abel Andrade. Relata as movimentações feitas na Ordem dos Advogados para resolver a sua situação e o valor da pensão que lhe será atribuída. Agradece a Alfredo Pimenta. Informa que o filho mais novo vai trabalhar para a Companhia Nacional de Navegação como oficial da marinha mercante.
Refere o postal anterior que enviou para a Sociedade Martins Sarmento e renova o pedido dos livros.
Deseja um feliz ano. Revela que tinha intenção de o fazer pessoalmente mas que uma queda do elétrico o impossibilitou.
Informa que, a partir de dia 1 de agosto, irá viver para Algés, para casa de uma antiga professora de violino onde já está a filha. Pede a Alfredo Pimenta que interceda a seu favor junto de um amigo do Porto por causa da sua conferência «A formação do homem de Estado».
Pede dinheiro para pagar a despesa do restaurante e de um quarto.
Participa que remete os resumos da conferência «A formação do homem de Estado».
Trata-se de um P.S. de uma carta dando informações sobre os horários de trabalho e as moradas do escritório de Alberto de Pinho.
Participa que lamenta que Alfredo Pimenta não tenha estado presente pois a sua opinião era importante. Explica o porquê de não ter dado os pêsames.
Pede a Alfredo Pimenta para não faltar. Contém um convite da Associação dos Advogados de Lisboa para uma comunicação feita por Albertino Preto Pacheco sobre o tema: «Os principais problemas do direito internacional privado - civil, comercial e processual - e a legislação portuguesa».
Relata o percurso que tem feito nas férias e lamenta não poder ir visitar Alfredo Pimenta a Guimarães.
Pede a Alfredo Pimenta que lhe diga se desistiu ou não de reaver a casa de Guimarães. Esclarece que precisa de tratar das coisas com uma certa antecedência. Sugere a Alfredo Pimenta que, caso tenha alguma carta do padre, lha mostre.
Comunica a Alfredo Pimenta que precisa da certidão de registo dos prédios na conservatória a favor dos filhos.
Informa que ainda não tem o processo em seu poder porque o juiz não tem vindo ao tribunal.
Conta que teve que interromper as férias para atender um cliente. Revela que estava persuadido que se tratava de Alfredo Pimenta mas que afinal o assunto era outro. Avisa Alfredo Pimenta para tratar de obter um novo atestado médico para apresentar no tribunal. Alerta para a inevitabilidade do escrivão fazer a penhora logo que terminem as férias.
Trata de um aviso que Alfredo Pimenta recebeu do Supremo Tribunal de Justiça para pagamento de custas de um recurso em que foi condenado. Desvaloriza o assunto e acusa o signatário do aviso de ser um burlão. Expõe o que considera ser o plano do signatário do aviso para extorquir dinheiro a Alfredo Pimenta. Aconselha Alfredo Pimenta a ignorar o assunto. Contém o aviso do Supremo Tribunal de Justiça assinado por Saldanha da Bandeira.
Informa que deixou ordens para o despacho do juiz ser copiado e remetido a Alfredo Pimenta.
Informa que foi intimado para fazer o preparo para a inquirição das testemunhas nos embargos de terceiro. Sugere que, durante as férias, numa das suas idas ao norte, conversem.
Justifica o seu silêncio por ter estado a preparar o elogio histórico de Hintze Ribeiro. Agradece o convite feito à sua filha Margarida.
Indica o percurso que vai fazer durante as férias e avisa a hora a que chega a Guimarães para deixar a Margarida.
Informa que avisará por telegrama o dia e a hora da chegada a Guimarães.
Trata do processo de Alfredo Pimenta em tribunal. Faz referência ao despacho do juiz e sugere os procedimentos a fazer.
Informa que está na Boa-Hora, na primeira vara ou na terceira vara.
Comunica o envio de uma cópia do requerimento que vai dirigir ao ministro da Justiça. Informa que, juntamente com o requerimento, irão atestados de saúde, uma certidão extraída da execução e uma informação favorável do diretor da prisão. Pede a Alfredo Pimenta que o recomende. Contém uma lista com os nomes dos vogais do Conselho Superior dos Serviços Prisionais.
Agradece a hospitalidade e a atenção dedicadas à sua filha Margarida. Faz referência a uma ação em que está a trabalhar.
Declara a sua convicção sobre a falta de estadistas na Europa e destaca a atitude perante a Rússia. Faz referência ao artigo sobre os preparativos militares da Rússia, na “Revue des deux mondes”, que envia a Alfredo Pimenta. Avisa que irá a Guimarães para deixar a sua filha Margarida.
Conta que, para se dedicar a um processo grande em Beja, relegou outros casos para segundo plano, o que provocou distúrbios nos seus honorários. Por essa razão justifica que lhe é impossível fazer o adiantamento em dinheiro do preparo de Alfredo Pimenta.
Agradece a hospitalidade dispensada pela família de Alfredo Pimenta à sua filha Margarida. Presta esclarecimentos sobre o processo de Alfredo Pimenta e dá conselhos como advogado. Indica prazos e quantias para os preparos dos embargos.
Pede a Alfredo Pimenta para lhe dispensar uns momentos porque tem assuntos urgentes para conversar.
Agradece a carta que Alfredo Pimenta escreveu, a seu favor, para a Ordem dos Advogados. Indica que enviou um atestado médico para a Ordem, o qual foi entregue a Rui Gomes de Carvalho, vogal do pelouro da assistência. Destaca as relações entre Rui Gomes de Carvalho e Abel Andrade, conselheiro, e pede a Alfredo Pimenta que interceda a seu favor junto deste. Expõe a sua pretensão de ser nomeado diretor da biblioteca da Ordem
Agradece a carta que Alfredo Pimenta escreveu, a seu favor, para a Ordem dos Advogados. Indica que enviou para a Ordem um atestado médico o qual foi entregue a Rui Gomes de Carvalho, vogal do pelouro da assistência. Destaca as relações entre Rui Gomes de Carvalho e Abel Andrade, Conselheiro, e pede a Alfredo Pimenta que interceda a seu favor junto deste. Expõe a sua pretensão de ser nomeado diretor da biblioteca da Ordem.
Comunica o estado grave e terminal em que se encontra a sua filha Margarida. Revela que está sem dinheiro e pede a Alfredo Pimenta que lhe valha com o que puder.
Comunica que realizou o seu desejo de ter escritório em Lisboa e Santarém. Indica as vantagens de abrir escritório em Santarém.
Envia o tema da conferência. Informa que telefonará por causa de eventuais esclarecimentos.
Pede dinheiro a Alfredo Pimenta por conta de uma arca que lhe envia para ser vendida. Justifica que ficou sem dinheiro depois de pagas as despesas com a mudança para a nova casa.
Conta que o telefonema que fez a Alfredo Pimenta no dia anterior foi feito do gabinete do diretor, Joaquim Saldanha. Destaca a amabilidade de Joaquim Saldanha e refere o interesse que este demonstrou em ler o livro “Novos Estudos Filosóficos e Críticos”, de Alfredo Pimenta. Pede a Alfredo Pimenta um exemplar do livro para oferecer a Joaquim Saldanha. Revela que a concessão do telefonema foi um grande favor por ser proibido aos presos fazê-lo.
Pede a Alfredo Pimenta que o auxilie com mais algum dinheiro por conta da arca.
Pede auxílio financeiro a Alfredo Pimenta. Pergunta se Alfredo Pimenta já falou com o Ministro das Colónias por causa da colocação do Xico. Declara-se esperançado em obter uma Conservatória.
Pede a Alfredo Pimenta que escreva uma carta para um dos seus amigos de Guimarães.