Search results

38 records were found.

Refere a dificuldade em conseguir um exemplar do dicionário do pai.
Pede várias informações a Alfredo Pimenta sobre a fundação da Cartuxa de Évora, D. Teotónio de Bragança e a palavra cartografia.
Agradece a carta de Alfredo Pimenta com as informações solicitadas.
Agradece os esforços de Alfredo Pimenta em seu favor.
Faz referência às suas amarguras e declara a sua admiração por Alfredo Pimenta.
Faz referência às anteriores cartas enviadas e à delicadeza do assunto que elas tratam.
Refere o livro de História de Alfredo Pimenta e a possibilidade de estarem a ser sonegados documentos do Arquivo Colonial.
Pede a Alfredo Pimenta para o ajudar a confirmar uma questão relacionada com o livro “História Geral da Etiópia”.
Pede a Alfredo Pimenta informações sobre a lenda dos sete bispos que fugiram aos mouros.
Esclarece que nada sabia sobre a defesa que Alfredo Pimenta fez em seu favor. Relata os trabalhos que está a realizar.
Esclarece sobre as suas relações com a BBC e declara que desconhecia as referências feitas a Alfredo Pimenta.
Trata da confirmação da assinatura do bispo D. Jerónimo Osório.
Declara a sua admiração e amizade por Alfredo Pimenta. Expõe as suas considerações sobre a lenda dos sete bispos.
Faz referência a um trabalho que está a preparar, a convite de um dos diretores do British Museum. Pede uma informação sobre a existência do volume III das “Documenta Habessinias”.
Trata da edição da “Carta dos Novos” e pede o apoio de Alfredo Pimenta.
Trata do envio de outra carta de resposta a um novo artigo calunioso. Conta que, por causa do artigo, já perdeu o emprego e que os filhos tiveram de parar de estudar. Recusa voltar para Portugal, conforme o conselho de Alfredo Pimenta, e refere o que aconteceu ao irmão Jaime Cortesão. Contém a cópia da carta que enviou ao diretor do “Diário da Manhã”.
Transmite as informações de Augusto de Casimiro sobre a ida ao ministério e a conversa com Pires de Lima. Comenta os acontecimentos internacionais.
Pede a Alfredo Pimenta que interfira junto do diretor do “Diário da Manhã” para que a sua carta de resposta a um artigo seja publicada. Contém a cópia da carta de resposta.
Agradece a atenção de Alfredo Pimenta ao caso do seu filho. Revela a conversa tida entre este e o professor Carvalho Santos.
Faz referência ao comportamento do filho. Queixa-se e lamenta a atitude dos portugueses. Relata os trabalhos que está a fazer.
Tece comentários sobre a crítica de Alfredo Pimenta a um livro.
Tece comentários sobre o livro “O império colonial factor de civilização”, de Alfredo Pimenta.
Faz referência aos artigos sobre o seu livro e à intenção de lhes dar resposta. Acusa a receção do livro “D. João III”, de Alfredo Pimenta, e tece comentários sobre ele.
Agradece a oferta da obra “D. João III”. Informa que o livro sobre a Etiópia foi adquirido por incumbência do British Museum e faz referência ao caso dos documentos sonegados do [Arquivo Colonial].
Agradece os números IV e V dos “Estudos Históricos” e elogia os conhecimentos de Alfredo Pimenta. Afirma não ter ficado convencido em relação à construção gramatical de uma frase e envia, em folha à parte, as suas considerações sobre o assunto.
Dá notícias da sua participação num Congresso. Envia um abraço.
Envia os esclarecimentos pedidos por Alfredo Pimenta. Critica o facto de não haver, em Portugal, um exemplar do volume III das “Documenta Habessinias”. Conta que pediu à Torre do Tombo, há tempos, uma cópia de um documento mas que ainda não teve resposta. Revela os benefícios de um serviço de fotóstatos.
Pede uma cópia da carta do governador Diogo Lopes de Sequeira dirigida a D. Manuel I, dando-lhe notícias da expedição ao Mar Vermelho.
Refere a carta de Diogo Lopes de Sequeira relativa à expedição ao Mar Vermelho, em 1520.
Pede para Alfredo Pimenta não escrever ou publicar mais nada sobre o livro sem receber a edição mais completa.
Refere a impossibilidade de o filho concorrer à Universidade, em resultado de umas más notas. Solicita a ajuda de Alfredo Pimenta para tentar reverter a situação.
Relata o que se passou com a composição e a impressão do seu livro. Promete um exemplar a Alfredo Pimenta e pede um exemplar de “Elementos da História de Portugal”. Pergunta se tem o “In Memorium”, de Sousa Viterbo, e pede algumas informações.
Comunica a impossibilidade de continuar com a emissão das conferências pela Rádio Colonial.
Elogia a forma como o receberam em Londres e destaca as condições de trabalho. Critica António Ferro e Oliveira Salazar e aborda a forma como os ingleses olham para Portugal.
Comenta a sua vida em Londres. Critica as ditaduras e os ditadores. Elogia Alfredo Pimenta.
Tece comentários sobre a reação de Alfredo Pimenta à crítica aos “Elementos de História de Portugal”.
Analisa uma série de incorreções detetadas no livro. Indica os trabalhos que está a preparar.
Felicita Alfredo Pimenta pelo livro “Elementos da História de Portugal”. Agradece a intervenção de Alfredo Pimenta para a publicação da sua carta no “Diário de Notícias”.