Search results

35 records were found.

Trata da publicação do livro “Elementos para a História de Portugal".
Aborda a publicação de “Elementos para a História de Portugal”.
Trata da revisão das provas de um livro de História e esclarece o conteúdo de vários capítulos.
Informa que ficou tudo combinado. Anuncia a sua partida para Braga.
Agradece as palavras no prefácio dos “Elementos para a História de Portugal”. Refere que o livro está pronto e será posto à venda. Combina a oferta dos exemplares e faz sugestões acerca da distribuição e divulgação.
Esclarece o tipo de dificuldades que existem para a publicação do artigo. Informa que sairá na Acção.
Agradece o exemplar da “Polémica Histórica”. Informa que entregou um artigo sobre o D. João III na Acção.
Refere a possibilidade de publicar os artigos sobre História que foi escrevendo nos jornais. Comenta a sugestão do seu nome para a Academia da História.
Informa que Pires de Lima não está e sugere que escreva diretamente para ele.
Dá notícias da sua estadia nas Pedras Salgadas. Refere a edição dos seus artigos e questiona sobre a Academia da História.
Trata da publicação da resposta ao Serpa das Mentiras. Manifesta ansiedade pelos acontecimentos em Espanha.
Agradece a oferta do opúsculo sobre o livro de Duarte D’Armas.
Esclarece as suas funções no “Diário da Manhã” e destaca que não lhe conferem nenhuma das atribuições que pertencem à direção.
Convida para uma reunião relacionada com a organização da Liga de Acção Integralista. Contém um manuscrito de Alfredo Pimenta a defender a necessidade de se concretizarem as resoluções da Conferência de Paris relativas à organização e doutrina da Causa Monárquica e de apresentar um ultimato ao conselheiro Aires d’ Ornelas.
Transmite as informações dadas por Luís Moreira de Almeida, da Comissão de Livros, sobre a escolha do compêndio por parte do ministro. Revela a informação dada por Múrias que o livro ia ser adotado como compêndio único.
Aborda o concurso para o secretariado e outros projetos. Faz referência ao ataque de Sousa Dias a Alfredo Pimenta, na “Seara Nova”.
Revela a conversa que teve com o subsecretário de Estado a propósito da lei dos acidentes de trabalho. Lamenta que a «História deles» não seja adotada para o ano letivo.
Informa que tem a seu cargo três pavilhões da Exposição do Mundo Português: Fundação e Conquista, Independência e Restauração.
Informa que precisa de um quadro genealógico da ascendência de D. Afonso Henriques. Contém um esquema da ascendência do «Rei Fundador».
Aborda a Exposição do Mundo Português e indica quais os pavilhões a seu cargo.
Aconselha a tipografia Minerva, em Famalicão, para compor o livro. Faz referência às “Selectas” e destaca a de Pires de Lima.
Propõe uma visita a Alfredo Pimenta a Guimarães para conversarem.
Chama a atenção para o aspeto da colaboração colonial. Faz sugestões e pergunta sobre a resolução de alguns aspetos do livro.
Agradece o convite para colaborar na “Selecta” e apresenta as condições.
Informa que a saúde o impede de tratar de vários assuntos. Desliga-se da colaboração com Alfredo Pimenta.
Informa quem é o responsável pelas edições municipais da Câmara de Lisboa. Revela quais as publicações que irão lançar.