Search results

5 records were found.

Em outubro de 1957 integrou o 1º grupo de Matemática na (então) Escola Industrial e Comercial de Guimarães (hoje Escola Secundária Francisco de Holanda). Em 1961 foi demitido da função pública. Em 1974, após o 25 de Abril, foi reintegrado no ensino oficial, regressando à Escola Industrial e Comercial de Guimarães. Em 1976 foi destacado como professor na Escola do Magistério Primário de Guimarães. Em 1979 regressou à Escola Industrial e Comercial de Guimarães, sendo presidente do Conselho Directivo em 1984/85. Em 1992 aposentou-se da actividade docente.
O Sindicato dos Professores do Norte foi criado no dia 30 de abril de 1974, quando um grupo de professores do norte do país reuniu em Assembleia, convocada nesse mesmo dia, através da rádio e da televisão. Nessa Assembleia, foi decidida a criação do Sindicato do e foi escolhida uma Direção Provisória, encarregada de elaborar os estatutos, trabalhar para a sindicalização dos professores e preparar a primeira eleição dos Corpos Gerentes. Os professores do ensino público passavam a poder associar-se e sindicalizar-se.
Em 1976 foi destacado como professor na Escola do Magistério Primário de Guimarães. Em 1979 foi eleito seu director em Plenário de Professores da Escola, mas não foi confirmado pelo Ministro da Educação e Cultura, Mário Sottomayor Cardia, que nomeou o candidato derrotado no processo eleitoral interno. Na sequência da não-aceitação das suas reclamações, solicitou o fim o seu destacamento e regressou à Escola Industrial e Comercial de Guimarães.