Search results

34 records were found.

Possui duas cartas. 1.ª carta Comenta que Ferrão tem uma informadora dentro do Arquivo, o que lhe permite certos abusos. Revela a reunião convocada por Ferrão para chamar a atenção pelo incumprimento de horários e o fraco rendimento do trabalho individual, especialmente de Alfredo Pimenta. Fala da arrogância de Ferrão e das decisões que este tem tomado, nomeadamente a de autorizar uma incorporação na Torre do Tombo de vários papéis da Fazenda das Caldas da Rainha, sobrepondo-se ao diretor do Arquivo. 2.ª carta Informa sobre a autorização que Dr. João de Almeida, diretor-geral, concedeu a Ferrão para enviar 10 ou 12 peças da coleção cartográfica da Torre do Tombo para a Guiné e sobre a sua intervenção para impedir as mesmas de sair. Critica a atitude de Ferrão e descreve-o como sendo um indivíduo perigoso.
Comunica as novidades recebidas de Madaíl relativas à reforma pedagógica do Ensino Superior e à reforma administrativa. Informa que a sugestão de Alfredo Pimenta vai ser atendida e aconselha a insistir para ser consumada.
Comunica a probabilidade de todos os catálogos da Feira do Livro de 1945 estarem na Biblioteca Nacional.
Manifesta antipatia por Carlos A. Galvão Simões. Informa que pode obter qualquer informação por outros meios.
Postal de agradecimento pela confirmação da chegada de Alfredo Pimenta.
Comunica o dia em que a nova cultura foi para o "Diário de Notícias".
Confirma a chegada da nova cultura ao “Diário de Notícias”.
Agradece o apoio de Alfredo Pimenta na possível transferência para a Torre do Tombo.
Acusa a receção da carta e agradece o apoio de Alfredo Pimenta na pretensão da transferência.
Suplica a Alfredo Pimenta que interceda junto do Ministro da Instrução para a concretização da sua transferência.
Comunica que a nova cultura ainda não passou pela revisão do "Diário de Notícias". Propõe diligências para que o Ministro das Finanças proceda à aprovação do orçamento da Torre do Tombo.
Revela os problemas familiares que o afligem. Manifesta desagrado pelos acontecimentos ocorridos no Arquivo e descreve-os. Envia felicitações pela vitória alcançada.
Confirma a receção e agradece o exemplar “As Ilhas dos Açores”.
Confirma a receção e agradece o exemplar de "Alguns documentos para a História comum portuguesa-brasileira".
Informa que o requerimento do Brito ainda não teve despacho da Inspeção. Comunica o procedimento que irá tomar sobre esse assunto.
Participa o envio de um ofício do Ministério para o administrador-geral dos Correios.
Comunica o dia em que provas da nova cultura passaram pelo “Diário de Notícias”.
Comunica que deu conhecimento a Baltazar Alvares da referência que Alfredo Pimenta lhe fez e que o sensibilizou. Manifesta sofrimento pela morte de Basílio de Vasconcelos. Faz alusão ao artigo «Coisas tristes».
Descreve o estado de saúde das filhas. Comenta e critica as alterações que Ferrão implementou no Arquivo sem o devido consentimento do diretor. Revela a visita ocorrida à Torre do Tombo.
Solicita que Alfredo Pimenta interceda junto do Ministro da Instrução sobre a pretensão dos alunos do Curso Superior de Bibliotecário e Arquivista. Pede atenção para o seu requerimento, a fim de conseguir a transferência para a Torre do Tombo, e explica o motivo. Contém uma carta dactilografada dirigida ao inspetor-geral das Bibliotecas e Arquivos a solicitar que não seja permitido o preenchimento das vagas que ocorrerem nas bibliotecas e arquivos de Lisboa por transferência dos atuais funcionários, mas apenas por futuros diplomados desse curso.
Participa o dia da revisão da cultura alusiva à política do Papa Pio XI. Comenta as preocupações de Alfredo Pimenta.
Informa sobre as diligências tomadas para responder ao pedido de Alfredo Pimenta. Solicita confirmação sobre os dados enviados relativos a um documento.
Acusa a receção das cartas. Informa que não existem novidades.
Comenta duas publicações do jornal "A Voz" sobre o projeto de orçamento da Torre do Tombo.
Revela os deploráveis acontecimentos que têm motivado problemas de vária ordem. Critica o motivo dos dois diretores da Biblioteca Nacional para não imporem ordem e disciplina. Manifesta cansaço e doença de espírito pelas crises morais que se têm gerado.
Solicita a intervenção de Alfredo Pimenta na candidatura de Sebastião Brito à vaga de 3.º bibliotecário da Biblioteca Nacional. Manifesta o desacordo em relação aos nomes avançados para ocupar os cargos de inspetor e de diretor na Biblioteca Nacional.
Manifesta apoio a Alfredo Pimenta e a concordância com a sua defesa no jornal "A Voz", respeitante à divergência de opiniões com o patriarcado em relação à guerra. Questão do Cardeal Patriarca de Lisboa - Em 30 de julho de 1943 o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, envia a todas as freguesias da sua diocese uma Carta Episcopal em que denuncia Alfredo Pimenta como escritor perigoso, por causa do artigo "Contra ou a favor do Comunismo", publicado na Esfera, ano III, nº 50, de 5 de julho de 1943, em que desmentia a solene afirmação do Papa sobre a existência da perseguição religiosa na Alemanha. Esta nota foi lida em todas as missas.
Informa sobre o estado do diploma da reforma pedagógica e a razão do atraso na publicação.
Agradece a oferta do opúsculo "Escritor ingrato a uma crítica justa". Tece comentários sobre esse trabalho.