Search results

93 records were found.

Pede para mandar alguém à estação do Rossio esperar o filho do seu caseiro e o filho do caseiro de Alfredo Pimenta que vão apresentar-se na Unidade Militar onde foram colocados.
Pede a Alfredo Pimenta para interceder pelo seu amigo, António Geraldo Guimarães, a fim de lhe aguentar a sua situação na Caixa Geral, até receber ordens para se apresentar à junta médica.
Participa que, quando esteve pela segunda vez em casa de Alfredo Pimenta, era para lhe dar uma notícia muito séria a seu respeito, mas que não teve oportunidade.
Participa que se apressa a enviar o "Correio do Minho" por ter lido uma correspondência de Guimarães com referências inexatas a Alfredo Pimenta, bem como à cena de quarta-feira.
Participa que sabe que já estão em Guimarães, mas como está longe não pode ir pessoalmente saber se chegaram bem e se estão de saúde. Pede notícias.
Solicita a Alfredo Pimenta que não demore no envio dos elementos, para apresentar a proposta para a edição e o pagamento de 50 % do custo do livro sobre a Mumadona.
Pede que lhe dê indicações para responsabilizar o jornal "Repórter X" pela publicação de alusões ao crime de Francisco Agra, as quais põem em perigo o bom-nome do seu pai e de um tio.
Pede a Alfredo Pimenta para telefonar para a Câmara a avisar que não vai comparecer na reunião, por motivos que depois explicará ao senhor Presidente. Participa que irá transmitir ao Teixeira que já tem em seu poder o dinheiro de dois meses de subsídio que a Câmara lhe dá.
Participa que Alfredo Pimenta já sabe tudo sobre o caso da Câmara e que apenas pode acrescentar que o Dr. Cunha, na resposta ao Dr. Cerqueira Gomes, se referiu a Alfredo Pimenta com o mais alto apreço e consideração, ficando resolvido que o prémio seria entregue logo que se combinasse qual a entidade a atribuí-lo. Fala da amizade que nutre por Alfredo Pimenta.
Agradece o interesse dispensado ao seu pedido sobre a professora de Infantas.
Agradece as atenções dispensadas aquando da sua estadia em Lisboa. Coloca-se ao dispor de Alfredo Pimenta e da família.
Fala de questões financeiras. Pergunta se a carta que lhe enviou e que incluía o requerimento dirigido ao Ministério da Economia se extraviou.
Convite para assistir à missa solene e sermão em comemoração da Batalha de Aljubarrota.
Pedido para internamento num sanatório e comparticipação nas despesas. Fala sobre a proposta para a edição do 2.º volume de "Vimaranis Monumenta Historica". Contém um memorial manuscrito sobre a doença da criança a internar.
Relata o acidente que sofreu. Contém uma carta a pedir a Alfredo Pimenta para obter um adiamento do prazo de apresentação da professora da Escola da Infantas na Junta Médica, em Lisboa.
Refere os motivos pelos quais não desejou, mais cedo, as boas festas e um ano novo com muitas felicidades.
Agradece a informação sobre Francisco Agra. Alude à venda de dois pinheiros e à invasão da Bélgica.
Pede a Alfredo Pimenta para telefonar à sua mulher a comunicar que se encontra bem e que lhe telegrafou e escreveu.
Participa o nascimento do seu filho. Contém uma carta manuscrita sobre o seu filho recém-nascido.
Participa que, em relação ao Inácio, vai tentar o seu internamento pela Câmara. Pede para lhe falar sobre o que se está a passar com as eleições.
Participa que o portador é o seu primo Rodrigo Meneses que melhor exporá aquilo que pretende.
Participa que o Dr. Luís de Pina lhe prometeu que, logo que houvesse uma vaga na secretaria da Câmara, o lugar seria para ele.
Trata da sua carta para Alfredo Pimenta, na qual lhe agradecia a carta de apresentação e recomendação para o professor Hernâni Monteiro e lhe comunicava o acolhimento que ele lhe dispensou, bem como o teor da sua resposta. Contém uma carta manuscrita e timbrada do Professor Hernâni Monteiro acerca de um pedido de emprego e do envio da sua separata e de um exemplar do Boletim Cultural da Câmara Municipal do Porto, de Dezembro de 1939.
Participa que avisou os caseiros para irem votar, por ordem de Alfredo Pimenta. Fala dos «vermelhos» de Guimarães e da visita do Ministro do Interior a Guimarães.
Participa que, em Guimarães, se fala muito da reconstituição da Colegiada e que até o já convidaram para integrar uma Comissão para esse fim.
Fala sobre as obras a fazer na casa do Monte Largo, para evitar novo aluimento, e do retrato de Alfredo Pimenta.
Agradece a autorização para utilizar, até Lisboa, o carro de Alfredo Manuel.
Pede desculpas pela demora da sua resposta às cartas de Alfredo Pimenta. Agradece o interesse de Alfredo Pimenta em saber da sua saúde e da do seu filho.
Pede para atender o portador Alberto da Silva Martins e agradece antecipadamente. Contém um memorial datilografado, com assinatura autógrafa de Alberto da Silva Martins.
Participa que enviou um telegrama à sua tia para que, acompanhada pela senhora que pretende ir para a Encarnação, fosse à Torre do Tombo encontrar-se com Alfredo Pimenta.
Manifesta a sua indignação com aquilo que se passa em Guimarães relativamente à presidência e à sua pessoa.
Pede desculpas por tão tardiamente lhe agradecer as palavras que lhe dirigiu aquando da morte do seu pai e do seu tio Francisco. Participa que está ansioso que venham para Guimarães.
Trata da nomeação para o cargo de ajudante interino da secretaria da Escola Industrial e Comercial Francisco de Holanda, em Guimarães.
Trata da pretensão da sua protegida. Comunica que já deu instruções para que a documentação entregue à Câmara seja colocada em lugar seguro e que, logo que tome conhecimento do ofício da Sociedade, lhe escreverá. Contém uma cópia datilografada de um memorial sobre a pretensão da sua protegida.
Participa que é a primeira carta que escreve, após a sua nomeação para presidente da Câmara Municipal [de Guimarães], para lhe transmitir o seu reconhecimento por tudo o que fez por ele. Tece comentários críticos à atitude dos oposicionistas.
Trata do restauro da Igreja de S. Domingos, da construção do Parque de Jogos e do pedido de apoio ao Ministério das Obras Públicas para que as obras de abastecimento de água à cidade não sofram qualquer interrupção por falta de materiais cujo fornecimento dependa do Estado.
Fala dos pinheiros que ofereceu a Alfredo Pimenta e da receita para fazer o copiógrafo.
Trata da pretensão da sua tia e de Maria Justinha Soares Serrão de irem para o Recolhimento da Encadernação.
Participa o dia e a hora da sua chegada a Lisboa. Fala da homenagem a António Lima.
Pede para mandar chamar um automóvel, para Aldão. Participa que Alfredo Pimenta tem um ou mais lugares à sua disposição.
Comunica que não lhe é possível mandar o memorial e que o enviará quando receber os esclarecimentos de que precisa. Revela que aguarda impacientemente a resposta de Alfredo Manuel.
Tece comentários elogiosos à carta de Alfredo Pimenta publicada no "Diário de Lisboa" e transcrita no "Correio do Minho". Fala sobre as eleições em Guimarães.
Participa que envia o requerimento de António Lopes dirigido ao Ministério da Economia. Pede a Alfredo Pimenta que o faça seguir para o Ministro e que o recomende na altura própria.
Trata do envio do dinheiro e da letra. Comunica o dia da sua partida para Viana e o dia do seu regresso.
Trata do seu pedido para entrada de uma senhora no Convento da Encarnação.
Pede a Alfredo Pimenta para abordar o Dr. João Ulrich sobre o seu último caso, pedindo-lhe que lhe fizesse a justiça que solicitou na exposição que o levou a Lisboa.