Search results

328 records were found.

Participa que lhe é impossível satisfazer o pedido de empréstimo de Alfredo Pimenta. Elogia o artigo de Alfredo Pimenta sobre o 5 de Outubro.
Trata do artigo «Magna Besta», de Alfredo Pimenta, da réplica «Magni Azini», das provas do seu livro ["D. Maria I"] e da notícia sobre o livro de Alfredo Pimenta.
Tece comentários elogiosos ao artigo da secção «Cultura [Estrangeira - Cultura Portuguesa»], de Alfredo Pimenta, sobre o homem da infanta. Faz referência ao seu trabalho ["D. Maria I"] e ao caso do centenário.
Agradece a carta de Alfredo Pimenta para o Dr. Basílio de Vasconcelos. Participa que ainda não teve tempo de procurar o Dr. Basílio nem tão pouco de tratar do caso junto do Agostinho de Campos. Faz referência à falta do envio do jornal a Alfredo Pimenta.
Trata do seu livro ["D. Maria I"] e do pedido de Alfredo Pimenta para publicação de [uma notícia].
Fala dos capítulos III e IV da sua obra ["D. Maria I"], de uns artigos, da conferência «Sarmento», de Alfredo Pimenta, e da falta de pagamento do jornal do governo.
Trata da publicação do artigo de Alfredo Pimenta na secção «Cultura [Estrangeira - Cultura Portuguesa»] e do envio da transcrição da obra "D. Maria I".
Participa que recebeu a sua quota-parte das impressões de Alfredo Pimenta da viagem à Galiza.
Agradece a amabilidade de ter ido despedir-se dele à estação. Fala de João [Ameal].
Agradece a carta amiga de Alfredo Pimenta. Participa que não vai para as Pedras enquanto o filho não estiver melhor.
Participa que o caso da Sociedade Martins Sarmento lhe parece ter sido resolvido a contento geral.
Comunica que entregou o recibo na Tesouraria e que o caso está arrumado. Pergunta quando regressa a Lisboa.
Tece comentários elogiosos ao artigo «Monárquicos sem doutrina», de Alfredo Pimenta.
Trata da distribuição do opúsculo de Alfredo Pimenta e do artigo para publicação da secção «Cultura [Estrangeira - Cultura Portuguesa»], também de Alfredo Pimenta, e da notícia do desembarque em França, publicados no Diário de Notícias.
Alude ao estado de saúde de Alfredo Pimenta. Comunica quando vão regressar a Lisboa e a Paço de Arcos.
Alude às publicações de Alfredo Pimenta e ao seu regresso a Lisboa.
Fala sobre a notícia do ajuste do casamento de [D. Duarte Nuno de Bragança] com Maria Francisca [de Orleães], no Brasil.
Acusa a receção das cartas de Alfredo Pimenta. Participa que foi a Pires de Lima entregar as provas e o requerimento.
Trata de assuntos da sua vida pessoal. Tece comentários elogiosos ao artigo de Alfredo Pimenta sobre Petrie.
Comunica que lhe vai mandar um exemplar do Conde de Paris. Revela o dia em que pensa ir de férias.
Tece comentários elogiosos ao artigo da secção «Tribuna», de Alfredo Pimenta.
Fala do edifício onde está instalado o Arquivo de Madrid, da vontade do seu diretor de visitar a Torre do Tombo e da documentação que está a consultar. Contém um bilhete-postal sobre a publicação do artigo de Alfredo Pimenta na secção «Cultura [Estrangeira - Cultura Portuguesa»].
Faz referência ao seu trabalho "Cartas de D. Mariana Vitória" e à política internacional e nacional.
Trata da publicação do livro ["Elementos de História de Portugal – Elaborados para uso do Ensino Secundário, absolutamente de acordo com o respectivo programa"], de Alfredo Pimenta.
Fala sobre a constituição da ETAP, da apreensão do livro de Oliveira e Guimarães, da vitória do «Trabalhismo» e do julgamento do Marechal Pétain.
Fala do problema do racionamento, de «El-Rei» [Duarte Nuno de Bragança] e D. Francisca, da modificação da Constituição proposta pela Assembleia Nacional e do seu livro "D. Maria I".
Trata da proibição da censura de publicar o artigo «As Cortes de Espanha», de Alfredo Pimenta. Tece comentários elogiosos aos artigos de Alfredo Pimenta. Fala do seu trabalho "D. Miguel I e a sua descendência".
Manifesta o seu contentamento pela repreensão de Alfredo Pimenta a Olavo. Faz referência aos artigos que enviou ao "A Voz".
Convida para uma reunião com Robert Smith e para uma «tertúlia». Fala sobre a Segunda Guerra Mundial.
Manifesta o seu descontentamento pelo facto de o livro ["Elementos da História de Portuga"] de Alfredo Pimenta não ter sido aprovado pelo Ministério. Fala do seu artigo sobre a Duquesa de Medina-Sidania.
Trata dos artigos para publicação na secção «Cultura [Estrangeira - Cultura Portuguesa»]. Tece comentários elogiosos à resposta de Alfredo Pimenta a F[ernando] de S[ouza]. Participa que vai mandar um artigo para publicação sobre a obra "Subsídios [para a História de Portugal (textos e Juízos Críticos")], de Alfredo Pimenta.
Fala do caso de Alfredo Pimenta com o jornal "A Voz", da resposta de Alfredo Pimenta a F[ernando] de S[ouza] e da assinatura da representação ao Carmona.
Fala da publicação do seu artigo comemorativo do aniversário do D. Duarte n’ "A Voz" e do seu «Bazar».
Tece comentários elogiosos ao artigo de Alfredo Pimenta sobre a política da Santa Sé e ao artigo de Dória sobre Alfredo Pimenta. Pergunta o que se passa com a aprovação do livro de História [para o ensino].
Manifesta o seu contentamento com a publicação da «Cultura [Estrangeira - Cultura Portuguesa»] e com o que Alfredo Pimenta lhe disse a respeito da obra "Elementos de História". Alude à Família Real Portuguesa e às mudanças no governo de Salazar.
Participa que o projeto Silves foi aprovado com umas pequenas alterações e que foi eleita uma comissão composta por ele, Alfredo Pimenta e Reis Torgal, com a finalidade de limar, simplificar e adaptar o projeto Valadares Botelho. Pergunta se pode estar presente na reunião que convocou para tratar das coisas do Porto e por em prática o projeto Silves.
Fala da publicação do artigo de Alfredo Pimenta. Comunica que recebeu uma carta de César de Oliveira, sobre a subscrição para o jornal e felicita Alfredo Pimenta pelo seu artigo «A Causa Monárquica».
Fala do acidente do seu filho e do seu estado de saúde. Pede para Alfredo Pimenta lhe dizer quando o vai visitar.
Fala do seu trabalho "Rainha D. Mariana Vitória". Tece comentários críticos ao jornal "A Voz" pela demora na publicação do seu artigo e por publicar assuntos como a viagem de Carmona e aos republicanos por não publicaram artigos sobre a doutrina monárquica. Alude à situação de pobreza económica e espiritual do trabalhador rural. Crítica os padres por pregarem na igreja que a salvação da Igreja Católica está no triunfo da Inglaterra. Refere a possibilidade de conseguirem criar um jornal.
Fala da sua proposta, apresentada na última reunião da Comissão Executiva, acerca da conveniência desta se avistar com o Lugar-Tenente para lhe dar conta dos trabalhos realizados e a realizar. Participa que foi aprovada a proposta e fala das diligências tomada para a prossecução desse fim, nomeadamente da nota que redigiu.
Comunica que lhe envia cinco provas e depois lhe remeterá mais cinco.
Manifesta o seu descontentamento com a atitude dos membros da Acção Realista.
Tece comentários elogiosos ao último artigo de Alfredo Pimenta. Diz que gostou da repreensão de Alfredo Pimenta ao Olavo.
Participa que irão fazer uma reunião com os delegados provinciais, etc., com a finalidade de tratarem do caso da A[cção] R[ealista] P[ortuguesa].
Trata da publicação do seu artigo «O fecho da abóbada» no jornal "A Voz". Participa que envia um recorte do jornal para Guten, certo de que a senhora infanta [Aldegundes de Bragança] ficará contente por ver que o governo português permite a propaganda dos princípios monárquicos. Pede que intervenha para que o seu artigo sobre D. Duarte seja publicado no jornal "A Voz" no dia do seu aniversário.
Fala sobre a publicação dos seus artigos e dos de Alfredo Pimenta. Congratula-o pela entrada das tropas alemãs em Kiev.
Trata da interrupção da impressão do livro de Alfredo Pimenta ["Elementos de História de Portugal"].
Participa que a renda está paga e que tem o recibo em seu poder. Informa do dia em que vai partir para [Maria Mendes]. Comunica que José Pedro ficou com a morada de Alfredo Pimenta para combinarem o que for preciso fazer. Pede para escrever artigos.
Fala da Revolução Espanhola, do livro "Elementos [de História de Portugal"], de Alfredo Pimenta, e da sua descrença no surgimento da Legião Portuguesa.
Tece comentários elogiosos às separatas "A Igreja e a França", de Alfredo Pimenta. Explica porque é que o seu trabalho "D. Afonso VI" tem andado mais devagar. Fala do artigo da secção «Cultura [Estrangeira - Cultura Portuguesa»], de Alfredo Pimenta. Trata do convite do Ministério da Educação, dirigido a si e a Alfredo Pimenta, para integrar a lista dos sócios da nova Academia.
Fala sobre os possíveis membros para integrarem a Academia. Congratula-o pela sua eleição para a Academia de Nîmes. Alude ao discurso de Franco no "ABC" de Sevilha. Participa que vai envidar os seus esforços para que Alfredo Pimenta venha a ocupar a cadeira de «António Caetano do Amaral».
Trata da revisão das provas do seu trabalho e do artigo de Alfredo Pimenta sobre o Ramos.
Informa sobre os trabalhos de impressão do folheto de Alfredo Pimenta. Participa que a censura proibiu a publicação do telegrama sobre a viagem da infanta D. Filipa [de Bragança] a Nova Iorque e da do rei [D. Duarte Nuno de Bragança] ao Brasil. Comunica que a "Portugália" vai editar o seu livro "El-Rei D. Miguel e a sua descendência".
Pede para, no caso de conhecer algum dos filhos do Jordão, redigir uma carta de apresentação.
Elogia o artigo de Alfredo Pimenta sobre Espanha e participa que lhe parece incompleto. Pergunta se foi mutilado pela censura ou pela cautela de Alfredo Pimenta para que passasse. Comunica que Alfredo Pimenta fez bem em ter escrito a Reis Torgal. Refere que talvez ainda não haja guerra.
Fala do C[orreia] Marques, dos jornais que chegaram do Rio e do opúsculo de Alfredo Pimenta.
Fala das pessoas que acolhem o «Rei» [D. Duarte Nuno de Bragança], em Portugal. Expõe as razões porque o caso de Miguel Couceiro/Norton, relativo à publicação duma obra não política, de mera administração colonial, não o preocupou nem o preocupa.
Fala das partes do artigo de Alfredo Pimenta, a propósito dos livros de «Angola», que o aborreceram.
Pedido, em nome da Direção das Juventudes Monárquicas Conservadoras, para realizar uma série de conferências, desenvolvendo uma das «bases da futura Monarquia» - «o sindicalismo nacionalista».
Faz referência às famílias reais portuguesa, espanhola e italiana.
Faz referência à família real e ao totalitarismo da França.
Relata a sua conversa acerca da família real, da situação económica, dos casos episódicos, das notas sentimentais, do Coutinho e da gente da Causa, das ideias novas, dos contactos com Salazar, etc.
Trata da revisão do último do capítulo do seu trabalho ["D. Maria I"]. Contém duas cartas, uma sobre a revisão do penúltimo capítulo do seu trabalho ["D. Maria I"] e a outra sobre a publicação de um folheto.
Fala da carta de Alfredo Pimenta para o Gustavo Ramos e da guerra entre a Inglaterra e a França.
Participa que se encontra no arquivo de Simancas a pesquisar os arquivos de D. M[aria] I e do Marquês de Almodôvar. Fala de Valladolid.
Dá o endereço do rei [D. Duarte Nuno de Bragança]. Fala sobre o artigo de Alfredo Pimenta acerca dos acontecimentos em Espanha e sobre do preço do leite na Madeira. Agradece as indicações referentes às notas do Sampaio Ribeiro e pede-lhe opinião sobre a resposta que lhe deu. Alude ao Salazar.
Fala das palavras do «Rei» [D. Duarte Nuno de Bragança] sobre o derrubamento da república e das sentenças de Nuremberga.
Relata a conversa com o João do Amaral acerca do casamento do rei [D. Duarte Nuno de Bragança] com a princesa Maria Francisca. Fala de algumas pessoas que fazem parte da tertúlia e da organização de uma homenagem.
Participa que recebeu uma carta da infanta [D. Filipa de Bragança], da qual transcreve os períodos que envia e que dizem respeito a Alfredo Pimenta.
Agradece a oferta dos livros ["Dois bispos de Coimbra ao mesmo tempo, no século XIII"] e ["A Igreja e os Regimes Políticos" - Aditamento]. Faz referência ao artigo que escreveu acerca do casamento do rei [D. Duarte Nuno de Bragança].
Artigo de Caetano Beirão intitulado «Caracteres da Monarquia».
Responde e esclarece alguns pontos da carta de Alfredo Pimenta sobre o ataque deste ao Conselho de Administração das Edições Gama.
Fala sobre o seu trabalho de pesquisa das cartas de D. Mariana Vitória. Participa que falou a Miss Gould do artigo de Alfredo Pimenta sobre o Colombo e que esta ficou muito interessada em vê-lo. Contém duas cartas: uma sobre [provas de escrito] e outra sobre as rubricas da «Academia de História» e da «Academia de Ciências» para a "Enciclopédia". Pede opinião sobre a cópia que junto envia do seu artigo sobre a «Academia de Ciências».