Search results

127 records were found.

Admite que possam ter existido erros no que diz respeito à política do ministério Regenerador, mas diz estar de consciência tranquila.
Pesar pelo falecimento da condessa de Margaride, Ana Júlia Rebelo Cardoso de Menezes.
Afirma não haver pressa no negócio e acredita que o marquês de Valada deva estar furioso.
Revela pesar pelo falecimento da condessa de Margaride, Ana Júlia Rebelo Cardoso de Menezes.
Pesar pelo falecimento da condessa de Margaride, Ana Júlia Rebelo Cardoso de Menezes.
Agradece a receção que o conde Margaride fez à sua família, destaca as dificuldades políticas e financeiras que o Brasil atravessa e envia-lhe dois presentes.
Propõe a compra de mais um pedaço de terra na "Bouça da Coba", lugar de Ruivães, concelho de Vila Nova de Famalicão.
Aborda um tratamento e as condições climatéricas da região para onde o conde de Margaride viajou.
Anuncia que irá terminar a sua carreira como comercial e que o visconde de Barcelos irá vender um casal.
Afirma que o projecto de obras na fachada e a ampliação do edifício da Sociedade Martins Sarmento foi aprovado em sessão de assembleia-geral.
Afirma ter defendido no parlamento a isenção de diversos impostos para a companhia responsável pela construção e exploração da linha-férrea que ligaria S. Martinho do Bougado a Guimarães; considera que a Regeneração está em decomposição.
Solicita a intervenção do conde de Margaride na colocação do cunhado, Monsenhor João Rebelo, como Venerando Prelado ou Coadjuctor de alguma Diocese.
Agradece a carta enviada por altura do falecimento da condessa de Margaride.
Justifica porque não subscreve a circular de homenagem ao Bispo do Porto, D. António Barroso.
Apresenta esclarecimentos sobre os fundos consolidados do conde de Margaride. Votos de pesar pelo falecimento da condessa de Margaride, Ana Júlia Rebelo Cardoso de Menezes.
Relata a visita de D. Carlos e restante família real à Corporação de Bombeiros em 1891, destaca os méritos da corporação e solicita a D. Manuel II que assine o Livro de Honra.
Afirma que nunca foi oposição e apresenta a sugestão do visconde de Pindela de recomendar o seu primo Francisco Agra.
Pretende que o seu genro Bernardino Machado seja candidato à Câmara dos Deputados pelo círculo de Guimarães e sugere apoio do conde de Margaride. Declara que Lopo Vaz promete remover qualquer obstáculo que Jerónimo Pimentel apresente a este respeito.
Votos de parabéns pelo aniversário e informa que assina hoje o decreto a conceder-lhe Grã-Cruz de Cristo.
Procura saber notícias do que aconteceu à condessa de Margaride, Ana Júlia Rebelo Cardoso de Menezes.
Felicita o conde de Margaride por ter colocado o seu automóvel ao serviço de "quem defende a integridade da Pátria e a tranquilidade pública".
Comenta a dissolução as cortes; critica a política do Partido Regenerador; propõe-se como candidato pelo círculo de Braga; convida o conde de Margaride para o seu casamento.
Informa que acaba de tratar do negócio relativo à Misericórdia de Guimarães e que ainda não sabe em que estado se encontra o da Recebedoria de Celorico.
Anuncia o casamento do filho Frederico com a filha mais velha dos conde de Anadia; justifica a falta de correspondência de sua mulher para Luísa Martins de Meneses.
Anuncia o seu noivado com Maria Ferrari Schindler; elogia a forma como o conde de Margaride salvou as assembleias das Caldas das Taipas; informa que o Governo tenciona dissolver a Câmara.
Justifica a sua "impontualidade" epistolar e informa que o Rei D. Carlos chegará a Guimarães no dia 13 de agosto, por volta das 6 das tarde, e que jantará e dormirá na casa dos condes de Margaride.
Agradece a lembrança do seu aniversário e espera poder encontrar-se com o conde de Margaride em breve.
Lamenta ter-se esquecido do aniversário do conde de Margaride e revela estar convencido que a sua atuação política foi a mais correta.
Avisa que os estatutos da empresa mandam trocar as acções antigas pelas modernas até 30 de junho.
Informa que já chegou a Genebra e que se prepara para partir para Davos. Descreve a sua visita a Bordéus e a Paris
Agradece a lembrança pela passagem do seu aniversário e mostra-se reconhecido por "os velhos e queridos amigos de Guimarães" não o esquecerem.
Informa que deu conta ao Presidente do Conselho de Ministros da disponibilidade do conde de Margaride em oferecer a sua casa ao Rei D. Luís caso ele se desloque a Guimarães.
Anuncia que, em nome de sua Majestade, o Rei D. Luís, irá louvar a filantropia do conde de Vizela, do barão do Pombeiro, do conde Margaride, de João Vaz Nápoles, Joaquim Vieira e João Pinto Queirós.
Revela pesar pelo falecimento da condessa de Margaride, Ana Júlia Rebelo Cardoso de Menezes.
Declara ter recebido o relatório e pede para ver se consegue arranjar um lugar para um parente na estação de caminho de ferro.
Afirma não ter mostrado a carta do conde de Margaride à gerência do [Banco de Guimarães] e promete remeter-lhe o dinheiro que confiou à instituição.
Revela desalento e surpresa com os acontecimentos de 5 de outubro e com a notícia que dá conta da prisão de João Franco.
Lamenta não se ter encontrado com o conde de Margaride quando esteve em Guimarães. Revela as dificuldades financeiras que atravessa o mestre de latim, Joaquim Leite.
Justifica a impossibilidade de ir a Guimarães e informa que o hábito de Cristo foi concedido ao Guimarães, negociante em Maceió.
Nomeação do conde de Margaride como Comendador da Real Ordem do Nosso Senhor Jesus Cristo e a elevação à dignidade de Grão-Cruz da mesma Real Ordem.
Lamenta o falecimento da condessa de Margaride e informa que celebrou uma missa em sufrágio pela sua alma.
Apela à intervenção do conde Margaride no círculo de Guimarães, durante as eleições gerais. Relembra o envio do Batalhão de Caçadores 7 para a cidade e o mal-estar que isso causou em Valença.
Agradece a prova de amizade, numa altura que atravessa um momento difícil após o falecimento da mulher.
Revela pesar pelo falecimento da condessa de Margaride, Ana Júlia Rebelo Cardoso de Menezes.
Lamenta o falecimento da condessa de Margaride, Ana Júlia Rebelo Cardoso de Menezes.
Revela pesar pelo falecimento da condessa de Margaride, Ana Júlia Rebelo Cardoso de Menezes.
Pesar pelo falecimento da condessa de Margaride, Ana Júlia Rebelo Cardoso de Menezes.
Pesar pelo falecimento da condessa de Margaride, Ana Júlia Rebelo Cardoso de Menezes.
Pesar pelo falecimento da condessa de Margaride., Ana Júlia Rebelo Cardoso de Menezes.
Satisfeito por o conde de Margaride pertencer à comissão encarregue, em Guimarães, de dirigir os trabalhos da estátua do Rei D. Afonso Henriques. Destaca a importância do monumento para o desenvolvimento da cidade. Revela a constituição da comissão do Rio de Janeiro.
Lista de despesas e respetivos recibo da campanha de João Franco, em Guimarães, em 1889.
Nomeação do visconde de Margaride como Comendador da Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa. Contém despachos.
Solicita a intervenção junto do conde de Margaride para que este apoie a candidatura de Bernardino Machado, pelo círculo de Guimarães, à Câmara dos Deputados.
Agradece os pêsames pela morte da irmã, Júlia Duarte Ramalho Ortigão. Recorda a infância.