Search results

31 records were found.

Informa que Luísa Rosa de Araújo Martins da Costa comprou para si a seu marido, o capitão-mor da vila de Guimarães, Domingos Cardoso de Macedo, quanto ao usufruto e por sua morte para seus irmãos e descendentes, dois prazos de que compõem a Quinta dos Patos, situado na freguesia de São João de Brito, na vila de Guimarães.
Anuncia a compra do casal da Carvalheira de cima, na freguesia de São João de Brito, na vila de Guimarães, por Luísa Rosa de Araújo Martins da Costa, autorizada por seu marido Domingos Cardoso de Macedo, Capitão-mor da vila de Guimarães, a Jerónimo Martins Salgado e mulher. Existem duas cartas.
Paga de Luísa Rosa de Araújo Martins da Costa, autorizada por seu marido, o capitão-mor Domingos Cardoso de Macedo, cavaleiro professo na Ordem de Cristo, a seus irmãos Luís Martins da Costa, Jerónimo Martins da Costa, Félix Martins da Costa e José Martins da Costa e a credores do seu marido.
Francisco José Roiz da Silva e mulher, Josefa da Silva, vendem o casal da Ponte, em São João de Brito, na vila de Guimarães, pela quantia de 100.000 réis, a Domingos Cardoso e Macedo e sua mulher, Luísa Rosa de Araújo Martins da Costa.
Remissão de parte do foro na importância de 6$977 imposto no meio casal da Ponte, freguesia de São João de Brito, na vila de Guimarães, que fizeram, perante o Governo Civil do Distrito de Braga, Luísa Rosa de Araújo Martins da Costa e seu marido, Domingos Cardoso de Macedo, pela quantia de 97$685. Despachos e auto de posse.
Luísa Rosa de Araújo Martins da Costa obteve do juiz de paz da freguesia de S. Paio a desistência dumas casas do enfiteuta José Maria na rua entre os Gatos, na vila de Guimarães.
Arrematação do casal da Ponte, em São João de Brito, na vila de Guimarães, em que foram executados André Coelho Rodrigues da Gama e filha, arrematantes Domingos Cardoso de Macedo e mulher, Luísa Rosa de Araújo Martins da Costa, e depositário José Joaquim da Silva.
Remissão de parte do foro na importância de 15$552 imposto no meio casal da Patos, na freguesia de São João de Brito, concelho de Guimarães, que na conformidade da lei fizeram Luísa Rosa de Araújo Martins da Costa e seu marido, Domingos Cardoso de Macedo, a 28 de setembro de 1847 pela quantia de 217$735. Contém despachos e um auto de posse.
Paga e quitação que faz Miguel Carneiro Barbosa Pizarro e sua mulher, a Luísa Rosa Araújo Martins, com autorização de seu marido, e Joaquina Rosa de Araújo Martins.
Estipula a forma como a herança de Félix Martins da Costa deve ser gerida por sua irmã Luísa Rosa de Araújo Martins da Costa.
A Rainha D. Carlota Joaquina reconhece Jerónimo Martins Salgado e mulher como sucessores de sua irmã e cunhada, Ana Maria Salgado, no prazo do casal da Carvalheira, freguesia de São João de Brito, na vila de Guimarães. Anexada a escritura de venda que fez Jerónimo Martins Salgado e mulher, Jerónima Maria Salgado, a Domingos Cardoso de Macedo e mulher, Luísa Rosa Araújo Martins da Costa, do casal da Carvalheira; Testamento de Pedro Martins.
Partilha da herança de José Martins da Costa: as dívidas activas; as acções que tinha no Banco de Lisboa e em diferentes companhias; os dinheiros que tinha em depósitos públicos.
Remissão de parte do foro na importância de 7$157,50 imposto no prazo denominado meio casal da Ponte, freguesia de São João de Brito, na vila de Guimarães, que fizeram, perante o Governo Civil do Distrito de Braga, Luísa Rosa de Araújo Martins da Costa e seu marido, Domingos Cardoso de Macedo, pela quantia de 100$205. Contém despachos, recibo e auto de Posse.
Remissão de parte do foro do casal dos Patos, situado na freguesia de São João de Brito, na vila de Guimarães, que fizeram, perante o Governo Civil do Distrito de Braga, Luísa Rosa de Araújo Martins da Costa e o marido Domingos Cardoso de Macedo.
Luís José Coelho de Araújo vende umas terras de mato, na freguesia de Santa Maria de Sande, na vila de Guimarães, a Domingos Cardoso de Macedo e sua mulher, Luísa Rosa Araújo Martins da Costa.
Remissão de parte do foro do casal da Carvalheira, situado na freguesia de São João de Brito, na vila de Guimarães, que fizeram, perante o Governo Civil do Distrito de Braga, Luísa Rosa de Araújo Martins da Costa e o marido Domingos Cardoso de Macedo. Contém o Auto de Posse.
Domingos Cardoso de Macedo vende a Quinta dos Patos, em São João de Brito, na vila de Guimarães, com todos os seus foros e pertenças aos sucessores e herdeiros de sua mulher, Luísa Rosa de Araújo Martins da Costa.
Domingos Cardoso de Macedo e sua mulher, Luísa Rosa de Araújo Martins da Costa, exigem o pagamento do foro "de 20 alqueires de pão meado, milho alvo e centeio pelo Campo de Vilar, com os seus lameiros, fogueira e uma devesa de carvalhos, na freguesia de S. João de Brito, pertença dos casal dos Patos". Anexada a certidão de falecimento de Maria Rita Angélica, mulher de José Francisco de Abreu.
Luísa Rosa de Araújo Martins da Costa, com autorização do marido, e sobrinhos, Joaquina Rosa de Araújo Martins, Ana Emília de Araújo Martins, Luísa Ludovina de Araújo Martins, Francisco Martins da Costa e Luís Martins da Costa, são os herdeiros de seu irmão e tio José Martins da Costa, proprietário e comerciante no Porto.
Luísa Rosa de Araújo Martins da Costa e Domingos Cardoso de Macedo querendo beneficiar os pobres do Hospital e entravados da Santa Casa da Misericórdia, bem como os presos das cadeias da vila de Guimarães, oferecem aos Mesários da Santa Casa para fundo curativo e alimento dos enfermos, a quantia de oito contos de réis.
Doação que fez Luísa Rosa de Araújo Martins, autorizada por seu marido, a Emília da Costa Ribeiro, autorizada por seus pais.
Paga que fez Joana Maria de Araújo e irmã Luísa Rosa de Araújo a favor dos herdeiros e testamenteiros de Francisco Martins da Costa Guimarães da Casa de Minotes.
Apontamento das contas da herança de Félix Martins da Costa e rendimentos da Casa do Santo em Fafe.
Francisco José Rodrigues da Silva e mulher, Josefa da Silva, vendem o casal da Ponte, situado na freguesia de São João de Brito, na vila de Guimarães, com as casas, as terras de cultura, as devesas, águas e demais pertenças a Domingos Cardoso de Macedo e mulher, Luísa Rosa de Araújo Martins da Costa.
Paga que fizeram Joana Maria de Araújo, Joaquina Rosa de Araújo e Luísa Rosa de Araújo a favor de seu irmão e tio, Jerónimo Martins da Costa, e de Manuel Baptista Sampaio Guimarães.
Paga que fez Joana Araújo, viúva de Jerónimo Ribeiro Bernardes da Casa da Quinta da Ribeira, na freguesia de São João de Ponte, em Guimarães, e seus filhos Luís Martins da Costa Sobrinho e Luísa Rosa de Araújo a favor de seu irmão e tio Jerónimo Martins da Costa, morador na rua de Santa Luzia.