Search results

19 records were found.

Trata da questão do Cardeal Patriarca de Lisboa. Questão do Cardeal Patriarca de Lisboa - Em 30 de julho de 1943 o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, envia a todas as freguesias da sua diocese uma Carta Episcopal em que denuncia Alfredo Pimenta como escritor perigoso, por causa do artigo "Contra ou a favor do Comunismo", publicado na Esfera, ano III, nº 50, de 5 de julho de 1943, em que desmentia a solene afirmação do Papa sobre a existência da perseguição religiosa na Alemanha. Esta nota foi lida em todas as missas.
Lamenta não se ter despedido de Alfredo Pimenta. Participa que para a Granja e que talvez consiga ir visitá-lo à Casa da Madre Deus. Relembra a sua visita e a do João do Ameal à Casa da Madre Deus.
Tece comentários elogiosos ao artigo de Alfredo Pimenta sobre a posição dos monárquicos nas eleições presidenciais. Fala de política nacional. Contém um cartão de M. M. Pinto J.or a elogiar o supramencionado artigo de Alfredo Pimenta.
Manifesta a sua gratidão pelo acolhimento tão simpático, espontâneo e amigo que lhe foi dispensado na Madre Deus. Refere que passou uma tarde deliciosa, da qual guardará as mais gratas recordações.
Comunica que o seu opúsculo lhe foi entregue por Caetano e agradece. Tece considerações sobre o panorama internacional e mostra-se receoso em relação ao futuro.
Agradece a oferta do livro “Idade Média”, de Alfredo Pimenta. Participa que talvez o vai visitar à Madre Deus.
Comunica que ficou triste, quando voltou da Foz do Arelho, ao saber que Alfredo Pimenta já tinha partido e agradece as suas palavras amigas.
Comunica que toma a liberdade de apresentar e recomendar o Dr. Vieira Guerra, que pretende consultá-lo acerca de um trabalho a que se propõe apresentar como tese de licenciatura em Direito.
Agradecimento. Contém um cartão de apresentação de Júlia de Castilho Santos Silva e Francisco Xavier de Andrade Santos Silva.
Fala do Caetano [Beirão] e da sua intenção de o visitar na Madre de Deus.
Tece comentários elogiosos ao opúsculo “A Igreja e os Regimes Políticos (aditamento)”, de Alfredo Pimenta. Tece considerações sobre a Segunda Guerra Mundial e sobre a política nacional.