Search results

5 records were found.

Luísa da Conceição Cardoso de Macedo Martins de Menezes, nasceu em 4 de Março de 1867 , filha primogénita de Luís Cardoso Martins da Costa Macedo e Ana Júlia Rebelo, Senhora da Casa da Ribeira em São João da Ponte Guimarães, onde consagrou uma capela à Sagrada Família (compra efetuada pelo 1º conde Margaride ao seu primo co-irmão Eduardo Martins de Queirós Montenegro, em 1900), Dedicou-se a muitas obras de caridade: asilos, irmandades, nomeadamente da Conferência de S. Vicente de Paula, etc. Morreu solteira na Casa da Ribeira, S. João da Ponte a 9 agosto de 1936, sem geração. In: Luís Miguel Pulido Garcia Cardoso de Menezes - Os Condes de Margaride e a sua descendência, 1ª edição, Lisboa: Instituto D. João VI, 2007
Luís Cardoso de Macedo Martins de Menezes, filho de Luís Cardoso Martins da Costa Macedo e Ana Júlia Rebelo, nasceu na Casa do Carmo, em 10 agosto 1871, e morreu aí, em 27 fevereiro de 1945. Casou na capela da Casa de Pindela, Santiago da Cruz, Famalicão a 27 novembro de 1922 com Júlia Leonor Pinheiro Lobo Machado. Diplomado com o Curso Superior de Letras, centrou a sua vida e administração do seu património na Casa do Carmo, dedicando-se a diversas obras de caridade no concelho de Guimarães. A 22 setembro 1920, recebia breve apostólico de Sua Santidade o Papa Benedicto XV (1854-1922), concedendo-lhe a faculdade e autorização de celebração de missas nos oratórios particulares das sua casas que fossem de sua habitação, dentro dos limites da cidade de Guimarães, sendo este diploma extensivo a seus irmãos, Luísa e Henrique e a sua cunhada Francisca Braamcamp de Mello Breyner. A 17-4-1937, recebia novo breve apostólico de Sua Santidade o Papa Pio XI (1857-1939), estendendo a graça de missas no oratório particular da Casa do Carmo, a sua mulher e filhos. Recebeu na Casa do Carmo, diversas personalidades ilustres e membros das Famílias Reais que se deslocavam a Guimarães. In: Luís Miguel Pulido Garcia Cardoso de Menezes - Os Condes de Margaride e a sua descendência, 1ª edição, Lisboa: Instituto D. João VI, 2007.
Júlia Leonor Pinheiro Lobo Machado nasceu em Haia, Holanda a 24 agosto 1890, e morreu na Casa do Carmo, em 30 agosto 1996, com 106 anos. Era filha de Vicente Pinheiro Lobo Machado de Mello e Almada, 2º Visconde de Pindela, Embaixador de Portugal em Haia e Berlim, etc., e de sua mulher D. Maria Amália de Souza Botelho Mourão e Vasconcelos; neta paterna de João Machado Pinheiro Corrêa de Mello, 1º Visconde de Pindela (decreto de 31-1-1854), Fidalgo Cavaleiro da Casa Real, do Conselho de S.M.F., Governador Civil de Braga e de Viana do Castelo, etc. e de sua mulher D. Eulália-Estelita de Freitas Rangel de Quadros, neta materna de D. Fernando de Souza Botelho Mourão e Vasconcelos, 2º Conde de Vila Real, Par do Reino, Senhor do Morgado de Mateus, Cumieira, Sabrosa, Moroleiros e Fontelas, etc., e de sua mulher D. Júlia Adelaide Braamcamp de Almeida Castelo Branco, Dama de Sua Majestade, Aia dos Príncipes D. Carlos e D. Afonso, Dama das O. de S.ta Isabel e de Maria Luísa de Espanha. In: Luís Miguel Pulido Garcia Cardoso de Menezes - Os Condes de Margaride e a sua descendência, 1ª edição, Lisboa: Instituto D. João VI, 2007.
Luís Cardoso de Macedo Martins da Costa e Júlia Leonor Pinheiro Lobo Machado de Mello casou na capela da Casa de Pindela, Santiago da Cruz, Famalicão, em 27 novembro de 1922. Viveram na casa do Carmo e tiveram seis filhos. in: CONDE DE MARGARIDE: Correspondência Política (1870-1918) / Abel Rodrigues. Lisboa: Alêtheia Editores, 2015.