Search results

130 records were found.

Outorga que deu Maria Silveira, mulher de João Lopes Cardoso, à obrigação que fez seu marido ao Cabido.
Obrigação que faz João Lopes Cardoso, barbeiro, e sua mulher, moradores na Praça da vila, ao Cabido.
Prazo à face da bouça da Cantonha em Santa Marinha da Costa que fez Francisca Henriques, viúva, a Isabel de Jesus. Foi procurador Damião da Costa Pinto, morador no termo de Barcelos.
Prazo que fez o Cabido do casal da Formiga no Couto de São Torcato, a Gregório João, viúvo, lavrador, morador no dito casal.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos das igrejas de São João de Ponte e de Santa Maria de Silvares, por três anos, a António Gomes, morador em Castelões em São João de Ponte.
Prazo que fez o Cabido do casal do Cabo e Pasaral em Santo Tirso de Prazins, a António de Freitas, lavrador, morador no dito casal.
Prazo que fez o Cabido da metade do casal de Fundevila em Rendufinho, termo de Lanhoso, a Pedro João e sua mulher Maria Antunes, lavradores, moradores no dito casal.
Quitação que dá Ângela Vieira, solteira, moradora no lugar da Leira de Cá em São Martinho de Travassos, a Domingos de Freitas, caixeiro, morador em Santa Eulália de Nespereira.
Fiança que dá Domingos de Sousa, ao arrendamento dos frutos da igreja de São Martinho do Conde, por um ano.
Prazo que fez o Cabido da metade do casal do Outeiro Alto em São Pedro de Freitas, a João Gonçalves, solteiro, morador no dito casal.
Arrendamento dos frutos do Pé de Altar, das partes pertencentes ao Cabido e ao Priorado, por três anos, feito a Francisco Gomes, morador na Praça da vila.
Prazo que fez o Cabido da metade do casal do Outeiro Alto em São Pedro de Freitas, a Pedro Mendes, solteiro, lavrador, morador no dito casal.
Prazo que fez o Cabido de uma casa no Couto de São Torcato, a Francisco Gonçalves e sua mulher Ângela Gonçalves, moradores nas Quintãs na dita freguesia.
Outorga que deu Ângela Marques, mulher de António Antunes, ao concerto que fez seu marido com André Francisco, alfaiate e sua mulher, moradores na Rua de Santa Luzia, na vedoria do prazo de umas casas com seu quintal na Rua de Santa Luzia.
Prazo que fez o Cabido de umas casas na Rua Nova das Oliveiras, a Gabriel da Costa Cardoso, solteiro, e sua irmã Bernarda Cardoso, solteira, moradores nas ditas casas.
Prazo que fez o Cabido de umas casas e quintal com privilégio das tábuas vermelhas, na Rua de Santa Luzia, a António Antunes e sua mulher Ângela Marques, moradores em Santa Leocádia de Briteiros.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos da igreja de São Martinho do Conde, por três anos, Domingos de Sousa, morador na dita freguesia.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos da igreja de São Pedro de Azurém, por três anos, a João de Oliveira, morador na dita freguesia.
Prazo que fez o Cabido de certas terras, hortas e casas que saíram do casal de Enxido em São Paio de Moreira de Cónegos, a Pedro Mendes e sua mulher Antónia Fernandes, moradores em Enxido.
Prazo que fez o Cabido de certas terras e casas desmembradas do casal de Enxido em São Paio de Moreira de Cónegos, a Domingos Fernandes e sua mulher Maria Antónia, moradores em Enxido.
Procuração que fez Jerónimo Mendes, bainheiro, morador na vila, ao licenciado Manuel da Rocha Ferreira, advogado na cidade do Porto; e a António Vaz, morador nos Loios na dita cidade.
Contrato entre o Cabido e o reverendo doutor Manuel Pinto, mestre escola, para que este seja prebendeiro por três anos.
Fiança que deu André Gonçalves, morador na Veiga em São Pedro de Azurém, ao arrendamento dos frutos da igreja de São Pedro de Azurém, por três anos, que o Cabido tinha feito a João de Oliveira.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos das igrejas de São João de Ponte e de Santa Maria de Silvares, por três anos, a António Gomes, morador em Castelãos em São João de Ponte.
Prazo que fez o Cabido do campo da Vinha que saiu do casal da Mata em São Torcato, a Bento Francisco e sua mulher Catarina da Silva, moradores no dito casal.
Procuração que fez Domingos Francisco, marchante, morador na vila de Lanhoso.
Retificação que fez Jerónimo de Sousa, sapateiro, morador à Torre Velha, ao arrendamento dos frutos da igreja de São Martinho do Conde.
Procuração que fez Maria Teixeira a seu marido Manuel Correia, sombreireiro, moradores na vila.
Prazo que fez o Cabido do casal de Louredo e da Lapa em São Lourenço de Selho, a Bento Gonçalves e sua mulher Maria Francisca, moradores no dito casal.
Retificação que fez Francisco de Figueiredo, morador na Rua do Gado, ao arrendamento dos frutos da ermida de Santo Antoninho que havia feito com o Priorado.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos da igreja de São Mamede de Aldão, por um ano, a Gaspar Rebelo, morador na Rua de Couros.
Fiança que deu António Alvares monção, morador na Rua de São Dâmaso, ao arrendamento dos frutos da igreja de São Martinho do Conde, por um ano, que o Cabido fez a Domingos de Sousa.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos da igreja de São Miguel do Paraíso, por três anos, a António Francisco, morador no casal da Batoca em São Martinho de Candoso.
Outorga que deu Maria Nogueira, mulher de João Mendes, moradores na Rua de São Domingos, ao prazo da quinta e casal dos Gastos em São Cosme e Damião de Garfe.
Prazo que fez o Cabido da quinta e casal dos Gastos em São Cosme e Damião de Garfe, a João Mendes e sua mulher Maria Nogueira, moradores no dito casal.
Prazo que fez o Priorado de umas casas na Rua do Postigo, a João Lopes, sapateiro, e sua mulher Ângela Ribeiro.
Prazo que fez o Cabido do casal de Airães em Santa Eulália de Pentieiros, a Gonçalo Francisco da Silva, ourives, e sua mulher Ana de Mesquita, moradores na Rua do Postigo.
Outorga que deu Ana de Mesquita, mulher de Gonçalo Francisco da silva, moradores na Rua do Postigo, ao prazo do casal de Airães em Santa Eulália de Pentieiros.
Prazo que fez o Cabido do casal do Requeixo do Fundo no Couto do Mosteiro de São Torcato, a Cosme Ferreira e sua mulher Maria Francisca, lavradores, moradores no dito casal.
Prazo que fez o Cabido de uma casa térrea colmaça com seu pedaço de terra no Couto de São Torcato, a Domingos Francisco, solteiro, morador na Cachada na dita freguesia.
Procuração que fez Maria Gonçalves, natural de São Martinho de Reigoso, concelho de Ruivães, comarca de Chaves, e assistente nesta vila, a Jerónimo de França, morador na vila.
Prazo que fez o Cabido de umas casas e horta e mais pertenças, que saíra do casal de São Gião, em São Paio de Moreira de Cónegos, a Pedro Fernandes e sua mulher Maria Gonçalves, moradores no lugar do Outeirinho na dita freguesia.
Prazo que fez o Cabido de uma casa e horta que saiu do casal da Carreira em São Paio de Moreira de Cónegos, a Catarina Francisca, viúva de Mateus Francisco, moradora no lugar de Pereiras na dita freguesia.
Prazo que fez o Cabido de umas casas e leiras desmembradas do casal de Aveascos em São Paio de Moreira de Cónegos, a António Gonçalves e sua mulher Margarida Francisca, moradores no lugar dos Aveascos na dita freguesia.
Prazo que fez o Cabido de umas casas e terras no lugar do Campo Tapado, que saíram do casal das Condessas, em São Paio de Moreira de Cónegos, a João de Oliveira e sua mulher Catarina de Freitas, moradores nas ditas casas.
Prazo que fez o Cabido de uma casa e horta que saiu da bouça de Pereira do casal da Carreira em São Paio de Moreira de Cónegos, a Pedro Jorge e sua mulher Maria Antónia, moradores na Pereira na dita freguesia.
Prazo que fez o Cabido de umas leiras em São Paio de Moreira de Cónegos, a Francisco Ribeiro e sua mulher Catarina Fernandes, moradores nos Moinhos da Lage na dita freguesia.
Prazo que fez o Cabido de uma casa e horta em São Paio de Moreira de Cónegos, a Gonçalo Fernandes e sua mulher Catarina Fernandes, moradores no lugar da Bouça e Casa Nova na dita freguesia.
Prazo que fez o Cabido de uma casa chamada da Carvalheira que saiu do casal das Condessas em São Paio de Moreira de Cónegos, a Manuel Fernandes, morador na dita freguesia.
Prazo que fez o Cabido da metade do casal dos Frades em São João de Brito, a Francisco Dinis e sua mulher Custódia Luís, moradores na dita freguesia.
Prazo que fez o Cabido do casal do Souto em São Martinho de Espinho, a Filipe Esteves e sua mulher Catarina Rodrigues, lavradores, moradores no dito casal.
Prazo que fez o Cabido de uma casa e horta em São Paio de Moreira de Cónegos, a António Francisco e sua mulher Isabel Alvares, moradores no lugar do Monte na dita freguesia.
Prazo que fez o Cabido de uma casa e leira desmembrada do casal da Taipa e Barco em São Tomé de Caldelas, a André Francisco e sua mulher Maria Antónia, moradores junto ao barco da Taipa na dita freguesia.
Prazo que fez o Cabido da metade do casal da Quintã em São Martinho de Espinho, a Manuel Gonçalves e sua mulher Catarina Ferreira, lavradores, moradores no dito casal.
Prazo que fez o Cabido da metade do casal da Quintã em São Martinho de Espinho, a Bento Gonçalves e sua mulher Jerónima Francisca, lavradores, moradores no dito casal.
Prazo que fez o Cabido de umas casas sobradadas de dois sobrados, na Rua de Santa Maria, a Domingos Fernandes e sua mulher Maria da Costa, moradores nas ditas casas defronte do Priorado.
Prazo que fez o Cabido do casal de Penelas em Santo Tirso de Prazins, a Isabel Domingues, viúva de Francisco Gonçalves, moradora no dito casal.
Prazo que fez o Cabido do casal de Passos em Santa Leocádia de Briteiros, a Isabel da Silva e seu marido Jerónimo Gonçalves, lavradores, moradores no dito casal.
Prazo que fez o Cabido de uma casa e pomar que saiu do casal dos Frades em São João de Brito, a Maria Alvares, solteira, moradora na dita freguesia.
Prazo que fez o Cabido de metade do casal do Pinheiro de Cima de Vila em São Martinho de Espinho, a Lourenço Fernandes, viúvo, morador no dito casal.
Prazo que fez o Cabido do casal das Quintãs em São Simão de Tabuadelo, a Bento Alvares, solteiro, morador no dito casal.
Prazo que fez o Cabido de um quarto da quinta do Vilar em Santa Marinha da Costa, a Margarida Gonçalves, solteira, moradora na dita quinta.
Prazo que fez o Cabido do casal de Amarante em Santa Marinha da Costa, a Bento Francisco e sua mulher Ana Luís, moradores no dito casal.
Prazo que fez o Cabido de certas terras desmembradas do casal e quinta de Terreiros em Santo André de Painzela, concelho de Cabeceiras de Basto, a Catarina Domingues, solteira, moradora no dito lugar de Terreiros.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos da igreja de Santo Emilião, por três anos, a André Martins, sapateiro, morador na Rua de Santa Maria.
Prazo que fez o Cabido da metade do casal do Assento de São Mamede de Aldão, a João Francisco e sua mulher Marta da Costa, lavradores, moradores no dito casal.
Prazo que fez o Cabido de umas casas e serrado com suas uveiras que saíram do casal do Cabeço em São Torcato, a Lourenço Francisco e sua mulher Maria Mendes, moradores na dita freguesia.
Prazo que fez o Cabido de uma casa e horta que se desmembrou do casal do Assento em São Torcato, a Pedro Fernandes e sua mulher Domingas Gonçalves, moradores na Cruz na dita freguesia.
Prazo que fez o Cabido do casal da Várzea em São Paio de Moreira de Cónegos, a Catarina da Cunha, viúva de Pedro de Freitas, moradora no dito casal.
Prazo que fez o Cabido de umas casas e horta e suas pertenças, que saíram do casal das Condessas em São Paio de Moreira de Cónegos, a Agostinho Francisco e sua mulher Maria Fernandes, moradores na Boavista na dita freguesia.
Procuração que fez Maria Gaspar, viúva de António Francisco, moradora no lugar do Forno em Santa Maria do Souto, aos licenciados Francisco Barbosa, João Machado de Miranda, José da Costa Sodré, advogados nesta vila, e a Francisco da Cunha. Na cidade do Porto aos licenciados João de Araújo Ferraz, Jerónimo da Silva, advogados, e a Brás Domingos da Costa.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos da igreja de São Mamede de Aldão, por três anos, a António de Oliveira, morador no Pombal em São Torcato, e a João Francisco, morador nas Cortinhas em São Torcato.
Procuração que fez João Ribeiro da Silva, morador na Praça de São Tiago, a Martinho Fernandes, morador na Rua de Couros, e ao licenciado André Rodrigues de Seixas, advogado na cidade de Lamego. Na cidade do Porto ao licenciado António Ribeiro dos Santos, advogado, e a Brás Domingues da Costa, solicitador.
Procuração que fez Isabel Fernandes, mulher de Francisco de Oliveira, moradora na Rua de Santa Luzia, ao dito seu marido, e na cidade de Lisboa aos doutores Afonso de Pina Caldas, António dos santos de Oliveira, advogados.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos das igrejas de Santo Estêvão de Urgezes e de São Tiago de Candoso, por três anos, a Gonçalo Sodré, morador em Vila Nova, junto a esta vila.
Fiança que deu Francisco Jorge infanção, morador na Rua dos Mercadores, ao arrendamento dos frutos das igrejas de São João de Ponte e de Santa Maria de Silvares, por três anos, que o Cabido fez a António Gomes.
Prazo que fez o Cabido do casal de Linhares em Santo Estêvão de Briteiros, a Matias Gonçalves e sua mulher Filipa de Morais, moradores na vila de Vinhais. Foi procurador o reverendo António de Faria.
Prazo que fez o Cabido de outra metade do quinta do Sirgal em Santa Leocádia de Briteiros, a António Marques e sua mulher Maria Francisca, lavradores, moradores na dita quinta.
Prazo que fez o Cabido do casal de Fermil em São Miguel das Caldas, a Francisco Frutuoso, viúvo de Maria Vieira, morador no dito casal.
Prazo que fez o Cabido de metade do casal do Pinheiro de Cima de Vila em São Martinho de Espinho, a António Francisco e sua mulher Antónia Martins, lavradores, moradores no dito casal.
Procuração que fez Maria de Oliveira, viúva de João Francisco, moradora no Cano, e de seus filhos, a Baltazar dos Reis, morador na cidade do Porto de Santa Maria, Reino de Castela.
Prazo que fez o Cabido do casal dos Pombais de Baixo em São Miguel de Creixomil, a Ana Camelo de Araújo e seu marido Paulo da Silva de Freitas, moradores no dito casal. Foi procurador o dito seu marido.
Prazo que fez o Cabido da bouça da Cantonha que se desmembrou da quinta da Cantonha em Santa Marinha da Costa, a Francisca Henriques, viúva de Jerónimo da Costa Pinto, moradora em São Martinho do Vale, termo de Barcelos.
Contrato feito entre o Cabido e o reverendo doutor Manuel Pinto, mestre escola, para ser seu prebendeiro, por três anos.
Quitação entre Cosme Antunes, lavrador, e sua mulher Marta Francisca, moradores no lugar de Lustoso em São Vicente de Passos, e seus irmãos, e Tomás Fernandes e sua mulher, moradores no dito lugar de Lustoso, e Alexandre de Almeida e sua mulher Catarina Antunes, moradores no lugar de Vila Verde em Santo Estêvão de Urgezes.
Paga e quitação que dá o Cabido a Nicolau da Rocha, das contas que se ajustaram com ele por morte do reverendo Jerónimo da Rocha Freire, arcediago de Vila Nova e prebendeiro que foi do Cabido.
Trespasse de dívidas do reverendo João Barreiros, morador em Fafe, entre José de Castro, morador no Outeiro de Santa Maria de Antime e Bento da Silva, morador na Almoinha em São Mamede de Cepães.
Prazo que fez o Cabido do campo do Estripão e leira Longa em São Paio de Moreira de Cónegos, a António Lopes e sua mulher Maria Ribeiro, moradores na dita freguesia.
Procuração de Margarida Marques, solteira, moradora no lugar de Rossomarães em São Clemente de Sande, ao licenciado Francisco Barbosa, advogado na vila, e a Domingos Luís, solicitador, morador na Praça da Oliveira. Na cidade do Porto aos licenciados Manuel da Silva Coimbra, Brás Domingues da Costa, solicitador. E na cidade de Lisboa aos doutores Afonso de Pina Caldas e Valério da Fonseca, advogados, e a Gabriel da Rocha, solicitador.
Prazo que fez o Cabido de umas casas nas Hortas do Prior, a João Francisco e sua mulher Apolónia Fernandes, moradores nas ditas casas.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos da igreja de Santo André de Telões, por três anos, a Gaspar Cerqueira Pinto, morador na dita freguesia.
Prazo que fez o Cabido de uma casa e terra em São Torcato, a Domingos Francisco e sua mulher Domingas Pereira, moradores na dita freguesia.
Prazo que fez o Cabido do casal do Passo em Santa Leocádia de Briteiros, a Maria Mendes e seu marido Frutuoso Vieira, moradores no dito casal.
Procuração que fez Gonçalo Lopes de Carvalho e Camões, moço fidalgo da casa de sua majestade, cavaleiro professo da ordem de cristo, a Manuel Pereira Martins, mercador, morador na cidade do Porto.
Procuração que fez Maria do Espírito Santo, solteira, de São Lourenço de Sande, e André Gonçalves, carpinteiro, de Santa Cristina de Longos, aos licenciados João de Araújo Ferraz, José Mendes Portugal, António Gomes da Costa, advogados na cidade do Porto, e a Domingos Vaz, solicitador na dita cidade.
Prazo que fez o Cabido do casal do Souto da Baiona em São Tomé de Caldelas, a António Gonçalves e sua mulher Madalena Pedrosa, moradores em Santa Lucrécia de Ponte de Louro, termo de Barcelos.
Prazo que fez o Cabido de dois terços do casal do Souto em São Tomé de Caldelas, a Jerónimo João e sua mulher Maria Vieira, moradores no dito casal.