Search results

90 records were found.

Arrendamento que fez o Cabido dos frutos da igreja de São Martinho do Conde, por três anos, a Francisco Veloso, morador na Rua do Espírito Santo.
Prazo que fez o Cabido de uma casa, leira de hortas e almoinha junto ao Portelo das Hortas do Prior, a Jerónima de Almeida, filha de Catarina de Almeida, viúva, moradora no Campo da Feira.
Prazo que fez o Priorado do campo da Veiga que saiu do casal do Pulo em Santa Eulália de Fermentões, ao cónego Tomás Barroso de Almeida.
Prazo que fez o Priorado de metade do casal Pinhel em São Tomé de Caldelas, a Jerónimo Francisco e sua mulher Ana Gonçalves, lavradores, moradores no dito casal.
Contrato que fez o Cabido com António Francisco Guimarães, infanção da vila, morador na vila, para que seja seu prebendeiro e possa arrecadar as suas rendas.
Arrendamento que fez o Priorado dos frutos da igreja de Santa Eulália de Fermentões, por um ano, a Baltazar Francisco, morador na Rua de Santa Luzia.
Arrendamento que fez o Cabido da parte dos frutos das igrejas de São Paio e de São Sebastião, que pertenciam ao Priorado, em sede vacante, por um ano, a António Pimenta.
Arrendamento que fez o Cabido da parte dos frutos do Couto de Moreira do Rei que pertenciam ao Priorado, em sede vacante, a Manuel Baptista, morador em Santo André de Molares.
Arrendamento que fez o Cabido da parte dos frutos da igreja de Murça e suas anexas, que pertenciam ao Priorado, em sede vacante, por um ano, a Lucas de Medina, morador na vila de Murça.
Arrendamento que fez o Cabido da sua parte das ofertas e do Pé de Altar da igreja da Colegiada, que também da parte que pertencia ao Priorado, em sede vacante, por um ano, a João de Freitas, celeiro, morador na Praça da vila.
Prazo que fez o Cabido do casal de Souto de Porcão em Santa Maria de Palmeira, termo de Braga, a Francisco Ferreira, sirgueiro, morador na Rua de São Marcos na cidade de Braga.
Prazo que fez o Cabido do casal de Segade em Santa Eufémia de Prazins, a Francisco Fernandes, lavrador, morador no dito casal.
Prazo que fez o Priorado do casal de Penoussos em São Mamede de Aldão, a João Lopes, solteiro, morador no dito casal.
Prazo que fez o Cabido do casal do Carvalhal em Santa Eufémia de Prazins, a Francisco Domingues e sua mulher Ana Ferreira, lavrador, morador no dito casal.
Arrendamento que fez o Cabido da parte dos frutos da igreja de São Martinho de Fareja, que pertencia ao Priorado, em sede vacante, por um ano, a Belchior Ribeiro e a Gonçalo Sodré.
Prazo que fez o Cabido do casal da Pedra em Santo Estêvão de Urgezes, ao licenciado Bartolomeu Mendes de Vasconcelos e sua mulher, moradores na vila.
Outorga que deu Maria Gomes, mulher de Santos Mendes, à doação que fez ao Cabido.
Doação que fez Baltazar da Fonseca Coutinho e sua mulher Isabel Lobo, moradores na quinta de Arcozelo, Couto de Pombeiro, à Colegiada, do campo chamado do Farejal em São Miguel de Serzedo.
Posse das casas e almoinha doadas ao Cabido por Santos Mendes.
Contrato e obrigação em dinheiro do Priorado que o Cabido depositou na mão de António Alvares de Oliveira, morador na Rua dos Mercadores, referentes às rendas do Priorado por estar sede vacante.
Declaração que fez o Cabido sobre o prazo do casal de Souto de Porcas em Santa Maria de Palmeira, feito a Francisco Ferreira, viúvo, morador na Rua de São Marcos, na cidade de Braga.
Procuração que fez Domingos Fernandes, confeiteiro.
Doação que fez à Colegiada Manuel Fernandes e sua mulher Isabel Fernandes, lavradores, do casal de Pregal em São Tiago de Lanhoso, onde viviam.
Doação que fez Isabel Fernandes e sua irmã Margarida da Silva, moradoras no lugar do Telhado em Vilela, concelho de Lanhoso, ao Cabido e ao Priorado, da leira na veiga de Vilela.
Doação que fez Jacob Francisco e sua mulher Margarida Francisca, moradores no casal do Paço, em São Miguel de Vilela, à Colegiada, do seu campo e bouça que tinham na freguesia de São Martinho do Campo, termo de Lanhoso.
Doação que fez de Sebastião Fernandes, o novo, e sua mulher Ana Fernandes, lavradores, moradores em Fonte Arcada, concelho de Lanhoso, à Colegiada, do campo chamado do Porto de Aldemil em São Tiago de Lanhoso.
Doação que fez Paulo da Silva, infanção da vila e nela morador, à Colegiada, umas casas com seu quintal na Rua de Val de Donas.
Arrendamento que fez o Cabido da parte dos frutos das igrejas de Santa Eulália de Fermentões e de São Martinho de Fareja, que pertenciam ao Priorado, em sede vacante, por um ano, a Gonçalo Carneiro, morador na Rua do Anjo.
Doação que fez Domingos da Costa de Mesquita, morador na sua quinta de Passos em Santo Estêvão de Geraz, à Colegiada e ao Priorado, do campo chamado da Ínsua.
Prazo que fez o Cabido do casal do Assento em Santa Maria de Silvares, a Domingos Rodrigues, solteiro, morador no dito casal.
Arrendamento que fez o Cabido da sua parte dos frutos da igreja de São Vicente de Mascotelos, por três anos, e também da parte do Priorado, em sede vacante, por um ano, a Jerónimo Fernandes, morador no Campo da Feira.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos das igrejas de São Pedro de Azurém e de São Mamede de Aldão, por três anos, a Bartolomeu Antunes, morador à Porta da Torre Velha da banda de dentro.
Arrendamento que fez o Priorado da sua parte dos frutos da igreja de São Tiago de Murça e suas anexas , a Lucas de Medina, natural e morador na vila de Murça.
Arrendamento que fez o Cabido da sua parte dos frutos da igreja de São Tiago de Murça e suas anexas, a Lucas de Medina, morador na vila de Murça.
Doação que fez Bartolomeu Gonçalves e sua mulher Antónia Fernandes, lavradores, moradores no Pomar Maior em São Miguel de Vilela, à Colegiada e ao Priorado, das suas herdades da Fonte Fria.
Prazo que fez o Priorado do casal do Cabo em São Martinho de Fareja, a Gonçalo Fernandes e sua mulher Ana Gonçalves, moradores no dito casal.
Prazo que fez o Cabido do casal de Carudo em São Mamede de Escariz, no termo de Prado, a Pedro da Cunha Soutomaior e sua mulher Dona Margarida de Brito de Távora, moradores na cidade de Braga.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos das igrejas de Santo Estêvão de Urgezes e de São Tiago de Candoso, por três anos, a Bartolomeu Antunes.
Doação que fez Francisco de Meira, morador na Rua do Castelo, em Santa Margarida, ao Cabido, das suas herdades em São Miguel de Gonça.
Doação que fez o reverendo cónego Cristóvão Ferraz dos Guimarães, morador na vila, à Colegiada, do seu quintal na Rua do Gado.
Procuração que fez Domingos Cardoso, morador nas Lages, arrabalde desta vila, aos licenciados Francisco Barbosa, João Machado de Miranda, Jacinto Vieira, advogados, e a Domingos da Silva e Jerónimo Vaz, moradores na cidade do Porto, aos licenciados João de Araújo, António Gomes de Carvalho, advogados em Lamego, aos licenciados Manuel Monteiro Cardoso, João Rodrigues Leão, advogados, e outros.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos das igrejas de Santo Estêvão de Urgezes e de São Tiago de Candoso, por três anos, a António Alvares, morador Atrás do Muro na Rua de São Dâmaso.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos da igreja de Santa Maria Silvares, por três anos, a António Gomes, morador em São João de Ponte.
Prazo que fez o Cabido de um terço do meio casal da Brega em São Pedro de Teixeira, no concelho de Teixeira, a António Teixeira e sua mulher Catarina João, moradores no dito casal.
Prazo que fez o Cabido de um campo chamado o Campinho desmembrado do casal da Portela em Santo Estêvão de Urgezes, a António Gonçalves Pinheiro, mercador, morador na Praça da vila.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos das igrejas de São Pedro de Azurém e de São Mamede de Aldão, a António de Andrade, escultor, morador na Rua de São Dâmaso.
Arrendamento que fez o Priorado das Searas, a João Cardoso, carpinteiro, morador na Rua Nova do Muro.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos da igreja de São Miguel do Paraíso, a Gaspar Ferreira, morador no Mourisco, no Couto de Renfe.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos da igreja de Santo Emilião, no concelho de Lanhoso, a Jorge Antunes, morador no casal do Pombal, em Santo Tirso de Prazins.
Arrendamento que fez o Cabido dos sabidos e medidas de vinho de Moreira de Cónegos, por três anos, a António de Lemos, de Serzedelo.
Arrendamento que fez o Priorado da sua parte dos frutos da igreja de São Tiago de Murça e suas anexas, a Lucas de Medina, morador na vila de Murça, e a João Ribeiro, morador no lugar de Valongo na dita vila.
Prazo que fez o Cabido de umas casas na Rua Travessa, a Francisco Fernandes, cutileiro, casado com Beatriz de Almeida, moradores na dita rua.
Outorga que deu Ana Gomes, mulher de João Cardoso, ao arrendamento das Searas.
Prazo que fez o Cabido de metade do casal do Pinheiro em Santa Eulália de Nespereira, a Manuel Machado de Miranda, filho de João de Faria de Andrade, cavaleiro professo da ordem de cristo, morador na Rua Nova do Muro.
Prazo que fez o Priorado de umas casas e almoinha e leira de hortas no Campo da Feira, a Maria Costa da Rocha, viúva de Diogo Peixoto de Azevedo, moradora no Campo da Feira.
Prazo que fez o Cabido do casal da Devesa e de outras terras em São Torcato, a Domingos Martins e sua mulher Ângela Fernandes, lavradores, moradores no dito casal.
Arrendamento que fez o Cabido da sua parte dos frutos das igrejas de São Paio e de São Sebastião.
Arrendamento que fez o Cabido da sua parte dos frutos das igrejas de São Paio e de São Sebastião, por três anos, a Marcos Vaz, morador na Rua de Santa Luzia.
Outorga que deu Catarina de Faria, mulher de João de Freitas, moradores na Praça da vila, ao arrendamento das ofertas e do Pé de Altar da igreja da Colegiada.
Arrendamento que fez o Cabido da parte dos frutos da igreja de São Vicente de Macotelos, que pertenciam ao Priorado, em sede vacante, por um ano, a António Alvares, morador na Rua de São Dâmaso.
Arrendamento que fez o Cabido da parte dos frutos da igreja de São Tomé de Caldelas, que pertenciam ao Priorado, em sede vacante, por um ano, a Francisco Fernandes, morador no Campo da Feira.
Arrendamento que fez o Cabido da parte dos Sabidos do Priorado nesta vila e seu termo, em sede vacante, por um ano, a Francisco Jorge de Freitas, mercador.
Doação que fez Santos Mendes e sua mulher ao Cabido, de umas casas e almoinha na Rua de Gatos.
Outorga que deu Isabel Antunes, mulher de António Alvares de Oliveira, moradores na Rua dos Mercadores; e Maria Vaz, mulher do fiador Salvador Lopes, ao contrato e obrigação em dinheiro do Priorado.
Outorga que deu Serafina de Castro, mulher de Domingos de Campos, mercador, moradores na Rua dos Mercadores, à fiança do contrato e obrigação em dinheiro do Priorado.
Doação que fez Jerónimo Ribeiro, morador no lugar de Caldezes em Santa Maria de Moure, à Colegiada, das leiras dos Viandos.
Doação que fez Domingos da Costa de Mesquita, morador na sua quinta de Passos em Santo Estêvão de Geraz, termo da vila de Lanhoso, à Colegiada, do seu campo chamado da Ínsua.
Doação que fez Gonçalo Gonçalves e sua mulher Domingas Luís, moradores no casal de Pomar Maior em Vilela, concelho de Lanhoso, ao Cabido e ao Priorado, de leiras que tinham na veiga de Quintela e o campo do Tapado na mesma veiga.
Doação que fez Pedro Fernandes, morador no casal da Lage em São Miguel de Vilela, do concelho de Lanhoso, à Colegiada, da bouça chamada do Rio em São Cosme e Damião de Garfe.
Doação que fez o reverendo cónego Gaspar de Freitas à Colegiada, da devesa chamada Vinha Velha de Aldão em São Romão de Mesão Frio.
Outorga que deu Maria Ribeiro Peixoto, mulher de Gonçalo Ribeiro, à doação que fizeram à Colegiada.
Doação que fez Pascoal Gonçalves e sua mulher Domingas Francisca, lavradores, moradores no casal de Fragozão em Santa Maria de Corvite, à Colegiada, da leira Longa na veiga de Gandezende na dita freguesia.
Arrendamento que fez o Cabido dos Sabidos de Moreira do Rei que pertenciam ao Priorado, em sede vacante, a Manuel Baptista, morador em Santo André de Molares, concelho de Celorico de Basto.
Doação que fez Gonçalo Ribeiro, mercador na Praça da Vila, à Colegiada, do seu campo do Fato e as casas que no dito lugar tem.
Doação que fez Gonçalo Fernandes Perdigão e sua mulher Maria Fernandes, lavradores, moradores no casal do Ribeiro em São Martinho de Galegos, termo de Lanhoso, ao Priorado, da terra e herdade chamada da Mugeira.
Doação que fez João Alvares e sua mulher Senhorinha Gonçalves, lavradores, moradores no casal do Cisto em São Torcato, à Colegiada, do seu campo de Verdeais e a cortinha que tinham na dita freguesia.
Prazo que fez o Dom Prior do casal da Corveira em São João de Ponte, a Diogo Leite de Azevedo Vieira, fidalgo da casa de sua majestade, morador nesta vila.
Prazo que fez o Cabido do casal de Arca de Sim ou Argamil em Salvador de Pinheiro, que pertencia ao Priorado, em sede vacante, a Diogo Leite de Azevedo Vieira, fidalgo da casa de sua majestade, morador nesta vila.
Arrendamento que fez o Cabido da parte das dos frutos das Searas da Vila, que pertenciam ao Priorado, em sede vacante, a João Cardoso, morador na Rua Nova.
Arrendamento que fez o Cabido da parte dos frutos do Pé de Altar pertencente ao Priorado, em sede vacante, a João de Freitas, celeiro, morador na Praça da vila.
Arrendamento que fez o Priorado da sua parte dos frutos da igreja de São Tomé de Caldelas, por um ano, a Jerónimo Fernandes, morador no Campo da Feira.
Arrendamento que fez o Cabido da parte dos frutos das igrejas de São Paio e de São Sebastião, que pertenciam ao Priorado, em sede vacante, a Domingos de Oliveira, morador na vila.
Prazo que fez o Cabido do casal de Ferreiro em São Lourenço de Sande, Rui de Figueiredo de Alarcão, a Luís Teixeira da Silva, fidalgo da casa de sua majestade, e sua mulher Dona Joana Pereira, moradores no dito casal.
Doação que fez Cosme Ribeiro e sua mulher Paula Gonçalves, moradores em Arcozelo em São Miguel de Serzedo, à Colegiada, de 400 reis cada ano pelas suas casas, eidos e devesas da Casa Nova na dita freguesia.
Doação que fez do reverendo padre Inácio Gomes, clérigo de epístola, morador na Rua de Gatos, ao seu irmão Jerónimo Gomes.
Arrendamento que fez o Cabido dos foros do Priorado, em sede vacante, a António Pinheiro da Silva, morador na vila.
Prazo que fez Cabido de umas casas e leiras de horta no Campo da Feira, que pertenciam ao Priorado, em sede vacante, a Ana Ferraz do Amaral, filha que ficou de António Borges.
Prazo que fez o Cabido de um campo com seu privilégio das tábuas vermelhas na Rua de Couros, a António Ribeiro, solteiro, mercador, morador na Rua dos Mercadores.
Arrendamento que fez o Cabido da sua parte das rendas das Searas de São Paio e de São Sebastião, por três anos, e também da parte do Priorado, em sede vacante, por um ano, a Domingos de Oliveira, morador nesta vila.
Doação que fez Susana [Matos], solteira, moradora na Rua de Santa Maria, de umas casas a Maria Ribeiro, mulher de António Coelho, moradores na dita rua.