Search results

72 records were found.

Quitação que deu o Cabido a Diogo Leite de Azevedo, fidalgo da casa de sua majestade, morador nesta vila.
Outorga que deu Maria Francisca, mulher de António Fernandes, ao prazo do casal do Carteiro em Santa Maria de Sobradelo.
Prazo que fez o Cabido do casal da Gronha que também se chama de Mortoriz, em São Romão de Mesão Frio, a Margarida de Morgade, viúva de Pedro Nogueira, juiz dos órfãos nesta vila.
Prazo que fez o Priorado dos casais do Sino de Baixo e de Sino de Cima em São Salvador de Tagilde, a Pedro Martins e a sua mulher Margarida Gaspar, moradores no casal do Sino de Cima.
Prazo que fez o Cabido da metade do casal dos Cascos em São João de Ponte, a Domingos Gonçalves e sua mulher Isabel Gonçalves, moradores na dita metade do casal.
Abonação das fianças dadas ao arrendamento dos frutos da igreja de São Tiago da vila de Murça, em que foram fiadores Duarte Pereira e sua mulher Violante Vaz, moradores na Rua da Fonte Nova, extramuros da vila; e Manuel Rodrigues Pereira e sua mulher Catarina Henriques; e António Nunes e sua mulher Susana Carneiro.
Prazo que fez o Cabido de umas casas na Rua das Molianas, a Maria de Carvalhais, solteira, moradora na dita rua.
Outorga que deu Maria Dias, mulher de Francisco Fernandes, e posse do prazo do casal do Minhoto em Santo Estêvão de Urgezes.
Adição ao prazo de uma quebrada, casa, horta, serrado e árvores que se desmembrou do casal de Campelo em São Paio de Moreira de Cónegos, que o Cabido fez a André Gonçalves, mercador, morador na Rua de Gatos, e que por esquecimento se não metera o privilégio que a dita quebrada tinha das tábuas vermelhas.
Outorga que deu Beatriz da Silva, mulher de Marcos Vaz, moradores na Rua de Santa Luzia; e Maria da Silva, mulher de António Vaz, moradores no casal da Fonte, em Santa Eufémia de Prazins, ao arrendamento e fiança dos frutos das igrejas de São Paio e de São Sebastião.
Prazo que fez o Cabido de casas e leiras de horta na Rua das Molianas, a Maria Peixoto, viúva de António Dias Pimenta, infanção nesta vila, moradora na Rua dos Mercadores.
Arrendamento que fez o Priorado dos frutos da ermida de Santo Antoninho, por dois anos, a Paulo Coelho, tratante, morador na praça da vila.
Arrendamento que fez o Priorado da sua parte dos frutos da igreja de São Tomé de Caldelas, por um ano, a Fernão Machado, morador no lugar da Carreira, em São Martinho de Sande.
Arrendamento que fez o Priorado da sua parte dos frutos das igrejas de São Paio e de São Sebastião, por dois anos, a Marcos Vaz, morador na Rua de Santa Luzia.
Declaração que fez o Cabido da renda de um prazo de umas casas e quintal na Rua de Santa Maria, feito a Ana de Carvalho do Amaral, viúva.
Prazo que fez o Cabido de um quarto e meio do casal do Assento em São João de Ponte, com privilégio das tábuas vermelhas, a Inês Jorge, viúva de João Dias, moradora no dito casal.
Outorga e aceitação que fizeram Margarida Antunes, segunda mulher de António Vaz; e Domingas, filha dele com sua primeira mulher Isabel Dias, do prazo do casal do Outeiro e Lazarim em São João de Pencelo.
Prazo que fez o Priorado do casal do Outeiro e Lazarim em São João de Pencelo, a António Vaz, lavrador, morador no dito casal.
Prazo que fez o Cabido do casal das Figueiras em São Miguel de Gonça, a Domingos Francisco e sua mulher Antónia Jorge, moradores no dito casal.
Prazo que fez o Cabido de duas leiras de terra de horta, no lugar da Madroa, com privilégio das tábuas vermelhas, a Frutuoso Fernandes, mercador, morador na Rua da Caldeiroa.
Quitação e obrigação que fez o Cabido ao seu prebendeiro António Nunes, de dinheiro do tempo que serviu no cargo de prebendeiro.
Arrendamento que fez o Cabido da sua parte dos frutos da igreja de São Tomé de Caldelas, por três anos, a Fernão Machado, morador na Aldeia de Tarrio em São Martinho de Sande.
Arrendamento que fez o Priorado da sua parte dos frutos da igreja de São Tomé de Caldelas, por dois anos, a Gonçalo da Costa e sua mulher, moradores em São João de Ponte.
Prazo que fez o Cabido do casal de Campos em São Torcato, a António Fernandes e sua mulher Susana Gomes, moradores no dito casal.
Prazo que fez o Cabido do casal de Ancide em São Paio de Moreira de Cónegos, a Bento Gonçalves e sua mulher Catarina Fernandes, moradores no dito casal.
Outorgas que deram Ângela Antunes, mulher de Tomé Ribeiro, sapateiro; e Maria de Sá, mulher de Bento de Freitas, moradores na Rua de Trás dos Oleiros, ao arrendamento e fiança dos frutos da igreja de Santa Maria de Silvares.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos do Mosteiro de Santo André de Telões e suas anexas, por três anos, a Baltazar Pinto, morador na mesma freguesia.
Prazo que fez o Cabido do casal do Canto do Fundo ou Couto do Fundo em São João de Ponte, a Gregório Vaz e sua mulher Susana Fernandes, moradores no dito casal.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos das igrejas de São Pedro de Azurém e de São Mamede de Aldão, por três anos, a Bartolomeu Antunes, morador na quinta do Paço em São Mamede de Aldão.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos da igreja de Santo Estêvão de Urgezes, por três anos, a Pedro Lopes, morador à Porta de São Domingos.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos da igreja de Santa Maria de Silvares, por três anos, a Tomé Ribeiro, sapateiro, morador nas Lages do Toural.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos da igreja de São João de Ponte, por três anos, a António Francisco, morador no lugar de Nossa Senhora do Crasto, em Santo Adrião de Vizela.
Prazo que fez o Cabido de outra metade do casal de Ribadães em São Martinho de Armil, no concelho de Montelongo, a Cecília Fernandes, solteira, moradora na dita metade do casal.
Outorga que deu Isabel da Fraga, mulher de Gaspar Lobo, moradores no Campo do Paraíso, nos arrabaldes desta vila, ao arrendamento dos frutos das Searas da Vila.
Contrato que fez o Cabido com Simão Dias Pimenta, morador na Rua dos Mercadores, para que fosse seu prebendeiro e arrecadador das suas rendas, pelo tempo de três anos.
Prazo que fez o Cabido de uma quebrada, casa, horta, serrado e árvores que se desmembrou do casal de Campelo, em São Paio de Moreira de Cónegos, a André Gonçalves, mercador, morador na Rua de Gatos.
Outorgas que deram Maria Francisca, mulher de Paulo Coelho, moradores na Rua de São Tiago; e Isabel Francisca, mulher de Bartolomeu Antunes, moradores na quinta do Paço, em São Mamede de Aldão, ao arrendamento e fiança dos frutos da ermida de Santo Antoninho.
Prazo que fez o Cabido de duas partes da quinta e casal da Portela em Santo André de Telões, termo da vila de Basto, a Francisco Alvares e sua mulher Antónia Dias, moradores no dito casal.
Prazo que fez o Cabido de umas casas com seu quintal na Rua de Santa Maria, a Ana de Carvalho do Amaral, viúva de António Sodré de Pedrosa, escrivão da câmara nesta vila.
Outorga que deu Maria da Silva, mulher de Bartolomeu Gonçalves, mercador, moradores na Rua Escura, à fiança do arrendamento dos frutos da igreja de Santo Estêvão de Urgezes.
Outorga que deu Catarina da Costa, mulher de Simão Dias Pimenta, infanção da vila, moradores na Rua dos Mercadores, ao contrato do Cabido com seu marido para que seja seu prebendeiro.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos da igreja de São Tiago da vila de Murça e suas anexas, por dois anos, a Francisco Pereira, mercador, morador na vila de Chacim, comarca da vila de Moncorvo.
Contrato que fez o Cabido com Francisco Ribeiro do Canto, para que fosse prebendeiro da igreja da Colegiada e cobrador de suas rendas, por dois anos.
Outorga que deu Maria Lopes, mulher de Francisco Ribeiro do Canto, ao contrato do Cabido com seu marido para que fosse prebendeiro da igreja da Colegiada.
Prazo que fez o Cabido do casal do Minhoto em Santo Estêvão de Urgezes, a Francisco Fernandes e sua mulher Maria Dias.
Aceitação e outorga que deu Manuel Fernandes do prazo do casal da Lama em São Romão de Rendufe.
Prazo que fez o Cabido do casal da Lama em São Romão de Rendufe, a Manuel Fernandes, viúvo de Paula Francisca, morador no dito casal.
Outorga e aceitação que fez Maria Peixoto, viúva de António Dias Pimenta, da governança desta vila, moradora na Rua dos Mercadores, do prazo de casas e leiras de horta na Rua das Molianas.
Procuração que fizeram Domingos Carvalho, trabalhador, e sua mulher Ana Martins, moradores junto ao rio de Selho em São Miguel de Creixomil, a Brás Alvares, mercador, morador na cidade de Sevilha, no reino de Castela, e a Álvaro Gomes, mercador, morador na dita cidade.
Arrendamento que fez o Priorado dos frutos da igreja de São Martinho de Fareja e das Searas de Souto, na freguesia de Salvador do Souto, por dois anos, a Pedro de Oliveira, tratante, morador à Porta da Torre Velha.
Prazo que fez o Cabido do casal da Sobreira em Santo Emilião, concelho de Lanhoso, a Cosme Francisco e sua mulher Catarina Gonçalves, moradores no dito casal.
Prazo que fez o Cabido de umas casas e horta que chamam da Corredoura, e do campo do Fundinho que saiu do casal da Reboreda, em São Torcato, a Francisco Fernandes e sua mulher Francisca Gonçalves.
Contrato que fez o Cabido com Francisco Ribeiro do Canto, para que fosse seu prebendeiro pelo tempo de três anos, e passados dois anos, o dito prebendeiro desistia do contrato.
Prazo que fez o Cabido do casal do Nisco no lugar da Ramada, com privilégio das tábuas vermelhas, a Jacinto da Costa, mercador, morador na Rua de Gatos.
Outorga que deu Ana João, mulher de Pedro Lopes, mercador, moradores na Rua de São Domingos, ao arrendamento dos frutos da igreja de Santo Estêvão de Urgezes.
Prazo que fez o Cabido de umas casas e quintal na Rua de Santa Maria, ao reverendo Gabriel de Freitas de Almada, cónego prebendado na igreja da Colegiada.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos das Searas da Vila, por três anos, a Gaspar Lobo, morador na Rua Travessa das Oliveiras.
Procuração que fez o Cabido ao reverendo Cristóvão Ferraz Guimarães, cónego prebendado na igreja da Colegiada, para que os represente em todas as causas de justiça.
Outorgas que deram Maria Gonçalves, mulher de Salvador Lourenço, moradores em Azurém; e Susana Antunes, mulher de Baltazar Domingues, moradores no casal da Boleta, em Mesão Frio; e Isabel Francisca, mulher de Bartolomeu Antunes, moradores na quinta do Paço, em Aldão, ao arrendamento e fiança dos frutos das igrejas de São Pedro de Azurém e de São Mamede de Aldão.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos da igreja de São Martinho do Conde, por três anos, a Pedro Francisco, tratante, morador na Praça da vila.
Outorga que deu Catarina Gonçalves, mulher de Cosme Francisco, ao prazo do casal da Sobreira em Santo Emilião.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos do Mosteiro de São Gens, por três anos, a António Monteiro, mercador, morador no Cano das Gafas.
Petição de Manuel de Sousa, preso na cadeia da correição há mais de 2 anos, pede ao escrivão Francisco Xavier para que lhe declare os termos em que se acham os autos.
Outorga que deu Ana de Almeida, mulher de Francisco Fernandes, bainheiro, moradores na Rua Travessa das Oliveiras, à fiança do arrendamento dos frutos das Searas da Vila feito a Gaspar Lobo.
Prazo que fez o Cabido da metade do casal de Ribadães em São Martinho de Armil, concelho de Montelongo, a Pedro Martins e sua mulher Catarina Fernandes, lavradores, moradores na metade do dito casal.
Outorga que deu Isabel Monteiro, mulher de Pedro Francisco, moradores na Rua de São Tiago, ao arrendamento dos frutos da igreja de São Martinho do Conde.
Arrendamento que fez o Priorado da sua parte dos frutos da igreja de São Tiago da vila de Murça, por dois anos, a Duarte Pereira Cales, morador em Vila Flor.
Fiança que deu António Sodré e sua mulher Ana Jorge, moradores na quinta de Teive, em Santa Comba de Regilde, ao arrendamento dos frutos da igreja de São João de Ponte.
Procuração que fez António Francisco, do Couto de Pousadela, preso na cadeia da correição desta vila, ao licenciado Francisco Alvares de Araújo e a Domingos Francisco, seu cunhado, morador no dito Couto, e a Diogo Gonçalves Ferreira, do lugar da Várzea, em São João de Rei, e a Ana Francisca mulher dele António Francisco.
Procuração que fez Maria Vaz, solteira, moradora no casal de Campos, em Santa Marinha da Costa, a Bartolomeu Mendes de Vasconcelos, advogado.