Search results

82 records were found.

Requerimento ao Cabido que fez Manuel da Silva, assistente nos Pombais, a pedir uma esmola.
Aceitação que fez Isabel do Vale, solteira, ao prazo do campo do casal de Sanche em São Torcato.
Outorga que deu Margarida Francisca, mulher de Gonçalo Francisco de Castro, ao arrendamento dos frutos da igreja de São Martinho de Moreira do Rei.
Arrendamento que fez o Priorado dos frutos da igreja de Moreira do Rei, por dois anos, a Gonçalo Francisco de Castro, mercador, morador na Rua da Sapateira.
Arrendamento que fez António Fernandes da Rocha, morador na cidade de Lisboa, a quem pertenciam os frutos da igreja de São Martinho de Fareja, do Priorado, por um ano, a Paulo Francisco, morador na Rua da Sapateira.
Arrendamento que fez Diogo Fernandes da Rocha, morador na cidade de Lisboa, a quem pertenciam os frutos das Searas do Priorado, por um ano, a Amador Dias, cutileiro, morador na Rua Nova das Oliveiras.
Procuração que fez o Cabido ao cónego prebendado Domingos Barroso.
Arrendamento que fez Diogo Fernandes da Rocha, morador na cidade de Lisboa, a quem pertenciam da metade da renda da igreja de São Tiago da vila de Murça, por dois anos, a Duarte Pereira Cales, mercador.
Arrendamento que fez o Priorado da sua parte dos frutos da igreja de São Vicente de Mascotelos, por um ano, a António do Canto, mercador, morador na Rua Nova das Oliveiras.
Entrega dos 100 mil reis do contrato que fez o Cabido com o licenciado Francisco Rebelo de Valadares, cónego prebendado nesta igreja, sobre um anual de missas.
Prazo que fez o Cabido de uma morada de casas na Rua de São Tiago, a Francisco Alvares Durães e sua mulher Maria Gonçalves, moradores na dita rua.
Contrato que fez o Cabido com o licenciado Francisco Rebelo de Valadares, cónego prebendado nesta igreja, sobre um anual de missas.
Procuração que fizeram Francisco de Freitas de Castro, vigário geral na Colegiada, e Domingos Limpo, alcaide na vila, procuradores do Dom Prior Bernardo de Ataíde, ao licenciado Bartolomeu Mendes.
Prazo que fez o Cabido da quinta de Burgueiros em Santa Maria de Infantas, ao capitão Francisco Vieira de Lima, fidalgo da casa de sua majestade e cavaleiro professo do hábito de cristo.
Contrato que fez o Cabido com Pedro Cardoso de Meneses, sobre um anual de missas, todas as semanas às quintas feiras, pagando 80 mil reis em dinheiro.
Procuração do Cabido ao Arcipreste Baltazar de Meira.
Prazo que fez o Cabido de uma quebrada, casas, árvores e horta desmembradas do casal do Barreiro em São Torcato, a Maria Francisca, solteira, moradora no dito casal.
Prazo que fez o Cabido de uma morada de casas e quatro leiras nas Molianas, a Catarina Nogueira, filha de Daniel Nogueira, já falecido, e de Ana Gil, moradoras na Rua das Molianas.
Quitação que deu o Chantre Roque Ferreira a seu rendeiro Gonçalo Francisco, morador no casal da Torre, em São Miguel de Creixomil.
Contrato do cónego fabricante André Moreira com os sineiros João Alonso e João de la Ponte, ambos biscainhos de nação, para fazerem o sino grande de Nossa Senhora.
Fiança que deu António Nunes, mercador, às rendas do prebendado do Cabido, referente ao contrato que com eles tinha feito de ser seu prebendeiro e arrecadador de suas rendas, apresentando como fiador Francisco Manuel.
Contrato de dinheiro à razão de juro que fez o reverendo cónego André Moreira, fabricante da fábrica, com Gaspar Alvares, em que este dá àquele 100 mil reis para obras da dita fábrica.
Prazo que fez o Cabido da quebrada e bouça desmembrada da quinta de Fregim em São Romão de Arões, a André Fernandes e a sua mulher Francisca Gonçalves, morador na dita quinta.
Prazo que fez o Cabido de casas e horta à Ponte de Bouças em São Lourenço de Golães, a Maria de Freitas, solteira, filha de Lourenço Pires, já defunto, e de Francisca de Freitas, moradoras na dita Ponte de Bouças.
Outorga que deu Marta Barroso, mulher de António Nunes, ao contrato do prebendado.
Prazo que fez o Priorado do campo da Seara no lugar de Fato, nesta vila, a Isabel da Silva, solteira, filha de Francisco Borges, já defunto, moradora na vila.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos das Searas da Vila, da parte pertencente ao Priorado, em sede vacante, por um ano, a António Dias, cutileiro, morador na Rua de Gatos.
Outorgas que deram Maria Ramalho, mulher de Marcos da Costa, e Eulália Gonçalves, mulher de Frutuoso Gonçalves, ao arrendamento e fiança dos frutos da igreja de Santa Eulália de Fermentões.
Arrendamento que fez o Priorado dos frutos da igreja de Santa Eulália de Fermentões, por um ano, a Marcos da Costa, sapateiro, morador na Rua de São Tiago, apresentando como fiador Frutuoso Gonçalves.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos da igreja de São Tiago da vila de Murça, da parte pertencente ao Priorado, em sede vacante, por um ano, a Baltazar Rodrigues, morador na Rua Direita, em Vila Real; e a Matias Fernandes, viúvo, morador em Vila Real.
Prazo que fez o Cabido de um terço do casal do Assento em São Torcato, a Torcato João e sua mulher Catarina João, moradores no dito terço do casal.
Contrato que fez o Cabido com o marchante Simão Gonçalves, para lhes cortar carne de boi macho, por um ano.
Prazo que fez o Cabido de duas moradas de casas nas Hortas do Prior, a Maria Nogueira, viúva de Manuel Fernandes, escrivão, moradora nas ditas casas.
Prazo que fez o Cabido de dois terços do casal da Porta e Bacelar em São Bartolomeu de São Gens, a Álvaro Jorge e sua futura mulher Catarina Gonçalves, e a Catarina Gonçalves, viúva, moradores no dito casal.
Prazo que fez o Cabido do casal do Rio e do campo da Preza em São Bartolomeu de São Gens, a José Peixoto do Canto, menor, filho de Francisco Alvares do Canto e de Teodósia Peixoto.
Prazo que fez o Cabido de umas casas na Rua de Santa Luzia, a Isabel Pires, “a bilra”, solteira, moradora na dita rua.
Quitação de dinheiro que deu o Chantre Roque Ferreira Pereira, a Gonçalo Francisco, seu rendeiro da igreja de São Miguel de Creixomil.
Arrendamento que fez o Priorado dos frutos das Searas de Souto São Salvador de Souto, por um ano, a Francisco Nogueira, sapateiro, morador na Rua Nova das Oliveiras.
Quitação que deu Francisco da Rocha, procurador do Arcebispo Lisboa D. Furtado de Mendonça, à fazenda do cónego Pedro Gonçalves.
Outorga que deu Maria de Castro, mulher de Roque Vieira, sirgueiro, ao prazo do casal de Paredes em Santo Estêvão de Urgezes.
Prazo que fez o Cabido de umas casas na Praça de São Tiago, a Lourenço de Paços e sua mulher Maria Francisca, moradores na praça da vila defronte da ermida de São Tiago.
Requerimento que fez de Rodrigo Homem de Quadros e Sousa ao Priorado, natural da vila de Soure, e possuidor do casal de Digão no Couto de Moreira, para gozar da isenção de que tem direito.
Outorga que deu Isabel Gonçalves, mulher de Inácio Gomes, ao prazo de uma casa e serrado desmembrados do casal da Ribeira em São Torcato.
Prazo que fez o Cabido do campo do casal de Sanche em São Torcato, a Isabel do Vale, solteira, moradora na vila.
Prazo que fez o Cabido da metade do casal de Santa Marinha em Santo Emilião, concelho de Lanhoso, a Pedro Gonçalves, “o novo” e sua mulher Inês Francisca, moradores no dito casal.
Prazo que fez o Cabido de parte do casal de Requeixo em São Romão de Arões, a Marcos Jorge e sua mulher Ana Gonçalves, moradores à Portela de Vilela na Venda na dita freguesia.
Outorga que deu Anastácia Ribeiro, mulher de António Gomes, ao prazo de uma leira de horta, com privilégio das tábuas vermelhas, nas Hortas do Prior.
Prazo que fez o Cabido de uma casa e serrado desmembrados do casal da Ribeira em São Torcato, a Inácio Gomes e sua mulher Isabel Gonçalves, moradores no dito casal.
Prazo que fez o Cabido de duas moradas de casas, almoinha e uma leira de horta na Ramada do Campo da Feira, a João Fernandes de Morgade, mercador, morador no Cano das Gafas.
Prazo que fez o Cabido de umas casas, campo e almoinha desmembrados do casal da Torre em São Martinho do Conde, a Manuel João e sua mulher Isabel Fernandes, moradores na Rua das Molianas.
Prazo que fez o Cabido de uma leira de horta, com privilégio das tábuas vermelhas, nas Hortas do Prior, desmembradas das casas do prazo anterior, a António Gomes, mercador, e sua mulher Anastácia Ribeiro, moradores na Rua da Sapateira.
Arrendamento que fez Diogo Fernandes da Rocha, morador na cidade de Lisboa, a quem pertenciam os frutos da ermida de Santo Antonino, por dois anos, a Francisco Gonçalves, tratante, morador no Campo da Feira.
Outorga que deu Maria Ramalho, mulher de Marcos da Costa, moradores na Rua de São Tiago, ao arrendamento dos frutos da igreja de Santa Eulália de Fermentões.
Prazo que fez o Cabido de casas e leira de horta nas Hortas do Prior, a Simão Dias Pimenta, mercador, morador na Rua dos Mercadores.
Arrendamento que fez Diogo Fernandes da Rocha, morador na cidade de Lisboa, a quem pertenciam a metade dos frutos da igreja de São Tomé Caldelas, pertencente ao Priorado, por dois anos, a Gonçalo Francisco de Castro, mercador, morador na Rua da Sapateira.
Arrendamento que fez Diogo Fernandes da Rocha, morador na cidade de Lisboa, a quem pertenciam os frutos e rendimentos da igreja de Santa Eulália de Fermentões, por um ano, a Marcos da Costa, carpinteiro, morador na Rua de São Tiago.
Arrendamento que fez o Priorado dos frutos da igreja de São Martinho de Fareja, por um ano, a Paulo Francisco, mercador, morador na Rua da Sapateira.
Outorga que deu Beatriz Nogueira, mulher de António Dias, cutileiro, moradores na Rua de Gatos, ao arrendamento dos frutos das Searas do Priorado.
Arrendamento que fez o Priorado da sua parte dos frutos da igreja de São Tomé de Caldelas, por um ano, a Gonçalo Francisco de Castro, mercador, morador na Rua da Sapateira.
Contrato que fez o Cabido com o marchante Simão Gonçalves, morador na Rua das Molianas, para que lhes cortasse carne de boi macho, por um ano.
Quitação que deu o Cabido ao seu prebendeiro Sebastião Fernandes de Araújo, a todo o tempo que foi prebendeiro conforme os contratos.
Contrato que fez o Cabido com António Nunes, morador na Rua da Sapateira, para que fosse seu prebendeiro por dois anos.
Adição à procuração que fez Domingos Limpo, procurador do Dom Prior aos licenciados Marcos Dinis e Pedro Pereira, advogados na cidade de Braga, a Bartolomeu Rodrigues, morador na dita cidade.
Outorga que deu Catarina Fernandes, mulher de Sebastião Martins, ao prazo do casal de Pousada em Santo Tirso de Prazins.
Adição que fez o Cabido ao contrato de prebendeiro António Nunes feito em 07-05-1629.
Obrigação que fez o tangedor dos órgãos António da Fonseca, solteiro, morador na vila, ao Cabido e ao Dom Prior para tanger os ditos órgãos na igreja todos os dias que o sub chantre lhe indicará.
Prazo que fez o Cabido do casal do Barreiro em São Torcato, a João Luís e sua mulher Catarina Gonçalves, moradores no dito casal.
Outorga que deu Maria Gonçalves, mulher de Francisco Alvares, alfaiate, ao prazo de uma morada de casas na Rua de São Tiago.
Outorga que deu Senhorinha Lopes, mulher de Torcato Gonçalves, ao prazo de umas casas e serrado desmembradas do casal do Monte em São Torcato.
Prazo que fez o Cabido de umas casas e serrado desmembradas do casal do Monte em São Torcato, a Torcato Gonçalves e Senhorinha Lopes, moradores no dito casal.
Outorga que deu Francisca Gomes, mulher de Francisco Vaz, ao prazo de uma morada de casas, lameiro e leira de horta nas Molianas.
Prazo que fez o Cabido de uma morada de casas, lameiro e leiras de horta nas Molianas, a Francisco Vaz, ensamblador, e sua mulher Francisca Gomes, moradores na Rua de São Francisco, extramuros desta vila.
Outorga que deu Catarina Alvares, mulher de Gervásio Gonçalves, ao prazo da quebrada do Estripão desmembrada do casal das Condessas em São Paio de Moreira de Cónegos.
Contrato do Cabido para que António Nunes, mercador, morador na Rua da Sapateira, seja seu prebendeiro pelo tempo de dois anos.
Outorga que deu Leonor Martins, mulher de Mateus Gonçalves, ao prazo do casal do Souto e Quintãs em Santa Eulália de Pentieiros.
Obrigação que fez António Nunes ao Cabido referente ao contrato de prebendeiro.
Prazo que fez o Cabido do casal do Souto e Quintãs em Santa Eulália de Pentieiros, a Mateus Gonçalves e sua mulher Leonor Martins, moradores no dito casal.
Prazo que fez o Cabido do casal de Entre as Vinhas em Santo Estêvão de Urgezes, a António de Castro Rebelo, morador no dito casal.
Outorga que deu Madalena Vaz, mulher de Francisco Manuel, mercador, moradores na Rua dos Mercadores, à fiança do contrato de prebendeiro.
Arrendamento que fez o Priorado dos frutos da igreja de São Paio de Moreira do Rei, por um ano, a António Pires, “o pombo”, morador no lugar dos Casais, na dita freguesia; e a Francisco Gonçalves, morador no lugar da Bemposta, na dita freguesia.
Arrendamento que fez o Priorado da sua parte dos frutos das igrejas de São Sebastião e de São Paio, por um ano, a João Fernandes, sapateiro, morador na Rua de Gatos.
Arrendamento que fez o Priorado dos frutos da ermida de Santo Antoninho, por um ano, a Francisco Gonçalves, morador no Campo da Feira.