Search results

77 records were found.

Prazo que fez o Cabido da bouça do Valado que saiu da quinta de Sá, da parte de Francisco Gonçalves, em São Clemente de Basto, termo da vila de Basto, a João Alves e sua mulher Senhorinha Pires, moradores no lugar de Crasto, na dita freguesia.
Prazo que fez o Cabido de parte do casal do Outeiro Arosa e Montezelo em São Clemente de Basto, termo da vila de Basto, a Domingos Francisco e sua mulher Maria Francisca, moradores no dito casal.
Prazo que fez o Cabido dos campos das Vessadas em São Torcato, a Francisco João, morador no casal de Sobredo, na dita freguesia.
Prazo que fez o Cabido do Campo de Figueiredo desmembrado do casal de Campo e Fundevila que por outro nome se chama à venda, a Sebastião Simões; e prazo do Campo de Subrego desmembrado do casal de Campo, a Páscoa Gonçalves, viúva de António Simões, moradores no casal de Argevide em São Bartolomeu de São Gens, concelho de Montelongo.
Prazo que fez o Cabido de casa e horta que saiu do casal de Gondim em São Bartolomeu de São Gens, concelho de Montelongo, a Ana Brás, solteira, moradora no dito casal.
Contrato que fez o Cabido com Sebastião Fernandes de Araújo, morador na Rua da Sapateira, para que fosse prebendeiro da igreja da Colegiada e arrecadador das suas rendas.
Fiança ao contrato que deu Sebastião Fernandes de Araújo ao do Cabido. Foi fiador Cristóvão Nogueira, morador na Rua de São Domingos.
Outorga que deu Apolónia da Rocha, mulher de Jerónimo de Meira, ao prazo de metade do casal do Outeiro e Campo de Subadega em São Torcato.
Prazo que fez Priorado de umas casas e almoinha no Campo da Feira, a António Gomes e a sua mulher Francisca da Silva, moradores na quinta da Amorosa em São Pedro de Azurém.
Outorga que deu Francisca da Silva, mulher de António Gomes, ao prazo de casas e almoinha no Campo da Feira.
Prazo que fez o Priorado do lugar das Searas de Fato, na freguesia de Nossa Senhora da Oliveira, a D. Marinha, filha de Diogo de Miranda de Azevedo, moradores na vila.
Procuração que fez o Cabido ao licenciado Marcos Dinis, advogado na cidade de Braga e a Filipe da Maia, morador no casal do Souto de Porcas em Santa Maria de Palmeira, termo da dita cidade.
Prazo que fez o Cabido de umas casas na Rua das Mostardeiras, que foram de Bárbara Gomes, a Isabel Luís, viúva de Gaspar Ferreira, moradora na Praça desta vila.
Posse que tomou António Lopes de umas casa na Rua Travessa.
Obrigação e Fiança de Maria Lourença, viúva de Pedro Antunes, moradora na quinta da Torre em São Martinho de Quinchães, concelho de Montelongo.
Prazo que fez o Cabido da metade do casal da Torre em São Martinho de Quinchães, concelho de Montelongo, a Maria Lourença, viúva de Pedro Antunes, moradora no dito casal.
Outorga que deu Margarida Mendes, mulher de Francisco Fernandes, ao arrendamento dos frutos da igreja de Santa Maria de Silvares.
Prazo que fez o Cabido de umas casa na Rua Travessa, a António Lopes, serralheiro, morador na Rua Nova das Oliveiras.
Prazo que fez o Cabido de umas casa com seu quintal na Rua de Santa Luzia, que foram de Pedro Novais de Faria, ao cónego Gonçalo Barroso, prebendado da igreja de Nossa Senhora da Colegiada de Guimarães.
Prazo que fez o Cabido do casal de Chouzelas em São Pedro de Polvoreira, a António de Castro, viúvo de Mónica da Silva, e a seu filho Pantaleão, moradores na Rua Nova das Oliveiras.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos da igreja de São Vicente de Mascotelos, por três anos, a António do Couto, mercador, morador na Rua Nova das Oliveiras.
Prazo que fez o Cabido de umas casa na Rua das Moliana, a Antónia Fernandes, viúva de Gonçalo Ribeiro, e sua filha Maria, moradoras na dita rua.
Prazo que fez o Cabido de uma bouça desmembrada do casal de Cortinhas em São Torcato, a Torcato Ferreira, mercador, e sua mulher Maria Domingues, moradores na Rua de Gatos.
Arrendamento que fez o Priorado dos frutos da igreja de São Martinho de Fareja, por dois anos, a Gaspar Barbosa, tratante, morador no casal da Bouça na dita freguesia.
Outorga que deram Catarina Rodrigues mulher de Salvador Martins, e Senhorinha Gaspar mulher de Francisco Martins ao arrendamento dos frutos da igreja de Santo Estêvão de Urgezes.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos das igrejas de São Miguel do Paraíso, termo desta vila, e da igreja de Santo Emilião, termo de Lanhoso, por três anos, a Diogo Ferreira, morador na Rua Nova do Muro nesta vila.
Outorga que deu Maria Gonçalves mulher de Pedro Gonçalves, ao prazo de casas e terras desmembradas do casal da Devesa em São Torcato.
Prazo que fez o Cabido de um quarto do casal da Fonte em São Salvador de Ribas, termo da vila de Basto, a Bartolomeu Francisco, solteiro, morador no dito quarto do casal.
Prazo que fez o Cabido de umas casas, horta e latada nas Hortas do Prior, a Martim Gonçalves Cardoso e a sua mulher Antónia Gonçalves, moradores no dito lugar.
Fiança ao contrato que deu Sebastião Fernandes de Araújo ao Cabido. Foi fiador Gonçalo de Castro, morador na Rua de São Tiago.
Outorga que deu Bárbara Nogueira, mulher de Sebastião Fernandes de Araújo, ao contrato deste com o Cabido para prebendeiro da igreja da Colegiada.
Prazo que fez o Priorado de metade do casal do Outeiro e Campo de Subadega em São Torcato, a Apolónia da Rocha, mulher de Jerónimo de Meira, moradores na dita metade do casal.
Outorga que deu Antónia Gonçalves, mulher de Martim Gonçalves, ao prazo de umas casas, horta e latada nas Hortas do Prior.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos do Mosteiro de São Bartolomeu de São Gens, concelho de Montelongo, por três anos, a André Gonçalves do Canto, mercador, morador na Rua de Santa Luzia.
Outorga que deu Isabel Gonçalves, mulher de Domingos Vaz, do casal de Abrecovo em Santo André de Codeçoso, que está no livro oitavo fl. 34.
Prazo que fez o Cabido de certas terras do casal da Fonte em São Tiago de Lordelo, e das uveiras de Subcarvalho, e do campo da Sublevada, em São Salvador de Ribas, termo da vila de Basto, a Sebastião Afonso e sua mulher Margarida Dias, moradores no casal da Granja, a Gonçalo Francisco e sua mulher Isabel Gonçalves, moradores no casal da Fonte, e a Ana, solteira, e sua irmã Isabel, moradoras em Lordelo, todos da dita freguesia.
Prazo que fez o Cabido de certas terras e campo que saíram do casal da Fonte, campo de Loborachos, a metade do campo de Sublevada que saiu do casal da Abadia e da metade das Uveiras de Subcarvalho, e do campo da Vessada, em São Salvador de Ribas, termo da vila de Basto, a Gonçalo Afonso e sua mulher Catarina Novais, morador no casal da Granja, da dita freguesia.
Prazo que fez o Cabido de terras desmembradas dos casais da Fonte das Gaias e de Lamelas em São Salvador de Ribas, termo da vila de Basto, a João de Braga, morador no lugar das Portas, da dita freguesia.
Prazo que fez o Cabido do campo da Vessada de Baixo, que foi de Bartolomeu Machado, em São Salvador de Ribas, termo da vila de Basto, a Gonçalo Gonçalves e a sua mulher Catarina Fernandes, moradores no casal de Lamelas, da dita freguesia.
Prazo que fez o Cabido do campo de Pomarelho desmembrado do casal da Torre em São Salvador de Ribas, termo de Basto, a Isabel Gonçalves, viúva, moradora no dito casal da Torre. Foi procurador o seu genro Gaspar de Macedo, morador no dito casal.
Prazo que fez o Cabido de outra parte do casal do Outeiro Arosa e Montezelo em São Clemente de Basto, termo da vila de Basto, a Francisco Alves e sua mulher Catarina Francisca, moradores em parte do dito casal.
Prazo que fez o Cabido de outra parte do casal do Outeiro Arosa e Montezelo em São Clemente de Basto, termo da vila de Basto, a António Alves e sua mulher Maria Gonçalves, moradores no lugar de Gandarela, na dita freguesia.
Procuração que fez o Cabido ao licenciado Bartolomeu Mendes de Vasconcelos, advogado, para ser seu procurador geral para todas as suas causas tocantes e pertencentes a suas partes e a sua mesa capitular.
Prazo que fez o Cabido do casal do Monte de Bornaria em São Pedro de Azurém, a Jerónimo Fernandes e sua mulher Maria de Mesquita, moradores no dito casal.
Prazo que fez o Cabido do casal de Vilares em Santa Eulália Antiga de Fafe, concelho de Montelongo, a Baltazar de Basto e sua mulher Apolónia Pires, a Domingos Francisco e sua mulher Marta Pinheira, a Gonçalo Alves Carrasco e sua mulher Ana Gonçalves, e a Gonçalo, menor, filho de Francisco Alves, já defunto, e de Catarina Gonçalves, todos moradores no dito casal.
Outorga que deu Maria de Mesquita, mulher de Jerónimo Fernandes, ao prazo do casal do Monte de Bornaria em São Pedro de Azurém.
Procuração que fez o Cabido ao reverendo Pedro do Canto Pacheco, cónego da Colegiada, e revogação de outra procuração.
Prazo que fez o Cabido de metade do casal de Real em São Bartolomeu de São Gens, concelho de Montelongo, a Pedro Lourenço e sua mulher Catarina Fernandes, moradores no dito casal.
Prazo que fez o Cabido da outra metade do casal de Real em São Bartolomeu de São Gens, concelho de Montelongo, a António Lourenço e a sua mulher Catarina Fernandes, moradores no dito casal.
Prazo que fez o Cabido de umas casas e quintal na Rua do Gado, a Inácia Fernandes, solteira, moradora na dita rua.
Prazo que fez o Cabido de terras desmembradas da quinta de Vilar de Murzelos e casal do Pombal em Santo André de Telões, termo de Basto, a Juliana Fernandes, solteira, moradora na Aldeia de Vilar de Murzelos, na dita freguesia.
Prazo que fez o Cabido do casal de Soalhães, sito atrás do Mosteiro de São Francisco, a Ana de Morgade, filha de André Martins e de Isabel Antunes, moradores na Rua da Sapateira.
Procuração que fez o Cabido ao reverendo Cristóvão Ferraz, cónego prebendado da igreja da Colegiada.
Arrendamento que fez o Priorado da sua parte dos frutos da igreja de São Tomé de Caldelas, por dois anos, a Gonçalo Francisco, mercador, morador na Rua da Sapateira.
Prazo que fez o Cabido de umas casa, quintal e pertenças na Rua das Molianas feito a Gaspar da Costa e sua mulher Helena Gomes, moradores na dita rua.
Arrendamento que fez o Priorado da sua parte dos frutos da igreja de São Tiago da vila de Murça e suas anexas, por dois anos, a Mateus Teixeira.
Outorga que deram Lucrécia Nogueira, mulher de Diogo Ferreira, e Beatriz Vaz, mulher de Francisco Gonçalves, ao arrendamento dos frutos das igrejas de São Miguel de Paraíso e a de Santo Emilião
Prazo que fez o Cabido de umas casas derrubadas na Rua Escura, a Fernão Rebelo de Almeida, morador nesta vila.
Outorga que deram Maria Luís, mulher de António do Canto, e Isabel Pires, mulher de Jerónimo Alves, ao arrendamento dos frutos da igreja de São Vicente de Mascotelos.
Outorga que deu Margarida Francisca, mulher de Gonçalo Francisco, ao arrendamento dos frutos da igreja de São Tomé de Caldelas.
Outorgas que deram a mulher de Diogo Ferreira e Amaro Gonçalves, ao arrendamento dos frutos das igrejas de São Miguel do Paraíso e a de Santo Emilião.
Outorga que deu Andreza Mendes, mulher de Jorge Ribeiro, ao arrendamento dos frutos da igreja de São Martinho de Conde.
Prazo que fez o Priorado de metade do casal do Paço em São João de Ponte, a Pedro Gonçalves e sua mulher Isabel Gonçalves, moradores na dita metade do casal.
Procuração que fez o Cabido a Bartolomeu Mendes de Vasconcelos, Sebastião Melo e Estêvão Fernandes Vieira, advogados.
Prazo que fez o Cabido do campo de Lameirinho desmembrado do casal da Lage em São Martinho de Quinchães, concelho de Montelongo, a Ana Fernandes, viúva de Francisco André, moradora no Assento em Santa Maria de Antime, no mesmo concelho.
Outorga que deu Beatriz Nogueira, mulher de António Dias, ao arrendamento dos frutos das Searas da Vila.
Arrendamento que fez o Priorado dos frutos das Searas da Vila, por dois anos, a António Dias, cutileiro, morador na Rua de Gatos.
Arrendamento que fez o Cabido da sua parte dos frutos da igreja da vila de Murça e suas anexas, por três anos, a Baltazar Rodrigues, morador na Rua da Veiga em Vila Real.
Outorga que deu Maria Domingues, mulher de Torcato Ferreira, moradores na Rua de Gatos, ao prazo de uma bouça desmembrada do casal de Cortinhas em São Torcato.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos da igreja de Santa Maria de Silvares, por três anos, a Francisco Fernandes, sapateiro, morador na Rua de Gatos.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos do Mosteiro de Santo André de Telões e suas anexas, termo da vila de Basto, por três anos, a António Cerqueira, morador na vila de Amarante, atrás da casa da Santa Misericórdia.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos da igreja de São Martinho de Conde, por três anos, a Jorge Ribeiro, morador na Rua de Gatos.
Arrendamento que fez o Cabido e o Priorado das suas partes dos frutos das igrejas de São Paio e de São Sebastião, por três anos, a Domingos Cordeiro, morador nesta vila.
Arrendamento que fez o Cabido da sua parte dos frutos da igreja de São Tomé de Caldelas, por três anos, a Gonçalo Francisco de Castro, mercador, morador na Rua da Sapateira nesta vila.
Prazo que fez o Cabido de casas e terras desmembradas do casal da Devesa e campo de Sanche desmembrado do casal do Assento em São Torcato, a Pedro Gonçalves e sua mulher Maria Gonçalves, moradores no dito casal.
Outorga que deu Francisca Fernandes, mulher de Gonçalo Vaz ao prazo do casal de Abrecovo em de Santo André de Codeçoso, termo da vila de Basto.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos da igreja de São Torcato e suas anexas, por três anos, a Vitória Alves, viúva de João Moreira, e a seu filho Custódio Moreira, moradores no Assento da dita igreja.