Search results

84 records were found.

Prazo que fez Cabido do casal de Carcavelos em Santa Eulália de Nespereira, a Francisca de Valadares, solteira, filha do licenciado João de Valadares e sua mulher Inês de Guimarães.
Sob estabelecimento que fez o licenciado Miguel de Freitas, como procurador do Dom Prior, aos licenciados Tomé Vaz, Henrique Pais, Onofre de Brito, advogados na casa da Relação do Porto, a António João e a Margarida Pires, sua sogra, moradores no casal do Assento em Mesão Frio.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos das igrejas de São Pedro de Azurém e de Santo Emilião, por três anos, a Diogo Ferreira, morador na Rua do Postigo da porta do Campo da Feira.
Procuração que fez o Cabido a Francisco Gonçalves, morador no casal do Souto em São Torcato, e a Pedro Francisco Soares.
Procuração que fez o Cabido a Jerónimo Fernandes, sirgueiro.
Procuração que fez o Cabido ao reverendo Manuel Luís de Azevedo, arcipreste da igreja da Colegiada.
Prazo que fez o Cabido do casal da Torre em São Martinho do Conde, a Margarida Francisca, viúva de Torcato Francisco, moradora no dito casal.
Contrato entre o Cabido e os religiosos do Mosteiro da Costa sobre o casal da Badoa em Pentieiros.
Sob estabelecimento que fez o licenciado Miguel de Freitas, como procurar do Dom Prior, aos licenciados Pedro Francisco Soares e Pedro Guedes e Bento Barbosa, advogados nesta vila, e a Adriano de Sampaio, morador na vila, e a Manuel Rodrigues Botelho, António Afonso da Gama, advogados na cidade de Braga.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos da igreja de São Martinho do Conde, por três anos, a Gonçalo Pires, sapateiro, morador na Rua Travessa das Oliveiras.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos da igreja de São Mamede de Aldão, por três anos, a Torcato Ferreira, cutileiro, morador ao Cano das Gafas.
Outorga que deu Vitória Alvares, mulher de João Moreira, ensamblador, moradores na Rua do Postigo, ao arrendamento dos frutos do Mosteiro de São Torcato.
Arrendamento que fizeram o Cabido e o Priorado, das suas partes dos frutos das igrejas de São Paio e de São Sebastião desta vila, por três anos, a Bartolomeu Fernandes, sapateiro, morador na Rua de Gatos.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos da igreja de São João de Ponte, por três anos, a Gaspar Francisco Esteves, morador na Rua de São Domingos.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos da igreja de São Miguel do Paraíso, por três anos, a Manuel Alvares Barreto, morador na Rua de São Domingos.
Arrendamento que fez o Cabido da sua parte dos frutos da igreja de São Tomé de Caldelas, por três anos, a Salvador Martins, sapateiro, morador à porta do Postigo do Campo da Feira.
Outorga que deram Lucrécia Nogueira, mulher de Diogo Ferreira, rendeiro, moradores na Rua do Postigo; e Maria Ferreira, mulher de Pedro Rodrigues, fiador, moradores no casal do Assento em Santa Maria de Silvares, ao arrendamento e fiança dos frutos das igrejas de São Pedro de Azurém e de Santo Emilião.
Arrendamento que fez o Priorado da sua parte dos frutos das Searas da Vila, por três anos, a António Dias, cutileiro, morador na Rua de Gatos.
Outorgas que deram Maria Fernandes, mulher de Bartolomeu Fernandes, sapateiro, moradores na Rua de Gatos; e Ana Francisca, mulher de João Fernandes, sapateiro, moradores também na dita rua, ao arrendamento e fiança dos frutos das igrejas de São Paio e de São Sebastião desta vila.
Prazo que fez o Cabido de parte do casal da Torre em Salvador de Ribas, termo da vila de Basto, a Sebastião Afonso e sua mulher Maria Pires, moradores no dito casal.
Obrigação e quitação que deram o cónego da Colegiada António Gomes de Oliveira, recebedor que foi das rendas do Priorado, e António do Varela, criado e procurador do senhor Bispo Dom Pedro de Castilho, prior da Colegiada.
Outorga que deu Maria Gonçalves, mulher de João Martins, ao prazo do casal da Ribeira de Cima em São João de Ponte.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos do Mosteiro de Santo André de Telões, por três anos, a Gaspar Moreira, homem da governança desta vila, morador na Rua de Gatos.
Prazo que fez o Priorado do casal do Cabo em São Martinho de Fareja, a Domingos Pires e sua mulher Isabel Gonçalves, moradores no dito casal.
Outorga que deu Maria Leite, mulher de Adriano de Sampaio, moradores na quinta de Vila Corneira em Salvador de Tagilde, ao contrato de economia entre o Priorado e Adriano de Sampaio.
Procuração que fez o Cabido ao reverendo André Correia de Mesquita, cónego prebendado na Colegiada, para que este faça vedorias e prazos do casal de Tuzendes em São Salvador de Torgueda, termo da vila de Vila Real.
Quitação que deu António Varela, como procurador do Dom Prior, ao licenciado Miguel de Freitas, como procurador do Dom Prior.
Prazo que fez o Priorado do casal da Lage em Santo Tirso de Prazins, a Diogo Pires e sua terceira mulher Luzia Rodrigues, moradores no dito casal.
Prazo que fez o Cabido do casal e moinho da Ribeira, a Catarina Machado, filha de Gaspar Rebelo de Carvalho.
Quitação que deu André Mendes, viúvo, morador casal de Cima de Vila em São Miguel de Serzedo, ao abade Sebastião Vaz. Aquele casara sua filha com Francisco Vaz.
Outorga que deu Petronilha Teixeira, mulher de Francisco Alvares de Barros, mercador, moradores na Rua de Gatos, ao arrendamento dos frutos das igrejas de São Vicente de Mascotelos e de São Miguel do Paraíso.
Outorga que deu Maria Pinheiro, mulher de Marcos Rodrigues, mercador, moradores na Rua de Santa Luzia, ao arrendamento dos frutos do Mosteiro de Gens.
Outorga que deu Domingas Pires, mulher de António Rodrigues, mercador, moradores na Rua de Gatos, ao arrendamento dos frutos da igreja de São Tomé de Caldelas, da parte do Priorado.
Prazo que fez o Cabido de certas terras desmembradas do casal da Reboreda em São Torcato, ao reverendo Afonso Garcia, cónego prebendado na igreja da Colegiada.
Sob estabelecimento que fez o licenciado reverendo Miguel de Freitas, cónego prebendado e como procurador do Dom Prior Pedro de Castilho, aos licenciados Tomé Vaz, Henrique Pais e Miguel Jorge, advogados na cidade do Porto, e ao reverendo André Moreira, cónego prebendado na igreja da Colegiada.
Outorga que deu Catarina da Cunha, mulher de Mateus Gomes, moradores na Rua Nova das Oliveiras, ao arrendamento dos frutos da igreja de Santo Estêvão de Urgezes.
Prazo que fez o Cabido de um quarto do casal do Assento em São Torcato, a Francisco Gonçalves e sua mulher Helena Gonçalves, moradores no dito quarto do casal.
Outorga que deu Ana Antunes, mulher de Gonçalo Gonçalves, mercador, à fiança do arrendamento dos frutos da ermida de Santo Antoninho.
Prazo que fez o Priorado de uma almoinha e hortas nas Hortas do Prior, a João Ferreira, barbeiro, morador nas Hortas do Prior.
Declaração de clausula de prazo que fizeram os procuradores do Cabido sobre o prazo do casal de Covelas em Santo André de Telões feito a António Gonçalves e sua mulher.
Outorga que deu Isabel Martins, mulher de João Ferreira, bainheiro, moradores nas Hortas do Prior, ao prazo de casas e hortas nas Hortas do Prior.
Obrigação de tirar a paz e a salvo que fez Gaspar Moreira, morador na Rua de Gatos, a Francisco Barroso Vieira, morador na Rua da Caldeiroa, sobre a renda do Mosteiro de Santo André de Telões.
Procuração que fez Gaspar de Lains, mercador, morador na cidade de Bragança, aos licenciados Pedro da Silva Pereira, Tomás da Silva de Melo, advogados na vila de Guimarães, e a Diogo Martins, solicitador na dita vila e a António Rodrigues Bragança. Na cidade do Porto aos licenciados Roque Teixeira, Roque da Fonseca de Faria, advogados, e a João Alvares, solicitador.
Adição que fez o Cabido ao prazo do casal de Fafião e quinta da Mira em São Pedro de Polvoreira.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos do Mosteiro de São Torcato, por três anos, a João Moreira, ensamblador, morador na vila.
Arrendamento que fez o Cabido da sua parte dos frutos das Searas da Vila, por três anos, a Gaspar Martins, cutileiro, morador na Rua Travessa das Oliveiras.
Arrendamento que fez o Cabido de metade dos frutos da igreja de São Vicente de Mascotelos, por três anos, a Francisco Fernandes, bainheiro, morador na Rua Travessa das Oliveiras.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos da igreja de Santo Estêvão de Urgezes, por três anos, a Mateus Gomes, morador na Rua Nova das Oliveiras.
Outorga que deu Margarida Alvares, mulher de Pedro Dias, ferreiro, moradores na Rua de Gatos junto à ermida de São Lázaro, à fiança do arrendamento dos frutos da igreja de Santo Estêvão de Urgezes.
Outorgas que deram Francisca Vaz, mulher de Gonçalo Pires, sapateiro, rendeiro, moradores na Rua Travessa das Oliveiras; e Maria Francisca; mulher de Domingos Pires, fiador, moradores no casal do Ribeiro em São Pedro de Polvoreira, ao arrendamento e fiança dos frutos da igreja de São Martinho do Conde.
Prazo que fez o Cabido de um quinhão do casal do Assento em Santo André de Telões, a Domingos Fernandes, lavrador, e sua mulher Maria Antónia, moradores no dito casal.
Outorga que deu Leonor Domingues, mulher de Francisco Gonçalves, mercador, moradores na Rua dos Mercadores, à fiança do arrendamento dos frutos das Searas da Vila feito a António Dias, cutileiro.
Prazo que fez o Cabido do casal da Ribeira de Cima em São João de Ponte, a João Martins e sua mulher Maria Gonçalves, moradores no dito casal.
Prazo que fez o Cabido da quebrada da Ribeira que saiu do casal da Ribeira em São João de Ponte, a Maria Gonçalves, solteira, moradora no dito casal..
Fiança ao contrato de economia entre o Priorado e Adriano de Sampaio, apresentando por fiadores António Peixoto Sodré e o licenciado Estêvão Fernandes Vieira, moradores na vila.
Contrato de economia que fez o licenciado Miguel de Freitas, cónego prebendado e vigário geral na Colegiada de Guimarães, e procurador do senhor bispo Dom Pedro de Castilho, vice rei deste reino, inquisidor geral e capelão mor de Sua Majestade e Dom Prior da dita Colegiada, com Adriano de Sampaio, morador nesta vila, para o fazer económico e recebedor das rendas do Sabido pertencentes ao Priorado.
Prazo que fez o Priorado do casal das Courelas de Baixo em São João de Ponte, a Maria Dias, viúva de Gonçalo Rodrigues, moradores no dito casal.
Consentimento e aprazimo que deu Inês Rodrigues, viúva, ao prazo do casal das Courelas de Baixo em São João de Ponte.
Fiança ao arrendamento dos frutos do Mosteiro de Santo André de Telões, sendo fiador Francisco Barroso Vieira.
Outorga que deu Maria Nogueira, mulher de Gaspar Martins, cutileiro, moradores na Rua Travessa das Oliveiras, ao arrendamento dos frutos das Searas da Vila, da parte do Cabido.
Arrendamento que fez o Priorado da sua parte dos frutos da igreja de São Tomé de Caldelas, por três anos, a Salvador Martins, sapateiro, morador à porta do Postigo do Campo da Feira.
Outorga que deu Beatriz Nogueira, mulher de António Dias, cutileiro, moradores na Rua de Gatos, ao arrendamento dos frutos das Searas da Vila, da parte do Priorado.
Outorga que deu Catarina Rodrigues, mulher de Salvador Martins, sapateiro, moradores à porta do Postigo do Campo da Feira, ao arrendamento dos frutos da igreja de São Tomé de Caldelas, da parte do Cabido.
Outorga que deu Domingas Pires, mulher de António Rodrigues, mercador, moradores na Rua de Gatos, ao arrendamento dos frutos da igreja de São Tomé de Caldelas, da parte do Cabido.
Outorga que deu Maria de Aguiar, mulher de Gaspar Francisco Esteves, moradores na Rua de São Domingos, ao arrendamento dos frutos da igreja de São João de Ponte.
Procuração que fez Brízida Martins, viúva de Gonçalo Luís, moradora em Covas em São Cosme e Damião de Lobeira, aos licenciados Bartolomeu Mendes de Vasconcelos, Tomás da Silva de Melo, Luís Leite Ferreira, advogados na vila de Guimarães, e a seu filho Francisco Luís, e a seu genro João de Meira, e a João Fernandes, de Pousada em São Romão de Mesão Frio. Na cidade do Porto aos licenciados Roque Teixeira, Roque da Fonseca de Faria e Bartolomeu Gomes, advogados, e a João Alvares, solicitador.
Outorga que deu Catarina Vaz, mulher de Manuel Alvares Barreto, moradores na Rua de São Domingos, ao arrendamento dos frutos da igreja de São Miguel do Paraíso.
Outorga que deu Beatriz Jorge, mulher de António Alvares de Barros, mercador, moradores na Rua de São Domingos, ao arrendamento dos frutos da igreja de São Miguel do Paraíso.
Outorga que deu Ana Alvares, mulher de João Lourenço, moradores na Rua de Gatos, ao arrendamento dos frutos das Searas da Vila, da parte do Cabido.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos do Mosteiro de São Gens, por três anos, a Marcos Rodrigues, mercador, morador na Rua de Santa Luzia.
Outorga que deu Catarina da Espinhosa, mulher de Gonçalo Vieira, mercador, moradores na Rua dos Mercadores, ao arrendamento dos frutos do Mosteiro de Gens.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos da igreja de São Tiago de Candoso, por três anos, a Domingos Gonçalves, morador no casal das Cabeças em São Tiago de Candoso.
Outorga que deu Ana de Almeida, mulher de Francisco Fernandes, bainheiro, moradores na Rua Travessa das Oliveiras, ao arrendamento dos frutos da igreja de São Vicente de Mascotelos, das partes do Cabido e do Priorado.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos da igreja de Santa Maria de Silvares, por três anos, a João Borges, mercador, morador na Rua de São Domingos.
Outorga que deram Catarina Domingues, mulher de Torcato Ferreira, moradores no Cano das Gafas; e Ana Domingues, mulher de Domingos Francisco, sapateiro, moradores no Cano das Gafas; e Maria Pires, mulher de Belchior Gonçalves, moradores no casal da Devesa em São Torcato, ao arrendamento e fiança dos frutos da igreja de São Mamede de Aldão.
Outorga que deu Catarina Rodrigues, mulher de Salvador Martins, sapateiro, moradores na Rua Nova do Muro, ao arrendamento dos frutos da igreja de São Tomé de Caldelas, da parte do Priorado.
Outorga que deu Isabel de Sampaio, mulher de João Borges, mercador, moradores na Rua de São Domingos, ao arrendamento dos frutos da igreja de Santa Maria de Silvares.
Outorga que deu Maria Gonçalves, mulher de Pedro Gonçalves, moradores no lugar de Gilde em São Torcato, à fiança do arrendamento dos frutos da igreja de São Mamede de Aldão.
Outorga que deu Margarida Moreira, mulher de Pedro Borges, barbeiro, moradores na Rua Nova do Muro, ao arrendamento dos frutos da igreja de Santa Maria de Silvares.
Arrendamento que fez o Priorado de metade dos frutos da igreja de São Vicente de Mascotelos, por três anos, a Francisco Fernandes, bainheiro, morador na Rua Travessa das Oliveiras.
Outorga que deu Maria de Sampaio, mulher de Álvaro Fernandes, moradores na Rua de Gatos, à fiança do arrendamento dos frutos da igreja de São João de Ponte.
Arrendamento que fez o Priorado dos frutos da igreja de São Martinho de Fareja, por três anos, a Gonçalo Pires, morador no casal das Quintãs em São Miguel de Serzedo.
Outorga que deu Leonor Domingues, mulher de Francisco Gonçalves, mercador, moradores na Rua dos Mercadores, ao arrendamento dos frutos das Searas da Vila, da parte do Priorado.