Search results

147 records were found.

Arrendamento que fez o Cabido dos frutos da igreja de Moreira do Rei, pertencentes ao Priorado, em sede vacante, por um ano, a Cosme Novais, morador em Eira Donega na dita freguesia.
Fiança que deu Cosme Novais ao arrendamento dos frutos da igreja de Moreira do Rei. Este apresentou por seus fiadores Amaro João, mercador, e a Gonçalo Antunes, viúvo, morador na quinta da Felgueira em Santa Maria de Ribeiros, do concelho de Montelongo.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos do Mosteiro de Santo André de Telões, por três anos, a Gaspar Moreira, morador na Rua de Gatos.
Prazo que faz o Cabido do casal de Trasportela em São Romão de Mesão Frio, a Estevão João e sua mulher Maria Gomes, moradores no dito casal.
Revogação de procuração que fez o Cabido ao padre Vicente Fernandes.
Prazo que fez o Cabido do casal de Viacova em São João de Ponte, a Maria Machado, filha de João Fernandes Machado, fidalgo de linhagem moradores na vila.
Prazo que fez o Cabido de certas propriedades na Rua da Caldeiroa, a Maria Machado, filha de João Fernandes Machado, fidalgo de linhagem, moradores nesta vila.
Procuração que fez o Cabido ao licenciado Pedro de Mesquita, cónego prebendado na igreja da Colegiada.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos da igreja de São Tomé de Caldelas, da parte pertencente ao Priorado, em sede vacante, por um ano, a João Gonçalves do Canto, morador no Assento da dita freguesia.
Outorga que deu Isabel Gomes, mulher de Salvador Ferraz, moradores na Rua do Gado, ao arrendamento dos frutos do Mosteiro de São Gens de Montelongo.
Outorga que deu Francisca Lopes, mulher de Frutuoso Gonçalves, moradores no casal do Monte em São Torcato, à fiança do arrendamento dos frutos das Searas de Souto.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos da igreja de São Vicente de Mascotelos, da parte pertencente ao Priorado, em sede vacante, por um ano, a Nicolau Pinto, morador no Assento de São João de Gondar.
Outorga que deu Catarina Vaz, mulher de Manuel Alvares Barreto, moradores na Rua de São Domingos, ao arrendamento dos frutos das igrejas de São Paio e de São Sebastião.
Outorga que deu Leonesa Fernandes, mulher de António Gonçalves, ferreiro, moradores na Rua de Gatos, ao arrendamento dos frutos da igreja de São Miguel do Paraíso.
Outorga que deu Vitória Lourença, mulher de Domingos Pires, moradores na Rua de Santa Luzia, à fiança do arrendamento dos frutos da igreja de Santo Estevão de Urgezes.
Outorga que deu Isabel Mendes, mulher de Amador Fernandes Furtado, mercador, moradores na Rua dos Mercadores, ao arrendamento dos frutos da igreja de São Tiago de Candoso.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos das igrejas de São Paio e de São Sebastião, da parte pertencente ao Priorado, em sede vacante, por um ano, a Manuel Alvares Barreto, morador na Rua de Gatos.
Outorga que deu Catarina Francisca, mulher de Jerónimo Gomes, moradores no casal do Picoto em São Pedro Fins de Gominhães, ao arrendamento dos frutos das Searas de Souto.
Outorga que deram Maria Francisca, mulher de Gonçalo Francisco de Castro, tratante, moradores na Rua da Sapateira; e Maria Gomes, mulher de António Gonçalves, sapateiro, moradores na dita rua, ao arrendamento e fiança dos frutos da igreja de São Martinho de Fareja.
Outorga que deu Isabel de Freitas, mulher de Pedro João, mercador, moradores na Rua das Ferrarias, à fiança do arrendamento dos frutos da igreja de São Martinho de Fareja.
Outorga que deu Cecília Nogueira, mulher de António Gonçalves, tosador, moradores na Rua de São Paio, ao arrendamento dos frutos das Searas da Vila.
Outorga que deu Catarina Luís, mulher de Sebastião Lourenço, bainheiro, moradores na Rua de Gatos, à fiança do arrendamento dos frutos da igreja de Santa Eulália de Fermentões, feito a Gaspar Francisco Esteves.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos das Searas da Vila, da parte pertencente ao Priorado, em sede vacante, por um ano, a António Gonçalves, tosador, morador à Porta Nova desta vila.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos das Searas de Souto, pertencentes ao Priorado, em sede vacante, por um ano, a Miguel Gomes, morador em Gominhães.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos da igreja de Santa Eulália de Fermentões, da parte pertencente ao Priorado, em sede vacante, por um ano, a Gaspar Francisco Esteves, morador na Rua de São Domingos.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos da igreja de Santa Maria da vila de Murça, da parte pertencente ao Priorado, em sede vacante, por um ano, a Matias Fernandes.
Outorga que deu Francisca Rodrigues, mulher de André Gonçalves, moradores na Rua de São Domingos, ao arrendamento dos frutos da igreja de São Tiago de Candoso.
Outorga que deu Ana do Canto, mulher de Jorge Peixoto, cavaleiro fidalgo, moradores na Rua de São Paio, ao prazo de metade do casal do Outeiro em São Miguel do Paraíso.
Outorga que deu Florentina Coelho, mulher de Pedro Novais de Faria, cavaleiro fidalgo, moradores na Rua de Santa Luzia, ao arrendamento dos frutos da igreja de São Tiago de Candoso.
Arrendamento que fez o licenciado António Veloso em nome do reverendo Martim Afonso Mexia, dos frutos das igrejas do Chantado (Moreira de Cónegos e Creixomil), por um ano, a António Vaz, mercador, morador na vila.
Prazo que fez o Cabido de metade de uma morada de casas e metade de quintal na Rua das Molianas, a Ana, menor, órfã, filha que ficou de Francisco Teixeira, cutileiro, e de sua mulher Isabel Mendes.
Fiança que deu António Vaz ao Chantado do arrendamento das igrejas. Apresentou como fiador António Gonçalves de Oliveira, mercador, morador na sua quinta da Costa em Santa Marinha da Costa, e a Mateus Gomes, morador na Rua Nova das Oliveiras,
Outorga que deu Ana da Silva, mulher de António Gonçalves de Oliveira, à fiança do arrendamento dos frutos das igrejas do Chantado
Outorga que deu Maria Gonçalves, mulher de António Vaz, mercador, ao arrendamento dos frutos das igrejas do Chantado.
Procuração que fez Pedro Cardoso, o moço, Fidalgo de Linhagem, morador nesta vila, a Miguel Rodrigues e a Pedro da Silva, moradores na cidade do Porto.
Outorga que deu Inês Anes, mulher de Francisco Machado, barbeiro, morador no Toural; e Ana Gomes, mulher de António de Almeida; e Filipa Machado, mulher de Pedro Martins, barbeiro, morador junto à igreja de São Sebastião, ao arrendamento e fiança das metades dos frutos da igreja de São Tomé de Caldelas.
Prazo que fez o Cabido do casal da Ruina, Fafião e Casa Nova em São Pedro de Polvoreira, a António da Maia, morador na vila.
Outorga que deram Catarina Gonçalves, mulher de Salvador Ferreira, moradores na sua quinta de Viande em Santa Maria de Silvares; e Maria Ferreira, mulher de Pedro Rodrigues, moradores no Assento da dita freguesia, ao arrendamento e fiança dos frutos da igreja de Santa Maria de Silvares.
Outorga que deu Cecília Alvares, mulher de João Gonçalves, mercador, moradores na Rua de Gatos, à fiança do arrendamento dos frutos da igreja de Santo Estevão de Urgezes.
Outorga que deram Lucrécia Nogueira, mulher de Diogo Ferreira, da governança desta vila, moradores na Rua do Postigo da porta do Campo da Feira; e Maria Nogueira, mulher de Bartolomeu Vaz, moradores na vila, ao arrendamento e fiança dos frutos das igrejas de São Pedro de Azurém e de Santo Emilião.
Arrendamento que fez o Cabido da sua parte dos frutos das Searas da Vila, por três anos, a Gaspar Martins, cutileiro, morador na Rua Travessa das Oliveiras.
Outorga que deu Eulália Gonçalves, mulher de João Pinto, ao prazo do casal da Portelinha em São Martinho de Silvares.
Arrendamento que fez o Cabido da sua parte dos frutos da igreja de São Tomé de Caldelas, por três anos, a Francisco Machado, barbeiro, morador no Toural.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos da igreja de Santa Eulália de Fermentões, da parte pertencente ao Priorado, em sede vacante, por um ano, a Francisco Martins, morador na dita freguesia.
Outorga que deu Maria Moreira, mulher de António Rodrigues, mercador, moradores na Rua Nova do Muro, à fiança do arrendamento dos frutos da igreja de Santa Eulália de Fermentões.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos da igreja de São Vicente de Mascotelos, da parte pertencente ao Priorado, em sede vacante, por um ano, a Damião Mendes de Vasconcelos, tangedor dos órgãos, morador nesta vila.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos das igrejas de São Paio e de São Sebastião, da parte pertencente ao Priorado, em sede vacante, por um ano, a Manuel Alvares Barreto, morador na Rua de Gatos. Apresentou por fiadores António Fernandes, mercador, morador na dita rua, e a João Ribeiro, morador na Rua Travessa das Oliveiras.
Outorga que deram Maria Moreira, mulher de António Rodrigues, mercador, moradores na Rua Nova do Muro; e Margarida Moreira, mulher de Pedro Borges, barbeiro, moradores na dita rua, ao arrendamento e fiança dos foros desta vila, pertencentes ao Priorado.
Arrendamento que fez o Cabido dos foros desta vila, pertencentes ao Priorado, em sede vacante, por um ano, a António Rodrigues, mercador, morador na Rua Nova do Muro. Apresentou por fiador Pedro Borges, barbeiro, morador na dita rua.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos da ermida de Santo Antoninho, pertencente ao Priorado, em sede vacante, por um ano, a Francisco de Freitas, mercador, morador na Rua de Gatos. Apresentou por fiador João Lourenço, cutileiro, morador na dita rua.
Outorga que deu Maria Gonçalves, mulher de Cosme Gonçalves, moradores no casao do Canto em São Tomé de Caldelas, à fiança do arrendamento de São Tomé de Caldelas.
Prazo que fez o Cabido de metade do casal de Santa Marinha em São Martinho de Gondomar, a Bento Pires e sua mulher Bárbara Pires, moradores na dita metade do casal.
Prazo que fez o Cabido da propriedade das Estrebarias da Rua de Gatos, a Manuel Gonçalves, mercador, e sua mulher Ana Francisca, moradores na dita rua.
Outorga que deu Catarina Alvares, mulher de Manuel Pires, ao prazo do casal de Penelas em Santo Tirso de Prazins.
Procuração que fez o Cabido ao reverendo Sebastião Vaz Golias, mestre escola na igreja da Colegiada.
Obrigação que fez Pedro Alvares do Canto, cavaleiro fidalgo, morador nesta vila, ao Cabido. Estes fizeram uma procuração a ele para que pedisse e demandasse o campo chamado de Vilares, pertença do casal de Argevide de São Gens de Montelongo, e tirá-lo do poder dos possuidores que agora o possuem, e trazem desmembrado do dito casal sem consentimento do Cabido.
Posse que tomou Manuel Gonçalves e sua mulher Ana Francisca, das propriedades da Estrebaria da Rua de Gatos.
Prazo que fez o Cabido do campo do Feijoal no Couto de Pombeiro, a António da Fonseca e sua mulher Maria Rodrigues, moradores na quinta de Arcozelo no dito Couto.
Prazo que fez o Cabido de metade da quinta e moinhos de Trepecido em Santa Eulália de Fermentões, a Gaspar Gonçalves, moleiro, e sua mulher Vitória Gonçalves, moradores na dita quinta.
Prazo que fez o Cabido do casal de Soutelo em São Pedro de Polvoreira, a Damásio, menor, filho de João Pires, já defunto, e sua mulher Ana Fernandes, moradores no dito casal.
Quitação que deu o licenciado Mateus Peixoto Barreto, como procurador do senhor Martinho Mexia, a Salvador Pinto Rebelo, cavaleiro fidalgo, morador nesta vila, da renda da igreja de São Miguel de Creixomil do ano 1604.
Outorga que deu Cecília Ribeiro, mulher de Miguel de Abreu, mercador, moradores na porta de São Domingos, à fiança ao arrendamento dos frutos da igreja de Moreira de Cónegos.
Arrendamento que fez o licenciado Mateus Peixoto Barreto, dos frutos da igreja de Moreira de Cónegos, em nome do senhor Chantre Afonso Furtado de Mendonça, por um ano, a Miguel Francisco.
Outorga que deram Catarina Alvares, mulher de Frutuoso Pires Cardote, moradores no casal dos Pombais em São Miguel de Creixomil; e Margarida Alvares, mulher de Tomé Fernandes, moradores no dito lugar, ao arrendamento e fiança dos frutos da igreja de São Miguel de Creixomil.
Prazo que fez o Cabido de certas terras que se desmembraram do casal de Vilares em Santa Eulália Antiga de Fafe, a Gaspar da Cunha e sua mulher.
Prazo que fez o Cabido de casas e quintais na Rua Nova das Oliveiras, a Salvador Pires Benfeito, mercador, e sua mulher Lucrécia Ferreira, moradores na dita rua.
Outorga que deu Catarina Vaz, mulher de Manuel Alvares Barreto, moradores na Rua de Gatos, ao arrendamento dos frutos das igrejas de São Paio e de São Sebastião, da parte pertencente ao Priorado.
Outorga que deu Leonor Alvares, mulher de Francisco Martins, moradores no casal da Mouta em Santa Eulália de Fermentões, ao arrendamento dos frutos da igreja de Santa Eulália de Fermentões.
Quitação e obrigação que fizeram frei Bernardo de Azevedo, prior que foi do Convento de São Domingos, e o cónego António Gomes. O dito frei, como económico do Priorado, apresentou as contas dos rendimentos que recebeu pertencentes ao Priorado, em sede vacante, ao dito António Gomes.
Outorga que deu Maria Leite, mulher de Adriano de Sampaio, moradores na Rua da Fonte Nova, à fiança do arrendamento dos frutos da igreja de São Martinho de Fareja.
Outorga que deu Cecília Nogueira, mulher de António Gonçalves, tosador, moradores na Rua de São Paio, ao arrendamento dos frutos das Searas da Vila.
Outorga que deu Maria de Aguiar, mulher de Gaspar Francisco Esteves, moradores na Rua de São Domingos, à fiança do arrendamento das Searas da Vila.
Prazo que fez o Cabido de umas casas e horta em São Lourenço de Calvos, a Gonçalo Ferreira e sua mulher Ana Ferreira, moradores no casal da Ufe na dita freguesia.
Prazo que fez o Cabido do casal do Rio e Vilares em Santa Eulália Antiga de Fafe, concelho de Montelongo, a Ana Alvares e Cecília Alvares, irmãs, moradoras no dito casal.
Prazo que fez o Cabido do casal de Cima de Vila em Santa Eulália Antiga, a António Gonçalves de Oliveira, mercador, e sua mulher Ana da Silva, moradores no seu lugar de Sobacosta, junto a esta vila.
Outorga que deu Isabel Gomes, mulher de Salvador Pinto Rebelo, ao arrendamento dos frutos da igreja de São Martinho de Fareja.
Prazo que fez o Cabido de terras e pertenças do casal do Rio e Vilares em Santa Eulália Antiga, concelho de Montelongo, a Ana Alvares, solteira, e a sua irmã Cecília Alvares.
Prazo que fez o Cabido do casal de Pardelhas que também se chama de Cima de Vila, em Santa Eulália Antiga, concelho de Montelongo, a Pedro Gaspar e sua mulher Maria Fernandes, moradores no dito casal.
Outorga que deu Lucrécia Ferreira, mulher de Salvador Pires Benfeito, mercador, moradores na Rua Nova das Oliveiras, ao prazo de umas casas e quintais na dita rua.
Outorga que deu Mécia Alvares, mulher de João Ribeiro, moradores na Rua Nova das Oliveiras, à fiança do arrendamento dos frutos das igrejas de São Paio e de São Sebastião, feito a Manuel Alvares Barreto.
Outorga que deu Cecília Alvares, solteira, ao prazo de terras e pertenças do casal do Rio e Vilares em Santa Eulália Antiga, concelho de Montelongo.
Prazo que fez o Cabido do casal do Golpilhais em Santa Maria de Silvares, a Jerónimo Martins e sua mulher Antónia Vaz, moradores no dito casal.
Prazo que fez o Cabido do casal de Lourido e Lapa em São Lourenço de Selho, a Marcos Gonçalves e sua mulher Margarida Pires, moradores no dito casal.
Arrendamento que fez o Cabido dos foros e sabidos do Couto de Moreira do Rei, pertencente ao Priorado, em sede vacante, por um ano, a Cosme Novais, morador em Eira Donega no dito couto.
Outorga que deu Isabel Gonçalves, mulher de Domingos João, moradores no casal de Carrapitos em São Tomé de Caldelas, ao arrendamento dos frutos da igreja de São Tomé de Caldelas.
Quitação que deu o reverendo cónego António Gomes de 302 mil reis a Cosme Novais, morador em Eira Donega do Couto de Moreira do Rei, e a seus fiadores, do arrendamento dos frutos do dito couto.
Outorga que deram Maria Lopes, mulher de Amador Lopes, moradores na Rua de Val de Donas; e Ângela Correia, mulher de Nicolau Pinto, moradores na Rua de Santa Maria, ao arrendamento e fiança dos frutos da igreja de São Vicente de Mascotelos.
Prazo que fez o Cabido de uma morada de casas sobradadas de um sobrado na Rua de Santa Maria, a Gonçalo Francisco, ensamblador, e sua mulher Margarida Fernandes, moradores na dita rua.
Outorga que deu Margarida Fernandes, mulher de Gonçalo Francisco, ao prazo de uma morada de casas na Rua de Santa Maria.
Outorga que deu Margarida Rebelo, mulher de Miguel Gomes, moradores no Assento em São Pedro Fins de Gominhães, ao arrendamento dos frutos das Searas de Souto.
Arrendamento que fez o Cabido dos frutos da igreja de São Martinho de Fareja, pertencente ao Priorado, em sede vacante, por um ano, a Gonçalo Francisco, mercador, morador nesta vila.
Outorga que deu Catarina da Cunha, mulher de Mateus Gomes, moradores na Rua Nova das Oliveiras, à fiança do arrendamento dos frutos das igrejas do Chantado.
Procuração que fez o Cabido ao reverendo Manuel Lopes da Costa, cónego prebendado na igreja da Colegiada.
Outorga que deram Antónia Gomes, mulher de Francisco de Freitas, moradores na quinta de Antemil em São João de Ponte; e Susana Rodrigues, mulher de Gonçalo de Freitas, moradores no casal da Lavandeira em Santo Tirso de Prazins, ao arrendamento e fiança dos frutos da igreja de São João de Ponte.
Outorga que deram Ana Alvares, mulher de Francisco de Freitas, mercador, moradores na Rua de Gatos; e Ana Alvares, mulher de João Lourenço, cutileiro, moradores na dita rua, ao arrendamento e fiança dos frutos da ermida de Santo Antoninho.
Prazo que fez o Cabido de certas terras e casas desmembradas do casal de Gondim em São Gens de Montelongo, a Catarina Fernandes, viúva, moradora no dito casal.
Outorga que deu Maria Fernandes, mulher de João Gonçalves do Canto, moradores no Assento de Caldelas, ao arrendamento dos frutos da igreja de São Tomé de Caldelas.
Outorga que deu Maria Duarte, mulher de Amaro João, mercador, moradores na Rua dos Mercadores, à fiança do arrendamento dos frutos da igreja de Moreira do Rei.
Prazo que fez o Cabido do casal do Louredo, Taipa e Ramos em São Lourenço de Selho, a Salvador Gonçalves, lavrador, e sua mulher Senhorinha Martins, moradores no dito casal.