Search results

105 records were found.

Obrigação que fez Domingos Novais, carniceiro, morador à Fonte da Madroa, arrabalde da vila, ao Cabido. Ele obrigava-se a fornecer ao Cabido 3 bois gordos e bons todas as semanas durante um ano.
Declaração de verdade e obrigação sobre a quebrada do Outeiro, feita por António Freire e sua mulher Ana Gonçalves, moradores no casal de São João em Salvador de Freixo, termo de Basto.
Arrendamento que fez o Priorado da sua parte dos frutos da igreja de São Vicente de Mascotelos, por um ano, a Gaspar Teixeira, alfaiate, morador na Rua Nova do Muro.
Arrendamento que fizeram os testamenteiros do Chantre João Moreira, dos frutos das boletas das conezias prebendadas, a António Pereira da Silva, Fidalgo da Casa de Sua Majestade, Cavaleiro do Hábito de Cristo, morador na Rua de Santa Maria.
Prazo que fez o Cabido do lugar e almoinha no sitio da Ramada, a Afonso Martins de Macedo, solteiro, morador no Campo da Feira.
Arrendamento que fez o Priorado dos frutos da igreja de São Paio de Moreira de Cónegos, que pertencia ao Chantado, a Diogo de Miranda de Azevedo, Cavaleiro Fidalgo, morador na vila, que logo trespassou a Baltazar da Cunha, morador em São Martinho do Campo, Couto de Francemil, termo da cidade do Porto.
Outorga que deram Catarina Vaz, mulher de Gonçalo Fernandes Escaramenta, moradores na Rua da Fonte Nova; e Isabel Gomes, mulher de Salvador Pinto Rebelo, moradores na dita rua, ao arrendamento e fiança dos frutos da igreja de São Miguel de Creixomil
Aceitação que fez Catarina Vaz, solteira, do prazo
Arrendamento que fez o Priorado dos frutos da igreja de São Miguel de Creixomil, que pertencia ao Chantrado, por um ano, a Salvador Pinto Rebelo, morador na vila.
Outorga que deu Catarina Gonçalves, mulher de Pedro Gonçalves, moradores no casal do Canto em São Tomé de Caldelas, à fiança do arrendamento dos frutos da igreja de São Tomé de Caldelas, feito a João Gonçalves do Canto.
Arrendamento que fez o Priorado da sua parte dos frutos da igreja de São Tomé de Caldelas, por um ano, a João Gonçalves do Canto, morador no Assento da dita freguesia.
Adição e declaração que fez o Cabido ao prazo do casal do Pinheiro em São Clemente de Sande, a Miguel Fernandes e sua mulher Jerónima Gonçalves.
Procuração que fez o Cabido a Gaspar Moreira, da governança da vila e morador nela.
Procuração que fez o Cabido ao reverendo António Gomes, cónego na igreja da Colegiada.
Arrendamento que fez o Priorado da sua parte dos frutos da igreja de Santa Maria da vila de Murça e suas anexas, por um ano, a António Gonçalves, mercador, morador na Rua da Cadeia em Vila Real, e a Matias Fernandes, mercador, morador no Cabo em Vila Real.
Arrendamento que fez o Cabido da sua parte dos frutos da igreja de Santa Maria da vila de Murça e suas anexas, por três anos, a António Gonçalves, mercador, morador na Rua da Cadeia em Vila Real, e a Matias Fernandes, mercador, morador no Cabo em Vila Real.
Procuração que fez D. Madalena Vasques da Maia, solteira, moradora no Campo da Feira, a Pedro Caldeira, morador na cidade do Porto.
Quitação que deu o tesoureiro da Sé de Elvas em nome do Chantado a Baltazar da Cunha, morador em São Martinho do Campo, termo da cidade do Porto, pelo arrendamento dos frutos da igreja de São Paio de Moreira de Cónegos.
Outorga que deu Maria Mendes, mulher de Pedro de Castro, moradores na Rua das Molianas, à fiança do arrendamento dos frutos da igreja de São Paio de Moreira de Cónegos.
Arrendamento que fez o Chantado dos frutos da igreja de São Miguel de Creixomil, por um ano, a Salvador Pinto Rebelo, morador na Rua da Fonte Nova.
Outorga que deu Anastácia Dias, mulher de João da Costa, ao prazo do campo da Vinha em Santa Maria de Vila Fria.
Prazo que fez o Cabido de metade do casal de Vilar de Cabeça de Porca em São Tiago Sendim, concelho de Felgueiras, a Manuel Cardoso, padre de missa, morador no dito casal.
Prazo que fez o Priorado do campo chamado de Santa Cruz na freguesia de Nossa Senhora da Oliveira, ao reverendo Francisco Alvares, abade de São Tomé de Abação.
Prazo que fez o Cabido do casal do Assento em São Miguel do Paraíso, a Gonçalo Fernandes, irmão de Sebastião Fernandes, pessoeiro e cabeça do casal que foi no dito prazo, que agora nomeou no dito seu irmão.
Prazo que fez o Priorado de uma morada de casas na Rua das Forcas do Postigo do Campo da Feira, a Manuel da Rocha Peixoto, Fidalgo da Casa do Senhor Duque de Bragança, morador nesta vila.
Outorga que deu Inês Giães, mulher de Francisco Machado, barbeiro, moradores no Toural, ao arrendamento dos frutos das igrejas de São Paio e de São Sebastião.
Outorga que deu Juliana Gonçalves, mulher de Pedro Dias, moradores no casal do Outeiro em Santa Maria de Matamá; e Cecília da Silva, mulher de Francisco de Vargas Viegas, moradores na quinta de Burgueiros em Vila Nova das Infantas, ao arrendamento e fiança dos frutos da ermida de Santo Antoninho.
Arrendamento que fez o Priorado da sua parte dos frutos das Searas da Vila, por um ano, a António Gonçalves, tosador, morador à Porta Nova.
Arrendamento que fez o Priorado da sua parte dos frutos das igrejas de São Paio e de São Sebastião, por um ano, a Francisco Machado, barbeiro , morador no Toural.
Outorga que deu Catarina Luís, mulher de Sebastião Lourenço, bainheiro, moradores na Rua de Gatos, à fiança do arrendamento dos frutos da igreja de Santa Eulália de Fermentões, que o Priorado fez a Gaspar Francisco Esteves.
Arrendamento que fez o Priorado dos frutos da ermida de Santo Antoninho, por um ano, a Francisco de Vargas Viegas, morador na quinta de Burgueiros em Vila Nova das Infantas.
Outorga que deu Cecília Nogueira, mulher de António Gonçalves, tosador, moradores junto à Porta Nova, ao arrendamento dos frutos das Searas da Vila.
Arrendamento que fez o Priorado da sua parte dos frutos da igreja de São Vicente de Mascotelos, por um ano, a Fernão Gonçalves, barbeiro, morador na vila.
Prazo que fez o Cabido da quinta do Telhado em São Romão de Mesão Frio, a Custódia da Costa, mulher de Domingos Soares, moradores na dita quinta.
Outorga que deu Francisca Fernandes, mulher de Francisco Gonçalves, ao prazo da metade do casal da Ufe e Colete em São Lourenço de Calvos.
Prazo que fez o Priorado do casal da Granja em São Romão de Mesão Frio, a António Alvares e sua mulher Maria Francisca, moradores no dito casal.
Prazo que fez o Priorado de casas, hortas e almoinha nas Hortas do Prior, a Antónia Gonçalves, viúva, moradora nas Hortas do Prior.
Outorga que deu Ana de Morgade, mulher de António Nogueira, Cavaleiro Fidalgo, moradores no Campo da Feira, ao prazo de casas, leira e hortas nas Hortas do Prior.
Procuração que fez o Cabido a Francisco Carvalho, coadjutor no Mosteiro de Santo André de Telões, e a Marcos Teixeira, morador na dita freguesia.
Prazo que fez o Cabido de metade do casal de Ventuzela em São João de Ponte, a Margarida Pires, viúva de Baltazar Gonçalves, moradora no dito casal.
Procuração que fez o Cabido a Vicente Fernandes, clérigo de evangelho, morador na vila.
Posse que tomou Francisco Pires, oleiro, da propriedade das Estribaria na Rua de Gatos.
Outorga que deu Maria Dias, mulher de Geraldo Fernandes, ao prazo do casal do Ouvinho em Santa Leocádia de Briteiros.
Prazo que fez o Cabido de umas casas na Rua de Santa Maria, a João Bertoles, tabelião das notas, e sua mulher Maria Quaresma, moradores na vila.
Outorga que deu Joana Ferreira, mulher de Francisco Anes, ao prazo da quebrada de Entre as Vinhas da aldeia de Trazois em São Pedro de Jugueiros, concelho de Felgueiras.
Outorga que deram Vitória Gonçalves, mulher de Baltazar Lourenço, moradores na herdade de Sanfins em Santa Cristina de Sezedelo; e Francisca Gonçalves, mulher de Gaspar Jorge, moradores no casal de Mataduco em Santa Eulália de Fermentões; e Isabel Fernandes, mulher de Gonçalo Vaz, moradores no Assento em Moreira de Cónegos, ao arrendamento e fiança dos frutos da igreja de Moreira de Cónegos.
Procuração que fez o Cabido a Pedro Francisco Soares, advogado nesta vila.
Prazo que fez o Priorado de casas e leiras de horta nas Hortas do Prior, a Ana de Morgade, mulher de António Nogueira, Cavaleiro Fidalgo, escrivão das sizas nesta vila e nela morador.
Prazo que fez o Priorado de casas e almoinhas no Campo da Feira, a Beatriz da Cunha, sobrinha de Margarida Heitor, já falecida, que foi a última vida no prazo.
Outorga que deu Isabel Pires, mulher de Jerónimo Alvares, ao prazo de umas casas com seu quintal na Rua Nova das Oliveiras.
Contrato que fez o Cabido com João Rodrigues, carniceiro, morador no Toural, para que este fornecesse ao Cabido em cada semana três bois gordos e bons durante um ano.
Arrendamento que fez o cónego Paulo Mendes de Carvalho, a sua conezia, meia prebenda que tem na igreja da Colegiada, por dois anos, a Nicolau do Couto, sangrador, morador na vila.
Outorga que deu Maria Quaresma, mulher de João Bertoles, ao prazo de metade do casal do Assento em São Tiago de Candoso.
Arrendamento que fez o Arcipreste Fernão Gonçalves da Fonseca, dos frutos de boletas da conezia da fábrica da Colegiada, por um ano, a Bernardo do Amaral de Castelo Branco, Fidalgo da Casa de Sua Majestade, agora residente nesta vila.
Outorga que deu Maria Mendes, mulher de Gaspar Vaz, inquiridor nesta vila, moradores na Rua Nova do Muro, à fiança do arrendamento dos frutos da igreja de São Miguel de Creixomil, feito a Salvador Pinto Rebelo.
Aceitação que fez Sebastião Alvares, do prazo do casal de Entre as Vinhas e Trazois em São Pedro de Jugueiros.
Prazo que fez o Cabido do casal de Entre as Vinhas e Trazois em São Pedro de Jugueiros, concelho de Felgueiras, a Sebastião Alvares, filho de Helena Ferreira, viúva de Aleixo Alvares, moradores no dito casal.
Arrendamento que fez o Priorado dos frutos das Searas de Souto sitas na freguesia do Mosteiro de Souto, por um ano, a Gaspar Francisco, morador no lugar de Soutelo na dita freguesia.
Prazo que fez o Cabido de um dos casais de Pombais em São Miguel de Creixomil, a Diogo Rebelo de Azevedo, Cavaleiro Fidalgo, vereador nesta vila que serve de juiz, e sua mulher Margarida Neves.
Prazo que fez o Cabido do casal e leira de Sobretelões em Santo André de Telões, a Maria, filha de Maria Fernandes, viúva de Gaspar Carvalho, moradora na Quintã e aldeia de Sobretelões.
Prazo que fez o Cabido de umas casas com seu quintal na Rua Nova das Oliveiras, a Jerónimo Alvares, mercador, e sua mulher Isabel Rodrigues, moradores na Rua das Molianas.
Prazo que fez o Cabido de metade do casal da Torre em São Martinho de Quinchães, concelho de Montelongo, a Gaspar Gonçalves e sua mulher Helena Gonçalves, moradores no dito casal.
Prazo que fez o Cabido de um quarto da quinta do Vilar em Santa Marinha da Costa, a João da Rocha, morador na dita quinta.
Prazo que fez o Cabido do casal da Ribeira, por outro nome se chamava Murteira, em São Romão de Mesão Frio, a António Francisco e sua mulher Catarina Fernandes, lavradores, moradores no dito casal.
Prazo que fez o Cabido de metade da quebrada do Outeiro em Salvador do Freixo, termo de Basto, a Baltazar Gonçalves e sua mulher Filipa Francisca, moradores no casal de São João na dita freguesia.
Prazo que fez o Cabido de metade do casal de Abrecovo em Santo André de Codeçoso, a Gonçalo Vaz e sua mulher Francisca Fernandes, moradores no dito casal.
Prazo que fez o Cabido de metade do casal de Abrecovo em Santo André de Codeçoso, a Domingos Vaz e sua mulher Isabel Gonçalves, moradores no dito casal.
Sobrestabelecimento de uma procuração do cónego António Gomes, como procurador do Dom Prior.
Prazo que fez o Cabido dos moinhos da Ribeira em São Clemente de Sande, a António Manuel, morador na Rua de Maximinos, junto à praça do pão, na cidade de Braga.
Procuração que fez o Cabido ao revendo licenciado Jerónimo Rodrigues, cónego prebendado na igreja da Colegiada, e abade de São Miguel de Serzedo.
Prazo que fez o Cabido de metade da quebrada do Outeiro em Salvador do Freixo, termo de Basto, a António Freire e sua mulher Ana Gonçalves, morador no casal de São João na dita freguesia.
Arrendamento de medidas de pão que fez António Coelho Toscano, escrivão, morador no Campo da Feira, a Domingos Porto, morador junto à alfandega.
Procuração que fez José Nogueira, rendeiro do azeite desta vila, morador junto à Alfandega desta vila, ao licenciado Gualter Vaz da Rocha, advogado nesta vila, e na cidade do Porto aos licenciados Bartolomeu Gomes e Manuel Nunes, advogados na dita cidade, e a Silvestre Ribeiro, morador na cidade do Porto.
Prazo que fez o Priorado do casal de Gradilha em São João de Ponte, a Pedro Gonçalves, viúvo de Catarina Gonçalves, morador no dito casal.
Prazo que fez o Cabido da propriedade das Estribarias na Rua de Gatos, a Francisco Pires, oleiro, morador no Toural.
Outorga que deu Catarina Vaz, mulher de Gonçalo Fernandes, moradores na Rua da Fonte Nova, ao arrendamento dos frutos da igreja de São Miguel de Creixomil.
Prazo que fez o Cabido de uma morada de casas com seu quintal na Rua de Santa Luzia, a Paula, a Castanheira, solteira, moradora na dita rua.
Prazo que fez o Cabido de casas na Rua das Molianas, a Manuel Ribeiro, clérigo de ordens do evangelho, morador na Rua Travessa das Oliveiras.
Quitação que deu o reverendo Gaspar Lopes de Morais, tesoureiro mor na Sé da cidade de Elvas, procurador do doutor Martim Afonso Mexia, secretário de sua Majestade e chantre na dita igreja, a Salvador Pinto Rebelo, em nome do chantre de Guimarães.
Prazo que fez o Priorado do casal de Ardão em Santa Maria de Silvares, a Domingos Gil e sua mulher Maria Gonçalves, moradores no dito casal.
Outorga que deu Jerónima Alvares, mulher de Gonçalo Fernandes, ao prazo do casal do Assento em São Miguel do Paraíso.
Prazo que fez o Cabido do casal de Balteiro em São Lourenço Calvos, a Pedro Gomes e sua mulher Maria Gonçalves, moradores no dito casal.
Prazo que fez o Priorado de metade do casal de Miogo em São João de Ponte, a Gonçalo Gonçalves e sua mulher Ana Fernandes, moradores no dito casal.
Prazo que fez o Priorado de metade do casal de Miogo em São João de Ponte, a Jorge Gomes e sua mulher Isabel Gonçalves, moradores no dito casal.
Prazo que fez o Priorado de uma leira de horta nas Hortas do Prior, a Afonso Martins de Macedo, Cavaleiro Fidalgo, morador no Campo da Feira.
Prazo que fez o Cabido dos casais da Fonte e Ladrido em São Tiago de Sendim, a Gonçalo Teixeira Coelho, morador na quinta de Seiguedo, termo da vila de Basto, filho de Martim Teixeira de Azevedo. Foi procurador o bacharel António Jorge, morador na vila.
Outorga que deu Filipa Machado, mulher de Pedro Martins, barbeiro, moradores atrás da igreja de São Sebastião, à fiança do arrendamento feito a seu filho Francisco Machado da metade dos frutos das igrejas de São Paio e de São Sebastião.
Prazo que fez o Priorado do casal do Assento em Santa Eulália de Fermentões, a Ana Luís, viúva de Salvador Gonçalves, moradora no dito casal.
Prazo que fez o Priorado do casal dos Tojais em São João de Ponte, a Pedro Gonçalves, viúvo, lavrador, morador no dito casal.
Arrendamento que fez o Priorado dos frutos da igreja de São Martinho de Fareja, por um ano, a Eugénio da Fonseca, morador na vila.
Arrendamento que fez o Priorado dos frutos da igreja de Santa Eulália de Fermentões, por um ano, a Gaspar Francisco Esteves, morador na Rua de Gatos.
Outorga que deu Ana Nogueira, mulher de Gaspar Francisco Esteves, moradores na Rua de São Domingos, ao arrendamento dos frutos da igreja de Santa Eulália de Fermentões.
Outorga que deu Inês Vaz, mulher de Eugénio da Fonseca, moradores no Campo da Feira; e Paula Gonçalves, mulher de João Gomes, moradores no casal de São Paio em Vila Nova das Infantas, ao arrendamento e fiança dos frutos da igreja de São Martinho de Fareja.
Prazo que fez o Cabido de metade do casal da Ufe e Colete em São Lourenço de Calvos, a Baltazar Domingues e sua mulher Maria Leite, moradores no dito casal.
Prazo que fez o Cabido do campo da Vinha que se desmembrou do casal de Eiris em Santa Maria de Vila Fria, a João da Costa e sua mulher Anastácia Dias, moradores junto ao Arco de Pombeiro em São Miguel de Serzedo.
Outorga que deu Maria Gonçalves, mulher de Pedro Francisco, moradores no casal de Soutelo na freguesia do Mosteiro de Souto, ao arrendamento dos frutos das Searas de Souto.
Prazo que fez o Cabido de metade do casal da Ufe e Colete em São Lourenço de Calvos, a Francisco Gonçalves e sua mulher Francisca Fernandes, moradores no dito casal.
Outorga que deu Maria Leite, mulher de Baltazar Domingues, ao prazo da metade do casal da Ufe e Colete em São Lourenço de Calvos.
Venda que fazem Pedro Gaspar e sua mulher Maria Fernandes, moradores no Assento do Mosteiro de São Gens de Montelongo, ao Cabido, de uma casa junto à da Renda do dito Mosteiro de São Gens.