Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
23 records were found.
Envia cumprimentos e agradece a anuência de Alfredo Pimenta.
: Envia as provas da «Cultura» para que Alfredo Pimenta faça as emendas que considere necessárias.
Trata do envio das provas da "Cultura".
Felicita pela reparação que lhe foi prestada.
Questão da Academia Portuguesa da História - Em 12 de maio de 1943, Alfredo Pimenta apresenta à Academia Portuguesa de História um trabalho sobre a necessidade de se repor a verdadeira data da descoberta do Brasil. Aguardou resposta, mas a única correspondência que recebeu foi uma circular da Academia a participar que nenhum académico poderia apresentar comunicações no período antes da ordem do dia. Desde logo, soube que aquela circular lhe era dirigida, pois era o único académico que adotava este procedimento. Não deu importância ao conteúdo da circular, pois o que lhe interessava era receber resposta da sua proposta de trabalho da reposição da data do descobrimento do Brasil. Indagou a Academia sobre este assunto, que retorquiu não terem recebido o trabalho em apreço. A partir desse momento, Alfredo Pimenta fica indignado e declara que não voltava aos trabalhos na Academia enquanto que a doutrina da circular não fosse retirada (académicos não poderem intervir antes da ordem do dia). Em 21 de Junho de 1946, de acordo com o artº 14º dos Estatutos da Academia Portuguesa de História, aceitou a renúncia de Alfredo Pimenta de académico, com a justificação de que não frequentava as sessões nem colaborava há mais de três anos. Alfredo Pimenta nunca teve intenção de renunciar e protesta junto de várias entidades sobre esta decisão do Conselho da Academia. Recorre ao Supremo Tribunal Administrativo, mas a sua pretensão é rejeitada no acórdão de 25 de julho de 1947. Este Tribunal considera-se incompetente em razão da matéria para conhecer o fundo da questão. Alfredo recorre ao Ministério da Educação Nacional e, em 29 de agosto de 1947, a Direção Geral do Ensino superior e das Belas Artes, emite um parecer acompanhado pelo despacho ministerial favorável à pretensão de Alfredo Pimenta restituindo-lhe a cadeira.
Trata do envio das provas da «Cultura» para que Alfredo Pimenta as leia e devolva.
Envia cumprimentos e pede desculpa por qualquer falta da revisão.
Informa que as emendas ainda vão a tempo. Avisa que vai tentar obter a obra referida por Alfredo Pimenta, As cartas de “D. João III”, para a biblioteca da Marinha. Compromete-se a procurar uns elementos bibliográficos e a enviá-los a Alfredo Pimenta.
Trata da colaboração de Alfredo Pimenta. Faz referência ao livro de Pedro Reis.
Envia a prova da página com a transcrição em grego.
Trata da devolução das provas.
Confirma informações sobre Gaspar de Almeida a propósito da promoção de Alfredo Pimenta a 1.º conservador da Torre do Tombo.
Felicita Alfredo Pimenta pelo artigo sobre o 5 de Outubro. Faz referência à colaboração de Alfredo Pimenta para um número da revista do Instituto de Arqueologia.
Declara a consideração que tem por Alfredo Pimenta. Comenta a questão do Instituto e refere outros casos.
Informa que foi impossível enviar as provas da «Cultura».
Envia um resumo da sua comunicação sobre o emblema da Companhia de Jesus.
Agradece as referências ao seu nome.
Informa que conseguiu fazer as emendas pretendidas por Alfredo Pimenta mas que não consegue enviar as novas provas. Elogia a «Cultura».
Informa que já não foi a tempo de fazer as emendas pretendidas por Alfredo Pimenta. Agradece o trabalho sobre os “Vínculos”. Dá informações sobre Rodrigo Rodrigues.
Informa que a «Cultura» já está paginada e que recomendou o máximo cuidado.
Justifica a impossibilidade de enviar provas da «Cultura».
Justifica a impossibilidade de enviar as provas da "Cultura". Conta que falou com João de Freitas sobre as cartas de D. João III e informa sobre uma obra de Sousa Viterbo.
Dá informações sobre a revisão da «Cultura».
